«

»

Como trocar cabo da embreagem

Este tutorial é muito útil, já que o cabo da embreagem é algo simples de se trocar, e quando estoura sempre é preciso de um guincho quando não sabemos corrigir o erro.

Materiais Necessários:

  • Cabo de Embreagem: O cabo compre o original, é mais recomendável. Não terá maiores problemas. Segundo o manual de serviços, o cabo é o mesmo para todos os modelos de R19 (77 00 834 725).

  • Suportes do cabo de embreagem: O cabo vai enganchado no berço do motor por dois suportes de plástico, geralmente rompem-se ou perdem-se, assim que se não os têm, comprem um par que são baratos e asseguram que o cabo não fique solto.

  • 3 metros de fio (grosso) ou barbante resistente;

  • Chave de fenda e pinça podem ser úteis.

Abram o capô e soltem o cabo como segue na foto abaixo:

Agora tirem a tampa inferior da coluna de direção (são 3 parafusos T-20). Tirem também os dutos de ventilação, esses que estão cobertos com borracha espuma. É meio complicado retira-los completamente, mas ainda que faça separem-nos na união que têm e os façam a um lado, isso já dá muita mas visibilidade.

Aí fica bem visível o cabo.

Com auxilia de uma pinça de pontas ou alicate de bico, puxem o cabo da embreagem e liberem-no.

Amarrem o fio à ponta do cabo. Desde o lado do motor, comecem a puxar o cabo para extraí-lo. À medida que vão puxando vão encontrar-se com obstruções, a primeira é um anel de passagem que tem o cabo. Sigam puxando, a segunda possível obstrução: é um clip de plástico que trava o cabo à base do pedal. Têm que soltá-lo desde o lado do motor, assim que colocar o braço até o fundo e o procurem. Movendo-o um pouco de lado a lado e girando teria que sair. É um pouco chato retira-lo mesmo, tenha paciência e ele sairá!

Aí está, o cabo saiu completo !

Peguem a ponta do cabo novo e comecem a recolocá-lo. Do lado do motor, apóiem o cabo em e depois encaixe-o.

Depois de tudo feito, pisem no pedal de embreagem várias vezes, ouvirão ruídos como “ccclink”, “traccc”, “kkkkkrrrrr”, “cliccc”… Depois disso acomode o sistema de regulagem automática. Saia e dê umas voltas. É importante que o mecanismo auto regulável esteja em bom estado, já que os dentes são de plástico e poderiam estar desgastados ou rompidos.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

10 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. ivonete

    meu carro ecosport liga normal, parece que engata marcha normal, mas não sai do lugar parecendo não ter marcha, e o marcador de gasolina esta zerado como se estivesse sem gasolina,o que pode ser me ajude , obrigado

  2. Lyandro

    Que problema pode ser?
    minha embreagem está baixa, Quando o carro está frio eu consigo engatar todas as machas apenas a ré arranha um pouco para entrar, mas quando ando uns 10km com o carro que ele esquenta o motor dai nem a primeira entra, mesmo com o carro parado em um sinal vermelho não consigo engatar a primeira tenho que botar a segunda com muito custo para arrancar ele de segunda.
    Gostaria de saber se alguém já teve esse problema e se poderiam me ajudar falando o que seria o problema. aguardo respostas

  3. Gilberto gomes da cruz

    tenho uma scenic 2004 1.6 16 v , quando vou sair em subida o carro treme um pouco e quando está em marcha lenta ele faz um pequeno barulho que para quando pisa na embreagem, o que pode ser?

  4. alex

    O cabo de meu r19 rt1,8 fica com uma folga não sei o motivo podem me ajudar ??
    a embreagem é nova faz 6 meses que troquei toda só que a gora o cabo arrebento e não da o tamanho …

    1. hugo mota

      tente regular o cabo

  5. renilson o k b c a

    sigui as figuras como trocar o cabo da embreagem deu certo muito obrigado deus abencoe e um forte abraco

  6. duda

    bom dia amigo e muito obrigado por este tuto, mas meu laguna motor volvo que usa o mesmo cabo, nao deu certo e nao deu regulagem, ficou baixa. Por favor poderia explicar como eh que acomoda o mecanismo de regulagem automatica? Botei no mecanico e ele nao conseguiu fazer funcionar corretamente. O cabo eh obviamente novo. Poderia me fazer este favor?

  7. Hugo Elias de castro

    Boa noite. Gostaria de saber como trocar embreagem gol 92 cht.Obrigado

  8. fellipe dantas da silva

    gostaria de saber como eu tiro o cambio do r 19 !! minhas duvidas sao se tenho que tirar agregado

    1. Daniel Perez

      amigo, te falo uma coisa, se vc tiver um dinheirinho sobrando aconselho a pagar pra fazer o serviço, eu comprei um r19 1.6 e tive que comprar outro cambio pra colokar, até ai td bem, naum deu certo de ficar com esse carro comprei outro r19 mas 1.8, e mais preciso ontem e hoje estava mexendo no cambio dele, naum tirei do carro, só desloquei, mas é complicado demais meu pai e eu mexemos, ja falei que da próxima naum coloko mais a mão, se é doido, prefiro pagar, e axo q vai ser necessario tirar o cambio novamente, mas dessa vez tirar do carro completo, ja to vendo o mecanico pra fazer isso kkkkkkkkk, boa sorte ai pra vc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>