Problemas de interferência no som do automóvel

Você enfia o pé no acelerador e a rotação do motor vai subindo, roncando feito uma batedeira elétrica, em todos os alto-falantes. Ninguém agüenta algo assim por muito tempo. Seus ouvidos pedem água em questão de segundos. Tudo bem com o carro parado. Quer dizer, tudo bem se aquele chiadinho que vive rolando no fundo também não te levar à loucura. Esses outros ruídos, extremamente chatos e comuns nos nossos automóveis, costumam ter a mesma origem: instalação descuidada.

“Mas eu tenho um carro popular, diria alguém, com som original do jeito que saiu de fábrica. Mandei apenas instalar um CD player ou coisa que o valha e sofro igualmente com os tais ruídos”.

Como explicar um caso desse?

É verdade, nem sempre a origem do problema é responsabilidade do instalador incompetente. O problema pode estar, por exemplo, num simples cabo de vela com defeito. Quando o campo magnético gerado pela tensão que circula no cabo escapa, é interferência na certa. Pode ser também uma questão de equipamento ruim. Exemplo? Se o filtro de alimentação do seu CD player não funciona direito, esqueça. Ou você troca o filtro ou aprende a gostar de música com batedeira e chiado no fundo.

Boa parte dos erros que resultam em interferências, no entanto, é cometido no momento da instalação, ainda que o equipamento a ser instalado seja apenas um toca-fitas. Dois cabos que deveriam ficar bem distantes um do outro mas que foram instalados muito próximos podem ser a causa do ruído. O mesmo vale para um amplificador mal regulado. Felizmente, encontrar a origem dos ruídos e eliminá-lo é tão fácil quanto arremessar uma batedeira elétrica pela janela.

:: Efeito batedeira

Os vários tipos de ruídos podem ser agrupados em três categoria: os originados por interferência dos componentes elétricos do motor; aqueles gerados pelas chamadas interferências de RF (sinal de rádio frequência); e finalmente os que tem origem de má regulagem de alguns equipamentos.

O tal “efeito batedeira”, por exemplo, é um típico ruído da primeira categoria. Um problema desse tipo, cuja origem está na parte elétrica do motor, acontece quando o dispositivo de isolamento de um ou mais componentes elétricos falha, deixando escapar o campo eletromagnético gerado por eles. Com frequência o “vazamento” é forte o bastante para vencer a malha de proteção dos cabos que integram o sistema de áudio. A interferência vira ruído e vai parar nos alto-falantes.

“Componentes como a bomba elétrica, os vários sensores do motor e a injeção eletrônica trabalham com pontos de tensão diferentes”, explica o instalador Eduardo Rahal Tavares, consultor técnico da Revista Car Stéreo Brasil. “Se não estiver tudo muito bem blindado e aterrado, o campo magnético pode facilmente causar interferência diretamente no pré-amplificador do equipamento”.

Cabos RCA muito próximos de cabos elétricos do automóvel são vítimas freqüentes das interferências vindas do motor.

 

A solução, neste caso, é ter o cuidado preventivo de dimensionar corretamente o projeto. Deve ser guardada a maior distância possível entre cabos RCA e elétricos. Segundo Tavares, cabos vagabundos estão sempre sujeitos interferência, não importa a distância mantida entre eles.

Quanto maior é o número de equipamentos, maior é o risco de interferência elétrica. O motivo? Muito simples: Maior também será a quantidade de cabos RCA utilizados no projeto. “Amplificadores, equalizadores e processadores trabalham com sinais de alta impedância” diz Tavares, “e são muito mais vulneráveis à interferência elétrica”.

:: O remédio é a prevenção

Interferências de RF (radiofreqüência) são provocadas por excesso ou falta de sinal. Quando o problema é o excesso, aparece um chiado de fundo e observa-se alguma distorção, em geral das freqüências mais altas. Quando o problema é a falta de sinal, a encrenca não é muito diferente: chiado e estática.

Certamente a decisão acima não é a mais correta, não acha?

Não há muito o que se possa fazer para evitar os ruídos de RF. Se a antena do carro ainda é do tipo telescópica, a solução para o excesso de sinal é baixá-la até a altura em que desapareça a interferência. Para a falta de sinal, a receita, obviamente, é a inversa. Abre-se o telescópico até a sua última varetinha de alumínio. E só. Se nenhuma dessas medidas der resultado, a única alternativa que resta é procurar no dial outra emissora de rádio com sinal mais forte ou fraco. Segundo Eduardo Tavares, quem tem uma antena amplificada no carro fica de mãos atadas. Não há como eliminar o ruído.

Prevenir o problema na hora da instalação, respeitando certas regras básicas, é a melhor forma de evitar – ou pelo menos amenizar – interferências de RF. O primeiro dessas regras: evitar o uso de extensões da antena. Por que instalá-la atrás se a fonte geradora do áudio está aqui na frente? Afinal, a opção é pela estética ou pela qualidade do som?

O segundo passo preventivo na luta contra as interferências de RF: a antena tem que ser muito bem aterrada no local da instalação e no conector do rádio. E a terceira dica: confira se o capô está 100% aterrado. Se não estiver, ele pode atrapalhar – e muito – a sintonia.

:: Recorrendo a sensibilidade

Se um chiado insuportável vive atazanando a sua tranqüilidade dentro do carro, mesmo que música alguma esteja sendo reproduzida, você é vítima de uma típica interferência gerada por equipamento mal regulado. Esse chiado é o que os instaladores chamam de ruído de sistema. Segundo Eduardo Tavares, ele surge quando a entrada de RCA do amplificador passa a captar todas as “impurezas” do sistema.

Faça o teste. Escolha um CD, feche todo o carro e espere pelo início da reprodução. Então acione o pause do aparelho e preste atenção. “Num sistema bem planejado e regulado, o silêncio tem que ser absoluto, como se o aparelho estivesse desligado”, diz o instalador. “Se aparecer um chiado de fundo, a solução é baixar a sensibilidade do módulo até que o ruído desapareça completamente”.

Muita gente, incluindo instaladores, acredita que o amplificador deixa de render a potência máxima especificada pela fábrica se a sensibilidade do aparelho for ajustada para baixo. Raciocínio equivocado. Quanto maior a sensibilidade ajustada no amplificador, mais sensível à interferências ele fica.

Mas para eliminar o ruído do meu carro, diria outro usuário, tive de baixar a sensibilidade do amplificador até quase o limite mínimo. O problema é que, agora, o som não tem mais volume. O que fazer?

Nesse caso, diz Tavares, a solução é instalar um gerador de som com saída pré-out de no mínimo 4 volts ou adaptar um overdrive entre o CD player e o amplificador. “Assim a gente aumenta a tensão pré-out de saída do CD, que oscila entre 0,5 e 2,2 volts, para algo entre 4 e 6 volts”. A má notícia é que só existem duas ou três marcas com aparelhos desse tipo à venda no mercado brasileiro.

:: Acabe com a dor de cabeça

RUÍDOS

ORIGEM

CAUSAS

SOLUÇÕES

» Barulhos como a rotação do motor ou o som da buzina transferidos para os alto-falantes » Interferência do campo eletromagnético gerado por componentes do motor como injeção, bomba, sensores, atuadores, etc. » Vazamento do campo eletromagnético por falha de isolamento em um ou mais componentes elétricos; » Eliminação de todos os componentes do motor com problemas de isolação;
» Falta de terra na conexão do rádio; » Blindar e aterrar todo o sistema de áudio ao máximo;
» Mal contato no conector da antena (terra da antena); » Eliminar mal contato no conector da anterna; aterrar a antena adequadamente;
» Proximidade entre os cabos RCA e os cabos elétricos do veículo » Manter a máxima distância possível entre os cabos RCA e os cabos elétricos;
» Cabos de áudio de má qualidade; » Utilizar cabos de áudio de boa qualidade;
» Utilização excessiva de cabos RCA no sistema de áudio; » Optar por projetos mais simples, que privilegiem a qualidade dos equipamentos ao invés do número de aparelhos instalados;
» Mal funcionamento do filtro de alimentação do gerador de som » Substituição do filtro numa oficina especializada
» Chiados de fundo e distorções, principalmente das altas frequências, durante a sintonia de rádio » Interferências de sinal de radiofreqüência (RF) » Falta ou excesso de sinal » Não há o que fazer no caso de quem usa uma antena amplificada. Quem utiliza uma antena telescópica deve ajustar a sua altura até que a interferência desapareça;
» Evitar o uso de extensão na antena;
» Aterrar com fiação robusta a antena no local da instalação e no conector do rádio;
» Conferir se o capô está devidamente aterrado
» Chiados de fundo, mesmo quando música alguma está sendo reproduzida » Má regulagem do módulo » Sensibilidade muito alta ajustada no aparelho » Baixar a sensibilidade do módulo até que o ruído desapareça por completo.

Esta matéria foi retirada da Revista Car Stéreo Brasil, ano I, número 10.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

Deixe um comentario

Your email address will not be published.
Required fields are marked *

  1. carlos

    says on abril 15, 2012

    Tenho 2 amplificador b52 zul4140e zul4240 um aparelho dvd positron
    quando ligo o aparelho na função usb ou auxiliar ele reprodus as ondas do radio no fundo que fazer ………………….?

  2. gustavo

    says on maio 2, 2012

    ola boa noite…. tenho um dvd que esta subindo e baixando o som e com aquele chiado qdo acelera…. a instalaçao o cara passou o cabo rca com o de potencia peguei e mudei mas mesmo assim nao mudou o som, levei na auto eletrica e falou que o problema esta no aparelho …. gostaria de saber se tem mais algum teste pra fazer antes de comprar outro aparelho pois pode ser má qualidade de instalaçao….
    qual o melhor terra? negativo da bateria ou a propria lata mesmo? o modulo esta instalado no terra da bomba de combustivel….tem problema? tem pouco tempo a instalaçao tres meses…. tive esse mesmo som em outros dois carros e nunca tive esse problema……. peço ajuda pq jah estou ate vendo outro pra compra nao sei se compensa mandar arrumar ….. ou se comprar outro e problema estiver na instalaçao…..obr

    1. R19Club.com

      says on maio 2, 2012

      Gustavo,
      Teste o aparelho fora do seu carro. Se funcionar OK em outro carro, o problema esta na instalação do seu carro.
      Abraços.

  3. joao oaulo amaral dini

    says on junho 25, 2012

    goataria de saber se vcs podem me ajudar.. seguinte o meu radio dvd mex-v30.. foi
    instalado corretamente mas quando o carro esta parado ele funciona super bem mas quando ligo o carro o som começa a oxila tanto fas como esta no dvd ou na radio ja foi feito de tudo até tcnico nao sabe como que faz pra para de oxila se voces poderem me ajudar…..obs.. meu carro é um fusca 75…

  4. Cleber J. Rigo

    says on junho 26, 2012

    Olá – troquei o cd original de meu carro por um dvd Pioneer BT8480. Quando ligo o aparelho, já no volume 1, vem o chiado de fundo. O mesmo não tem interferencia com o funcionamento do motor, apenas chiado de fundo de som. Quando rodo um disco, fica pior ainda. Nem ligo mais o som. Meu carro é um vectra com sistema de amplificador original no porta malas. Mantive todo o sistema, apenas troquei o aparelho. Alguém pode me dar uma dica. Ja não aguento mais. Pensei em trocar tudo, inclusive o módulo por um RCA, cabos, etc. Mas depois de ler vários foruns, percebi, que pode não resolver o problema. Não ligo pra som forte e essas coisas, apenas quero ouvir apenas a música, e não uma caixa de abelhas.

    Agradeço caso possam me ajudar.

  5. felipe

    says on julho 13, 2012

    meu som chia mesmo no volume 0 e com o carro desligado, e com o carro ligado piora muito quando acelero faz um barulho iqual uma turbina parece que ate turbinei meu carro sai td nos falantes e cornetas o que pode ser? me ajude pode me responder no email jeffersonfelipe18@hotmail.com

  6. diego

    says on setembro 27, 2012

    o meu dvd é da positron eu instalei ingniçao no meu fusca ai depois q instalei quando ando com o carro o usb fica saindo toda hora e fica dano umas listra preta no radio, quando fico com o carro desligado fica normal o som mas so quando ando q da isso oq fazer sera q é meu dvd q ta com problema?

  7. andre

    says on outubro 21, 2012

    meu som e um positrom dvd tela 3 polegadas..quando ligo o som bele se eu aumento o som ate no 36 ele desliga e liga novamente so neste volume pra cima
    no 34 ele nao desliga com o carro desligado se eu ligar o carro e der uma acelerada ele nao desliga no volume 37
    depois eu desligo o carro passa uns 4 minutos ele desliga e liga ai eu tenho que abaixar o volume no 33 ou 34

    1. vinicios

      says on janeiro 4, 2013

      Parece que teu gerador não
      Ta gerando tensão suficiente. Ou bateria
      Verifica com um multímetro se estiver boa a alimentação.

      Teste o cd play fora do carro em
      Uma fonte de computador
      Se o problema persistir
      Pode ser a fonte interna do cd play.
      Leve-o em uma assistência.

  8. vinicios

    says on janeiro 4, 2013

    Quando ligo o fio de alimentação do cd play
    O sinal do controle diminui 90%
    E só funciona se acionar o controle encostado da estrutura do carro.
    Tem como ajuda amigo

  9. diego

    says on fevereiro 16, 2013

    olaa boa tarde,tenho uma potencia da taramps HD 3000 e tenho dois sub e um dvd mais meu probrema é q quando vo anda com o carro a potencia desliga sozinho oq pode saber axo q é o dvd pq ele n tinha saida suficiente dai teve q coloca adaptadores de saida

  10. Alexandre

    says on março 9, 2013

    Muito bom seu tópico. Parabéns.

  11. OSMAR ALFAIA

    says on abril 15, 2013

    tenho modulo booster 700rms. um dvd boss 6900, uma caixa de som, com 2 subwoofer de 350wats rms cada, 2 cornetas de 100, 2 tuiter de 100. mas quando ligo o carro o barulho sai na caixa, oq fazer.

  12. dorival junior

    says on julho 4, 2013

    Ola boa tarde a todos!!! essas dicas forao fundamentais para eu mesmo acabar com o ruido do som do meu carro!! muito obrigado e parabens por ajudar as pessoas….
    se eu levasse em alguem profissional pra fazer a mesma coisa que eu fiz iriam cobrar de mim, e pelo site aqui consegui esta grande ajuda…vlw :D

  13. julio

    says on julho 31, 2013

    olha eu tenho um sistema de som so que ele começou a se desligar sozinho quando oq seria isso ?

  14. erick

    says on agosto 5, 2013

    tenho um dvd pioneer 2580bt no carro e tenho 02 potencias e 1 sub, e o sinal de FM some, fica muito ruim, me falaram que é devido as potencias serem digitais. ALGUEM SABE O QUE POSSO FAZER PARA FUNCIONAR O RADIO COM BOA FREQUENCIA , SEM DESLIGAR AS POTENCIAS ?

  15. Edicarlos pereira

    says on agosto 21, 2013

    depois que coloquei duas potência digitais as radios não pega , falaram que é por causa da potencia por serem digitais, troquei a antena mais não funcionou.
    Como que eu posso resolver esse problema .

  16. edmar

    says on janeiro 10, 2014

    meu radio eli chia bastante alto falante o q eu faco para resolver tudo esse chiado quando eu ligo o motor do carro sera que pode ser o cabo rca me ajuda meu amigo pode ser aboma eletrica do meu carro que parol de funciona do combustivo ol cabo rca q pode estar perto da fiasão da bomba q pode tar perto.

  17. leandro

    says on janeiro 12, 2014

    meus alto falantes de porta,estão fazendo uns barulhinhos irritantes,e isso acontece só quando o carro esta em movimento,oque pode esta acontecendo com meu som ?

  18. Augusto

    says on janeiro 30, 2014

    Meu stepway desligado, só com o audio ligado, toca sem dificuldades até quase altura máxima, mas quando ligado chia logo. Tem 1 mes que tirei da concessionária zero, será que ela resolve dentro da garantia?

  19. junior

    says on abril 26, 2014

    ola bom dia o meu som toca perfeitamente com o carro desligado mais se funciono o carro o som só ronca e não toca mais nada, o que deve ser?

  20. Marcos

    says on maio 30, 2014

    Olá bom dia, tem um super som de mala, mais quando está no volume alto fica filé, mais toda vez que quando coloco no volume 1,2,3, bem baixo, ele fica com um som de uma ventania. Troquei até de tc dvd, coloquei um Pionner mais continua a mesma coisa. O que fazer?

  21. adriano

    says on junho 23, 2014

    quando ligo som do meu carro so sai chiado e a musica toca bem baixinho
    tanto faz ta desligado o carro ou nao !!!!
    o que pode ser ?
    moduloe pyramide roxa!!!
    o som eo golfinho antigooo!!!

  22. adriano

    says on julho 12, 2014

    Ola tenho um dvd positron 7 polegadas . gps,tv,radio,usb.Bluetooth e vejo que o sinal fm não pega bem. sendo que com outros radios pega muito melhor o sinal e com ele não pega bem em certas localidades. ja botei a antena externa e nada. estou usando uma antena interna da positron. alguem tem alguma ideia de melhorar isso ?

  23. Gilvan Sales

    says on setembro 5, 2014

    Instalei um som no meu carro quando ele esta parado funciona normalmente, mas quando eu ligo o carro o som fica com uma interferência, ai quando eu desligo ele volta a funcionar… vc saberia me dizer o q pode ser?

  24. Eduardo Machado Q. da Silva

    says on setembro 25, 2014

    Quando ligo o carro com o som ligado, faz um chiado no alto falante do carro como uma interferência parecido como se estivesse arranhando “RRRRR“, só acontece ao virar o carro com som ligado, depois não faz mais. O que pode ser?
    O som é um DVD Philco PCA530, o som anterior que era simples não fazia isso eu só tirei tomada de um e coloquei no outro.

  25. leonardo

    says on outubro 6, 2014

    ola amigos o meu som. é 2 tornado da JBL selenium de 1200 rms cada um, 6 cornetas de 120 rms cada uma, 1 modulo sondigtal, 1 huriqueni pras cornetas. 2 baterias de 170 amperes, um radio da pionner.

    e assim. mesmo com o carro desligado, tem esse ruido, ai ligo o carro alem de o ruido aumentar, a rotação do motor tbm sai no modulo do sub, assim, os RCA NÃO SÃO, ATERRAMENTO TAMBÉM NÃO É, ATERRAMENTO DE RCA TBM NÃO, POSITIVO E NEGATIVOS TBM NÃO É, … bom isso tudo ja fiz os testes cara, e não foi, se poder me ajudar eu agradeceria …. grande abraço …

    Leonardo- Caxias do Sul -Rio Grande do Sul

Back to top ^

 
 

Swipe left/right for previous/next post