«

»

Como trocar as borrachas de vedação das portas

As razões pelas quais devemos trocar as borrachas das portas podem ser várias: por estar entrando água, caso a porta faça muito ruído ao andar ou por curiosidade.

Materiais necessários:

  • Nova borracha;
  • Chave de 17mm;
  • Chave de fenda grande;
  • Chave Torx-20;
  • Serra para cortar chapa;
  • Um trapo úmido.

Antes de qualquer coisa, devemos soltar os cintos de segurança de suas posições. Os parafusos costumam estar cobertos por umas tampinhas pretas ou cinzas colocadas a pressão.

Com a chave de 17mm tiramos primeiro o superior,…

E depois o inferior.

Agora vem a parte delicada e complicada. Para extrair e colocar a borracha é necessário tirar o acabamento lateral de plástico que recobrem todo o contorno da porta.

Assim primeiro retiramos a central. Esta colocada sob pressão, assim com muito cuidado com a chave de fenda fazemos uma alavanca em suas bordas até afrouxar e soltar..

Se desejarem extraí-lo por completo, devem retirar o acabamento de regulagem de altura dos cintos, puxem para fora com cuidado e retirem.

Depois a parte superior superior. Ao retirar a central, ficarão à vista 2 parafusos, cabeça T-20, um acima e outro abaixo; retirem ambos.

Agora retire fazendo uma alavanca com muito cuidado.

E por ultimo, soltar o acabamento inferior, o qual não é necessário tirar por completo. Com uma alavanca, usando uma chave de fenda, ele sai.

Depois de retirá-los, retirar a borracha velha, puxando-a simplesmente.

Antes de colocar a nova borracha, limpar bem toda a área, que costuma acumular muita terra e barro.

Depois, começar a colocar a nova borracha.

Nos trechos retos, batam com a força da mão, mas nas curvas, para que fiquem bem presa, utilizem um martelo de madeira ou borracha, ou com o cabo da chave de fenda.

Como sempre, sobra um pouco da borracha, assim que recortar o resto com uma serra de cortar chapa, tratando de fazer o corte o mais reto possível para que os dois extremos fiquem justinhos e não penetre água.

Antes de remontar tudo novamente, vejam se não precisa trocar também a borracha da porta traseira.

O procedimento é o mesmo.

Finalizado a mudança, coloquem os acabamentos certificando que tenham colocado de forma segura, com leves golpes essas partes costumam encaixar.

Quando fecharem as portas, vai demorar um pouco até que a borracha se modele e fique macia.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. andre

    gostaria de saber aonde troca essas borrachas das portas..

  2. paulo fernando almeida

    Olá bom dia. Recentemente comprei um R.19 – Sedan 94 , O carro está legal após revisão porém mesmo depois de limpado tanque,troca de filtro de Gas,limpesa dos bicos,troca de velas e do sensor de lenta verifiquei que: volta e meia ele dá uma rateada como se fosse corte de corrente ou gasolina , ou apaga a 80 km por hora.
    Troquei a gasolina de aditiva para a pódium da Petrobrás e ainda aconteçe. Alguém aí tem alguma dica ? agradeço.
    Paulo Almeida – Caxias do Sul – RS.

  3. roberto

    Ola td bm?
    Quero saber como fazer enmenda da borracha.
    grato

  4. adel amann

    ola tudo bem,queria saber aonde cosigo comprar as borrachas das portas do meu rt 19 é 4 portas

  5. godoy

    oi eu tenho um um tempra 95 e as canaletas de porta estao muito gastas aquela parte da felpa a gente nao consegue adaptar de outro carro, ou se compra em algum lugar porque esta muito caro quase 200,00 reais cada porta eu queria tentar arrumar valeu .

  6. alexandre

    troquei as borrachas da porta do Santana Quantum, só que ainda continua entrando água, por uma borracha de vedação que ele tem encima da porta. E não consigo encontrar para trocar.

    Alguém sabe aonde achar.

    Santana Quantum 96/97.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>