Alerta Sobre Rele do Ar condicionado RN 19

Artigos e tópicos interessantes, faça você mesmo.

Alerta Sobre Rele do Ar condicionado RN 19

Mensagempor Nichollasrp » Dom Abr 11, 2010 2:18 am

Bom Gente estou aqui para alerta-los de uma coisa muito comum nos RN 19.
o rele do ar.condicionado ( aquele que fica perto da bateria do carro detro de uma peça preta), este por sua vez quando estraga fica colado fazendo puxar muita energia da bateria do carro, falo por experiencia propria o ar.cond do meu RN 19 nao estava funcionando e meu carro sofria ao dar a partida bom verifiquei a bateria e tive que trocar pois a mesma tinha estrgado ( tensao da bateria 8.5voltz) comprei outra bateria e notei que no dia seguinte ele ao dar a partida pegou de primeira porem demorou pouca coisa a mais do que o normal de um carro ao efetuar a partida. Então fui fazer o teste de fulga de corrente que o mesmo acusou um valor absurdo como ja tinha visto o topico do faça vc mesmo no site do club e que relata um problema com o rele fui la e desliguei o conector do rele que vai a caixa preta onde o rele se esconde hehe, apos desconectar notei que o valor caiu muito e deu leitura normal de um carro completo 0.06 mA. foi entao que descobri que minha bateria havia estragado por culpa deste rele estragado que ficava puxando energia da minha bateria quando o mesmo se encontrava desligado. agora estou procurando um local para mim comprar este rele e possivelmente o modulo do forçador de ar.
e André um duvida quando eu comprar este rele novo ou aquela peça nova vou tirar a velha certo ! e depois como farei para passar o fio da portinhola do ar para o local dele novamente ate poque ele passa por tras da caixa do ar (preta).
um abraço espero ter ajudado.
[color=#FF0080][/color]
:D :) 8)
Nichollasrp

Data de registro: Ter Dez 09, 2008 5:49 pm

Re: Alerta Sobre Rele do Ar condicionado RN 19

Mensagempor André - Fundador » Dom Abr 11, 2010 12:06 pm

Não tem segredo, é "plug and play", tirou colocou o relê novo e correr pra galera...

Qualquer dúvida, nos avise.

O relê, pega o seu e leve em algum auto elétrico ou casa que lidam com ar condicionado. Custa uns R$15,00 a R$20,00
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

Mensagempor Nichollasrp » Dom Abr 11, 2010 3:15 pm

Cara minha duvida é a seguinte o rele do ar.cond(este da foto abaixo), a fiacao dele vai para tras da caixa de ar, da caixa preta onde fica o rele sai um fio que é ligado ao reciclador de ar e um que é ligado a caixa de ar.
minha duvida é como passar o fio que vai ao reciclador de ar por tras da caixa preta pois nao ha muito espeço para as maos.
o fio do reciclador que me refiro é este do topico : http://www.r19club.com/How-to/Portinhol ... inhola.php
desde ja muito obrigado pela força.
Anexos
image002.jpg
image002.jpg (12.97 KiB) Visualizado 15799 vezes
Nichollasrp

Data de registro: Ter Dez 09, 2008 5:49 pm

Mensagempor André - Fundador » Seg Abr 12, 2010 11:51 am

O seu fio está lá ainda? Ou rancaram tudo?

Na época que reparei a placa controladora e relê do meu não me lembro exatamente o esquema mas não deve ser nada complicado. Agora se for preciso repassar toda a fiação, aí pode ter certeza que desmontar o painel é chato pra caramba.

Vamos esperar que alguém aqui deve entender mais do que eu. Nem tudo eu entendo, apenas o que já arrumei no meu e vi em tutoriais e manuais de reparo.

Com certeza solução há... rsrs
André - Fundador
Administrador e Fundador

Mensagempor Marthone » Dom Set 12, 2010 10:31 pm

Boa noite,

Alguem poderia me explicar o que é essa caixa preta? O relé é aquela peça quadrada meio vermelhinha? Como faço para saber se está queimadinha, o ar e o ventilador não estão funcionando e já vi que não é o relé de dentro do carro.
Desculpem se as perguntas são bobas, mas eu não entendo quase nada, estou aprendendo mexendo no carro e tirando as dúvidas aqui.

Grande abraço

Marthone Rios
Marthone

Data de registro: Qui Abr 29, 2010 6:57 pm

Mensagempor André - Fundador » Dom Set 12, 2010 11:26 pm

Sim este é o relê, veja este link com outros modelos derelês:

- http://www.lojarenotech.com.br/octopus/?sid=54&m=QS&qsf=0&qs=rele

Conforme escrito no tutorial, este é o relê do ar condicionado, o qual conecta e desliga o compressor, e também uma “caixa mágica” que é a encarregada de controlar mediante um termostato, que não se forme gelo no evaporador.

Ali vão encontrar-se com uma caixa preta, a qual se abre facilmente por meio de uns clipes.

São três clipes nesta caixa: um se pode desligar mesmo na caixa, outro se manda por atrás, e o terceiro vai para o termostato, e se pode desligar desde o mesmo sensor.

Se não for o relê, precisa se atentar as duas últimas fotos deste mesmo tutorial:

- http://www.r19club.com/How-to/comocorrigirproblemas_ar.php

Esta placa costuma dar conserto, ou apenas comprando uma nova e o custo estimado é de R$180.00 + frete se achar em algum fornecedor ainda.

Possivelmente encontre nas empresas:

- www.clickpeca.com.br

- www.lojarenotech.com.br/modulo-do-ar-cond-do.-r21%2f-r19%2fclio-i-e-meg/0155/54/606/&cm1=10&m=B&-ar-condicionado-cm1-10

Código Renault: 7701033535
Código Interno: 0155
Descrição: MODULO DO AR CONDICIONADO R21 / R19 / CLIO I ATÉ 99 / MEGANE ATÉ 98
MARCA: PARALELA
André - Fundador
Administrador e Fundador

Retornar para Artigos - Faça você mesmo!