Inspeção mecânica
Agora que você já escolheu o seu Renault 19, chegou a vez de inspecionar a mecânica do carro. Como você já deve saber, você não pode confiar em tudo que escuta. Principalmente se você comprar o carro de um particular, porque esse tipo de compra não implica em concessão de garantia, apenas empresas são obrigadas a garantir seus produtos. Você vai ter que verificar a mecânica do carro para se livrar de problemas futuros. Você poderá fazê-lo, mas o ideal é ter um mecânico de confiança para te ajudar. Lembre-se, também, que é extremamente recomendável realizar a checagem do carro durante o dia, enquanto ainda existe luz solar e você pode perceber melhor qualquer detalhe.
Como muitas pessoas e empresas acreditam que para vender vale qualquer coisa, cada vez existe mais criatividade em “camuflar” defeitos, tornando a identificação de muitos deles impossível até para mecânicos experientes. Mas isso não impede que você mesmo ou que seu mecânico identifique os problemas mais comuns.
Cheque a suspensão. Para isso, apóie-se totalmente sobre cada pára-lamas e solte de uma só vez. Se o carro retornar à posição inicial sem balançar mais de uma vez, ela está em ordem. Caso contrário, o carro necessita de amortecedores novos.
Verifique também se o veículo está nivelado. Se não estiver, e apresentar aspecto todo torto, isso pode significar que as molas estão tortas ou até mesmo que o carro foi batido.
Cheque a direção, rodas e pneus. Verifique se não existem folgas na direção. Dê uma volta com seu futuro Renault 19 e dê várias voltas no volantes para ambas direções, veja se ela responde de forma adequada, se a direção não está dura ou pesada demais. Isso pode significar que esse sistema está com algum defeito.
Com o carro ligado, preste muita atenção nos ruídos que você vai escutar e na circunferência que o carro vai descrever. Em movimento esterça totalmente para a direita e faça um giro completo. Depois esterça para a esquerda e repita o procedimento. Se você escutar algum estalo ou rangido, pode significar que as juntas homocinéticas estão com problemas e necessitam substituição. Se os diâmetros dos círculos em que você movimentou o carro forem diferentes, pode significar que o carro está desalinhado, tem algum problema estrutural e provavelmente tenha sido batido.
Com o carro em movimento em uma linha reta, solte o volante e verifique se ele não sai da linha. Isso pode significar desalinhamento da direção ou problemas na suspensão.
É aconselhável que você peça para erguer o carro em um macaco hidráulico. Se você conseguir isso, poderá examinar o carro mais a fundo. Ou até mesmo em elevadores específicos de oficinas mecânicas e de lojas de troca de óleo. O importante que faça um check-ip geral. Principalmente nos 3 coxins (central "ao centro", do câmbio "a esquerda" e do motor "a direita"). Aproveite e veja o estado das:
- mangueiras de combustivel;
- buchas de suspensão e da barra estabilizadora;
- e o estado de todas as coifas dos 2 semi-eixos.
Com o carro suspenso, empurre cada uma das rodas em todas as direções. Se você sentir folgas, pode ser que os rolamentos estejam gastos e que você tenha que substituí-los. Tente esterçar as rodas dianteiras em busca de folgas que, quando muito grandes, representam um perigo para sua segurança e querem dizer que o carro necessita de novas buchas e terminais de direção. Aproveite que o carro está levantado para examinar os pneus que, se estiverem gastos irregularmente, podem estar dizendo que há necessidade de se fazer balanceamento ou que as rodas estão tortas. Também aproveite para verificar a parte inferior do carro em busca de sinais de corrosão no assoalho e no sistema de escapamento (que se estiverem furados necessitam substituição, vale conferir o estado do "catalisador"), vazamento de óleo do motor, do fluído da direção hidráulica, ou água, pára-choques mal fixados e evidência de capotamento e soldas mau feitas para disfarçar algo que foi remontado ou algo que foi adaptado.
Verifique o motor. Com o motor desligado, cheque a cor do óleo e se ele não apresenta sinais de água, como por exemplo, um aspecto cor de "café com leite", muito comum apresentar na tampa que retiramos para colocarmos o óleo. Isso pode significar que existem vazamentos que devem ser corrigidos. Se o óleo for muito grosso, com sinais de borra aparentes (só o mecânico pode dizer isso), o motor pode estar no fim de sua vida e o vendedor pode estar “maquiando” vazamentos e ruídos (geralmente coloca-se óleo espesso em motores velhos para que funcionem por mais algum tempo).
Também cheque a cor da água do radiador para identificar corrosão. Muito escura com cor na tonalidade de "ferrugem" significa que o sistema não foi cuidado em toda a vida do veículo gerando ferrugens internamente em alguma peça específica ou em sua totalidade. Sempre que comprar um Renault 19, cheque se a válvula termostática esteja em bom estado, jamais retire-a. E confira o estado das mangueiras, abraçadeiras, radiador (colméia e molduras laterais), reservatório de expansão que pode trincar e a tampa que quando velha não segura a devida pressão do sistema.
Com o carro em ponto morto, antes de ligar, vire a chave e confira se o painel de instrumentos tudo esteja marcando e funcionando, principalmente o ponteiro do óleo e gasolina e depois da temperatura da água. Depois quando andar confira se a marcação de velocidade e distância percorrida também estejam marcando.
Agora ligue o motor, espere que ele se aqueça (um minuto é suficiente), então acelere bruscamente prestando atenção nos ruídos que ele emite. Ruídos metálicos podem indicar problemas internos no motor e desgaste de seus componentes. Se o seu mecânico estiver presente, peça para ele averiguar um pouco mais a fundo. Se não for grave, você pode consertar depois e pedir um desconto na hora de negociar o preço.
Ainda com o motor ligado, veja se a fumaça que sai dele não é muito escura, o que quer dizer que o carro está “queimando” óleo e que você terá que desembolsar com uma retífica no futuro. Depois quando desligar o motor, confira se o nível do reservatório de expansão não tenha se alterado, o que indicará um possível vazamento ou problemas na junta do cabeçote e até empenamento e pior o cabeçote ruim e parte de baixo do motor.
No teste de rua, use o freio motor e verifique se isso realmente reduz a velocidade do carro. Se não reduzir, o motor pode estar com problema de compressão, com anéis ou válvulas desgastados (o que custa caro para arrumar).
Teste os Freios do carro. Novamente na rua (em algum lugar sem movimento), dirija normalmente em linha reta, tomando cuidado para não ir muito rápido (escolha uma velocidade em que seja possível controlar o carro em caso de algum imprevisto sério), solte levemente o volante e pise no freio para ver se o carro não sai de trajetória. Se ele sair, é porque os freios estão desbalanceados ou irregularmente gastos. Também escute com atenção para saber se eles não emitem um barulho metálico, que identificam pastilhas e discos ou tambor e lonas gastos. Confira se possível numa avenida ou rua que possa andar um pouco mais rápido, um "zumbido" parecido com "zuuuummmm" em alguma das rodas, o que indica desgaste do rolamento da roda. E perceba se dentro do carro não está com fortes cheiros de gasolina, pode ser o anel de vedação da bóia que se localiza no porta-malas.
Pedal muito alto, muito baixo, ou muito duro significam defeitos no sistema, ou falta de fluido de freio.
Lembre-se de trocar:
- discos de freio;
- pastilhas de freio;
- tambor (se necessário) e lona do freio traseiro;
- fluídos de freio, direção hidráulica e se possível do câmbio;
- filtros de gasolina, de ar e óleo;
- aditivo+água do sistema de arrefecimento e a tampa do reservatório;
- trocar o óleo respeitando a quantidade exata conforme manual;
- velas e cabos de velas adequados para o Renault 19 e ao combustível utilizado.
Se possível faça uma revisão na Injeção Eletrônica, checando:
- limpeza dos bicos injetores;
- estados de todos sensores;
- pressão da bomba de combustível.
Na parte elétrica confira:
- fusíveis;
- relês;
- fios, chicotes e terminais em busca de algum super aquecimento ou curto;
- peça para seu auto-elétrico conferir se há algum mau aterramento;
- confira o funcionamento dos fários, milhas, lanternas, setas, piscas laterais, limpador do para-brisa, desembaçador traseiro, alerta e luz de neblina se tiver;
- o funcionamento adequado das 3 velocidades da ventilação normal e do Ar Condicionado;
- se o alternador está funcionando bem, com o regulador de voltagem adequado;
- o funcionamento do motor de partida (checando principalmente: automático e fios que sai da bateria e vai até ele).
Lembre-se também de realizar:
- alinhamento e balancamento de rodas (se possível computadorizados);
- alinhamento de direção.
Enfim, espero que estas dicas ajude a indentificar um bom Renault 19 e que você não venha adquirir uma unidade problemática abandonada por seus ex proprietários e tenha gastos elevados com manutenções e substituição de peças.
Um abração a todos!
André
Equipe R19Club.com