,

Tipos de alto falantes

Os alto-falantes são escolhidos de acordo com a frequência sonora que irá reproduzir. Sendo assim, existem diversos tipos, cada um com uma função específica. Veja as diferenças:

Woofers: Para sons graves, médio-graves e parte dos médios – grave de ataque. Os woofers equipam a maioria dos “Trios-Elétricos”, pela sua resposta de freqüência estendida. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 50 Hz a 5000 Hz. Seu tamanho varia de 6″ a 18″. São indicados para reproduzir sons como: Bumbo, tambor, parte do piano, parte do baixo e da guitarra.

Subwoofers: Para os sons subgraves – grave retumbante). Dividem-se basicamente em 2 categorias, a BOX (caixa) e a Free Air (ar-livre, tampão). Quanto maior for o seu Ímã, melhor. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 20 a 1500 Hz. Seu tamanho varia de 8″a 18″. São indicados para reproduzir sons como: Contrabaixo, baixo eletrônico, bumbo da bateria, músicas c/ subgraves (CD-BASS).

Mid-bass: Para os sons médio-graves. Os mid-bass são utilizados na parte frontal do carro, para aumentar a resposta de graves na parte da frente do carro. Em alguns casos eles são instalados nas portas onde é aproveitado o espaço interno da porta como caixa acústica. Em outros casos eles são usados em pezinhos. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 60 a 5500 Hz. Seu tamanho varia de 6″ a 8″. São indicados para reproduzir sons como: Bumbo, tambor e outros.

Mid-range: Para os sons médios. Eles tem uma maior fidelidade na faixa de freqüência que cobre a voz. Também é usado em pezinhos. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 200 a 3500 Hz. Seu tamanho varia de 3-1/2″ a 6″. São indicados para reproduzir sons como: voz (preferivelmente) e a alguns instrumentos musicais que atuam entre 200 e 3500 Hz.

Full-range: Parte dos sons: graves, médios e agudos. São indicados para cobrir a maior parte da faixa audível. Ele é muito usado em pezinhos. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 100 Hz a 12000 Hz. Seu tamanho varia de 4″ a 6″. São indicados para reproduzir principalmente a voz e a maioria dos instrumentos musicais.

Tweeter – (para sons agudos): Existem tweeters de vários materiais. Eles vão do comum papelão ao moderno neodimium (o mais usado). Ele é usado em pezinhos e em cima do painel, sempre direcionados de forma correta.

Triaxial: Contém um woofer, um mid-range e um tweeter na mesma carcaça. Esses falantes são geralmente instalados nas portas e no tampão. Sua vantagem é reproduzir uma grande faixa de freqüência, porém, só há divisores que efetuam o corte subsônico, ou seja, eles atuam cortando os graves. Isso faz com que o woofer reproduza sons agudos, perdendo um pouco da qualidade sonora. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 50 Hz a 20 KHz. Seu tamanho varia de 6″, 6″x 9″ e 8″. São indicados para reproduzir sons como: todos, exceto contrabaixo, baixo eletrônico e bumbo da bateria.

Coaxial:Contém um wooofer e um tweeter na mesma carcaça. Esse falante é pratico, porém, com menor fidelidade. É muito usado em kits originais. Apresenta o mesmo problema dos divisores dos Triaxiais. A faixa de freqüência em que eles operam varia de 50 Hz a 20 KHz. Seu tamanho varia de 4″,a 8″, incluindo o oval 6″x 9″. São indicados para reproduzir sons como: todos, exceto contrabaixo, baixo eletrônico e bumbo da bateria

 

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *