Tinha um pouco de gasolina no tanque, abasteci com + 20 litros de álcool, comecei a rodar com o carro e tudo parecia normal. Quando entrou na reserva, abasteci com + 20 litros de álcool, após rodar +/- 40 km o carro começou a ficar acelerado, observei que a borboleta estava ficando aberta e pesada para abri. Retirei a TBI do carro e comecei a limpar, o eixo da borboleta estava muito pesado, desmontei, tem dois rolamentos, estavam muito sujo, limpei com K80, depois passei desengripante ate sair o caldo preto e passei graxa para temperatura, montei tudo e coloquei no carro. Ficou tudo normal, acelerador macio só a marcha lenta que ficou muito baixa.
Comecei a rodar, quando chegou na reserva abasteci com + 20 litros de álcool, a marcha lenta foi piorando, quando fui verificar a mistura do combustível pelos leds do modulo flex, quando eu acelerava forte dava um buraco e o led indicava mistura pobre, coloquei um calço na mola do regulador de pressão do combustível e subi a pressão para 2kg, melhoro mais quando eu andava muito com o carro ele voltava a dar buraco e a marcha lenta continuava ruim. Quando eu desligava o carro por um tempo e ligava a marcha lenta do carro fica boa e depois começava a cair, observei que o coletor ficava muito gelado, começava a condensar e formar gotículas de água. Desmontei o coletor de admissão, e percebe que ele tem galeria para circular água, abri rosca no coletor (em uma chapa de ferro que fia presa por um parafuso de chave 13mm e 16mm) fiz 2 furos e abri uma rosca na base que segura a TBI, coloquei dois niple e fiz a ligação na mangueira de água. O meu coletor passou a ser aquecido pela água. Agora a marcha lenta ficou boa e na alta também. Vou rodar mais alguns dias e vou ver como e que ele se comporta, se tudo estiver bem, vou encher o tanque para medir o consumo.
Não sei se o problema do álcool “detonar” a TBI, seja pelo fato do álcool não lubrificar os rolamentos do eixo, o que a gasolina conseguia fazer, problema resolvido por uma boa limpeza e lubrificação com uma boa graxa.
Se alguém tiver curiosidade, e se interessar pelo aquecimento do coletor posso tirar umas fotos e postar aqui no fórum.
Espero ter contribuído para tirar algumas duvidas sobre transformação de um carro gasolina X Álcool.