Elf evolucion SXR 5W30
http://www.total.pt/pt/content/NT0000B9B2.pdf
Elf excelium LDX 5W40
http://www.total.pt/pt/content/NT0000B9C6.pdf
Elf Solaris LSX 5W30
http://www.total.pt/pt/content/NT0000E0A2.pdf
Para saber mais sobre este óleo clique no seguinte link
http://www.total.pt/pt/ptcorporate.nsf/ ... F005A9C15&
Óleos semi-sinteticos
Elf competicion ST 10W40
http://www.total.pt/pt/content/NT0000B99E.pdf
Elf turbo diesel 10W40
http://www.total.pt/pt/content/NT0000BA66.pdf
Óleos minerais
Elf prestigrade TS 15W40
http://www.total.pt/pt/content/NT0000BA1E.pdf
Elf prestigrade diesel 15W40
http://www.total.pt/pt/content/NT0000BA22.pdf
Pode-se sempre usar óleo superior ao recomendado, nunca inferior.
Os óleos dividem-se em 3 categorias que são os minerais, semi-sinteticos e sintéticos.
Os óleos minerais normalmente 15W40, 20w50:
-Vantagens:
- em comparação com os outros, NENHUMA!!
-Desvantagens:
-baixo rendimento do motor, maior consumo de combustível, baixo poder detergente do motor o que causa acumulação de lamas e carvão no motor, maior aquecimento do motor, maiores emissões poluentes de escape.
Devo salientar que os óleos 20w50 são Altamente DESTRUTIVOS para o motor e ambiente nem que o mudem de 1000 em 1000km e apesar de ser muito barato sai caro, muito caro a curto prazo.
Os óleos semi-sintéticos normalmente 10w40:
_Vantagens:
-sempre são melhores que os minerais, em todos os sentidos.
-desvantagens?: em relação aos minerais, NENHUMAS!!
Os óleos sintéticos normalmente 0/5w40, 5w30:
-vantagens:
-Todas, todo o dinheiro que gastamos num carro é sempre despesa, normalmente não traz lucro nenhum, mas o gasto no óleo sintético na minha humilde opinião não é uma despesa, mas um investimento porque iremos ter menos problemas com o motor e um retorno imediato de capital uma vez que o consumo de combustível baixa bastante.
Grande rendimento do motor, baixo consome de combustível, baixas emissões poluentes de escape, grande poder detergente, mantém o motor sempre limpo, grande resistência á condução agressiva e alta kilometragem, maior duração do motor.
-Desvantagens:
Nenhuma num motor em bom estado!
O problema pode existir quando começamos a usar óleo sintético num motor que andou com mineral e já não está em bom estado.
Problema por quê?
Normalmente um motor muito roda commineral está cheio de carvão e m***a acumulada ao longo do tempo e muitas vezes é este "lixo" que está a tapar as folgas do motor. Como o óleo sintético é altamente detergente vai dissolver este lixo todo o que pode provocar um consumo de óleo exagerado do motor ou até provocar o gripanço do motor por entupimento de qualquer canal de lubrificação, do filtro de óleo, da própria bomba etc.
Recomendações para a galera:
Têm-se um carro com muitos km que andou sempre com mineral, mas que aparentemente está porreiro não recomendo que dêm o salto imediato para o sintético, passem 1º pelo semi sintético, mudem o óleo e o filtro um pouco mais cedo e após estudarem o comportamento do motor (consumo de óleo e potência) passem para o sintético.
Se têm um motor todo "f..u$d@¨do," não recomendo a usar o óleo sintético a menos que fique vos mais barato acrescentar óleo do que gasolina porque de qualquer forma o consumo de combustível baixa bastante. hehe
POR: johnnygt
Mecânico técnico Renault, mecânica ligeira, pesada, formação de eletricidade auto, a/c e climatização, sistemas segurança activa/ passiva, gestão de gasolina/diesel, mec. tec. de colisão.