«

»

Carro não liga!? Não da partida!? Não pega!? Motor de arranque? Bateria descarregada?

carro-nao-ligaPor quê meu carro não dá partida?

Quais seriam os possíveis problemas:

  • Bateria descarregada? necessidade de uma “chupeta”?
  • Problema no motor de arranque?
  • Chave presa?

Ao girar a chave do carro e ele não ligar ou não fizer nada além de um rugido do motor, pode se tratar de problemas de partida. Tais problemas podem ser frustrantes, pois há muitas peças que podem ser responsáveis por eles. Na verdade, praticamente tudo que há sob o capô pode impedir um carro de ligar.

De forma a solucionar um problema de partida, é necessário começar checar a bateria e depois partir para os outros componentes. Alguns testes são simples, outros são mais complicados tecnicamente. A seguir, mostramos formas para tentar identificar as possíveis causas do problema.

Problemas de Partida Elétricos

  • Cheque os fusíveis: poucos carros possuem um fusível associado com o sistema de partida, porém vale a pena checar, pois pode se tratar de um problema com fusíveis e simples de ser resolvido.
  • Corrosão da bateria: com o tempo, as conexões da bateria podem juntar sujeira ou sofrerem corrosão. Esta corrosão quebra a conexão da bateria com o resto do carro e faz com que ele não dê partida. Nesses casos, sugere-se limpar os pólos da bateria e tentar dar partida novamente.
  • Bateria descarregada: o motivo mais comum para a não partida do motor é o descarregamento da bateria. Com o auxílio de um aparelho verificador de bateria que consiga medir amperes, pode-se testar a bateria para ver se está fraca. Caso não consiga, é possível fazer o teste indiretamente dando arranque no carro. Se ligar imediatamente, provavelmente se trata de bateria descarregada. Sendo assim, substitua a bateria e limpe as suas conexões para assegurar um bom contato.
  • Chave de ignição defeituosa: se o motor de arranque continuar em silêncio apesar de a bateria estar carregada, provavelmente se trata de um problema na chave de ignição. Gire a chave para a posição de “Ligar” (não gire ela toda). O não acendimento das  lâmpadas de aviso vermelhas no painel estando as conexões da bateria em condições limpas indicam que a chave de ignição possui um defeito. Se elas acenderem, gire a chave para a posição de partida. Na maioria dos carros, as lâmpadas do painel apagam nesta posição. Se estiver em dúvida, ligue os faróis. Ao tentar dar partida no carro, as luzes devem diminuir ou apagar completamente. Se apagarem, não há problema com a chave de ignição. Caso contrário, a chave deve ser substituída.
  • Ligação do motor de arranque defeituosa: além de impedir a conexão da bateria, a corrosão também pode afetar qualquer componente elétrico, especialmente os expostos a elementos como o motor de arranque. Se tiver um ajudante, é possível testar a conexão ligando um aparelho verificador de circuito de chumbo ao cabo que envolve o motor de arranque. Este é o menor dos dois cabos conectados ao motor de arranque. Verifique se nenhuma parte do seu corpo esteja perto de partes do motor que se movimentem, pois ele pode funcionar a qualquer momento. Peça para a outra pessoa girar a chave e checar a corrente. Se houver corrente no motor de arranque, mas ele não girar, é necessário substituí-lo. Se o motor de arranque girar normalmente, o problema está em outro lugar e deve-se checar os outros sistemas.

Problemas de Partida: Faíscas

Quando o carro não dá partida devido a um problema no sistema de ignição – bobina, distribuidor
Com o descarte das causas citadas acima, continua-se a busca pelo motivo da não partida do carro. Se o motor não gerar faísca – gerada pelo sistema de ignição do carro- não haverá queima, prejudicando o sistema de ignição. A solução de problemas para este sistema não é difícil, basta checar os seguintes itens:

  •  Teste da bobina: para testar a bobina de ignição de forma correta é preciso um multímetro que consiga medir impedância. Caso não seja possível obter o multímetro, há uma forma mais fácil de testar usando ferramentas mais simples. Teste a bobina e se estiver danificada, substitua-a.
  •  Distribuidor: este tipo de problema não é causado pelo distribuidor, porém, ocasionalmente, principalmente em climas úmidos, um distribuidor danificado pode impedir a partida do carro. Remova o distribuidor e verifique-o internamente em busca de umidade. Se houver pelo menos uma gota de água na parte interna, limpe e seque tudo. Também busque rachaduras e, caso necessário, substitua-o. Uma vez seco, irá funcionar normalmente.
  •  Cabo da Bobina: um cabo de bobina rompido ou encurtado pode ser o motivo das dificuldades de partida. Verifique o cabo em busca de rachaduras ou quebras aparentes, depois teste usando um aparelho verificador de circuito.

 

Problemas de Partida: Combustível

Quando o carro não dá partida devido à injeção de combustível, bomba de combustível ou filtro de combustível.

Se o motor de arranque estiver girando e gerando faíscas, o problema pode estar relacionado ao sistema de combustível. Caso o veículo tiver combustível injetado, há diversos subsistemas que podem ser os responsáveis pelo problema. Será necessária uma série de diagnósticos para identifica-lo, mas há alguns procedimentos que podem ser feitos na garagem e que irão eliminar algumas possibilidades, prevenindo idas desnecessárias à oficina. São eles:

  • Conexões elétricas: existem diversas conexões elétricas no sistema de injeção de combustível. Cada injetor possui um conector na parte superior e existem conexões na parte externa da entrada nas cabeças do cilindro. Basicamente, deve-se checar cada conexão elétrica sob o capô para assegurar que estejam firmes.
  • Bomba e transmissor de combustível: para checar a bomba de combustível, é possível fazer um teste de pressão do sistema de combustível, caso tenha o equipamento. Como a maioria das pessoas não o tem, recomenda-se começar checando as conexões elétricas. Teste o lado positivo da bomba em busca de corrente com um aparelho verificador de circuito. Assegure que a chave esteja na posição “Ligar”. Se houver corrente elétrica, gire para a posição seguinte. Se não, cheque o fusível. Caso esteja bom, o problema estará relacionado com a bomba e transmissor de combustível.
  • O filtro de combustível: se a bomba estiver funcionando normalmente e, ainda assim, o combustível não chegar ao motor, o problema pode ser a obstrução do filtro de combustível. Deve-se substituir o filtro a cada 19.00 km rodados (aproximadamente) ou quando houver suspeita de obstrução.

Os itens supracitados podem ser checados facilmente por uma pessoa usando ferramentas automotivas do dia-a-dia, porém existem outros elementos do sistema de injeção de combustível que requerem diagnóstico eletrônico. A não ser que a pessoa seja familiarizada com tais elementos e tenha o equipamento adequado, recomenda-se buscar um profissional.

Outros elementos que podem impedir a partida do carro

Quando o carro não dá partida devido a outras falhas

Direção DefensivaAlém dos principais sistemas, existem outros procedimentos para identificar os motivos do problema em questão:

  • Motor de arranque solto: parafusos do motor de arranque frouxos podem fazer com que o motor fique solto e falhe.
  • Injetores danificados: um injetor danificado pode impedir o funcionamento de todo o sistema de combustível e a combustão do motor, principalmente quando o motor estiver aquecido.
  • Válvula de motor de arranque fria: uma falha por válvula do motor arranque fria pode impedir o carro de dar partida quanto o motor estiver frio. Além disso, pode causar danos e impossibilitar o arranque quando estiver aquecido.
  • Volante ou correia dentada desgastada: A engrenagem do motor de arranque está conectada aos dentes da engrenagem do volante ou da coroa dentada (dependendo do tipo de transmissão). Se alguns dentes ficarem desgastados ou lascados, o motor de arranque vai girar. Se for o caso, será possível escutar ruídos muito altos.
  • Central de Injeção Eletrônica ou de Fluxo de Massa de Ar danificada: se o computador principal do motor ou qualquer outra parte do sistema pare de funcionar, o carro não dará partida, sendo necessário levar o carro à oficina.
CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

27 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. anderson fernando da silva

    meu carro quando esquenta , ele não funciona depois que eu desligo só no tranco ele da sinal normal de bateria mas não liga até depois que esfria o que poderia ser ?é em modelo 1.6 8 v , queria saber também porque o marcador de combustível oscila nas curvas não marcando o combustível direito, obrigado.

  2. ALMIR

    MEU ASTRA 2004 TA COM PROBLEMA DE PARTIDA TEM HORA QUE PEGA NA PARTIDA TEM HORA QUE NÃO PEGA, JA TROQUEI BATERIA JOGO DEVELAS COMUTADOR DE PARTIDA AUTOMÁTICO DO MOTOR DE ARRANQUE MANUTENSÃO COMPLETA NO ARRANQUE E CONTINUA DO MESMO JEITO

    1. michel

      olah meu amigo vc verificou o alternador pode ser ele q nao esta dando carga na bateria ….

    2. emilio freitas

      amigo verique o senssor de rotação o meu esta com o mesmo problema o mecanico disse que é o senssor de rotação !

  3. celso caldas

    tenho um palio ed 1997 e fis a substituição da bateria e quando dei partida a luz da injecao esta acesa, mais o motor esta funcionando normalmente, o que pode ser?

  4. patricia

    tenho uma palio weekend 1.6 16 valvulas e o carro nao liga e quando pega morre andando.ja troquei bateria,ja troquei sensor,ja troquei correia dentada,ja fiz arranque troquei kit verao.e o problema contunua,o q pode ser e o q devo fazer?

    1. angelo

      amigo este poblema pode ser 3 coisas bomba ou rele da bomba ou fuzivel da bomba

  5. sandra maria de oliveira

    meu carro não quer dar partida de jeito nenhum a bateria ta normal o q pode ser como faço pra verifiar se é os cabos do motor que não estão conectados direito onde fica os cabos? me ajudem por favor!

  6. Robson

    meu Gol g3 ano 2003 8v, não liga mais, o carro só fica com o motor igual quando um carro a álcool faz quando não quer pegar,
    mais o meu e a gasolina,
    eu tentei no tranco e não quiz pegar nem no tranco,
    os faróis acender, funciona buzina, só o carro que não andar,

    o quer será ?

  7. antonio

    meu carro e um palio 97 parou de pegar depois que eu tomei uma chuva com ele ela da partida mas logo perde a velocidade o que faço levo no mecanico e eles nao acha o defeito

    1. JONAS GASPAR DA MAIA

      MAS ELE DESCARREGA A BATERIA MUITO RAPIDO OU NÃO, PODE SER FULGA DE CORRENTE, ARRANQUE COM DEFEITO.

  8. paulo sergio borges

    ola gostaria de uma resposta tenho um palio 2005 flex de tanto forçar a partida ele descarregou a bateria e nao quer funçionar entao eu peguei outro carro e fiz uma conecsao com as baterias uma ajudando a outra mais dei a partida e nao adiantou so fico um tempao virando a chave ele so faz que vai pegar e nao pega oque sera que aconteceu o painel acende as luz normal os farois tambem me ajude

  9. geison

    tenho um pálio elx 1.3 flex 2004.a bomba de gasolina queimou,substitui a mesma por outra da boch,mais a bomba de vez enquando a bomba para de funcionar do nada,desligo o carro e ligo novamente e a bomba não funciona ,após desconectar e conectar o cabo de alimentação que fica de baixo do banco traseiro a bomba voltou a funcionar,gostaria de saber oque pode estar acontecendo.

  10. ricardo

    ola
    entao, meu carro é um gol 97 1.6, depois que ele esquenta não pega mais, só no tranco, mais qnd esta frio pega normalmente, alguem sabe me dizer o que pode ser?

    Obrigado

  11. gilmar

    AS VEZES A LUZ DE ANOMALIA DEMORA PRA ACENDER E ENQUANTO ELA NÃO ACENDE NÃO CONSIGO LIGAR O CARRO.

  12. andressa

    tenho um clio 1.0 2007 e algum tempo quando viro a chave não faz o barulho de injetar a gasolina, e não pega o carro, depois de dez tentativas ele funciona, e esses dias o motor ainda quente parou de funcionar, já troquei de bateria, e hoje quando acelerei mais forte fez um barulho de como estivesse saindo ar na frente. o que pode ser?

  13. roberto pereira sousa

    meu palio quando liga esta sem foça o que fazer quando esquenta não pega oque fazer

  14. rodrigo

    tenho um tipo 95 1.6 e de repente ele parou de tudo apagou tudo e o mecanico trocou o sensor de temperatura pq a luz da injeção esta acessa direta sera o motivo desse de parar (apagar) todo…..

    obrigado…….
    abraços

  15. irlandro

    meu carro as vezes quando tou andando nele ele para do nada e ñ liga mais sendo que tem sinal de bateria. o que poderia ser o defeito

  16. lucas

    Meu corsa 99 apagou e por baixo do motor,notei que muito combustível vazou e a luz de injeção não apaga. Que será?

    1. angelo

      verifique a corrente que vem da bateria ate a bazer de fuzives i os fuzives ia luz acesa direto e valva temostatica

  17. Paulo Henrique

    Bom dia,
    meu carro quando vou ligar depois de +-4 horas de intervalo,ele não pega logo,tem que segura a chave por muito tempo.qual a razão mais provavel?

  18. rodrigo nunes

    meu carro nau pega apois ter andado muito.so depois que ele esfria e que ele pega .auguem pode me ajudar.e um santana 2003 1.8

  19. Eder Silva

    Ola Boa tarde , tenho um Kadett . Ele parou de funcionar só nada , ele estava tudo OK ai no outro dia já não ligava mais , ele faz chupeta ai anda um pouco e para tudo começa corta tudo as luz para e o carro não pega . Oque pode ser ??

  20. Matheus

    Boa tarde, tenho uma toyota hilux ano 93 a gasolina e tive que trocar os bicos injetores dela e os conectores, antes ela ligava e funcionava, porem dois bicos estavam queimados e mais um estava ruim, troquei todos e o carro não liga mais, ja testei bobina e esta normal os injetores estão pulsando, bomba esta injetando normalmente, o que pode ser?

  21. AILTON GOMES

    tenho um peugeot 205 1.4 e vinha andando com ele normalmente. derrepente fui da partida ele nao gera mais faica. o motor de arranque gira, mais na gera a faixa necessaria. ai troque a bobina e continua nao gerando faisca para ligar o motor. o que poderia ser ??? o eletricista viu se vinha corrente. enfim o cara ficou o dia inteiro e nao resolveu . o que eu faço.??

  22. tino

    bom dia
    tenho uma misubychi e acendem as luzes do tablier, dou a chave da um estalo e não poi o carro a trabalhar que poderá ser?
    obrigado aguardo resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>