«

»

Problemas na Partida (Sistema Elétrico) – bateria

Muitos motoristas lembram-se de alguns dos sistemas de um carro apenas quando estes apresentam problemas, e aí algumas cenas tornam-se comuns. Acordar cedo, dirigir-se ao carro na garagem e já atrasado, dar a partida sem nenhum sinal do motor virar. Para que isto não aconteça, nós vamos dar algumas dicas e explicações de como manter em ordem o sistema de bateria, alternador e o motor de arranque, que em geral são os responsáveis pelo problmea neste tipo de situação.

Alguns problemas podem ser evitados com a verificação da conexão do cabo de bateria, correia do alternador, e nível da água da bateria (se a mesma não for selada). Outros itens dependem de uma checagem e/ou troca em certos intervalos de tempo, como qualquer outra parte do carro.

  • Se sua bateria for livre de manutenção, basta checar o visor. Se estiver verde ou azul é sinal que a carga está “OK”. Se o indicador estiver vermelho é sinal que a bateria está fraca e necessitando de carga.
  • Alguns problemas podem ser descobertos antes de ocorrerem, pois alternadores e baterias costumam dar sinais de “problemas”, antes mesmo que ocorra uma pane. Um dos primeiros avisos, é a dificuldade do motor de arranque em conseguir com que o motor entre em funcionamento, fazendo com que o motorista force mais a partida para que o motor de arranque faça o motor funcionar.
  • Outra forma de descobrir, é ficar de olho nos faróis e nas luzes internas. A bateria quando não está sendo carregada adequadamente, tem dificuldade de mandar energia para os faróis em marcha-lenta e conforme aumenta-se a rotação, a luminosidade aumenta, dando indícios de problema no alternador ou dínamo (em carros mais antigos). Estes sintomas podem ser também algum mau contato ou curto-circuito no sistema elétrico.
  • Ao completar o nível de água na bateria, utilize somente água destilada, pois a água de torneira contém minerais dispersos e cloro que podem danificar as placas. A falta de água na bateria, pode acarretar na sua perda, já que as placas se colam umas às outras e entram em curto- circuito. Nunca deixar que o nível passe a marca “MAX”, pois a bateria se aquece com a carga e podem ocorrer vazamentos.
  • Sempre verifique os pólos da bateria quanto à oxidação ou se há um pó esverdeado. Quando existe muito óxido, pode ocorrer do carro dar a partida mas o alternador não conseguir carregar a bateria devida à baixa amperagem, como consequência da oxidação. Neste caso a solução é bem simples, bastando desconectar os terminais e lavá-los. Cuidado com a pele e a pintura do carro e certifique-se que não haja vazamentos, pois o ácido de bateria é corrosivo. Depois de lavar os terminais, com o auxílio de uma lixa, limpe os terminais removendo toda a oxidação que provoca os problemas de contato. Em seguida coloque um pouco de vaselina nos pólos e conecte os cabos.
  • Se a bateria for selada não há muito que fazer, além da limpeza e a checagem do visor de carga.
  • Se durante uma viagem ou um longo tempo de uso do carro aparecer um cheiro ácido, pare o carro e verifique se a bateria está muito quente. Se estiver é possível que o alternador esteja enviando excesso de carga para a bateria, podendo fazer com que a bateria exploda. O problema pode estar no regulador de voltagem.
  • O motor de arranque pode apresentar alguns dos sintomas de bateria fraca, como por exemplo, você dar a partida e o motor virar pesado. Este sintoma pode indicar algo de errado com o motor de arranque e não com a bateria. Portanto, verifique se a bateria tem carga suficiente.
  • Verifique também o ponto de ignição do motor, já que um motor muito atrasado vai parecer sintoma de bateria fraca.
  • Geralmente quando há problemas de voltagem, a luz indicadora de bateria no painel se acenderá denunciando problema de alternador com o veículo em movimento.
  • Nunca faça um carro pegar no tranco, pois essa “mania” pode trazer um sério prejuízo ao sistema de câmbio e diferencial (tração traseira). Em carros dotados de catalisador, ao fazê-los pegar no tranco, pode-se correr o risco de queimar a parte interna do mesmo, já que a gasolina não queimada e a alta temperatura do escapamento podem ocasionar um incêndio interno comprometendo o uso do catalisador e portanto trazendo mais prejuízo.
  • Carros dotados de injeção eletrônica, nem adianta tentar, pois com menos de 9 volts a centralina simplesmente não funciona.
  • Um cuidado muito importante, é não inverter em hipótese alguma a polaridade dos cabos da bateria, pois isso provoca a queima do módulo de injeção e de outros componentes eletrônicos.

Com essas dicas é possível que você não tenha maiores dores de cabeça com o sistema elétrico responsável pela partida do seu carro. Basta ficar de olho em alguns componentes e ficar atento aos sintomas do carro para poder descobrir o defeito.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

36 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. sergio

    boa noite
    meu renault não tem pulso na bubina
    alguem pode me ajudar?

  2. guilherme

    meu carro liga as luzes do painel mas o motor de partida não funciona, me falaran que poderia ser o automatico mas troquei e nem sinal o que pode ser?

    1. massareto

      Caro Guilherme.

      Com o automático novo já é um bom passo.
      Tem que verificar se está chegando alimentação positiva atravé do tambo ( chave ignição ), normalmente já tem um fio grosso alimentando o motor de partida, e ele recebe outra alimentação através da chave de ignição. Se estiver tudo ok, verifique as escovas (carvão), rolamento, induzido se não está com fugas ou curto-circuito, faça uma boa revisão que vai ficar tudo zerinho.
      O motor de partida é um componente que trabalha pouco, portanto da poucos problemas, não podemos é insistir muito na partida quando o motor está difícil de pegar porque o induzido aquece demasiadamente e entra em curto, ficando a vida útil muito prejudicada, temos que dar alguns seguindinhos entre uma partida e outra para que isto não aconteça.

      boa sorte.

    2. angelo

      O meu deu o mesmo problema. O painel funciona como se o motor estivesse funcionando, mas o motor de partida nem vira. levei em um auto elétrico, ele me disse que conferiu tudo, inclusive os fusíveis e tudo estava em ordem. resultado: Guincho direto para uma concessionária Renault. Problema: segundo a concessionária, um simples fusível. nem me cobraram.

  3. fabiano machado

    eu quardei meu corsa wegon a noite noite tudo estava bem! no outro dia pela manha tudo esta funcionando mas o carro nao pega oque pode ser?

    1. gilsom

      o meu celta não pega a dia só a noite

  4. elvis silva

    tenho um palio 2001 1.3016v estou percebendo que esta com um pouquinho de dificuldade de pegar , mais pega até bem . dai quando ando com ele o motor esquenta e dai esligo e ligo em sequida fica com muita dificuldade de pegar novamente e as vazes nem pega o que pode ser isso?me de algunha orientação minha bateria é nova e troquei a escova também o que pode ser?

    1. Luis Henrique

      passei pelo mesmo problema que você esta agora… tenho uma palio 1.6 16v ano 97 e o problema era o mesmo e foi ficando pior troquei a bateria e nada adiantou foi onde fui em um amigo e troquei o automático do motor de arranque que melhorou mais não resolveu, continuei a procura de um segundo problema onde o primeiro era o automático… e logo em seguida achamos um fio terra que estava dando mau contato ele estava quase todo quebrado é onde dava falta de energia….
      È isso ai espero ter ajudado

      1. Guilherme

        Poisé amigo possuo tmb uma Palio 98/98 Modelo Stile Muito Linda !!.
        e o mesmo Problema já Troquei Bateria, Cabo de força do motor de arranque, só o motor de arranque amanha vai ser o 5 induzido que troco, e é sempre ele.
        se alguem puder me ajudar!
        envie-me mensagem no meu e-mail
        @@@@@@@@@@@@@@
        Agradeço desde ja se alguem ajudar.

  5. morgana

    oi tenho um sandero e ele nao quer pegar ligo a chave na igniçao e so da um barrulinho mas nao pega parece estar engasgado ou que nao esta injetando gasolina o que posso fazer???/

  6. Alexsandro miranda da silva

    Meu vidro eletrico do meu grand siena não esta fechando e nem no alarme e nos botões ficam piscando oque será..

  7. alexsander willian de souza

    meu carro quando eu deixo pouco tempo com meia chave ele nao da mas a partida ???? oque è isso???

  8. Sofia Ribeiro

    Gostava de saber o que se possa com o meu carro tenho um Mercedes um s 320 ele gostava a trabalhar mudei a bataria a pensar que era da bataria mas nao e agora quero que pegue e da sinal mas nao pega o que e tem será que esta encharcado

  9. olivan

    meu carro fica com a partida lenta quando esta quente

  10. marcelo gonçalves

    meu chevete as vezes de manha vira pesado o motor queria saber pelos sintomas o que pode ser?

  11. itamar

    o meu carro tinha bomba de combustivel e a tampa

    mesmo assim ele parava , tava sinal de partida

  12. Reginaldo Souza

    Olá eu tenho um golf 01 1.6 ja troquei varios motor de partida quando ele esquenta não pega as vezez da uma partida muuito lenta mais nao pega ele chaga ferve o cabo dA bateria mandei a um eletricista ele refez toda a instalação verifico os chicote solda etc.. agr o carro só pega quando ta com o motor friu janao sei oque fazer mais me de uma resposta com urgencia pf

  13. daniel

    ola tenho uma gaiola com motor ap1.8 gasolina e o mesmo fusiona mas na mesma hora apaga! com sistema de injeção monoponto( tem pressão no bico, corrente, mas ele só fusiona na primeira partida. alguém ai pode me ajudar por favor)

  14. Flavio

    tenho um palio weekend ano:98 16v, e esta com problema na ignição, eu dou partida e ele so faz um barulho tec. E quando ele esta muito quente se desligá-lo, ele ñ pega até a temperatura baixar. (obs: Ele teve o motor molhado). Oq pode ser ? pf respondão se possível

  15. valdimir

    motor de partida do palio weekend stile 1.6 16v 98 quebrou o fucinho, comprei um motor de partida no desmanche do marea, será que é compativel.

  16. jalisson

    tenho um golf, ele pega as vezes nao pega bateria novinha comprei e nao e bateria!
    luz do painel acende as vezes nao, oq pode ser?

  17. robson

    tenho um alfa romeo v6 12v automatico e do nada ele ñ esta pegando da partida e ñ pega alguem sabe o que é

  18. Rogério Torres

    Tenho 1 mto nx 200 ano 94, de manhã quando dou a partida ela gira o motor normalmente mas é mto dificil de pegar, se alguem poder me explicar o q é ficarei agradecido!

  19. leandro f

    Janilsom pode ser o regulador de tenção do alternador ou o propriu

  20. Saulo

    boa noite!

    caro amigo estou passando um aperto com esse carro, trata-se de um Renault megáne 2010 . pela manhã fui liga-ló mas nada nem sinal observei se as luzes do painel ficaria fracas quando tentasse liga, mas todas as luzes estavam fortes verifiquei os bornes estavam limpos e então levei ao eletricistas mas o bendito carro não apresentou mas o problema parecia que ele estava com medo do eletricista mas 15 dias depois o mesmo problema e expliquei ao mecânico ele me informou que era a bateria e eu sabia que a bateria não poderia ser pois era nova foi quando tive a ideia de eu mesmo levantar o carro numa rampa de uma oficina de um amigo e fiquei o observando o arranque e detectei que o cabo positivo que chega ao arranque estava melecado de oleo mas o carro não tinha vazamento e também estava frouxa . foi quando pensei que tivesse sanado o problema e nada ai fiz outras observações e testes se estava chegando corrente no arranque e acredite estranho chega sim a bendita carga no arranque . o quê posso fazer
    /

    1. angelo

      Quando vc aperta o botão de partida, ele apaga as luzes espias do painel e os mostradores de combustível e temperatura funcionam e a direção desbloqueia, como se o motor estivesse funcionando? o meu aconteceu a mesma coisa, mas no auto elétrico ninguém conseguiu achar, inclusive verificando os fusíveis. tive que por em cima do guincho e levar à uma concessionária. lá descobriram o defeito: um simples fusível (não me disseram qual). nem me cobraram.

  21. Eduardo

    meu ford ka 99 não liga nem acende luz nenhuma no painel oq fazer

  22. oldair rodrigues

    meu chevette morre se eu correr por mais de meia hora, aí tenho que esperar aproximadamente 20 minutos ,e ele volta a fucionar, ja troquei a bobina mas não resolveu, o problema começou depois que o mecanico retirou o motor pra trocar a junta dp carter, será que ligaram augum fio errado???? se alguem poder me ajudar eu agradeço.

  23. marcio silva

    eu tenho um golf 99/00 ele pega normal masquando esquenta ficaruin de pegar solo eencharca e num pega mas so no trampo ja troquei o sensor de rotaçao e temperatura mas esta do mesmo geito o que faser o do meu amigo estar do mesmo geito

  24. ricardo

    bom dia
    tenho uma parati cht 1.6 93
    e ela esta com dificuldade na partida quando eu desligo o carro e fica entre 10 a 40 minutos desligado ai quando vou dar partida nao quer pegar ai tenho que pisar no acelerador e ficar tentando ate pegar,e quando pega estou com o pe pisado no acelerador ate o final ai fica meio que falhando falhando ate parece que o combustivel nao esta vindo ai deixo acelerado ate o motor fica cheio,qual sera o problema?
    obs:ja troquei velas,cabos de velas,bobina e a tampa do distribuidor
    mto obrigado

  25. Barbara

    tenho um fox 1.8 2005, e estou com problema na partida tbm, comprei uma bateria nova e o carro voltou a funcionar normalmente por apenas um dia =/ Me falaram que poderia ser algo no motor de arranque, então levei ao mecanico e ele retirou o motor de arranque colocou uma peça, me cobrou 180,00 reais, e o carro voltou a funcionar normalmente, cheguei em casa aliviada, e pensando que o problema havia sido resolvido, mas ao levantar de manha fui dar a partida e nada. E agora, o que faço??
    Se alguém puder me dar uma dica, ficaria muita grata! bah_cruz@hotmail.com

    obrigada!

  26. Rosalina

    Tenho um Logan 2010 um dia liguei não deu partida acende todas as luzes do painel e nada.Fui a loja Renault que comprei informei sobre o assunto e estava tudo bem … O fato se repetiu chamei o técnico da bateria e ele informou que ela está nova na garantia e em perfeito estado. Ligou o carro pegou no entanto o cheiro de álcool foi muito forte e o mistério é que não abasteci com álcool somente com gasolina. Após isso o carro continua sem dar sinal de partida.

  27. Thiago Moreno

    Ola meu carro esta isolando o motor de partida. Palio 2008 elx. Ja foi verificado bateria,ja foi verificado os aterramentos e ja foi feito o motor de partida. A falha é intermitente. Mas quando ocorre o painel apaga e os ponteiros do painel ficam se mexendo rapidamente. Tem mais alguma coisa?

  28. ANDERSON DA SILVA

    MEU CARRO E VERONA 92MINHA BATERIA E NOVA E A BOBINA TAMBEM QUANDO MEU CARRO ESQUENTA ELE PARECE QUE DA COMO BATERIA FRACA O QUE PODER SER.

  29. Julio Cesar

    Tenho um Fox 2004 , ele está com problema de dar a partida , logo que ele esquenta só vira o motor quando a ventuinha desliga ou o carro resfria , o que pode ser ?

  30. george gileno

    coloquei a bateria mais o motor de partida da moto nao quis pegar o que eu faço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>