,

Como desmontar o painel de instrumentos

Retirando o volante, cabo do velocímetro, troca de lâmpadas do painel, comandos de luzes e ajustes gerais.

Neste tutorial apresentaremos várias coisas relacionadas com o painel e os instrumentos do Renault 19. Também poderão aprender a trocar o volante do veículo (sozinho nos modelos sem AIR-BAG), ou também a trocar a chave de seta de comando das luzes ou do limpador de pára-brisa, o comando de controle satélite da rádio, ou qualquer outra coisa que antes você nem conhecia.

Quando é necessário desmontar o painel de instrumentos?

  • Quando se queimaram lâmpadas,
  • Quando o velocímetro do veículo apresenta problemas,
  • Algum erro nos ponteiros (marcadores),
  • Ou quando queremos aprender, modificar e etc.

Quais materiais serão necessário?

Tudo depende de qual reparo iremos realizar, mas em geral iremos precisar de:

  • Chave 21mm para tirar o volante;
  • Chaves com ponta Torx-20 e Torx-10 para desmontar o painel;
  • Cabo do Velocímetro;
  • 3mts de arame ou barbante grosso (para passar o cabo);
  • Lâmpadas para o painel de instrumentos (12v 1,2w);
  • Demais coisas, como trapos e pincéis para limpar um pouco, alguma chave de fenda ou qualquer outro material que dispor.

Para começar, antes de tudo devemos retirar a porca que prende o volante (somente nos modelos sem AIR-BAG). É um serviço fácil e rápido e nos dá muito mais espaço para trabalhar. Primeiro retira-se a proteção de borracha que dá um acabamento estático ao volante.

Depois com a chave de 21mm retirar a porca. Já retirada, marcar com Liquid Paper ou qualquer outro marcador de sua preferência a posição na qual se encontra o volante, para quando for recolocar ele fique certinho e não perca o alinhamento anterior. Se por acaso o volante já estava desalinhado com as rodas, é um bom momento para corrigi-lo!!. Feito isso, faça um pouco de força até que o volante afrouxe e o retire.

Depois devemos tirar as duas proteções pretas de plástico que cobrem a chave de seta e a chave que aciona o limpa pára-brisa.

Se o seu objetivo neste tutorial é trocar a chave de seta ou a alavanca que aciona o limpador de pára-brisa, essa é a hora.

Se olharmos por baixo, iremos notar que estão presos por dois parafusos T-20, retirá-los, logo desconectar as conexões e substituí-los por um novo.

Caso você procure trocar também o velocímetro, continue seguindo o tutorial.

A tampa esta presa por 3 parafusos T-20, para retirarmos um deles devemos mexer na alavanca de ajuste de altura do volante. Aqui na foto podem ver o cabo do velocímetro que vai conectado no painel de instrumentos. Siga-o com a mão até onde ele se conecta com os instrumentos. Pressione com cuidado umas “travinhas” existentes na fixação dele e retire-o.

Como estamos trocando agora o velocímetro, devemos abrir o capô e localizar o cabo. Retire por completa essa caixa preta, onde o filtro de ar fica, senão ficará difícil acessar o local adequado. Seguir o cabo até onde se conecta com a caixa de câmbio (ao lado de onde esta o motor de partida ou como é mais conhecido “motor de arranque”). Uma vez localizada a ponta do cabo, pressionar as travinhas existentes na extremidade e retira-la.

Agora, amarre o arame ou o barbante na ponta e puxe-o para retira-lo e jogarmos ele fora ou recuperarmos caso ainda dê para recuperar. Mas lembre-se é importante que na outra ponta que está no interior do veículo você amarrar um outro pedaço de arama ou barbante no novo cabo para conforme for retirando o velho vá entrando no lugar do antigo o novo.

Caso as travinhas que fixação estejam quebradas ou frouxas, é preciso verificar a posssibilidade de troca-las.

Segue a foto ilustrando os passos anteriores, deve-se colocar com pressão no novo cabo do velocímetro.

Conecte o novo cabo e pronto. Pronto, mais uma etapa foi cumprida!

Foto do Velocímetro – RN / RT

Preço médio – R$51,00

Agora seguiremos com o painel de instrumentos.

Qualquer reparo naquele local, devemos retirar o painel de instrumentos. Observando-o desde abaixo da coluna de direção, ainda podemos ver 2 parafusos T-20 presos ao painel de instrumentos, devemos retira-los. Depois, olhando o painel de instrumentos de frente, podemos ver dois parafusos mas que prendem à tampa superior. Tirá-los e e retirar essa tampa.

Retirada essa tampa, vamos notar outros dois pequenos parafusos de T-10. Tirá-los e por fim o painel de instrumentos fica solto.

Com cuidado e jeito coloquem suas mãos por trás do painel de instrumentos afim de desligar todos os conectores, e se ainda não desligaram o cabo do velocímetro, vão ter que o fazer agora.

Agora retirado o painel de instrumentos e com ele em suas mãos, podem ver os locais dos quais se encontram as lâmpadinhas, para retira-las gire-as ¼ de volta e as retire, substituindo logo em seguida pela nova.

Se quisserem, podem retirar a proteção que cobre-as, simplesmente façam uma alavanca com uma chave de fenda pequena e fininhas com muito cuidado em todas as travinhas que tem em sua parte traseira até liberar essa proteção.

Cada instrumento pode-se retirar em forma individual, podem ver por trás deles uns circuitos impressos que servem para a calibração (regulagem de ajuste). Ter cuidado com as agulhas e as bobinas, já que são muito delicadas.

Também podem substituir os adesivos com as inscrições de velocidade, temperatura, nível de combustível, pressão do óleo e RPM por outros adesivos de cor branca, violeta, azul, vermelho ou qualquer outra cor. Se preferirem podem substituir os originais por outros da mesma cor para dar uma revitalizada no visual. Segue um exemplo na cor branca:

Caso procurem calibrar e ajustar os marcadores, recomendamos levar em alguma empresa especializada ou na própria rede autorizada do fabricante do painel de instrumentos para tal serviço. Depois de pronto, vocês podem recolocá-lo.

Uma vez que terminaram com tudo, conectem o painel de instrumentos novamente, mas antes de colocar, virem a chave de ignição e verifiquem o funcionamento de todos os instrumentos e luzes indicadoras.

Pode-se também lavar a proteção de plástico do painel de instrumentos ou trocar caso esteja riscada, trinca ou quebrada.

E se encerra aqui o tutorial. Esperamos que tenham gostado!

17 Comments

Leave a Reply
  1. bom dia ! tenho um r19 rn 1995 e parou derrepente e não pega os mecanicos querem faser pesquisa no carro como cobaia como posso obter ajuda?

    • Sérgio, leve em um auto elétrico e peça para ele verificar o fio de conexão da bobina junto à bobina. Costuma estar partido na parte de fixação e daí corta o sinal, e passado alguns momentos volta a funcionar, se essa for a sua situação.

  2. Boa tarde tenho um renalt 19 rt 1.8 95 quero fazer uma cotação do sistema de freio. (disco, pastilha, lona e panela etc)…. Alias se vcs conhecer alguma peça que possar ser usado que não seja a original que possa ser nascional por ser mais barato ficarei grato. add Claudinho

  3. BOA NOITE, TENHO UM RENALUT 19 RT 1.8 95 TO TROCANDO DE LAMPADAS POR LEDS SO QUE TROQUEI DE COR BRANCA. AO DESMONTA-LO A FOLHA DOS MARCADORES , SAO ORIGINAIS DA COR LARANJA A COR BRANCA FICOU COR BORRADA SEM BLZ … TEM COMO EU TROCAR O FOLHAS DOS MARCADORE PARA COR BRANCA…. OBRIGADO POR INGUANTO E PARABENZ PELO EMPENHO PELO SAITE….

  4. Ola amigo tenho um r19 97 98 quero troca o volante por um volante esporte mas acho um cubo que encaixe na barra de direção, pode me ajuda?

  5. QUERO TROCAR O VIGIA TRASEIRO NO MEU 19 , MAIS NÃO ENCONTRO , ALGUÉM PODE ME AJUDAR AQUI NO RIO DE JANEIRO RENAULT 19 RT (SEDA) , ANO 97

  6. o meu R19 apresenta a seguinte avaria ,ele não deslancha e quando acelero ele corta e não consegue se manter ligado na marcha lenta
    já troquei a bobina,jogo de velas, bomba de combustível e mangueiras, o que mais pode ser ?

    • Olá amigo! tenho um R19 1.6 8v , e recentemente tive exatamente este problema… antes de trocar bobina, velas, cabo de velas etc, eu fiz somente a limpeza do TBI e e do bico injetor e resolveu, o carro não morreu mais em rotações baixas e quando acelero ele responde bem novamente, eu mesmo fiz a impeza do meu, comprei um produto proprio para esta limpeza que se chama “Descarbonizante” e um jogo de chave torx para abrir a capa do TBI.. geralmente este problema aconteçe por juntar uma crosta de sujeira no corpo de borboleta… não é dificil de efetuar a limpeza em casa mas se preferir vá a alguma oficina mecanica e pague pela limpeza do TBI, feito isso verifique se o problema persiste, comigo resolveu, se resolver pra ti tambem, recomendo que fique atento aos postos de gasolina que voce abastece, pois se abastecer com gasolina ruin tem mais chances do problema voltar, eu recomendo a gasolina SHELL comum ou a SHELL V POWER, nunca tive problemas abastecendo com elas.. fica a dica ai abraço!

  7. bom dia amigo alguem pode me ajudar tenhho uma renault rt 19 e quero o manual para conhecer melhor o carro alguem sabe algum sait onde encontrar baixar em portugues obrigada

  8. Olá. Boa noite! Gostaria de saber como faço para trocar o óleo do câmbio do Renault R19 RN 1.6 8v ano 95 a gasolina, e que tipo de óleo posso utilizar no mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *