«

»

Como Ajustar a Altura da Suspensão Traseira

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

Ajustar a altura da suspensão traseira nos Renault é muito fácil. O sistema do R19 é composto de 2 barras de torção que fazem o papel das molas helicoidais.

Essas barras podem e devem ser removidas para o ajuste de altura. Caso for utilizar gás G.N.V em seu veículo é importante ajustar mais alto para compensar a perda de altura pelo peso do cilindro. Se o veículo foi rebaixado, podemos levantar a posição original.

Este tutorial se aplica a todos os Renault 19 que o sistema seja composto de “2 barras de torção”. Não serve para os modelos que utilizam 4 barras.

O primeiro passo é se fabricar a ferramenta para extrair as barras. Para isso precisamos sair e comprar os seguintes itens:

  •  Vareta com rosca de 10cm; porca;
  • Uma porca;
  • Duas arruelas bem grandes;
  • Um pedaço de tubo de diâmetro 40mm aproximadamente.

 Montem a ferramenta como vêem na foto:

Podemos utilizar uma ponta hexagonal de 30mm, a que se utiliza para tirar a porca central das rodas.

Comecemos levantando a traseira do veículo, de ambos os lados e colocando os suportes por baixo. Tirem as tampas de plástico que protegem as barras, como mostra a figura abaixo:

Utilizar bastante WD-40 para afrouxar um pouco.

Agora devem medir. Podem medir entre a lataria e o centro da roda:

Na foto a altura foi de 42cm.

Enrosquen a ferramenta no centro da barra. Se quiserem podem fazer uma marca à vareta rosqueada para poder medir o quanto foi rosqueado e realizar o mesmo procedimento na outra barra.

 

Antes de começar a extrair a barra, caso ainda não tenha colocado o suporte, faça agora por questões de segurança e levantem-no apenas uns milímetros, para que quando retirarem a barra o braço se mantenha em seu lugar. Fazendo isto, a barra irá sair facilmente.

 

Agora ajuste a porca até extrair a barra.

 

Se têm bastante espaço, recomendo-lhes que retirem as barras por completo, limpem o ferrugem se houver e depois lubrifiquem com graxa. Desta forma, a próxima vez que forem mexer e reajustar a altura vai ser mais fácil.

Já estamos prontos para lhe dar a nova altura. Lamentavelmente o sistema não é muito preciso…. assim o melhor a ser feito é ir medindo e contando catraca por catraca. Aproximadamente cada catraca representa 3cm de variação quando o veículo esta apoiado no chão e 1cm se estiver com as rodas penduradas.

Se quiserem levantar a parte traseira porque colocarão G.N.V, comecem a baixar o o sistema muito lentamente. À medida que vão baixando, vão colocando a barra. Vão sentir como que golpeia e não calça. Sigam assim, baixando e tratando de que a barra entre. Vai chegar um ponto em que a barra entra perfeitamente. Se querem baixar a altura traseira, têm que fazer o mesmo mas ao invés de baixar o sistema deverão levantá-lo.

Uma vez que a barra entrou, terminem da colocar com um martelo de borracha ou um martelo tradicional. Meça agora a que altura ficou, a partir da lataria ao centro da roda. Por exemplo, originalmente media 42cm, e depois de baixar uma catraca passou a 41cm. Quando apoiar o veículo no chão novamente, esse centímetro de diferença se multiplicará por 3 (três).

Repitam a mesma operação do outro lado. O ideal é que a altura fique idêntica de ambos os lados. Se não ocorrer, é preferível que fique mais alto o lado esquerdo (lado do condutor). Se a diferença for maior do que 1cm, as barras não estão colocadas de forma adequadas e casual, assim sendo, teremos que retirar uma das barras para corrigir a diferença.

Isso é tudo, desçam o veículo ao chão, coloquem as tampas de plástico nas barras e saiam com o veículo a rua para provar. Se não gostarem da altura, agora o trabalho de retirar as barras será muito mas fácil graças a lubrificação efetuada no meio da operação.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

13 comentários

  1. Douglas disse:

    sua esplicaçao foi extremamente clara obrigado mas eu tenho um r 21 nevada pelas imagens e o mesmo sistema de suspençao voce pode confirmar ?

  2. pedro disse:

    Olá!
    Sua dica é de extrema importância!!!

    Copmprei o carro esta semana ele já veio c/ GNV, fui ao mecânico q sempre levanta p/mim, mas este diz não fzer em scenic.

    Eu só não entendi qdo vc fala em “catraca” é no macaco?

    Vou tntar fzer eu mso em casa, se puderes me dar mais dtalhes e fotos te agradeço;

    01 abraço;

    Pedro – Pelotas RS – scenic 2000 rt megane

  3. ivan franco disse:

    esta muy clara tu explicacion voy a hacerlo , el caroo mio es renault gala es lo mismo

  4. Jairo disse:

    Opa, você alguma dica para regulagem da altura dos carros com 4 barras (scenic). Desde já obrigado.

  5. Graciano disse:

    Ola quero levantar a trazeira da minha renault scenic 2001 como faço???

  6. Marco disse:

    Tenho um Scenic, o processo de aumentar/baixar a suspensão traseira é a mesma que o Renault 19, mas deparei com um problema ao aumentar a suspensão, , o problema é que o amortecedor bate no seu limite quando por exemplo se passa em uma lombada baixa a uma velocidade maior, ou esta em uma estrada e depara com uma depressão leve na estrada, o amortecedor bate, entendi que o veiculo trabalhava alem do limite, e percebi que a estabilidade foi comprometida ( por estar mais alto) e fiquei com medo de pegar uma curva mais fechada e levar o veiculo ao limite e o mesmo capotar, dai voltei a suspensão ao que éra antes

    1. emerson disse:

      como vc levantou a senic tentei ficou mais baixa.. fiz com o oneu levantado tirei a barra marquei onde estava e locoquei 4 dente p frente e depois quatro para tras e ela so ficou mais baixa. me detalha como fazer.

  7. Mauricio Costa disse:

    Ola mano parabems pela iniciativa , vc sabe como regular a altura da suspenção do citroen xsara break, pois troquei os rolamentos e lubrifiquei mas quando montei ficou muito baixa…
    muito obrigado

  8. jaime da silva disse:

    coloquei gas no meu megane ficou muito baixo com essa dica a altura ficou muito boa parabens pela dica valeuuuuu!!!!!!!!

  9. warley disse:

    Boa noite ! Comprei um Scénic RXE 2.0 16v e veio rebaixado , será que poderia me dar uma dica como levanto a traseira ? não tenho muito conhecimento sobre barra de toção e que ferramentas vou precisar para a retirada da barra de torção? fico no aguardo e desde já agradeço.

  10. wagner vinicios disse:

    Bom dia, Senhores!
    Bem, vou direto ao assunto: Tenho um Scênic 2002, e o mesmo com 4 barras de torção; assim sendo, percebi ao comprar o veículo que estava com a parte traseira muito baixa em comparação a outro do mesmo ano e modelo; assim sendo, pedi para o meu mecânico levantar um pouco a suspensão, uma vez que este deveria ter sofrido tal anomalia devido ao GNV. Então, o mecânico de boa vontade tentou assim ajustar a tal suspensão o que até o presente momento não consegue sair do lugar, ou seja, tudo que ele faz só deixa a traseira mais baixa. Em suma, gostaria muito da ajuda dos amigos, pois já estou com o carro parado na oficia há 3 dias e preciso do veículo e o que é pior que ele não consegue nem deixar como antes de começar a fazer tal serviço. Se houver alguma possibilidade de alguém me ajudar eu agradeço.

  11. higor disse:

    Eu quero socar no chão um megane rxe egeus alguem sabe

  12. beto disse:

    ola gostaria de saber como faço para subir a suspensao traseira do meu megane hatch 2001 pois o antigo dono colocou pneu 195 65 r 15 e quando coloco peso a traseira baixa o suficiente para os pneus pegarem a proteçao do paralama.Desde ja agradeço.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>