O texto abaixo, já existia no link "how-to/dicas" no site. Segue o link:
http://www.r19club.com/How-to/rodas_furos_fixacao.php
PCD
O PCD de uma roda é a distância entre os furos de fixação e a quantidade de furos que a roda possui. Essa distância entre os furos é um círculo imaginário que passa pelo centro de cada furo. A representação do PCD é feita da seguinte forma:
Precisão de furação: a fixação de uma roda, somente estará correta, se a distância entre os furos de fixação do veículo e da roda forem iguais. Para determinarmos a distância entre os furos procedemos da seguinte forma:
4 furos / 6 furos / 8 furos: Apoiamos uma escala com a marca “0” (zero) na extremidade interna de um furo. O valor encontrado na extremidade externa do outro furo determina o diâmetro do PCD da roda. Vide Ilustração abaixo.
5 furos: Com uma escala determinamos o diâmetro do furo central. Anotamos o valor encontrado, em seguida determinamos a distância entre a borda do furo central e o furo de fixação e anotamos a medida encontrada. Por último medimos o diâmetro do furo de fixação. Anotamos a última medida e utilizamos a seguinte fórmula:
PCD = Ø furo central(A) + Ø furo fixação(B) + 2X Distância entre o furo central e o furo de fixação©.
BACKSPACE
O Back Space é a medida entre o assentamento da roda e a sua borda traseira. Esta medida, indica se existe espaço livre entre a roda e os componentes internos da suspensão. Para determinarmos o Back Space, fazemos o seguinte: Apoiamos uma régua na superfície da aba traseira da roda. Introduzimos uma escala no interior da roda, apoiando-a na superfície de assentamento da roda. O ponto de intersecção interno das duas réguas, determina o Back Space. Ex.: 126mm
OFFSET / ET
É a distância entre a superfície de assentamento da roda e o meio da tala.
O off-set positivo significa que a superfície de assentamento está mais próxima a borda dianteira do que da borda traseira, logo a sua borda dianteira tende a ficar mais para o lado interno do paralama. Esse tipo de off-set é normalmente utilizado em veículos de passeio e pick-ups leves que derivam desses veículos.
O off-set negativo significa que a superfície de assentamento está mais próxima a borda traseira, logo a borda dianteira tende a ficar mais para fora do paralama. Esse tipo de off-set é normalmente utilizado em pick-ups de porte maior, tais como, F1000, D20, Silverado, F250.
Todas as rodas têm um off-set, mesmo que seja igual a zero.
A instalação de uma roda com o off-set adequado é muito importante, ele mantém a boa dirigibilidade do veículo, evita desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão.
Como Determinar o Off-set de uma Roda
O primeiro passo para obtermos o off-set da roda é calcularmos o backspace (vide acima);
Em seguida medimos a dimensão da tala (A) até (B), (Conforme fig. 05), dividimos o valor encontrado por 2 para obtermos o centro da tala (90mm);
Após termos os dois valores fazemos a subtração do centro da tala do valor encontrado no backspace.
Temos então:
Parafusos e Porcas
Os dois tipos básicos de parafusos e porcas são:
Cônico: Esse tipo de parafuso ou porca apresenta o assentamento similar a um funil.
Esférico: Esse tipo de parafuso ou porca apresenta o assentamento similar a uma circunferência.
Especificações de torque:
Diâmetro ---------- Kg/mts ------------ ft/lbs
7/16” ------------ 7,6 à 8,9------------ 55 – 65
1/2" ------------ 10,3 à 11,75 -------- 75 – 85
9/16” ---------- 12,45 à 15,91 ------- 90 – 115
12mm --------- 9,68 à 11,06 -------- 70 – 80
14mm --------- 11,76 à 13,14 ------- 85 – 95
Atenção:
Não utilizar graxa ou lubrificante nas porcas e parafusos, o uso pode fazer com que elas se soltem com a vibração do veículo.
Nunca utilizar parafuso ou porca com assentamento cônico no furo com assentamento esférico, ou vice versa, os dois não são compatíveis, sendo que uma eventual inversão impossibilitará o balanceamento correto do conjunto Roda Pneu, podendo inclusive acarretar em perda de torque, e causar grave acidente.
Verificar os parafusos e porcas após 40 Km de rodagem, aperte-os novamente se necessário, conforme especificado.
Montagem da Roda
Antes de montar a roda, alguns itens devem ser verificados, siga as instruções abaixo para uma montagem correta:
Verifique se o tipo de parafuso ou porca é o correto. (vide porcas e parafusos – item 5)
Limpe e inspecione as roscas das porcas e parafusos antes da montagem. As roscas devem estar livres de corrosão ou rebarbas, nunca utilize lubrificante. Em caso de corrosão ou roscas espanadas, substitua o parafuso ou porca imediatamente.
Inspecione o cubo da roda e as panelas do veículo, certifique-se que estão limpos, sem ferrugem, tinta, rebarba ou qualquer outro detrito que possa impedir a perfeita união entre as superfícies.
Se necessário, utilize uma escova de aço ou lixa fina, para remover a ferrugem ou outros detritos.
Para uma centralização perfeita da roda no veículo, deve ser utilizado o anel correto, segue abaixo uma tabela com os principais anéis utilizados.
Veículo -------------------- Cor do Anel ----------- Diâmetro Interno
AUDI ----------------------- LARANJA ------------------- 57,1
CITROËN ------------------- BRANCO ------------------- 65,1
FIAT ----------------------- AMARELO -------------------- 58,1
FORD ----------------------- VERDE ---------------------- 63,4
GM -------------------------- AZUL ------------------------ 56,6
HONDA (4X100) --------- VERMELHO -------------------- 56,1
OMEGA ------------------- BRANCO ---------------------- 65,1
PEUGEOT ----------------- BRANCO ---------------------- 65,1
RENAULT ----------------- MARROM ---------------------- 60,1
TOYOTA (4X100) --------- PRETO ------------------------ 54,2
TOYOTA (5X114,3) ----- MARROM 54,2 ----------------- 60,1
VW ------------------------ LARANJA ---------------------- 57,1
Para assegurar uma fixação correta da roda no veículo, siga as instruções abaixo:
Sempre segure a roda enquanto é feito o ajuste dos parafusos e porcas, nunca deixe a roda apoiada sobre um parafuso enquanto se faz o ajuste dos demais.
Para assegurar uma pressão uniforme e bom alinhamento, o aperto dos parafusos ou porcas deve ser em seqüência de estrela ou em forma de cruz, conforme ilustração abaixo.
Atenção:
Pressão demasiada na fixação dos parafusos ou porcas, pode causar deformações na roda, fratura dos parafusos, espanamento das roscas, empenamento do disco e trepidações ao frear o veículo.
Nunca utilize parafuso ou porca a menos que o especificado, se a roda tiver 5 furos, use os 5 parafusos ou porcas.
Pick-ups médias e grandes não utilizam anéis.
Nunca utilize pistola de ar comprimido para apertar os parafusos.
Utilize sempre o torque correto ao apertar os parafusos e porcas, verifique o manual do veículo, ou tabela de especificação de torque.
Antes de baixar o veículo, o instalador deve verificar se as rodas giram livremente sem contato com os componentes da suspensão ou lataria, o veículo deve ser esterçado para os dois lados sem que a roda e o pneu toquem em nada.
Balanceamento de Rodas
Para reduzir o desgaste do pneu, barulho na estrada, vibrações, etc..., é aconselhável que as rodas sejam balanceadas pelo processo dinâmico e estático.
Processo Estático: Corrige desigualdades nas massas ao redor do eixo,que geram vibrações verticais, as rodas tendem a saltitar, e o volante a vibrar verticalmente.
Dinâmico: Corrige desigualdades nas massas ao longo do eixo, que provocam oscilações laterais, fenômeno conhecido como “Shimmy”, o volante oscila para os lados.
Todas as rodas Vaska tem o radial e o axial verificados antes de saírem da fábrica, a fim de evitar problemas de balanceamento. Caso haja dificuldade no balanceamento, verifique se a montagem está correta, e o anel centralizador é o adequado para o veículo.
Para alguns problemas de balanceamento, sugere-se esvaziar o pneu, girar o aro, ou pneu em aproximadamente 180º, calibrar novamente o pneu e re-balancear o conjuto.
Atenção:
Ao contrário do que muitos pensam, vibrações nos veículos não são causados exclusivamente por problemas de balanceamento, segue abaixo uma pequena lista de problemas comuns que podem causar vibrações nos veículos.
- Discos ou tambores de freios deformados;
- Homocinéticas com folga;
- Amortecedores com defeito;
- -Deformações nas rodas causados por impactos em buracos, ou guias (lateralmente);
Uso de anel centralizador não adequado;
- Veículo parado na mesma posição durante muito tempo (flat-spot);
- Desequilíbrios ou deformações causados por freadas bruscas, onde ocorreu travamento das rodas;
- Reparos nos pneus onde foi utilizada prensa inadequada.
Manutenção
As rodas esportivas são fabricadas com um alto nível de qualidade. Entretanto, a ausência de manutenção, ou produtos químicos e materiais corrosivos, utilizados por alguns lava rápidos, podem danificar a superfície ou tornar o acabamento opaco.
Para manter o acabamento inalterado, sugerimos:
a) Utilizar detergentes neutros para lavar;
B) Não utilizar ceras abrasivas sobre a superfície das rodas, sejam elas pintadas, diamantadas ou cromadas;
c) Nunca utilizar palha de aço.
Vantagens das Rodas de Alumínio
As rodas de liga leve surgiram devido à necessidade de redução do peso dos veículos, as primeiras rodas de liga leve eram confeccionadas em liga de magnésio.
No começo da década de 70, as rodas passaram a ser fabricadas com liga Alumínio/Silício, uma liga com propriedades mecânicas superiores e com menor peso que a liga de magnésio.
As principais vantagens das rodas de liga leve em relação às rodas de aço são:
- Redução de peso;
- Menor consumo de combustível;
- Menor desgaste do sistema de freio;
- Menor desgaste do sistema de suspensão;
- Melhor absorção de impactos;
- Maior dispersão do calor no sistema de freio.
Conjunto Roda + Pneu
Antes de substituir o conjunto roda/pneu é preciso algumas precauções:
- O índice de carga nunca deve ser menor que o original ;
- O código de velocidade nunca deve ser inferior ao original;
É possível converter o conjunto roda/pneu uma vez que o diâmetro externo seja mantido ou sofra uma variação de até -3% ou +2%.
Esse tipo de alteração compreende um aumento do diâmetro do aro e uma redução da altura do pneu.
O conceito "+1 / +2" é bastante utilizado para conversão de medidas entre aros (com +1 ou +2 polegadas) obtendo uma melhora significativa da performance dos pneus.
Para o aumento de 1” no aro devemos reduzir 10 na altura do flanco, e aumentar 10mm na largura da seção:
exemplo: Pneu 175/70 R13, eqüivale a 185/60 R14
Para o aumento de 2” no aro devemos reduzir 20 na altura do flanco, e aumentar 20mm na largura da seção:
exemplo: Pneu 175/70 R13, eqüivale a 195/50 R15
Cálculo do diâmetro externo do pneu:
Pneu 155/80 R13:
Largura da seção = 155mm
Altura de Flanco = 155mm x 0,8 = 124mm
Diâmetro do Aro = 13 x 25,4 = 330mm
Diâmetro externo = Diâmetro do aro + 2 x altura do flanco
= 330mm + 2 x 124mm
Diâmetro externo = 578mm
Tabela de equivalência símbolo x Velocidade máxima (km/h)
R = 170 S = 180 T = 190 U = 200 H = 210 V = 240 W = 270 Y = 300