bem, verifiquei que olhando por dentro do para choque existia uma forma para colocar os farois, coloquei e fiz um tutorial espero que gostem.
===============#########==============
Olá galera, vamos deixar nossos R19s mais bonitos com faróis de milha ou neblina.
Tenho um R19 RN e acredito que não só o meu mas os outros RNs não venham com esses faróis, mas isso não quer dizer que não podemos instalar um neles.
Primeira coisa: para acessar a parte em que o farol de milha/neblina é preciso retirar a “chapa” de plástico mostrada na Figura 1. Você vai ver ela olhando por baixo do pára-choque.
Figura 1
É possível que nem tenha essa “chapa” pois é algo que se estiver mal colocado se perde fácil, o meu só tinha de um lado. Com jeito você a retira, percebam que na foto a parte superior da “chapa” não tem nenhum tipo de parafuso ou rebite, comecei retirando ela por lá, e sugiro a vocês também fazerem isso. Pois os dois rebites que aparecem na parte inferior da foto são mais difíceis de sair.
A Figura 2 mostra uma visão de como é por dentro do pára-choque. Você vai ver que existe já o molde(setas em vermelho) para o corte do farol de milha/neblina .Existe também tres pinos(setas em verde) que você deve ter cuidado de não afetá-los quando cortar o pára-choque. E existe também uma parte perto do molde(seta em amarelo) um pouco quadrada que também se deve ter cuidado para não danificá-la pois o buraco do parafuso principal será feito ali.
Figura 2
O corte(Figura 3) pode ser feito de varias maneiras, você pode pedir alguém com experiência em funilaria para fazer pra você. Se tiver como levantar o carro um pouco num elevador ou colocá-lo em um daquelas dutos de troca de óleo ajuda também pois visualizar e acessar a área do corte pelo lado de dentro é muito difícil quando o carro está no chão.
Para eu conseguir começar a cortar o plástico com uma serra, tive que esquentá-lo com um mini-maçarico para amolecê-lo em algumas partes e fazer um furo para depois ir serrando, vi que com um ferro de solda tambem poderia fazer isso. Serrei pelo lado de fora mas Sempre olhando do lado de dentro para ver se a serra está seguindo o molde. É preciso um pouco de paciência nessa parte pois as partes que tem curvas são difíceis de se cortar.
Figura 3
Feito o Buraco , deve ficar parecido com o da Figura 4 abaixo. obs: dia chuvoso , o barro era inevitável!!!
Mesmo que o corte não fique perfeito o farol de milha não permitira que qualquer falha apareça.
Figura 4
Agora vem uma parte fácil de fazer porem com um item difícil de achar. A armação de metal mostrada na figura 5 é essencial para que o farol de milha/neblina fique preso de maneira confiável. Ate o momento que fiz esse tutorial era possível encontrar essa armação no site
http://www.lojarenotech.com.br como nome de: ARMAÇAO METAL FAROL DE MILHA - R19.
Figura 5
De posse da armação de metal vamos coloca-la na base do corte. Lembra daqueles pinos falados no inicio? Vocês verão(Figura 6) que os furos na armação encaixam neles de maneira perfeita.
Mas antes de encaixá-la por definitivo, posicione no lugar e marque o lugar(seta verde) correto de furar a parte onde o parafuso principal passará.
Figura 6
Furei o plástico com um ferro de solda. Figura 7
Figura 7
Como ao derreter o plástico ele sobra um pouco, com um estilete você retira o excesso . Figura 8
figura 8
Agora você deve fixar a armação de metal com aquelas ruelas de pressão mostradas na figura 5 que vem junto com a armação de metal. Pressionei as mesmas usando uma chave de boca com a boca um pouco mais larga que os pinos.
Para colocar o farol de milha/neblina você deve tirar a tampa da que protege e cobre os fios e a lâmpada. Veja figura 9.
Figura 9
Depois de encaixar o farol de maneira correta, você deve parafusá-lo na armação por aquele buraco mostrado na figura 7. veja figura 10
Figura 10
Percebam que existe um parafuso na parte superior do farol de milha/neblina ele não é para ser parafusado em lugar nenhum pois tem a função de alinhar/ajustar o farol conforme você o aperta o farol mexe para cima ou para baixo.
Agora é só orçar com um eletricista a fiação ou caso você conheça de eletrônica fazer . Depois de fazer a Fiação, é só recolocar a “chapa” de plástico mostrada na figura 1 novamente.
Observações finais: o farol mostrado é de neblina, consegui ele no mercadolivre de segunda mão.
Tente conseguir um botão original do painel do R19 para acionar o farol, mesmo que não seja o de milha você deixa o carro mais original assim.
obrigado a todos, estou as ordens. Qualquer dúvida é só me procurar no fórum no site. Daniel Carvalho.
=============##########===============