por André - Fundador » Seg Jul 20, 2009 3:13 pm
Amigão só testando, e lógico conferindo... na loja não tinham pneus 205/35 e 205/40 ???
O conceito "+1 ou +2" é bastante utilizado para conversão de medidas entre aros (com +1 ou +2 polegadas) obtendo uma melhora significativa da performance dos pneus.
Para o aumento de 1” no aro devemos reduzir 10 na altura do flanco, e aumentar 10mm na largura da seção:
exemplo: Pneu 175/70 R13, eqüivale a 185/60 R14
Para o aumento de 2” no aro devemos reduzir 20 na altura do flanco, e aumentar 20mm na largura da seção:
exemplo: Pneu 175/70 R13, eqüivale a 195/50 R15
No caso do R19 16s:
original de fábrica aro 15 = 195/50 ou até 195/55
modificado para aro 17 = 215/30 e acho que 215/35 e 225/35 e ainda mais o 235/30 dê certo sem erro.
Para te explicar melhor, se a sua roda for original aro 15 e pneu perfil 55, ficaria:
A medida de pneu para seu aro novo (Aro 17): 235/35R17
Altura do chão: 596.3 mm (*Vê que não bata no paralama do carro).
Raio de Rolamento do Pneu Original: 297.75 mm
Raio de Rolamento de Pneu Novo: 298.15 mm
Diferencia ente Raio de Rolamento: 0.39999999999998 mm (a menor diferença) Leia no final a explicação disso.
Se se a sua roda for original aro 15 e pneu perfil 50, ficaria:
A medida de pneu para seu aro novo (Aro 17): 235/30R17
Altura do chão: 572.8 mm (*Vê que não bata no paralama do carro).
Raio de Rolamento do Pneu Original: 288 mm
Raio de Rolamento de Pneu Novo: 286.4 mm
Diferencia ente Raio de Rolamento: -1.6 mm
Ou
Raio de Rolamento do Pneu Original (195/50R15): 288 mm
Altura do chão (Original): 576 mm
Raio de Rolamento de Pneu Novo(215/35R17): 291.15 mm
Altura do chão (Novo): 582.3 mm (*Vê que não bata no paralama do carro).
Diferencia ente Raio de Rolamento: 3.15 mm
Ou
Raio de Rolamento do Pneu Original (195/50R15): 288 mm
Altura do chão (Original): 576 mm
Raio de Rolamento de Pneu Novo(225/35R17): 294.65 mm
Altura do chão (Novo): 589.3 mm (*Vê que não bata no paralama do carro).
Diferencia ente Raio de Rolamento: 6.65 mm
O que é Raio de Rolamento e porque é tão imporante?
É muito importante que este número se mantenha o mais próximo possível.
O Raio de rolamento é a distância entre o chão e o meio da roda. Muitas coisas no seu carro são configuradas com refência a este valor, como o indicador de velocidade, caixa de câmbio e o motor.
Se este valor estiver muito fora, seu indicador vai marcar que você está dirigindo mais rápido do que realmente está e seu odômetro vai marcar que você dirigiu mais do que na
verdade dirigiu.
Espero que estas medidas tenham te servido!
Porém cada caso é um caso, e cada roda tem um off-set... nas lojas especializadas eles calculam certinho para você. Tudo depende da roda. Boa sorte!
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