, ,

Por Que Meu Carro Não Liga? Não da Partida? Não Pega? Será o Motor de Arranque? Será Bateria Descarregada?

Por quê meu carro não dá partida?

Quais seriam os possíveis problemas:

  • Bateria descarregada? necessidade de uma “chupeta”?
  • Problema no motor de arranque?
  • Chave presa?

Ao girar a chave do carro e ele não ligar ou não fizer nada além de um rugido do motor, pode se tratar de problemas de partida. Tais problemas podem ser frustrantes, pois há muitas peças que podem ser responsáveis por eles. Na verdade, praticamente tudo que há sob o capô pode impedir um carro de ligar.

De forma a solucionar um problema de partida, é necessário começar checar a bateria e depois partir para os outros componentes. Alguns testes são simples, outros são mais complicados tecnicamente. A seguir, mostramos formas para tentar identificar as possíveis causas do problema.

Problemas de Partida Elétricos

  • Cheque os fusíveis: poucos carros possuem um fusível associado com o sistema de partida, porém vale a pena checar, pois pode se tratar de um problema com fusíveis e simples de ser resolvido.
  • Corrosão da bateria: com o tempo, as conexões da bateria podem juntar sujeira ou sofrerem corrosão. Esta corrosão quebra a conexão da bateria com o resto do carro e faz com que ele não dê partida. Nesses casos, sugere-se limpar os pólos da bateria e tentar dar partida novamente.
  • Bateria descarregada: o motivo mais comum para a não partida do motor é o descarregamento da bateria. Com o auxílio de um aparelho verificador de bateria que consiga medir amperes, pode-se testar a bateria para ver se está fraca. Caso não consiga, é possível fazer o teste indiretamente dando arranque no carro. Se ligar imediatamente, provavelmente se trata de bateria descarregada. Sendo assim, substitua a bateria e limpe as suas conexões para assegurar um bom contato.
  • Chave de ignição defeituosa: se o motor de arranque continuar em silêncio apesar de a bateria estar carregada, provavelmente se trata de um problema na chave de ignição. Gire a chave para a posição de “Ligar” (não gire ela toda). O não acendimento das  lâmpadas de aviso vermelhas no painel estando as conexões da bateria em condições limpas indicam que a chave de ignição possui um defeito. Se elas acenderem, gire a chave para a posição de partida. Na maioria dos carros, as lâmpadas do painel apagam nesta posição. Se estiver em dúvida, ligue os faróis. Ao tentar dar partida no carro, as luzes devem diminuir ou apagar completamente. Se apagarem, não há problema com a chave de ignição. Caso contrário, a chave deve ser substituída.
  • Ligação do motor de arranque defeituosa: além de impedir a conexão da bateria, a corrosão também pode afetar qualquer componente elétrico, especialmente os expostos a elementos como o motor de arranque. Se tiver um ajudante, é possível testar a conexão ligando um aparelho verificador de circuito de chumbo ao cabo que envolve o motor de arranque. Este é o menor dos dois cabos conectados ao motor de arranque. Verifique se nenhuma parte do seu corpo esteja perto de partes do motor que se movimentem, pois ele pode funcionar a qualquer momento. Peça para a outra pessoa girar a chave e checar a corrente. Se houver corrente no motor de arranque, mas ele não girar, é necessário substituí-lo. Se o motor de arranque girar normalmente, o problema está em outro lugar e deve-se checar os outros sistemas.

Problemas de Partida: Faíscas

Quando o carro não dá partida devido a um problema no sistema de ignição – bobina, distribuidor
Com o descarte das causas citadas acima, continua-se a busca pelo motivo da não partida do carro. Se o motor não gerar faísca – gerada pelo sistema de ignição do carro- não haverá queima, prejudicando o sistema de ignição. A solução de problemas para este sistema não é difícil, basta checar os seguintes itens:

  •  Teste da bobina: para testar a bobina de ignição de forma correta é preciso um multímetro que consiga medir impedância. Caso não seja possível obter o multímetro, há uma forma mais fácil de testar usando ferramentas mais simples. Teste a bobina e se estiver danificada, substitua-a.
  •  Distribuidor: este tipo de problema não é causado pelo distribuidor, porém, ocasionalmente, principalmente em climas úmidos, um distribuidor danificado pode impedir a partida do carro. Remova o distribuidor e verifique-o internamente em busca de umidade. Se houver pelo menos uma gota de água na parte interna, limpe e seque tudo. Também busque rachaduras e, caso necessário, substitua-o. Uma vez seco, irá funcionar normalmente.
  •  Cabo da Bobina: um cabo de bobina rompido ou encurtado pode ser o motivo das dificuldades de partida. Verifique o cabo em busca de rachaduras ou quebras aparentes, depois teste usando um aparelho verificador de circuito.

 

Problemas de Partida: Combustível

Quando o carro não dá partida devido à injeção de combustível, bomba de combustível ou filtro de combustível.

Se o motor de arranque estiver girando e gerando faíscas, o problema pode estar relacionado ao sistema de combustível. Caso o veículo tiver combustível injetado, há diversos subsistemas que podem ser os responsáveis pelo problema. Será necessária uma série de diagnósticos para identifica-lo, mas há alguns procedimentos que podem ser feitos na garagem e que irão eliminar algumas possibilidades, prevenindo idas desnecessárias à oficina. São eles:

  • Conexões elétricas: existem diversas conexões elétricas no sistema de injeção de combustível. Cada injetor possui um conector na parte superior e existem conexões na parte externa da entrada nas cabeças do cilindro. Basicamente, deve-se checar cada conexão elétrica sob o capô para assegurar que estejam firmes.
  • Bomba e transmissor de combustível: para checar a bomba de combustível, é possível fazer um teste de pressão do sistema de combustível, caso tenha o equipamento. Como a maioria das pessoas não o tem, recomenda-se começar checando as conexões elétricas. Teste o lado positivo da bomba em busca de corrente com um aparelho verificador de circuito. Assegure que a chave esteja na posição “Ligar”. Se houver corrente elétrica, gire para a posição seguinte. Se não, cheque o fusível. Caso esteja bom, o problema estará relacionado com a bomba e transmissor de combustível.
  • O filtro de combustível: se a bomba estiver funcionando normalmente e, ainda assim, o combustível não chegar ao motor, o problema pode ser a obstrução do filtro de combustível. Deve-se substituir o filtro a cada 19.00 km rodados (aproximadamente) ou quando houver suspeita de obstrução.

Os itens supracitados podem ser checados facilmente por uma pessoa usando ferramentas automotivas do dia-a-dia, porém existem outros elementos do sistema de injeção de combustível que requerem diagnóstico eletrônico. A não ser que a pessoa seja familiarizada com tais elementos e tenha o equipamento adequado, recomenda-se buscar um profissional.

Outros elementos que podem impedir a partida do carro

Quando o carro não dá partida devido a outras falhas

Direção DefensivaAlém dos principais sistemas, existem outros procedimentos para identificar os motivos do problema em questão:

  • Motor de arranque solto: parafusos do motor de arranque frouxos podem fazer com que o motor fique solto e falhe.
  • Injetores danificados: um injetor danificado pode impedir o funcionamento de todo o sistema de combustível e a combustão do motor, principalmente quando o motor estiver aquecido.
  • Válvula de motor de arranque fria: uma falha por válvula do motor arranque fria pode impedir o carro de dar partida quanto o motor estiver frio. Além disso, pode causar danos e impossibilitar o arranque quando estiver aquecido.
  • Volante ou correia dentada desgastada: A engrenagem do motor de arranque está conectada aos dentes da engrenagem do volante ou da coroa dentada (dependendo do tipo de transmissão). Se alguns dentes ficarem desgastados ou lascados, o motor de arranque vai girar. Se for o caso, será possível escutar ruídos muito altos.
  • Central de Injeção Eletrônica ou de Fluxo de Massa de Ar danificada: se o computador principal do motor ou qualquer outra parte do sistema pare de funcionar, o carro não dará partida, sendo necessário levar o carro à oficina.

72 Comments

Leave a Reply
  1. meu carro quando esquenta , ele não funciona depois que eu desligo só no tranco ele da sinal normal de bateria mas não liga até depois que esfria o que poderia ser ?é em modelo 1.6 8 v , queria saber também porque o marcador de combustível oscila nas curvas não marcando o combustível direito, obrigado.

  2. MEU ASTRA 2004 TA COM PROBLEMA DE PARTIDA TEM HORA QUE PEGA NA PARTIDA TEM HORA QUE NÃO PEGA, JA TROQUEI BATERIA JOGO DEVELAS COMUTADOR DE PARTIDA AUTOMÁTICO DO MOTOR DE ARRANQUE MANUTENSÃO COMPLETA NO ARRANQUE E CONTINUA DO MESMO JEITO

    • amigo verique o senssor de rotação o meu esta com o mesmo problema o mecanico disse que é o senssor de rotação !

    • bem, o sistema de ignição do veiculo funciona da seguinte forma ( bomba de gasolina, injeção por bico ou carburador alem de vela cabo de vela e bobina e bateria) se todos estes items estão funcionando normalmente você deve verificar os fusível de ignição ou sua correia dentada que pode esta danificada pulando dente e atrapalhando a ignição do veiculo. caso for isto melhor procura um especialista no assunto ok.

  3. tenho um palio ed 1997 e fis a substituição da bateria e quando dei partida a luz da injecao esta acesa, mais o motor esta funcionando normalmente, o que pode ser?

    • AMIGO ALGUNS CARROS TEM UM SISTEMA QUE ANULA DEFEITOS SIMPLES E TRABALHA COM ULTIMAS INFORMAÇÔES DA MEMORIA DA UCE, MAS DEPOIS DE DESLIGAR A BATERIA A UCE PERDE TODAS AS REFERENCIAS, APRESENTANDO IMEDIATAMENTE O DEFEITO, QUE SO DEPOIS DE RESOLVIDO IRA APAGAR NOVAMENTE.

  4. tenho uma palio weekend 1.6 16 valvulas e o carro nao liga e quando pega morre andando.ja troquei bateria,ja troquei sensor,ja troquei correia dentada,ja fiz arranque troquei kit verao.e o problema contunua,o q pode ser e o q devo fazer?

      • angelo o meu carro e um siena 2003 1.6 16 valvulas, o carro fica um tempo sempegar e quando pega ele morre andando. ja troquei bobina, velas e cabo, parece ser parete eletrica, mas o meu carro parece o mesmo problema da weekend acima. a unica diferença que ele tambem e GNV
        O QUE EU POSSO FAZER?

  5. meu carro não quer dar partida de jeito nenhum a bateria ta normal o q pode ser como faço pra verifiar se é os cabos do motor que não estão conectados direito onde fica os cabos? me ajudem por favor!

  6. meu Gol g3 ano 2003 8v, não liga mais, o carro só fica com o motor igual quando um carro a álcool faz quando não quer pegar,
    mais o meu e a gasolina,
    eu tentei no tranco e não quiz pegar nem no tranco,
    os faróis acender, funciona buzina, só o carro que não andar,

    o quer será ?

  7. meu carro e um palio 97 parou de pegar depois que eu tomei uma chuva com ele ela da partida mas logo perde a velocidade o que faço levo no mecanico e eles nao acha o defeito

  8. ola gostaria de uma resposta tenho um palio 2005 flex de tanto forçar a partida ele descarregou a bateria e nao quer funçionar entao eu peguei outro carro e fiz uma conecsao com as baterias uma ajudando a outra mais dei a partida e nao adiantou so fico um tempao virando a chave ele so faz que vai pegar e nao pega oque sera que aconteceu o painel acende as luz normal os farois tambem me ajude

  9. tenho um pálio elx 1.3 flex 2004.a bomba de gasolina queimou,substitui a mesma por outra da boch,mais a bomba de vez enquando a bomba para de funcionar do nada,desligo o carro e ligo novamente e a bomba não funciona ,após desconectar e conectar o cabo de alimentação que fica de baixo do banco traseiro a bomba voltou a funcionar,gostaria de saber oque pode estar acontecendo.

  10. ola
    entao, meu carro é um gol 97 1.6, depois que ele esquenta não pega mais, só no tranco, mais qnd esta frio pega normalmente, alguem sabe me dizer o que pode ser?

    Obrigado

  11. tenho um clio 1.0 2007 e algum tempo quando viro a chave não faz o barulho de injetar a gasolina, e não pega o carro, depois de dez tentativas ele funciona, e esses dias o motor ainda quente parou de funcionar, já troquei de bateria, e hoje quando acelerei mais forte fez um barulho de como estivesse saindo ar na frente. o que pode ser?

  12. tenho um tipo 95 1.6 e de repente ele parou de tudo apagou tudo e o mecanico trocou o sensor de temperatura pq a luz da injeção esta acessa direta sera o motivo desse de parar (apagar) todo…..

    obrigado…….
    abraços

  13. meu carro as vezes quando tou andando nele ele para do nada e ñ liga mais sendo que tem sinal de bateria. o que poderia ser o defeito

  14. Bom dia,
    meu carro quando vou ligar depois de +-4 horas de intervalo,ele não pega logo,tem que segura a chave por muito tempo.qual a razão mais provavel?

  15. meu carro nau pega apois ter andado muito.so depois que ele esfria e que ele pega .auguem pode me ajudar.e um santana 2003 1.8

  16. Ola Boa tarde , tenho um Kadett . Ele parou de funcionar só nada , ele estava tudo OK ai no outro dia já não ligava mais , ele faz chupeta ai anda um pouco e para tudo começa corta tudo as luz para e o carro não pega . Oque pode ser ??

  17. Boa tarde, tenho uma toyota hilux ano 93 a gasolina e tive que trocar os bicos injetores dela e os conectores, antes ela ligava e funcionava, porem dois bicos estavam queimados e mais um estava ruim, troquei todos e o carro não liga mais, ja testei bobina e esta normal os injetores estão pulsando, bomba esta injetando normalmente, o que pode ser?

  18. tenho um peugeot 205 1.4 e vinha andando com ele normalmente. derrepente fui da partida ele nao gera mais faica. o motor de arranque gira, mais na gera a faixa necessaria. ai troque a bobina e continua nao gerando faisca para ligar o motor. o que poderia ser ??? o eletricista viu se vinha corrente. enfim o cara ficou o dia inteiro e nao resolveu . o que eu faço.??

  19. bom dia
    tenho uma misubychi e acendem as luzes do tablier, dou a chave da um estalo e não poi o carro a trabalhar que poderá ser?
    obrigado aguardo resposta

  20. Boa tarde ….. tenho um fiesta eu tirei a bateria dele deixei uns 2 dias sem agora eu coloquei de volta e o carro não pega mas se eu ligar o positivo da bomba direto na bateria ele funciona ai eu tiro o fio ele para oque devo fazer

    • Olá, meu caro é um gol g3 Power 1.0 16v à gasolina, quando ligo, ele não dá a partida acende todas as luzes, os faróis mas quando viro a chave ele não dá nenhum sinal e quando consigo fazer ele pegar é só no tranco, ai ele pega mas fica fraco, o que pode ser?

  21. Olá, tenho um palio 1.4 2006, quando meu carro estanca (se apaga), não quer ligar mais, quando giro a chave de ignição, os ponteiros do velocímetro e conta-giro ficam tremendo, só pega no tranco. Depois deligo o carro e ligo na chave ele funciona normal. Só funciona depois do tranco. obs.: Certa vez o encaixe da bomba de gasolina estaca com mal contato ficou até preto, mas lixei os dois polos, ficou normal. O que pode ser? Obrigado.

  22. meu uno nao esta dando partida,ele deu um sinal bem fraco e nao pegou mais,nem deu sinal de partida,porem os farois e todos os componentes eletricos do carro funcionam,o que pode ser?será q é bateria?

  23. TENHO UM PALIO 1.0INJESÃO FLEX TEM HORA QUE ELE GIRA O MOTOR DE PARTIDA E NÃO PEGA AI ESPERO UM POUCO TORNO DA PARTIDA AI ELE PEGA QUAL PODE SER O DEFEITO

  24. Tenho um Classic 2009, ele não pega faz o barulho tem bateria e motor de arranque só que parece que falta alguma coisa para que ele funcione

  25. Meu Mercedes depois de o ter parado normalmente, nunca mais pegou, disel não chega aos injetores, qual é o problema?

  26. O meu celta 2002 depois que fica exposto no sol por algumas horas nao pega de jeito nenhum so no arranque. agora a luz do painel acende tudo,só nao da solo o que será alguem me se possivel !!

  27. tenho um vectra elegance automático 2007, ele pega normal, anda e apaga corta a corrente, tenho que colocá-lo no P ou N retirar a chave e colocar novamente ai liga normal, e continua fazendo isso até a temperatura chegar a 1/4 do curso ai não desliga mais, e nem sempre apresenta o defeito, já andei mais de uma semana sem apresentar nada, o que pode ser?

      • O meu carro começou com um defeito semelhante. Tinha vez que funcionava beleza e outras não dava nem sinal de partida. Depois de tanto levar em alguns mecânicos e eletricistas e eles falarem que tinha de esperar dar o defeito para eles puderem achar o defeito e o último que eu levei falar que eu tinha que conviver com o problema um amigo meu que era eletricista de carros descobriu o defeito na hora.
        O defeito era um dos cabos que vai no motor de partida que é seguro pôr um parafuso que estava se soltando e assim dando mal contato.

  28. Tenho um Fox 2011 automatizado
    Ele não pega pela manha, tenho que fazer varias tentativas, até que do nada ele pega e só volta a incomodar no outro dia.
    Bateria OK
    Motor de arranque OK
    Alarme é de fabrica.

    A ultima vez na autorizada condenaram o motor, levei pra um amigo e o carro voltou ao normal, agora os problemas recomeçaram.

    Alguma sugestão ou dica?

  29. ola amigos!!! tenho um R19 rt 94 1.8
    quando estava de motor frio virava arranque muitas vezes até acabar a bateria e nao pegava, e depois de muito tentar ele pegava e depois de motor aquecido pegava normalmente, mais todo dia era um estres,
    até q um dia um amigo mecanico disse para eu conferir os cabos de velas, ae peguei um cabo de vela comum e fui trocando para testa e realmente éra só isso,
    detalhe levei em varios mecanicos e deram varios diagnosticos, incusive pressão do motor, sensor disso dakilo e éra só cabo de vela …

  30. tenho vevtra 97 GLS 8 V 2.0 A bateria esta esta normal, testei ela, so que ligo a chave as luzes dopainel acende so que não funcional nem sinal da.

  31. man..verificar se não é o fusivel… o de um amigo parou de pegar também ele trocou a bateria, o alternador e na verdade era so o fusivel que tem na caixa de fusiveis que estava queimado…. é o fusivel referente a ignição…

  32. Boa tarde colega, cara estou com um problema dificil de resolver, de uns tempos pra ca meu carro nao esta funcionando no frio.

    dou apartida normal, mais nao liga. ai o tempo comeca a esquentar ai ele funciona, hoje mesmo 06:00 da manha ele nao quis pegar, agora as 12:50 ele ligou normal, me ajuda ai????

    carro: ford ka 98 motor endura

  33. Ola amigos onde fica esse tal de fusível para que eu possa ver se e ele que náo deixa dar partida no meu scort ano 96 motor AP 1.8 me ajudem ele pega no tranco

  34. Tenho um Volkswagen Logus 1.8 1993/1994.
    Ele estava andando bonzinho e do nada parou de pegar,dá partida normal mas não liga, troquei cabos de vela (NGK), tampa do distribuidor (BOSCH), rotor do distribuidor (BOSCH), todos os fusíveis, todos os relés e nada de ligar, nem o eletricista soube me dizer o problema,o carro foi no guincho e voltou no guincho,alguém sabe dizer o que será?
    Quem já teve um carro que deu esse problema me avisem.
    Grato

  35. tenho um astra não pega d ves em qdo liga quando ele que do partida faz um tec e nada …..tive que deixar na rua o que eu faço……….

  36. Meu corsa sedan não pega da noite pro dia, até ontem funcionado normalmente mas hoje não da sinal nenhum como se ouvese removido a bateria, porem retirei a bateria coloquei na minha caminhonete na primeira partida pego então descarto que seja possivel a bateria

  37. Boa noite meu celta parou do.nada já troquei vela a peça da bomba se combustível ele da partida mais não funciona de jeito nenhum

  38. Bom dia;
    Gostei muito do site.
    Preciso de possível da ajuda de vocês ou alguém que possa me auxiliar.
    Tenho um Gol 95 1000i e as vezes vou dar partida nele, viro a chave e o painel acende más o motor não gira (sem sinal nenhum). Faço isso várias vezes e nada. Depois de um tempo (uns 15 minutos) tento dar a partida e o carro pega normalmente. Notei que quando viro a chave o ponteiro que indica o combustível nem oscila mesmo o tanque estando com bastante combustível.
    Levei em vários eletricistas e eles falam que têm de dar o defeito e chamar eles más não dá tempo. Depois de alguns minutos o carro funciona normalmente.
    Agradeço se alguém puder me ajudar.

  39. Boa Noite,

    Tenho um Palio 98 EDX já tinha estacionado o carro deixei desligado tudo certinho, virei a direção para direita para ajustar as rodas deu um clik, a direção ficou travada girava pouco e o carro não ligou mais.

  40. EU TENHO UM RENAULT SANDERO.
    Por um tempo a válvula solenoide ficou quebrada e com isso forcei um pouco a partida…
    Por um tempo vazou água, pouca mas vazou, nunca ficou sem água o reservatório…
    Num dia o carro parou, morreu, eu viro a chave e faz “tec” e nada mais.
    O que deve ser?

  41. Tenho um Vectra 2.0 8V.
    Está com problemas para ligar, tem momentos que liga de primeira, tem momentos que preciso dar partida várias vezes para ele pegar.Já troquei minha bateria,o que pode ser?

  42. BOM DIA!!!
    MEU CARRO DE UM TEMPO PRA CA, TODO DIA QUANDO LIGO ELE FRIO NA GARAGEM, ELE LOGO ASSIM QUE LIGA, FAZ UM BARULHO RÁPIDO COMO SE FOSSE ALGO ROÇANDO, PARECE SER DA VOLTA DO MOTOR DE PARTIDA.
    E AGORA EM ALGUMAS VEZES, ELE DEMORA UM POUCO A PEGAR, AS VEZES PRECISANDO DE DUAS TENTATIVAS. E ISSO NÃO ACONTECE, NECESSARIAMENTE COM ELE FRIO, JÁ ACONTECEU COM ELE QUENTE TAMBÉM, O QUE PODE SER??

  43. Ola tenho.um Uno 1.6 r e ele nao gera faisca pro funcionamento ..jah troquei a caixinha , o distribuidor , jah fiz testes na bubina , cabo de velas , velas , e mesmo assim nao finciona … Hj coloquei um distribuidor novo ele andou poucos K M e parou novamente ..
    Alguem pode me ajudar ??

  44. Por que meu carro não liga? Quanto viro a chávê a bomba de gasolina liga por 3 segundo e para. E não tenho alarme e travou as portas? É um corolla 95 importado

    • Fala Jonas, beleza?!

      Então, Jonas, aparentemente é alguma pane no seu sistema elétrico… Recomendo você procurar algum eletricista automotivo, mas pelo seu carro ser antigo e importado, provavelmente o valor do conserto será alto!

      Abraços!

  45. Boa tarde,

    Tenho um gol quadrado 96, 1.0 mas motor 1.6, ele ficou dois dias parado e agora não pega mais, tanque cheio, bateria funcionando, mas quando tento ligar nem dá sinal. O que pode ser?

  46. Boa tarde, meu carro é um Siena 2001 16V 1.0 ele não está dando a partida mais tá acontecendo o painel o que pode ser ?

  47. Eu tenho um Peugeot 1.0 16v, ela estava com problemas na bateria não faz nem três dia que troquei a bateria e el não pega foi partida e ele não liga. Estou com um bico injetor 1.6 nele, estou pra trocar semana que vem já pelo modelo dele mesmo. Será que pode ser isso que ele não da partida ? Ele funcionou dois dias hj quando fui ligar ele, não pega mais. Ele liga tudo mais não da partida. Muito estranho isso. Será que alguém pode me auxiliar nisso por favor.

  48. o meu e um peugeot 306 ,tem vez não pega,e tem vez que pega,agora depois que pega e incapaz de parar,ja´troquei bateria,velas e juro que nao sei o que seja

  49. O meu carro e um palio 1.0 motor fiaza quando tento ligar na ignição as vezes liga mas tem vezes que não ligar de jeito nenhum fiz alguns testes no motor de arranque e esta tudo normal a bateria também ja a ignição eu não sei mas quando dou partida ele faz um barulho como se a bateria estivesse fraca mas não gira o motor detalhe( se fazer uma chupeta com outro carro ele liga mas se for com duas baterias não liga) o que poderia ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *