Barulho estridente!!!! (com fotos e videos)

Turbo, Nitro, Suspenção, Mecânica em Geral.

Barulho estridente!!!! (com fotos e videos)

Mensagempor irisborba » Dom Ago 04, 2013 2:31 pm

Olá a todos! bom sou novo no forum, entao lá vai a minha historia!
meu sandero expression ano 08/09 8v ar e direção, bom estava na empresa quando fui dar partida um barulho estridente vindo proximo a correia do alternador, mas como nao conheço de mecanica achava q era da correia dentada, entao liguei pra Tecar renault (autorizada daki da minha cidade) e eles me aconselharam a guinchar o carro e foi o q fiz, deixei meu carro com eles pra verem o que é, e no dia seguinte disseram q tinha q trocar correia do alternador , polias, correia dentada, bomba dagua, tensor, para parar o barulho, entao eu dei a permissao, e o serviço me custou R$ 1.400,00 reais (detalhe, eu ja tinha trocado a correia dentada e a do alternado e tinha dito isso a eles), peguei meu carro num sabado e na segunda de noite meu carro deu o mesmo barulho, fikei furioso, voltei la pra reclamar e eles disseram q meu carro tinha q ficar la pra eles revisarem e ai foi o que eu fiz e ainda eu filmei o barulho e mostrei a eles, eles me ligaram pra dizer q o barulho era em outro lugar que ficava no local onde marquei na foto:
foto sandero 1.jpg
foto do local onde eles falaram onde é o barulho
foto sandero 1.jpg (133.68 KiB) Visualizado 8586 vezes

eles queriam q eu pagasse a peça, entao vi q autorizada so tem trocador de peças e nao mecanico, reclamei sobre isso mas nao virou nada, agora estou processando a empresa, mas continuando, levei meu carro em outro mecanico e eles deram uma olhada e disseram q poderia ser neste local: segue a foto:
foto sandero 2 bomba hidraulica.jpg
foto sandero 2 bomba hidraulica.jpg (185.97 KiB) Visualizado 8586 vezes

bom o barulho realmente vem desse local ou proximo da regiao e nao de onde a autorizada falou.

aqui vai o link com o video do barulho normal (ou acho q poderia ser normal):
https://docs.google.com/file/d/0ByuZhJ6 ... sp=sharing

e esse é o video do barulho que pedi q arrumassem:
https://docs.google.com/file/d/0ByuZhJ6 ... sp=sharing

Por favor, se isso aconteceu com alguem, e q conseguiu arrumar me avisem ok!! fico agradecido!
irisborba

Data de registro: Dom Ago 04, 2013 1:08 pm

Re: Barulho estridente!!!! (com fotos e videos)

Mensagempor André - Fundador » Qua Ago 07, 2013 1:56 pm

Antes de mais nada seu veículo sempre passou pelas revisões no período de garantia?

As correias e tensores (todos) foram trocados? Qual marca usou e em qual quilometragem foi trocado a primeira vez e agora?

Pelo vídeo, é complicado, porque filmou com capô fechado e o som saiu um pouco estranho. Seria preciso ouvir e ir buscando o ruído. Uma dica seria colocar uma chave de fenda (o lado da fenda) na peça metálica e o outro lado (cabo) colocar no ouvido. Tipo querendo escutar. Se for no local que encostar a ponta vai fazer um ruído bem forte no ouvido. Isso é uma dica de mecânico quando queremos descobrir qual tensor ou algo esteja zumbindo ou estourado.

Pelo pouco que ouvi, me parece alguma capa metálica ou algum parafuso que prende solto... o ruído me parece metal vibrando contra outro metal. Se fosse o coxim do motor ele daria uns estalos ao sair em primeira marcha e em ré, se fosse tensor de alternador (faria um barulho alto e ao acelerar iria piorar). Se fosse correia também, mas correia você pode passar um pouco de vela ou fluído de direção na correia do ALTERNADOR porque se ela estiver muito esticada ou pouco tensionada vai amenizar o barulho por alguns segundos ou minutos e você já mata o problema (saberá se é a correia).

Outros itens que podem resultar em barulho é rolamento do compressor do Ar Condicionado, bomba d' água, bomba de direção... Nota que pode ser "N" coisas? Tudo que falarmos aqui são palpites, só um mecânico de confiança para confirmar.

Uma dica, peça um laudo, porque se a correia dentada e tensores foram trocados há um período mínimo de garantia dos fabricantes (normalmente 1 ano) em tensores e correias. E se for, eles costumam mandar um técnico na oficina para dar uma olhada e avaliar. Isso você tendo a NF em mãos lá constará o nome do fabricante. Se for original da Renault aí o problema é da concessionária e os custos não deveriam ser pagos por você (dentro da garantia) ou mesmo com o prazo vencido há o famoso VÍCIO OCULTO (defeito da peça ou da execução do serviço).

Tente primeiro ligar no 0800 do fabricante das correias e dos tensores e peça um técnico no local para avaliarem, porque se for defeito da peça eles são obrigados a repor a mercadoria e cobrir custos de Mão de Obra. Se for na Renault uma boa conversa, até mesmo se for preciso converse com o "Cotech - que é o chefe da oficina" da concessionária e no 0800 da própria Renault e registre tudo no site http://www.RECLAME AQUI e não havendo jeito abra uma reclamação no Procon e posteriormente no Juízado de Pequenas Causas... o chato que até lá voce fica com o carro parado ou não. Você pode solicitar a visita de 3 mecânicos ao local que seu veículo se encontra e solicite 3 orçamentos por escrito e pode mandar bala no mais barato porque isso na Justiça será considerado que você agiu de boa fé e fez o serviço e troca das peças. Junte todas NF de Peças e Serviços e com o auxílio de um advogado no juízado de pequenas causas, pode requisitar uma indenização por todo este problema e por danos morais. Se for obrigado a pagar taxi (também peça NF) e anexe ao processo.

Mas JAMAIS faça algo sem consultar seu advogado, aqui eu apenas te aconselho, pela mínima experiência que tenho!

Aguardamos maiores informações!
VENDIDO (DEIXOU SAUDADES)
R19 Sedan RTi 1.8 8v 1995/1995 - 113cv - Verde (made in france)
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

Retornar para Preparação e Mecânica