«

»

Regulador de tensão do alternador

O regulador de voltagem ou regulador de tensão, como seu nome já diz, serve para ajustar a tensão de saída do alternador para um valor aceitável na bateria. Esse valor deve ser superior a tensão da mesma entre 10 a 15% da sua tensão nominal, ou seja, entre 13,5 á 14,5 volts.

Para facilitar a compreensão, iremos fazer uma analogia à um sistema hidráulico.

Válvula reguladora fechada

Válvula reguladora aberta

 

Veja que quando a pressão hidráulica é baixa, a válvula reguladora (esfera) se mantém fechada por ação de uma mola calibrada impedindo o retorno. Isso faz com que a pressão aumente na linha.

Ao se atingir um valor determinado, a mola se comprime fazendo com que a esfera abra a passagem de retorno. Isso fará com que parte do fluxo seja desviada para o retorno, fazendo com que a pressão caia na saída. Essa queda de pressão fará com que a mola empurre a esfera novamente para cima, fechando a passagem. Começa então, um novo ciclo.

Isso significa, que com a passagem constante do líquido, a válvula irá abrir e se fechar diversas vezes, fazendo com que haja uma pressão controlada na saída.

Já no sistema de carga do automóvel, o funcionamento é similar.

Regulador de tensão do alternador

O alternador irá fornecer uma carga para bateria, cuja tensão deverá ser superior à 13 volts. Acontece que com o funcionamento contínuo do alternador, essa tensão tende a aumentar gradativamente até um limite de tensão não suportado pela bateria. Aí entra o regulador de tensão que estabiliza esse valor para uma tensão aceitável.

A figura ao lado é apenas ilustrativa.

 

 

Veja abaixo o esquema do circuito do alternador com regulador de tensão:

Isso é apenas um resumo desse circuito pois, o assunto é muito extenso. Caso queiram saber mais sobre o funcionamento do circuito de carga, inscreva-se em nosso curso on-line de eletricidade de automóveis.

 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

16 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. André Fernando Schneider

    Gostaria de receber o curso de eletricidade de automóveis.

  2. narciso leite

    como faço para receber o curso de eletricidade de automóveis? abraços

  3. Wilson

    Preciso do esquema eletrico da injeção eletronica do Renault R19 1.6 8v ano 1996/1997, motor C3L-790, injeção eletronica monoponto, sistema bosch. Renault 5 portas B53P. Você pode me ajudar? Obrigado.

  4. André Fernando Schneider

    Gostaria de saber o circuito eletronico do regulador de tensão.

  5. rudinei

    gostaria de saber se posso adptar algum altenador de outro carro no r19 rt ja queimo 2 usados queria bota um novo mais ñ encontro … posso bota de outro renalt ??? abraços …

  6. sidelson magno

    boa tarde Renault F1 team !eu estou procurando apostilas via internete de uce com todos os pinos e infomações, e apostilas de todos os relês e para onde eles são usados, fico muito agrecido há Equipe se isso eu consseguir!!!

  7. tom

    quero fazer uma ligacao de um regulador fora do alternador como ligar os fios

  8. luis

    tenho um renault 19 rti 1.6 133 cv 8 valvulas ano 96, e ele quando anda ta dando uns cortes e vai aos pinotes começou ele não respondendo o acelerador eu acelerava ele e ele praticamente ficava parado,quando eu acelerava ele em ponto morto não passava de 3000 mil giros,agora ele vai andando e parece que corta a corrente e ele vai aos pinotes alguem sabe o que pode ser?esde ja agradeço

  9. Francisco Geybson Pereira dos Santos

    gostaria de fazer o curso de eletricidade automotiva online ou por correspondencia como faço.

  10. wagner

    boa noite…tenho um logus 94 coloquei ontem na garagem ..hoje nao pegou verifiquei a bateria ta normal qual soluçao voce taria poi nem solar valeu obrigado

  11. wagner

    boa noite tenho um logus 94 coloquei ontem na garagem hoje ele nem sinal de pegar pois nem solou…verifiquei a bateria mais ta normal..gostaria de soluçao como faço valeu….

  12. Reginato Carrera

    Ao ligar meu triciclo o voltimetro registra quase 14 volts.
    Ao ligar os faróis auxiliares; 2 milhas total 110 watts + 2 nos paralamas 110 W, e o farol principal 65 W, o voltimetro cai para menos 12 volts.
    Devo considerar este fato normal e que a bateria continua sendo carregada ou que estou abaixo do limite, roubando carga da bateria e que a mesma depois de uma longa viagem, podera estar descarregada.
    Antecipadamente agradeço sua atenção.
    No aguardo de uma resposta,

    Reginato

    1. R19Club.com

      A bateria deixa d estar sendo carregada… E passa a ser consumida…
      Seu alternado nao esta compativel com p gasto de energia de todos ” acessorios ” que voce deseja utilizar em conjunto!

  13. reginaldo aguiar pereira

    o parafuso que vai o positivo da bateria no alternador b+ soltou se agora quando tento recoloca lo da curto parece que tem uma plaquinha quebrada

  14. Márcio silva

    Olá equipe bom dia !
    como eu faço para receber o curso do mesmo.
    obrigado…

  15. MAURICIO SANTOS

    COMO POSSO RECEBER ESSE CURSO DE ELETRICA DE AUTOS?
    SDS
    MAURICIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>