«

»

Como trocar o silencioso do escapamento

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

Aqui vão aprender a mudar o silencioso traseiro. Ele é responsável em maior parte de atenuar o som do escape, é por isso que quando se rompe, se fure ou fique mau fixado, o barulho é ruim de se ouvir dentro e fora do veículo.

Ferramentas necessárias:

  • O novo silencioso (pode ser um modelo esportivo também. O valor da peça colocada em geral custa uns R$150,00, se quiser realizar esse tutorial, procure em várias empresas especializadas e auto peças o melhor preço. Existem várias marcas: Mastra, Sicap, Kadron, Wiest, e etc);
  • Chave 13mm;
  • Suporte de apoio;
  • WD-40.

Para começar, devemos levantar a traseira do veículo, do lado esquerdo e retirar a roda. Isso facilita muito todo o trabalho. É necessário deitar debaixo do veículo, por isso não confie apenas no macaco, procure utilizar suportes de apoio.

Primeiro devemos separar o silencioso do resto do sistema de escape, para isso utilizaremos previamente o WD-40 para desengripar as duas porcas de 13mm, que seguramente devem estar duras de retirar. Depois de esperar um pouco, começar afrouxando as porcas utilizando a chave de 13mm e retirar a abraçadeira, como segue na figura abaixo:

Devemos usar uma chave de fenda ou alguma ferramenta que sirva para retirar as borrachas que prendem a peça na corroceria. Agora, pela traseira do veículo, devemos puxar o silencioso. Uma vês que o usamos o WD-40, a tendência que saia fácil, se for necessário use um martelo ou um pedaço médio e grosso de madeira e dê leves golpes no mesmo do meio do veículo pra fora afim de retira-lo.

Agora devemos colocar o novo silencioso, tomando cuidado para que o cano do mesmo não fique batendo em nada. Costuma bater de leve quando colocado de forma errada na barra de torção do veículo. Devemos deixar o cano do silencioso o mais afastado possível para que não exista atrito entre os materiais o que geraria um ruído horrível.

Uma dica é utilizar uma madeira ou algo que sirva para manter separado o mais afastado possível o cano do silencioso da barra de torção. Depois deve-se realizar o ajuste final e retirar a madeira. Deve haver um espaço considerável entre o cano e a barra, para que não venha comprometer o resultado. Se for preciso reaperte-o.

Assim concluímos o trabalho de forma simples e o resultado é espetacular!

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

2 comentários

  1. luiz disse:

    se tirar o silencioso intermediario do escapamento do celta , isso causara algum problema, pois o celta 2012 não tem essa peça.

  2. Renato sabino disse:

    Preciso trocar o silencioso do meu fiesta 2003,gostaria de saber o valor.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>