«

»

Como desmontar os forro das portas

Desmontando os painéis das portas, ou forro das portas (Reparo das fechaduras e das travas)

Ao retirar o painel temos acesso as partes bastante interessantes do veículo, como todo o sistema de travamento, as máquinas de vidro, aos vidros, aos auto falantes, espelhos retrovisores e etc… Também podemos retirar os painéis ou forro das portas, para retirarmos e repararmos pequenos pontos de ferrugem ou amassados na lataria do veículo.

Materiais necessários:

  • Chave ponta T-20 e T-30 ou 27;
  • Chave tubo 10mm;
  • Chave Philips;
  • Chave de fenda para fazer alavanca;
  • Alguma pinça de pontas ou alicate de bico;
  • Um pincel e querosene;
  • Graxa;
  • Grafite em pó;
  • Muitos trapos para as sujeiras;
  • E sobretudo…. tempo e paciência!

Começaremos com as portas traseiras que são um pouco mais simples:

Devem-se tirar todos os acessórios colocados na porta: o cinzeiro sai a pressão, pode-se fazer alavanca com uma chave de fenda; a manivela de levantar os vidros também sai a pressão, com um par de chaves de fenda podemos fazer uma alavanca e a tirar. Para tirar os puxadores, temos que retirar a tampinha que o cobre (a pressão) e aí ficam descobertos 2 parafusos T-30, os tirar.

Agora devemos retirar a maçaneta interior, primeiro retirar o parafuso cabeça Philips, e depois começar a retira-la um pouco para fora até que fique à vista um cabo de aço. Com um pouco de jeito e ajudando com uma pinça ou alicate de ponta, consegue-se desencaixar à maçaneta d cabo de aço por fim retirá-la.

Agora vem a parte mais delicada, os painéis das portas estão selados à porta por meio de uma goma ou cola cinza. Muito lentamente para não avariar o painel vamos fazer alavanca desde a parte de abaixo até sentir que começa a se decolar. Depois seguir assim pelos cantos até que ao fim se libere completamente.

Retirá-lo para acima cuidando de não o pino de travar a porta.

     

Ao retirar o painel podemos limpa-lo, e também pode ser útil colocar novamente a manivela de subir e descer os vidros.

Neste artigo somente vamos falar de como consertar as fechaduras.

Como desmontar o sistema de fechaduras:

Com a porta aberta, devemos retirar os 3 parafusos T-30 que sujeitam a fechadura.

Agora é quando complicam as coisas, todas as manivelas, travas e tudo que esteja vinculado à fechadura por meio do cabo de aço, o acesso a eles é um pouco rebuscado.

 

Devemos retirar maçaneta exterior, ela esta presa por um parafuso de 10mm que se pode ver facilmente desde a parte interior da porta, afrouxando e segurando a maçaneta para que se saia um pouco e assim podermos ver o cabo de aço que esta preso a ela. Novamente, com um pouco de talento devemos liberar a maçaneta do cabo.

 

Nas fotos acima, podemos ver a fechadura desde o interior da porta, e também os cabos que se unem a ela.

Devemos limpar e desengraxar todos estes cabos, de forma que podemos retirar a fechadura.

Uma vez que temos a fechadura em nossas mãos, vamos fazer uma boa limpeza com o pincel e o querosene

Uma vez que esta completamente limpa devemos deixar secar completamente. Uma vez seca aplicaremos um pouco de graxa em suas partes móveis exteriores, e o pó de grafite em suas partes interiores.

Nota: ainda que na foto pode-se ver um frasco de WD-40, não devemos usar o WD-40 pois ele se evapora e depois todo o mecanismo ficará travado e sem lubrificação, por isso é melhor usarmos a grafite em pó.

Recolocar tudo novamente prendendo os cabos novamente em seus lugares e se assegurando de que travem. Já que têm o painel em suas mãos podem querer fazer uma limpeza do tecido de forração ou do couro, para isso têm que utilizar algum produto em espuma especial para limpeza de tapetes ou couro.

Agora as portas dianteiras:

O procedimento é basicamente o mesmo que para as traseiras, salvo que vamos ter que desligar mais coisas.

Por começar devemos retirar a tampa do auto falante girando-a ¼ de volta, logo o auto falante, tirando 4 parafusos T-20, e depois aparecerão outros 4 parafusos T-20 que sujeitam a gaveta porta objetos. Na outra ponta da gaveta há outro parafuso, tirá-lo também. A gaveta sai empurrando-a para acima e depois para afora.

Depois retirar os puxadores da mesma forma que com as portas traseiras, mas antes lembre-se de desligar o botão de acionamento do vidro. No caso da porta do condutor provavelmente tenham que desligar o comando de regulagem elétrica dos espelhos retrovisores. Tirar a maçaneta interior da mesma forma que com as portas traseiras.

Deve-se retirar também a tampa que cobre às 3 porcas que prendem o espelho retrovisor, esta tampa esta presa com um parafuso T-20.

Agora da mesma forma como as portas traseiras, retirar suavemente o painel e o retirar para acima.

Desarmar todo o sistema de fechaduras, é parecido ao das portas traseiras, exceto que também vamos ter que retirar o miolo da chave. Este sai muito facilmente, a seguir iremos abordar esse ponto.

Desengraxar o cabo de aço e retirar a fechadura.

Aqui podem ver o miolo submerso em querosene; depois de limpá-lo bem e o deixar secar, colocar o pó de grafite em seu interior.

Na outra foto vemos a fechadura da porta direita, como podemos ver que não é necessário retirar a trava da porta, já que se pode retirar tudo junto.

Podemos colocar um pouco de graxa nas fechaduras e os tensores das portas.

Depois de remontar tudo novamente, devemos verificar se tudo está funcionando tudo de forma correta.

Pronto, trabalho terminado, se alguma vez quebrar um vidro ou algo, este trecho do artigo servirá como passo a passo de como trocar um vidro e como se lubrifica o sistema de guias.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

4 comentários

  1. José Carlos S. da Cruz disse:

    Meu R19 é de 1995 e só tem duas portas e o vidro é elétrico. Como retiro o pano de porta?

  2. David Nunes disse:

    Se apesar dessa limpeza o fecho central não funcionar à mesma (aparenta não ter força suficiente para executar a abertura e o fecho, a fechadura não faz o percurso todo), quais são as possíveis causas? Será o motor que não estará a funcionar bem? Notei que tem uma borracha completamente rota e o fio que liga ao motor passa corrente.

    Obrigado
    David Nunes

  3. JUAN GAJARDO disse:

    tenho um ômega 2.0 ano 1993 e o trilho guia ou canaleta guia dos vidros das portas dianteiras esta gasto e preciso saber em donde posso encontra aqui em são Paulo . o trilho vai na posição vertical na parte de frente interna da porta por donde sobe o vidro delisandose dentro deste trilho ou canaleta de aluminio

  4. José Ribeirão de Freitas disse:

    Onde eu encontro a borracha externa do vidro dianteiro e trazeiro

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>