Identificando um bom R19 para compra

Aqui você encontrará inúmeras dicas que ajudarão na sua decisão de adquirir um R19.

Identificando um bom R19 para compra

Mensagempor André - Fundador » Qua Nov 26, 2008 3:32 pm

“Manual para quem quer comprar um Renault 19 usado“

Inspeção mecânica

Agora que você já escolheu o seu Renault 19, chegou a vez de inspecionar a mecânica do carro. Como você já deve saber, você não pode confiar em tudo que escuta. Principalmente se você comprar o carro de um particular, porque esse tipo de compra não implica em concessão de garantia, apenas empresas são obrigadas a garantir seus produtos. Você vai ter que verificar a mecânica do carro para se livrar de problemas futuros. Você poderá fazê-lo, mas o ideal é ter um mecânico de confiança para te ajudar. Lembre-se, também, que é extremamente recomendável realizar a checagem do carro durante o dia, enquanto ainda existe luz solar e você pode perceber melhor qualquer detalhe.

Como muitas pessoas e empresas acreditam que para vender vale qualquer coisa, cada vez existe mais criatividade em “camuflar” defeitos, tornando a identificação de muitos deles impossível até para mecânicos experientes. Mas isso não impede que você mesmo ou que seu mecânico identifique os problemas mais comuns.

Cheque a suspensão. Para isso, apóie-se totalmente sobre cada pára-lamas e solte de uma só vez. Se o carro retornar à posição inicial sem balançar mais de uma vez, ela está em ordem. Caso contrário, o carro necessita de amortecedores novos.

Verifique também se o veículo está nivelado. Se não estiver, e apresentar aspecto todo torto, isso pode significar que as molas estão tortas ou até mesmo que o carro foi batido.

Cheque a direção, rodas e pneus. Verifique se não existem folgas na direção. Dê uma volta com seu futuro Renault 19 e dê várias voltas no volantes para ambas direções, veja se ela responde de forma adequada, se a direção não está dura ou pesada demais. Isso pode significar que esse sistema está com algum defeito.

Com o carro ligado, preste muita atenção nos ruídos que você vai escutar e na circunferência que o carro vai descrever. Em movimento esterça totalmente para a direita e faça um giro completo. Depois esterça para a esquerda e repita o procedimento. Se você escutar algum estalo ou rangido, pode significar que as juntas homocinéticas estão com problemas e necessitam substituição. Se os diâmetros dos círculos em que você movimentou o carro forem diferentes, pode significar que o carro está desalinhado, tem algum problema estrutural e provavelmente tenha sido batido.

Com o carro em movimento em uma linha reta, solte o volante e verifique se ele não sai da linha. Isso pode significar desalinhamento da direção ou problemas na suspensão.

É aconselhável que você peça para erguer o carro em um macaco hidráulico. Se você conseguir isso, poderá examinar o carro mais a fundo. Ou até mesmo em elevadores específicos de oficinas mecânicas e de lojas de troca de óleo. O importante que faça um check-ip geral. Principalmente nos 3 coxins (central "ao centro", do câmbio "a esquerda" e do motor "a direita"). Aproveite e veja o estado das:
- mangueiras de combustivel;
- buchas de suspensão e da barra estabilizadora;
- e o estado de todas as coifas dos 2 semi-eixos.

Com o carro suspenso, empurre cada uma das rodas em todas as direções. Se você sentir folgas, pode ser que os rolamentos estejam gastos e que você tenha que substituí-los. Tente esterçar as rodas dianteiras em busca de folgas que, quando muito grandes, representam um perigo para sua segurança e querem dizer que o carro necessita de novas buchas e terminais de direção. Aproveite que o carro está levantado para examinar os pneus que, se estiverem gastos irregularmente, podem estar dizendo que há necessidade de se fazer balanceamento ou que as rodas estão tortas. Também aproveite para verificar a parte inferior do carro em busca de sinais de corrosão no assoalho e no sistema de escapamento (que se estiverem furados necessitam substituição, vale conferir o estado do "catalisador"), vazamento de óleo do motor, do fluído da direção hidráulica, ou água, pára-choques mal fixados e evidência de capotamento e soldas mau feitas para disfarçar algo que foi remontado ou algo que foi adaptado.

Verifique o motor. Com o motor desligado, cheque a cor do óleo e se ele não apresenta sinais de água, como por exemplo, um aspecto cor de "café com leite", muito comum apresentar na tampa que retiramos para colocarmos o óleo. Isso pode significar que existem vazamentos que devem ser corrigidos. Se o óleo for muito grosso, com sinais de borra aparentes (só o mecânico pode dizer isso), o motor pode estar no fim de sua vida e o vendedor pode estar “maquiando” vazamentos e ruídos (geralmente coloca-se óleo espesso em motores velhos para que funcionem por mais algum tempo).

Também cheque a cor da água do radiador para identificar corrosão. Muito escura com cor na tonalidade de "ferrugem" significa que o sistema não foi cuidado em toda a vida do veículo gerando ferrugens internamente em alguma peça específica ou em sua totalidade. Sempre que comprar um Renault 19, cheque se a válvula termostática esteja em bom estado, jamais retire-a. E confira o estado das mangueiras, abraçadeiras, radiador (colméia e molduras laterais), reservatório de expansão que pode trincar e a tampa que quando velha não segura a devida pressão do sistema.

Com o carro em ponto morto, antes de ligar, vire a chave e confira se o painel de instrumentos tudo esteja marcando e funcionando, principalmente o ponteiro do óleo e gasolina e depois da temperatura da água. Depois quando andar confira se a marcação de velocidade e distância percorrida também estejam marcando.

Agora ligue o motor, espere que ele se aqueça (um minuto é suficiente), então acelere bruscamente prestando atenção nos ruídos que ele emite. Ruídos metálicos podem indicar problemas internos no motor e desgaste de seus componentes. Se o seu mecânico estiver presente, peça para ele averiguar um pouco mais a fundo. Se não for grave, você pode consertar depois e pedir um desconto na hora de negociar o preço.

Ainda com o motor ligado, veja se a fumaça que sai dele não é muito escura, o que quer dizer que o carro está “queimando” óleo e que você terá que desembolsar com uma retífica no futuro. Depois quando desligar o motor, confira se o nível do reservatório de expansão não tenha se alterado, o que indicará um possível vazamento ou problemas na junta do cabeçote e até empenamento e pior o cabeçote ruim e parte de baixo do motor.

No teste de rua, use o freio motor e verifique se isso realmente reduz a velocidade do carro. Se não reduzir, o motor pode estar com problema de compressão, com anéis ou válvulas desgastados (o que custa caro para arrumar).

Teste os Freios do carro. Novamente na rua (em algum lugar sem movimento), dirija normalmente em linha reta, tomando cuidado para não ir muito rápido (escolha uma velocidade em que seja possível controlar o carro em caso de algum imprevisto sério), solte levemente o volante e pise no freio para ver se o carro não sai de trajetória. Se ele sair, é porque os freios estão desbalanceados ou irregularmente gastos. Também escute com atenção para saber se eles não emitem um barulho metálico, que identificam pastilhas e discos ou tambor e lonas gastos. Confira se possível numa avenida ou rua que possa andar um pouco mais rápido, um "zumbido" parecido com "zuuuummmm" em alguma das rodas, o que indica desgaste do rolamento da roda. E perceba se dentro do carro não está com fortes cheiros de gasolina, pode ser o anel de vedação da bóia que se localiza no porta-malas.

Pedal muito alto, muito baixo, ou muito duro significam defeitos no sistema, ou falta de fluido de freio.


Lembre-se de trocar:

- discos de freio;
- pastilhas de freio;
- tambor (se necessário) e lona do freio traseiro;
- fluídos de freio, direção hidráulica e se possível do câmbio;
- filtros de gasolina, de ar e óleo;
- aditivo+água do sistema de arrefecimento e a tampa do reservatório;
- trocar o óleo respeitando a quantidade exata conforme manual;
- velas e cabos de velas adequados para o Renault 19 e ao combustível utilizado.

Se possível faça uma revisão na Injeção Eletrônica, checando:

- limpeza dos bicos injetores;
- estados de todos sensores;
- pressão da bomba de combustível.

Na parte elétrica confira:

- fusíveis;
- relês;
- fios, chicotes e terminais em busca de algum super aquecimento ou curto;
- peça para seu auto-elétrico conferir se há algum mau aterramento;
- confira o funcionamento dos fários, milhas, lanternas, setas, piscas laterais, limpador do para-brisa, desembaçador traseiro, alerta e luz de neblina se tiver;
- o funcionamento adequado das 3 velocidades da ventilação normal e do Ar Condicionado;
- se o alternador está funcionando bem, com o regulador de voltagem adequado;
- o funcionamento do motor de partida (checando principalmente: automático e fios que sai da bateria e vai até ele).


Lembre-se também de realizar:
- alinhamento e balancamento de rodas (se possível computadorizados);
- alinhamento de direção.


Enfim, espero que estas dicas ajude a indentificar um bom Renault 19 e que você não venha adquirir uma unidade problemática abandonada por seus ex proprietários e tenha gastos elevados com manutenções e substituição de peças.

Um abração a todos!

André

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Re: Identificando um bom R19 para compra

Mensagempor N@ldo » Qui Ago 13, 2009 6:22 pm

Show!!! Pena que não tinha lido isso antes, mas vejo que não "enfiei o pé na jaca".

Obrigado sempre pelas instruções! Abraços!
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Re: Identificando um bom R19 para compra

Mensagempor Rodolfo-SP » Ter Abr 06, 2010 6:11 pm

Muito legal!!

Vejo que meu R19 estava em ótimas condições quando comprei, e que analisei ele corretamente na hora da compra.
Essas dicas, também se aplicam ao Renault 21? Acho que vou acabar comprando um rsrs, to tentado!! :mrgreen:

abraços!!
Rodolfo Guazzelli
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Re: Identificando um bom R19 para compra

Mensagempor André - Fundador » Qua Abr 07, 2010 10:13 am

Sim Rodolfo, basicamente se aplica a maioria dos veículos Renault e de demais marcas.

Quanto ao R21, só um alerta NÃO é um carro fácil de encontrar peças. Apesar da RR Parts e agora Renotech ter algumas peças dele que são compatíveis com a Traffic eu pensaria duas vezes.

Um grande abraço !!
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Re: Identificando um bom R19 para compra

Mensagempor Rodolfo-SP » Qui Abr 08, 2010 1:09 pm

Pois é, estive pesquisando e notei isso. Algumas coisas são só por importação, uma pena pois acho o R21 incrivel...

Acho que optarei por um Laguna mesmo, cuja a manutenção tem o mesmo "nivel de tranquilidade" do R19. É que faço questão que seja Renault tbm o proximo irmão do R19 hehe :mrgreen:

abraços!!!
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Re: Identificando um bom R19 para compra

Mensagempor lukinhas.killer » Sex Abr 09, 2010 5:47 pm

meu tio tinha um renault 21 e realmente era tenso pra achar algumas peças, mais o carro é bem robusto era raro dar problema sério...e ficou muito tempo na familia, meu pai ficou uns 2 anos depois trocou com meu tio que ficou com ele mais uns 8/9 anos....
como meu pai é mecanico tinha coisa que ia atras e achava de outro carro pra colocar, como algumas coisas do carburador....
e meu tio comprou um escort europeu e o dono da loja ficou com o 21 na troca, e isso faz 1 ano e pouco e o cara acabou ficando com ele e roda até hoje e sem problema nenhum...


[]s
ex R19 RN-Vinho....BUAAAA
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Re: Identificando um bom R19 para compra

Mensagempor jaderanderson » Qua Jul 14, 2010 6:22 pm

Muito bom o guia.

Não conhecia este carro até ser indicado por um amigo.

Como não li as regras do fórum, não postarei o link do carro que estou namorando hehehe

Listarei as vantagens e as desvantagens que eu detectei no R19, gostaria de discutir com vocês esses pontos para me basear melhor na escolha

Prós:
- Opcionais completos. Ar ,direção.
- No caso deste carro não tenho a procedencia, mas tenho boas referências de um conhecido que examinou o carro mas fechou com um outro R19.
- Muito barato.

Contra
- Não ter mecânico de confiança (estou citando a minha situação). Aceito indicações de Poa-rs.
- Carro importado.
- Suspensão fraca (não fraca fraca, mas para padrões europeus de estrada).

É mais ou menos o resumo, sendo sincero com vocês... eu estava a cata de um uno veio... na media de 6-7mil e esse conhecido me apresentou este carro com boas referencias. Segundo o mesmo ele optou por comprar um sedan 1.8 de uma velhinha (e negócio com velhinha não tem comparação na conservação).

Fiquei até com vergonha de pensar em uno depois do que este carro oferece... mas o fato de ser importado me incomoda, meu coroa tinha um astra 95 daqueles... era um bom carro, mas qq manutenção era 600 conto.

O modelo que estou em vista é um RN 1.6
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Re: Identificando um bom R19 para compra

Mensagempor André - Fundador » Qua Jul 14, 2010 7:37 pm

Olha vamos esclarecer alguns pontos:

- ele realmente completo... não tem (custo x benefício) comparável com carros nacionais e com importados da faixa de preço.

- não ter mecânico de confiança em POA? Aqui mesmo tem algumas indicações... e o mecânico sendo mecânico saberá lidar. R19 ainda mais a versão 1.6 8v não tem segredo. mesmo sendo importado não é desculpa. Peças mecânicas nunca será problema. Não entre nesta conversa fiada de brasileiro preconceituoso com importado.

- suspensão fraca??????????????????? Não entendi isso... se tem algo bom num R19 é suspensão entre outros pontos positivos. Muito robusto (não quebra fácil), super macio e peças baratas. Não tem segredo. Mesmo a suspensão traseira não tem segredo para ajustar... procure conhecer melhor o carro com quem entenda (poste sempre o que quiser aqui).

Se ia gastar de R$6mil a R$7mil num carro velho... vai fundo. Não há carro que não gere despesa... e se tá ruim de grana, procure carro mil nacional mesmo que com R$100,00 faz revisão completa... mas não compara carro velho com R19... por pior que esteja...

Entre um R19 RN 1.6 e um RT 1.8 eu comprava um RT 1.8 Sedan ou um hatch porém do modelo RT com motor mais forte... mas vai de gosto e bolso.

O Astra se comparar com o R19 1.6 8v nem se compara... peça de Renault hoje você consegue muito fácil...

Se precisar nunca deixe de consultar:

- http://www.rrparts.com.br
- http://www.lojarenotech.com.br
- http://www.clickpeca.com.br
- http://www.geoparts.com.br (filial mais próxima de vc da RR Parts)...

Só uma dica... não compre peça de segunda linha e paralela "made in china" ou as argentinas de péssima qualidade. Na Argentina há peças paralelas de qualidade A, B, C, D e E... cuidado! Se for comprar algo cote sempre... pesquise... aqui mesmo tem muitas dicas e qualquer dúvida nos consulte.

Obs: uma coisa é clara... mesmo o R19 sendo um ótimo carro... tem muito lixo ambulante por aí...só pesquise bem e compre um e corra pra galera....rsrs

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Re: Identificando um bom R19 para compra

Mensagempor jaderanderson » Qui Jul 15, 2010 10:41 am

Calma andré hehehehe, não to criticando o carro não.

Sobre o esquema da suspensão, isso foi o que li no webcars acho... aquele site que tem varias fichas dos usuarios. O que comentei é que o pessoal parecia achar ruim que a suspensão era padrão EUROPEU ou seja, de estradas decentes só isso. Bom saber que ela aqui no brasil aguenta bem segundo teu parecer.

Esse meu conhecido que avaliou o R19 me disse a mesma coisa sobre peças e etc... devo admitir que estou na categoria de preconceituoso, mas o R19 é tentador demais! hehehehe

Ruim, RUIM de grana eu não estou... só não quero arranjar sarna pra me coçar... tipo toda hora com carro parado e tendo que "ajustar a rebimboca de la parafuseta" hehehe. Tenho consiência que algumas manutenções terão que ser feitas no carro já que o mesmo tem 15 anos.

O que tu quer dizer com motor forte? mais potencia e etc? ou resistencia? o motor 1.6 é mais problemático?

To realmente pilhado, sábado irei ver o carro. Testarei o ar, freios (pra ver se nao da aqueles piiiiiiiiiiiiii) e a direção se não está ruidosa. Enquanto isso continuarei pesquisando.


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Re: Identificando um bom R19 para compra

Mensagempor André - Fundador » Qui Jul 15, 2010 11:02 am

Calmo eu sempre estive...

Sobre as opiniões de "6" dúzia do webcars, nem vale como referência. Tem muito site lixo por aí. Mesmo no Brasil a suspensão é muito resistente sim. Meu carro quando comprei troquei por zelo algumas coisas na suspensão e está há mais de 4 anos sem trocar uma única "bucha"... precisa de mais prova do que isso? Sabendo comprar peça boa e mão de obra qualificada para trocar, não tem erro.

Sobre ter receio ou preconceito é normal. Mas muitos que hoje criticam, amanhã compram um R19, principalmente se andar num R19 conservado antes.

Quanto a ter ou não uma grana para imprevistos ou para manutenções, volto a dizer, se a grana é pouca ou seu bolso não aguenta, pega um Uninho 1000 que R$100,00 você faz revisão nele. Não é porque o R19 RN seja importado da Argentina que terá dores de cabeça, se fosse assim proprietários de carros Ford, VW também teriam para modelos que lá foram fabricados e aqui são vendidos. Peça não será problema, desded que conheça e confie num bom mecânico, porque "trocador de peça" eu abomino.

Quando falo da diferença de motores, nos modelos de R19, é :

RN 1.6 8v = 76cv
RT/RTi 1.8 8v = 109/113cv
RT 1.8 16v = 137cv

A potência é a grande diferença, porém ambos são duráveis, resistentes ... apenas o modelo 16v que algumas peças são chatas de encontrar. Porém é um carrão.

Quando for testar, não descarte logo de cara. Tente contabilizar tudo que vai gastar em peças e mão de obra fazendo um orçamento por cima, e faça sua proposta debitando tais valores. Se o dono aceitar, maravilha para os dois. Senão parta para outro R19... é pesquisar um bom e ser feliz!

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