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Como se identificar um motor Renault

MensagemEnviado: Seg Mar 17, 2008 4:11 pm
por André - Fundador
Como se identifica um motor Renault e o que significam as letras e os números. Muitas vezes as pessoas falam sobre, por exemplo,"o motor F3P”, e o que seria isso?

Vamos entender isso, lendo este pequeno artigo!

Mas afinal o que é? O que isso significa F3P? F7P? C3L?

Vamos tentar explicar de forma que todos possam entender, independentemente de conhecimentos técnicos ou não. Qualquer leigo deve entender depois de ler estas explicações.

Quando abrimos o capô do carro... Encontraremos uma placa arrebitada normalmente no bloco.

Por exemplo:

Z7X/753
C012345


O que isto significa? Esta placa está dividida em 3 partes, e isso se aplica a todos os modelos, que são as seguintes:

O "Z7X" que identifica o tipo de motor;
- o "Z" quanto ao motor;
- o “7” a quantidade de válvulas;
- o "X" a cilindradas.

O 753 significa à que tipo de veiculo está associado e à que tipo de caixa de velocidades está associado.

Como saber qual tipo de caixa de câmbio, está associado?

Muito simples, se o ultimo número for ímpar como no exemplo "753" o motor está associado a uma caixa de velocidades automática, se o número for par, por exemplo "752" a caixa de velocidades será manual !

Por fim, a última seqüência de números "C012345"!
Nada mais é, do que o número de fábrica do motor.

Tudo entendido até aqui?

Ok, o que nos interessa mesmo são apenas os 3 primeiros caracteres (Z7X)

Começamos pelo 1º caractere neste caso o "Z"
- significa o tipo do motor, não é o tipo do veículo, ok? E sim o tipo do motor! Não confundam!

Como alguns já repararam existem varias letras e algumas que muitos aqui nunca viram. Vou colocar 1º a letra e depois o que significa e por aí a fora ok?!
Então vamos lá!

"A" = bloco de alumínio com camisas móveis e veio abre comando lateral
"B" = bloco de ferro fundido com camisas móveis e 3 apoios no virabrequim

"C" = bloco de ferro fundido com camisas móveis e 5 apoios no virabrequim
"D" = bloco de ferro fundido com cabeçote do motor em alumínio e camisas móveis
"E" = bloco de ferro fundido com camisas móveis e veio abre comando na cabeça
"F" = bloco ferro fundido com as camisas integradas no bloco
"G" = também bloco em ferro fundido com camisas integradas no bloco
"J" = bloco em alumínio com camisas móveis com o veio abre comando na cabeça
"K" = também bloco em ferro fundido com camisas integradas
"L" = bloco em alumino de 6 cilindros com camisas integradas
"N" = bloco e cabeçote em alumino com camisas integradas
"S" = motor diesel com camisas integradas (penso que são os Sofim)
"Z" = bloco de alumínio de 6 cilindros em V

E estas são as letras, passamos então ao 2º caractere.

O 2º caractere indica o tipo de cabeçote que o motor tem e são os seguintes:
"1" = válvulas paralelas e carburador de corpo simples
"2" = válvulas paralelas e carburador duplo
"3" = válvulas paralelas e injeção
"4" = cabeça16 válvulas
"5" = cabeça hemisférica e carburador de corpo simples
"6" = cabeça hemisférica e carburador duplo
"7" = cabeça hemisférica e injeção
"8" = diesel com pré-câmara
"9" = diesel de injeção direta

E aqui termina o 2º caractere, passemos ao 3º?

O 3º caractere indica a cilindrada média do motor da seguinte forma:
"A" = at? > 825c.c.
"B" = 826 > 900 c.c.
"C" = 901 > 975c.c.
"D" = 976 > 1050
"E" = 1051 > 1125
"F" = 1126 > 1200
"G" = 1201 > 1275
"H" = 1276 > 1350
"J" = 1351 > 1425
"K" = 1426 > 1500
"L" = 1501 > 1575
"M" = 1576 > 1650
"N" = 1651 > 1750
"P" = 1751 > 1850
"Q" = 1851 > 1950
"R" = 1951 > 2050
"S" = 2051 > 2150
"T" = 2151 > 2300
"U" = 2301 > 2500
"V" =2501 > 2700
"W" = 2701 > 2950
"X" = 2951 > 3200
"Y" = 3201 > 4000
"Z" = 4001> ------

E aqui termina!