,

Sistema de Suspensão (mantendo o carro na linha) – parte 3

As bandejas são peças fundamentais tanto para veículos que usam suspensão ponte rígida ou MacPherson. Em ambos os sistemas, as bandejas têm a função de proporcionar uma perfeita harmonia entre estabilidade/segurança e conforto na condução do veículo. As bandejas têm importante papel no perfeito trabalho dos demais componentes da suspensão, assim se por exemplo uma das bandejas estiver amassada ou trincada, a dirigibilidade do veículo ficará comprometida. Portanto cuidado, folga no sistema de suspensão e desalinhamento da direção podem ser causados por bandejas e braços empenados, trincados ou gastos, provocando irregularidade no desgaste de pneus, comprometimento da estabilidade e ruídos, entre outros. Vamos dar algumas dicas para que você possa avaliar o estado das bandejas.

 

 

Verifique o seguinte:

  • Amassamento, trincas, quebra ou corrosão.
  • Se as buchas estão danificadas (cortadas, folgadas, soltas da carcaça ou pino amassado).
  • Se o pivô está folgado ou o guarda pó está rasgado.

A presença de uma destas irregularidades indica a necessidade da substituição da bandeja. Em alguns casos para efetuar a troca é necessário soltar o amortecedor do carro. Este trabalho requer mão de obra especializada e ferramentas adequadas. Alguns veículos são equipados com bandejas que sofrem alterações de um ano para o outro, por isso sempre verifique o ano e o lado certo de montagem. A montagem em posição invertida causará a soltura das buchas.

O custo de bandejas novas é relativamente baixo e, seu preço se inicia a partir de R$22,00 já com as buchas. Algumas empresas recondicionam bandejas, mas evite colocá-las em seu carro, pois estas peças são submetidas a esforços constantes e acabam quebrando por fadiga, pois seu uso e solicitação pode já ter sido muito grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *