Ventilador de ar e AC

Vidros elétricos, travas, faróis, lâmpadas e etc.

Ventilador de ar e AC

Mensagempor N@ldo » Ter Nov 03, 2009 10:49 am

Prezados, já faz um bom tempo que gostaria de perguntar isso a vocês. :D
Sei que temos um probleminha com estralos na portinhola do ar. E que para resolvê-lo deve-se desengatar o relê.
Bem isso já havia feito uma vez até que fui dar uma carga no ar condicionado e o técnico ligou novamente o relê.
O problema é que às vezes gostaria de fechar o ventilador pra evitar que a poluição, fumaça, etc, entre no carro e se faço isso, começam os estralos que ainda não consegui entender se é um problema de projeto ou sei lá o que +.
Bem, vocês poderiam então me dizer para desligar o relê novamente. Então aí vem a pergunta: se eu fizer isso, não perderei alguma funcionalidade do ar condicionado?
Preciso dar uma carga de gás novamente e já aproveitaria pra deixar tudo certo. Se for preciso arrumar alguma coisa, por exemplo...
Muito obrigado pela atenção mais uma vez!
Abraços! :wink:
N@ldo

Data de registro: Ter Ago 21, 2007 11:50 pm

Re: Ventilador de ar e AC

Mensagempor gosantos » Ter Nov 03, 2009 5:09 pm

O relê em questão controla o motorzinho elétrico que abre e fecha a tampa da recirculação do ar da cabine. Essa portinhola é controlada através do botão que liga o ar condicionado, onde tem a marcação "normal" e "maximo". Na posição normal, a portinhola fica aberta, permitindo a entrada de ar externo. Na posição maximo, a portinhola fecha, recirculando o ar interno. O estralo ocorre porque a engrenagem da portinhola é de plástico e os dentes acabam se quebrando. Aí, quando você coloca o botão no máximo, o motor elétrico fecha a portinhola mas ela fica estralando porque a engrenagem vai pulando os dentes quebrados. O ideal é desligar o relê novamente, pois uma hora o sistema quebra as engrenagens de vez, ou seja, não para nunca mais de estralar enquanto você não desligar o ar. Se você quer manter na posição fechado, coloque o botão no máximo, espere a portinhola fechar e aí então desligue o relê
gosantos

Data de registro: Seg Ago 18, 2008 11:45 am

Mensagempor N@ldo » Qua Nov 04, 2009 8:57 am

Acho que entendi, mas isso não afetaria no desempenho do ar condicionado?

E quado eu estiver usando somente o ventilador, com essa mudança no relê entraria ar externo da mesma forma, ou ficaria sempre fechado?

Muito obrigado pelas explicações.

PS. eu sempre quis saber sobre os estralos. Achava muito estrando, mas agora vc me deu uma boa explicação.
N@ldo

Data de registro: Ter Ago 21, 2007 11:50 pm

Mensagempor gosantos » Qui Nov 05, 2009 8:17 am

Se você desligar o conector com a portinhola fechada (dá prá ver ela abrindo e fechando, tem que abrir a caixa de ar no canto direito do motor perto do motorista), tanto faz se o ar está ligado ou apenas o ventilador, o ar externo não vai entrar. Essa posição aumenta a eficiência do ar condicionado por não ter que resfriar o ar externo. Infelizmente parece que é difícil consertar o mecanismo da recirculação. Li uma vez num fórum da Argentina que um cara desmontou tudo a mandou fabricar uma engrenagem de metal. A peça nova nem sei se existe, e se existir deve custar uma fortuna...
gosantos

Data de registro: Seg Ago 18, 2008 11:45 am

Mensagempor victorbosco » Seg Fev 08, 2010 1:21 am

Olá amigos, estive vendo suas duvidas sobre a portinhola do ventilador, eu comprei um renault 19 recentemente, e achei essa portinhola pra comprar a um preco nem muito alto no site da renotech, www.renotech.com.br , e ja aproveitando, gostaria de saber o que eu faco, pois o ventilador do meu renault nao esta funcinando, lvei na auto eletrica e nao acharam o problema,e deram como solucao trocar o ventildr, sera que é nescessaio???grato
victorbosco

Data de registro: Dom Jan 31, 2010 5:30 pm

Mensagempor André - Fundador » Seg Fev 08, 2010 10:34 am

Olá Victor Bosco,

Quanto a sua observação, se você se refere ao "MOTOR ELETRICO DE RECICLAGEM DO AR CONDICIONADO - R19" de Código Renault: 7701033462 - me parece realmente ser uma peça única e essa peça quando quebra um dente da engrenagem que faz o sistema ficar dando aqueles estalos, mas confirme na Renotech. Se possível fale somente e diretamente com o Ailton para confirmar isso.

Link: http://www.lojarenotech.com.br/octopus/?sid=54&m=B&-ar+condicionado-cm1-10&mi=DTL&-motor+eletrico+de+reciclagem+do+ar+condicionado+-+r19-cg-1728

Sobre o reparo, não faça na primeira empresa que levou, normalmente há reparo ou é desligada a portinhola e o sistema constinua funcionando desde que a deixe fechada para não entrar ar quente vindo do motor para dentro do carro e diminuir a eficácia do resfriamento do ar do ar condicionado.

Se já falaram ter que trocar o sistema todo, já mostram que não conhecem o sistema ou no mínimo que agiram de má fé.
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

Retornar para Elétrica