por André - Fundador » Ter Ago 21, 2007 11:08 am
Eu, particularmente não aprovo por várias razões.
Primeiro quem vende esses kits prometem absurdos e não alertam aos perigos. Poucas são as empresas especializadas em preparação de Chips.
Precisa trocar muita coisa, e mesmo assim eu acho ridículo.
O que acontece é o seguinte, quando você utiliza álcool em um veículo movido à gasolina há uma perda de 40% para produzir a mesma energia (potência), ou seja, um motor que roda com álcool tem que injetar em média 40% a mais de combustível do que um motor movido a gasolina.
Isto acontece, porque a gasolina tem maior poder calorífico. Assim se você utilizar álcool em um veículo projetado para uso de gasolina, a central eletrônica do carro reconhece a necessidade de injetar mais combustível, simplesmente pelo fato do álcool ter um menor poder calorífico e com isso aumenta o tempo de injeção para tentar corrigir essa falha.
Mas o "problema" não pára aí, já que os bicos injetores têm uma capacidade limite para injetar combustível, variando de carro para carro, mas que na maioria dos modelos, tem no caso da injeção de álcool ao invés de gasolina, seu limite atingindo, mesmo que a necessidade de se injetar mais combustível não tenha sido atendida, já que o bico injetor não foi projetado para esta utilização.
Assim, o carro passa a rodar com a mistura pobre (pouco combustível em relação ao ar), pois a quantidade de combustível injetada não é suficiente para produzir uma boa queima e a consequente energia que a gasolina produz.
Com isso podem ocorrer problemas em um motor a médio prazo, como depósitos de sedimentos nas válvulas e cabeças de pistões e conseqüentemente mais tarde falhas na vedação de válvulas. Ainda pode-se ter anéis engripados e desgaste prematuro dos cilindros e em alguns casos a fundição dos mesmos.
Ou seja, a economia que você está fazendo na hora de abastecer seu carro, não compensa os gastos e aborrecimentos que futuramente você terá com o motor do carro.
Há algumas oficinas que colocam chips que alteram o sensor de temperatura do motor, com isso o tempo de injeção é maior. O truque é fazer com que o carro trabalhe como se estivesse com o motor sempre frio, a fim de que a injeção injete mais combustível. Mas isto não é o suficiente e para você rodar com álcool, não basta só colocá-lo no tanque e adotar um truque ou outro, é necessário que haja uma transformação criteriosa, e adequar a injeção para o funcionamento do motor com o novo combustível.
O certo é mudar ou alterar a capacidade de vazão dos bicos, trocar as velas e fazer um remapeamento no sistema de injeção, colocar um reservatório para partida a frio e verificar a taxa de compressão do motor do seu carro, pois se for muito baixa não seria aconselhável. Neste caso a única solução seria aumentar a taxa do motor, o que inevitavelmente acarretará em um custo bem elevado para a conversão em veículos equipados com injeção eletrônica.
O segundo caso, é a prática apelidada popularmente de "rabo de galo", que nada mais é do que a mistura de álcool e gasolina. Muitos motoristas não sabem que o álcool hidratado pode conter até 7,4% de água na sua composição. Já a gasolina comum não contém água e sim 25% de álcool anidro (sem água), o que produz outro efeito bem diferente.
Portanto, seja abastecimento completo com álcool (em carro a gasolina) ou "rabo de galo", a verdade é que tanto em um, como no outro caso a idéia de benefício é apenas momentânea, até que você tenha que parar seu carro por um problema causado por um destes pequenos "truques"!
VENDIDO (DEIXOU SAUDADES)
R19 Sedan RTi 1.8 8v 1995/1995 - 113cv - Verde (made in france)