,

Como Instalar o Filtro de Ar Esportivo

Sabe aqueles serviços que geralmente você paga na oficina mecânica ? Troca do filtro de óleo, filtro de ar, troca de óleo, troca das velas, em geral os serviços básicos…


Geralmente o pessoal paga, e é uma grana que pode ser gasta com outros serviços, ou até mesmo em novas peças…


Então essa seção veio para poder ajudar o pessoal a economizar mais algum troco…

Vamos começar com um serviço que, todos sabem fazer, mas para quem não sabe, aqui vai a oportunidade…

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE :
Não utilize ferramentas caseiras (Garfo, colher, faca) para realizar os serviços, sempre use ferramentas profissionais (Chave de fenda, alicate…)

O material que vamos precisar, uma chave de fenda, alicate, e o filtro de ar esportivo, de preferência o K&N

Ferramentas Necessárias :


– Chave de fenda e/ou Philips;
– Alicate.

Primeira coisa, vamos começar a desmontar as conexões que prendem o filtro de ar original a caixa preta, onde se localiza o filtro.

Em alguns carros para se retirar a caixa basta soltar essa meio que anel, em outros casos é apenas uma cinta normal presa com parafuso.

Depois de solto o anel que prende a mangueira de admissão a caixa, solte os lacres que prendem o filtro de ar dentro da caixa.

Feito isso, retiramos a tampa preta da caixa, e o filtro de ar.

Uma ultima olhada no sistema de admissão original.

E terminamos a primeira parte do serviço retirando a caixa, para soltar ela, basta soltar um parafuso que fica geralmente prendendo ela, na lataria do carro (logo ao lado do lugar onde se coloca o fluido de freio). Tirando esse parafuso basta puxar a caixa, embaixo ela é presa mas apenas no sistema de “Encaixe”.

Agora vamos colocar o filtro de ar esportivo (K&N) em alguns carros a mangueira de admissão é dura, logo não precisa de nenhum sistema de cano para ligar o filtro à mangueira de admissão.

Nesse caso em que estamos ilustrando a matéria, você pode notar, que a pessoa está fazendo força para colocar a mangueira de admissão dentro do filtro de ar, o que você também vai fazer se reparar que a mangueira agüenta ser presa com o parafuso, sem deixar espaços abertos para entradas de ar.

Detalhe, o ar só pode entrar pelo filtro, se tiver algum espaço nas bordas entre o filtro de ar e a mangueira de admissão, o melhor é se comprar um pedaço de cano, pode ser de escape mesmo, e com ele você vai fazer a conexão entre o filtro de ar, e a mangueira de admissão, com isso você vai melhorar ainda mais a entrada de ar no seu motor, deixando tudo a seu favor para ganhar um melhor desempenho.

Depois que a mangueira foi colocada dentro do filtro de ar, basta prender o filtro com uma cinta normal, e curtir o novo ronco que o carro vai ter, com esse trampo não significa necessariamente que você vai ganhar 10cv, apenas você está melhorando a admissão do seu carro, deixando ela mais livre, e claro que com isso vai estar melhorando o desempenho do seu motor.

11 Comments

Leave a Reply
  1. o meu celta tem ar condicionado se mangote que vai para o filtro tem um sensor de ar, eu fiz a teste direto na boca de ferro mais a luz da injeção ascendeu vende a adaptação para esse caso.. aguardo resposta……

  2. como eu faço para pedir na auto peça um filtro desse ,e so dizer que eu quero um filtor de ar esportivo ,e dizer a marca e o modelo do carro ..ou precisa de mas alguma coisa?????

    • só ir em uma oficina e pedir um filtro de ar esportivo!
      Na maioria das oficinam instalam tambem! e custuma ser barato a instalação.

      Você tambem pode comprar o filtro pela internet!

  3. Meu Renault clio é um 1.0 16v 2006 com ar, notei que ele tem uma mangueira por trás do motor que encaixa no suporte do filtro de ar. O que fazer com ela? E o suporte do meu filtro é diferente, ele fica em cima do cabeçote. O que devo fazer? Aguardo resposta. Obrigado.

  4. Prezados, após muita pesquisa chego a conclusão de que embora o filtro esportivo melhor captação, o fato de estar próximo do motor resulta na captação do ar quente, reduzindo a potência. O sistema original capta o ar de fora e portanto mais frio. Acho que no final das contas o prazer fica não em ganhos de potência e sim no ronco produzido pela admissão do motor.

  5. Penso que o filtro K&N colocado retirando a caixa do filtro de ar original, vai aspirar ar muito mais quente. Não se falou, neste artigo e penso que o exemplo não comtemplava o Sensor de Massa de Ar (MAF).

  6. Tenho um renault R19 16S 94, e preciso da peça Mangueira Caixa Filtro De Ar Renault r19 16s 94, não acho lugar algum e preciso de uma ajuda.

    Sou do Rio de Janeiro Zona norte.

    Se houver tb um site com a peça, favor informar.

    Grato,

    João.

  7. eu tenho um celta 2003, minha duvida e se eu quiser colocar um filtro esportivo eu preciso trocar a mangueira o (duto)..e alguem tem um site confiavel?

    obrigado pela respostas.

  8. Amigo, instalei um filtro de ar esportivo no meu CRUZE retirei a caixa de ar, só que na caixa tem um sensor, deixei ele solto, ou tenho que fazer outro procedimento?….te agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *