R19 RN 1.6 Álcool

Turbo, Nitro, Suspenção, Mecânica em Geral.

R19 RN 1.6 Álcool

Mensagempor RP Preparações » Ter Nov 03, 2009 6:32 pm

Instalei um modulo flex no meu R19, da Marca Tury 1C ( Injeção Bosch), fiz as ligações conforme o fabricante, o sinal do TPS instalei no fio Marrom da tomada do TPS, sinal da sonda no fio vermelho da tomada da sonda, a única modificação que eu fiz foi tirar o fio que liga o modulo flex da tomada do bico e ligar em um pois chave. A ligação do bico e só tira uma tomada e ligar outra.
Tinha um pouco de gasolina no tanque, abasteci com + 20 litros de álcool, comecei a rodar com o carro e tudo parecia normal. Quando entrou na reserva, abasteci com + 20 litros de álcool, após rodar +/- 40 km o carro começou a ficar acelerado, observei que a borboleta estava ficando aberta e pesada para abri. Retirei a TBI do carro e comecei a limpar, o eixo da borboleta estava muito pesado, desmontei, tem dois rolamentos, estavam muito sujo, limpei com K80, depois passei desengripante ate sair o caldo preto e passei graxa para temperatura, montei tudo e coloquei no carro. Ficou tudo normal, acelerador macio só a marcha lenta que ficou muito baixa.
Comecei a rodar, quando chegou na reserva abasteci com + 20 litros de álcool, a marcha lenta foi piorando, quando fui verificar a mistura do combustível pelos leds do modulo flex, quando eu acelerava forte dava um buraco e o led indicava mistura pobre, coloquei um calço na mola do regulador de pressão do combustível e subi a pressão para 2kg, melhoro mais quando eu andava muito com o carro ele voltava a dar buraco e a marcha lenta continuava ruim. Quando eu desligava o carro por um tempo e ligava a marcha lenta do carro fica boa e depois começava a cair, observei que o coletor ficava muito gelado, começava a condensar e formar gotículas de água. Desmontei o coletor de admissão, e percebe que ele tem galeria para circular água, abri rosca no coletor (em uma chapa de ferro que fia presa por um parafuso de chave 13mm e 16mm) fiz 2 furos e abri uma rosca na base que segura a TBI, coloquei dois niple e fiz a ligação na mangueira de água. O meu coletor passou a ser aquecido pela água. Agora a marcha lenta ficou boa e na alta também. Vou rodar mais alguns dias e vou ver como e que ele se comporta, se tudo estiver bem, vou encher o tanque para medir o consumo.
Não sei se o problema do álcool “detonar” a TBI, seja pelo fato do álcool não lubrificar os rolamentos do eixo, o que a gasolina conseguia fazer, problema resolvido por uma boa limpeza e lubrificação com uma boa graxa.
Se alguém tiver curiosidade, e se interessar pelo aquecimento do coletor posso tirar umas fotos e postar aqui no fórum.
Espero ter contribuído para tirar algumas duvidas sobre transformação de um carro gasolina X Álcool.
Att. Rodrigo Fonsêca
RP Preparações

Data de registro: Ter Set 15, 2009 12:50 pm

Re: R19 RN 1.6 Álcool

Mensagempor odnave » Dom Mai 09, 2010 6:59 pm

e ai fez a media o carro anda bem?
odnave

Data de registro: Qui Mai 22, 2008 10:58 pm

Mensagempor RP Preparações » Qui Jun 24, 2010 2:58 pm

Desculpe por não ter respondido antes! Retirei o modulo da Tury ,pois não conseguia alimentar o motor, comprei um bico de injeção no mercado livre que e de marca similar onde foi possível o retrabalho de vazão de combustível, instalei um multi-teste na sonda lambda para medir a mistura do combustível, acertei a vazão do bico injetor. Como a taxa de compressão do meu carro e alta, ele começou a trincar com a vela original, substitui por uma do corsa VHC, ficou excelente!!! Sem nenhum problema!! Na cidade o ficou +/- 8,5 por litro na estrada 10,1 por litro. Consegui velocidade máxima de 205 km/h.
Após uns 2 meses de uso infelizmente tive um pequeno problema no meu carrinho, uma mangueira de combustível resseco por causa do álcool e meu carro pegou fogo no cofre do motor! Ainda bem que a parte mas danificada foi a parte elétrica da injeção. Como e difícil achar R19 com injeção Bosch, eu retirei a injeção adaptei um carburador de Chevet a Álcool, distribuidor de CHT sensor Hall e um modulo bolachinha 7 pinos o consumo ficou bom 9,7 p/ litro na cidadã, mas quando ta frio fica dando buraco e em alta da falta de combustível (defeitos de carro carburado “adaptado”!).
Agora desmontei o carro todo, estou fazendo chaparia e pintura e vou trocar o motor dele pelo 1.8 f3p e colocar injeção programável (Fuellteck). Estou querendo fazer esse motor turbo mas ainda estou analisando umas peças para adaptação. Se alguém tiver as medidas originais do motos como cilindro, eixo móvel e fixo, colo de biela, colo do bloco e tamanho da biela, etc ( dados técnicos do motor) e puder me fornecer.
Att. Rodrigo Fonsêca
RP Preparações

Mensagempor André - Fundador » Qui Jun 24, 2010 3:37 pm

O que possuo no momento coloquei nas fichas disponíveis nos link "FICHA TÉCNICA" no site:

RN:

:arrow: http://www.r19club.com/ficha_rn16.htm

RT/RTi 1.8 8v

:arrow: http://www.r19club.com/ficha_rt.htm

RT 1.8 16V

:arrow: http://www.r19club.com/ficha_16s.htm

Lamento o que houve com seu carro, e por ter apelado ao uso de um carburador, mas reconheço a dificuldade de manter hoje em dia 100% original e encontrar peças para isso. Quanto suas adaptações futuras, boa sorte, se puder te ajudar é só postar. Caso faça mesmo, tente escrever todos itens necessários e custos estimados, caso algum membro queira fazer com você já saberá quanto será investido.

Um abraço!
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

Mensagempor lukinhas.killer » Sex Jun 25, 2010 12:11 am

fueltreco?? :cry: Megasquirt 8) :mrgreen:
ex R19 RN-Vinho....BUAAAA
lukinhas.killer

Data de registro: Sex Jul 17, 2009 11:47 pm

Mensagempor RP Preparações » Seg Jul 05, 2010 3:16 pm

Obrigado Andre!! Mas eu preciso de dados mais espesificos do motor, como medidas para retifica. Andre pretendo mostrar passo a passo as adapitações feitas no meu R19, como ja postado no forum, e um carro que eu gostei muito, mesmo se tratando de um carro antigo e importado e decide investir nele, tanto na reforma quanto na personalização. Posso passar passo a passo as adaptações mas não tenho interesse em prestar serviço. Sou Tecnico Mecanico e trobalho na Toyota, não tenho tempo para prestação de serviço. Agradeço mais uma vez e tambem se poder comtribuir em tirar qualquer duvida estou a desposição.
Att. Rodrigo Fonsêca
RP Preparações

Mensagempor André - Fundador » Seg Jul 05, 2010 6:12 pm

Ok, compreendo.

Infelizmente talvez alguma retífica bem conceituda tenha estas medidas e possa te passar. Eu desconheço de tal material.

Abraço!
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

Retornar para Preparação e Mecânica