O piloto brasileiro Ayrton Senna, tricampeão mundial de F-1, completaria 50 anos neste domingo, 21 de março. Senna foi campeão nas temporadas de 1988, 1990 e 1991.
Ayrton Senna da Silva nasceu no dia 21 de março de 1960, em São Paulo. Em 11 anos na F-1 (estreou no GP do Brasil de 1984 pela Toleman), Ayrton Senna disputou 161 GPs, com 41 vitórias, 65 poles, 80 pódios e 614 pontos (610 válidos).
Nas 96 corridas pela McLaren, somou 35 vitórias, 46 poles, 55 pódios e 451 pontos (447 válidos). O brasileiro é o recordista de vitórias e poles da equipe inglesa.
Senna morreu no dia 1º de maio de 1994, durante o GP de San Marino, quando sua Williams saiu da curva Tamburello, espatifou-se contra o muro de proteção e projetou, através da viseira do capacete amarelo, um braço de suspensão que perfurou a cabeça do piloto
Nasce o Rei da Chuva
Por Viviane Senna, irmã e presidente do Instituto Ayrton Senna
"O Ayrton ainda corria de kart e estava ganhando uma corrida em Interlagos, quando começou a chover. Por causa da pista molhada, ele saiu da pista e ficou muito frustrado. Depois disso, cada vez que chovia em São Paulo, o Ayrton ia para qualquer canto da cidade com o kart e ficava treinando até escurecer. Quando chegava em casa, ele parecia um pinto molhado. E fez isso milhões de vezes. Por isso, ele virou o Rei da Chuva. Certamente ele não teria esse manejo todo se não tivesse perdido e reagido. O Ayrton teve de enfrentar o problema e colocar todo seu potencial à prova. Ele foi perseverante e desenvolveu a habilidade que estava latente. Na Fórmula 1, quando chovia, todo mundo ficava animado. Aquela que seria a primeira vitória aconteceu nestas condições, em Mônaco, quando o Alain Prost levou após a corrida ser interrompida."
Acidente na curva Tamburello, em maio de 1994 deu fim a uma das carreiras mais brilhantes do esporte brasileiro. Ayrton Senna da Silva morreu, deixando fãs no Brasil e pelo mundo. Neste domingo, dia 21, ele completaria 50 anos.
Considerado por vários especialistas e pilotos como o melhor da história, Senna foi o protagonista de um uma trajetória espetacular no automobilismo. Após sucesso no kart brasileiro, ele foi para a Inglaterra e conquistou títulos em todas as categorias das quais participou: F-Ford 1600, 2000 e F-3 Inglesa. Na Fórmula-1, o tricampeão venceu 41 provas e fez 65 pole positions. Levantou a taça em 1988, 1990 e 1991.
Neste domingo, o piloto foi homenageado pelo Corinthians, clube pelo qual torcia. O Time entrou em campo com uma faixa para o campeão. Além disso, as comemorações seguirão ao longo de todo ano de 2010.
A 50ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorrerá entre os dias 28 de outubro e 7 de novembro, terá Ayrton Senna como tema. O evento, com um público esperado de mais de 600 mil pessoas, terá vários estandes dedicados ao tricampeão e seus fãs.
Outra homenagem virá da Williams, última equipe do brasileiro na Fórmula-1. O time inglês carrega até hoje a marca do tricampeão no bico de seus carros e encomendou uma linha especial de roupas para comemorar os 50 anos do piloto. Ela será lançada em setembro e será vendida no Brasil, Inglaterra, Holanda, Espanha, Japão e Bélgica.
PARA SEMPRE UM CAMPEÃO!!!