«

»

Como trocar a borracha de vedação do porta-malas

Com as chuvas, enchentes e os lava chatos cada vez mais potentes, se não estiver bem vedado o porta-malas corre-se o risco de entrar água. Para isso iremos abordar neste artigo como substituir a borracha.

Materiais Necessários:

  • A nova borracha do porta malas;
  • Uma serra para chapa ou alicate para cortar;
  • Lixa, massa e pintura antiferrugem em caso de encontrar áreas enferrujadas e podres.

Para começar, devemos abrir o porta malas, que é fácil… retirar a borracha velha, não esta colada nem nada, simplesmente puxe-a.

 

Ao retirar a borracha, podemos-nos encontrar com a triste notícia de que há partes enferrujadas e podres… é muito importante consertá-las!

Podemos levar num profissional de funilaria e pintura, ou fazer em casa em poucos minutos: lixando a área, até retirar todo o ferrugem, logo lhe passar uma mão de pintura antiferrugem, e depois de seco, se é que a chapa estava podre, rechear os buracos com massa.

Não é necessário pintar a região se ficar por baixo da borracha, caso fique além da área da borracha é necessário a pintura, aí procure um profissional.

Se consertarem alguma área que estava enferrujada ou podre, respeitar as recomendações de secagem dos fabricantes da massa e da tinta.

Agora colocamos a nova borracha, mas observem na foto que seu perfil não é simétrico. O lado maior deve ficar para o lado de fora do porta malas.

Começar colocando pelo centro (onde se encontra a fechadura), e percorrer todo o contorno, se assegurando de que fique bem colocada e firme. Geralmente com a força da mão basta, mas se estiver muito duro, pode-se utilizar um martelo de borracha ou de madeira.

Uma vez que terminamos de colocar toda a borracha no contorno, seguramente nos sobrem uns centímetros. Ali é onde devemos cortar bem as pontas para que a união com a outra ponta seja perfeita. Não tentem cortar com uma tesoura ou alicate, já que o aço em seu interior tem umas guias de chapa, por isso devem utilizar uma serra para chapa ou um alicate de corte.

Agora notem que o porta malas fecha com dificuldade, mas isso é correto, e quer dizer que a borracha está fechando com pressão.

Se notarem que ainda entre água, é preciso revisar o seguinte:

  • Que as lanternas traseiras não estejam trincadas, furadas ou quebradas;

  • Que os parafusos que prendem as lanternas traseiras estejam bem colocados, por igual e que a lanterna do centro esteja também bem fixada.

  • Debaixo do tapete do porta-malas, podem ver umas tampas de borracha, revisar que estejam em bom estado, senão troquem-nas.

4 comentários

  1. tarso disse:

    Ola, Sei que nao é esse o tema, mas Queria o Msn Dos Fundadores, Pois Meu Rn 19 Esta ” Engulhando” Muito e Nenhum Mecanico da Região Sabe o que é, Queria a Opiniao Dos Fundadores, Eles me parecem Bastantes Conhecedores…

    1. R19Club.com disse:

      Ola Tarso,
      Entre no nosso forum e descreva o problema do seu R19Club. Nos e os membros do r19club iremos lhe ajudar a solucionar o seu problema.
      Abraços.

  2. JOAO PAULO DE SOUZA disse:

    GOSTARIA DE COMPRAR AS BORRACHAS DAS PORTAS DO MEU RENOUT R19 DUAS PORTAS , E O PAINEL DO MESMO, QUERO SABER O PREÇO ? E AS CANALETAS DOS DOIS VIDROS .

  3. André da silva santana disse:

    ola bom dia! poderia informar onde tem as canaletas das portas do renault rt 19

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>