Problemas no sensor de rotação?

Problemas no sensor de rotação?

O sensor de rotação é o mais importante sensor do sistema de injeção, podendo provocar o não funcionamento do motor em caso de alguma avaria, pelo que saber reconhecer os sintomas de um mau funcionamento deve ser um conhecimento que todos os motoristas deveriam possuir, pelo menos de forma a prevenir danos em mais componentes do motor. Mas como detetar problemas? Quais os sintomas mais comuns? Nada como umas pequenas noções desde a sua função, passando pelo diagnóstico de avarias, até à sua manutenção.

Um breve resumo sobre o sensor de rotação

sensor de rotação 3Para que saiba reconhecer problemas no sensor de rotação é importante que perceba o que este é, e qual a sua função no veículo. Os sensores de rotação foram criados para monitorar os componentes complexos e  sistemas computadorizados que integram os veículos com motor de combustão interna.Tal foi alcançado através de uma combinação de ímãs e uma bobina indutiva, com uma localização próxima à polia principal do virabrequim, ao volante do motor ou diretamente no virabrequim. Deste conceito mecânico nasceu o sensor de rotação, rapidamente alcançando o seu papel como um dos sensores mais importantes dos atuais motores a combustão. Este sensor faz assim uma monitoração da relação entre as válvulas e os pistões do motor, mantendo o tempo de válvulas variável, medindo ainda a velocidade do motor através do cálculo das suas rotações por minuto. Alguns dos modelos mais recentes deste tipo de sensor operam com base no efeito Hall, funcionando graças a uma tensão diferente ao longo de um condutor elétrico, terminando com a criação de um campo magnético. Neste caso o semicondutor elimina a necessidade da bobina indutiva e dos ímãs.

 

Quando estamos perante sintomas de problemas

Como qualquer componente mecânico e elétrico de um veículo, os problemas normalmente são detetados quando a peça deixa de funcionar, portanto, quando o sensor de rotação para de funcionar totalmente, ou então vai dando pequenas pistas através de problemas de temporização do motor. Neste caso podemos assistir desde ignições aparentemente normais com a paragem do motor após alguns segundos ou minutos, ou até pode mesmo nem ligar. Assim sendo, algumas pistas para as quais devemos estar atentos passam pela existência de backfires (refluxo de ar e combustível) ou rotações irregulares no caso de o veículo ligar.

 

Como ter a certeza – diagnóstico

teste de osciloscópioApós as nossas suspeitas, a única forma de ter a certeza é através da realização de um diagnóstico por um profissional especializado. Para que o diagnóstico seja fiável, é necessário recorrer a um osciloscópio, sendo possível determinar o momento da ignição em tempo real em vários regimes do motor, sem a necessidade de desmontar componentes, visualizando-se a forma de onda emitida, assim como o sincronismo de funcionamento. Também se poderá testar com o multímetro a resistência interna, contudo este  não é um teste conclusivo, podendo incorrer num erro de análise.  Mas é possível fazer um diagnóstico sem o osciloscópio? Bem, mediante o exposto e caso o seu mecânico não tenha um osciloscópio e lhe tente vender a ideia de que este não é necessário, uma coisa é certa, sem o recurso a esta ferramenta só será possível determinar a posição da roda geradora de impulsos em relação à árvore de manivelas de forma estática, posicionando a marca de referência da engrenagem da árvore de manivelas com a indicação no bloco do motor elevando o primeiro cilindro. Assim, neste caso, a marca de referência da roda geradora de impulso sincroniza-se com a marca de referência do flange. O que isto tudo quer dizer? Pelo menos que terá que se proceder à remoção das tampas da correia dentada, da transmissão, da embreagem e do volante do motor para ter um diagnóstico ‘correto’… contudo, sem a garantia de evitar algum erro, e com a única certeza de muitas horas de trabalho que depois aumentarão o custo da sua conta a pagar. Caber-lhe-à sempre a si ponderar o que é melhor para o seu veículo, tanto com base na experiência e competências do profissional que o está assistir, assim como de acordo com as despesas que pode comportar.

 

Mas quais são as soluções?

Fez-se o teste com o osciloscópio e o sensor de rotação não está a funcionar corretamente? Então o sensor de rotação tem que ser substituído.  Opte sempre por um mecânico que seja especializado na marca/fabricante do seu automóvel para que possa obter as peças e o serviço adequado, e se possível, evite utilizar peças usadas na substituição de componentes fundamentais. Estas podem ser mais baratas, mas a probabilidade de falharem é bastante superior relativamente às novas.

 

Manutenção do sensor de rotação?

 

sensor de rotação 2

Sim, uma manutenção adequada do sensor de rotação, quer com o objetivo preventivo quer corretivo, é uma das formas de ter sempre o seu motor protegido, aliás, as revisões dos automóveis são importantes por isso mesmo. Tendo em conta que os sensores de rotação tanto indutivos como os Hall dependem de um campo magnético de um imã para poder gerar o sinal, um passo básico de manutenção reside na remoção e limpeza do sensor eliminando possíveis resíduos ferrosos que o imã tenha atraido. Estes resíduos quando presentes podem provocar distorções no sinal, e posteriormente falhas de funcionamento do motor. Outro aspeto que também pode afetar o sinal reside em possíveis danos na roda dentada ou fônica. Assim sendo, rodas com alterações (dentes lascados, partidos, rodas mal fixas ou desalinhadas) devem ser substituídas ou reparadas, não se aconselhando soldar as mesmas numa tentativa de as recuperar. Uma das mais valias do teste de osciloscópio (para além de permitir testar parâmetros como a  continuidade do circuito, a resistência elétrica do sensor indutivo, a tensão de alimentação e o sinal), reside no facto de se poder detetar possíveis maus contactos nos conectores ou algum fio interrompido no chicote, sendo este tipo de falha uma das maiores causas de defeitos. O sincronismo da correia dentada será também um dos últimos parâmetros a avaliar e se necessário corrigir, mas tal como todos os outros componentes, a ser realizado sempre por um profissional.

Esperamos que agora o sensor de rotação e os seus problemas já não sejam um mistério para si, e que se alguma vez o seu motor não ligar, possa brilhar com os seus conhecimentos gerais, pelo menos sabendo qual a possível origem da falha.

 

46 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • cristiano em agosto 24, 2013 às 19:06
    • Responder

    Ola . gostava de saber se esse sensor de rotução, faz este sintomas ..

    – em ponto morto , sobe rotação ate as 2500rpm e fica lá por uns minutos e depois volta ao normal ..
    Em andamento tambeim o faz .

    Alguem pode me dar uma informação?

    Comprimentos

      • ana clara theobald em maio 28, 2014 às 20:59
      • Responder

      gostaria de saber se o sensor de rotaçao estiver ruim se sai sem telha no cabo de vela? me responda ´por favor

      1. Nao gera faisca e a luz da injeção da uma piscada.

  1. TO com o mesmo problema que o Cristiano , Por Favor respondam.

    Obrigado.

    1. olá pessoal

    • alvaro aparecido figueira em março 22, 2014 às 16:55
    • Responder

    gostei das informações que obtive.
    gostaria de saber consertar o alternador da ranger v6 ano 96
    desde já muito obrigado
    alvaro aparecido figueira

    • cleiton em março 23, 2014 às 16:43
    • Responder

    meu golf 2001 1.6 esta de vez em quando falhando e limitando o carro a 3000 rpm, somente apos desligar e ligar de novo volta ao normal por mais um tempo e o ar condicionado parou de funcionar e ja levei ao cara do ar e ele disse que o sistema de ar cond. esta tudo normal. tudo isto pode ser causado pela falha do sensor de rotação???

  2. como coserta o sistema de rotacao do palio 97 e onde fica este cabo

    • antero luis em agosto 1, 2014 às 17:05
    • Responder

    já troquei a bobine mas continua com o mesmo problema quando atinge 60graus de temperatura ele corta a corrente para as velas

    • Joao carlos em setembro 26, 2014 às 18:02
    • Responder

    Antero luis vc achou problema meu está a sim

  3. amigo onde posso encontrar uma oficina de trabalhe com oscoloscopio?

    • Alessandro em fevereiro 12, 2015 às 22:48
    • Responder

    Boa noite, Amigos(as)

    Tenho um vectra elite 2.4 16V Aut, e o mesmo esta desligando em movimento.
    Alguém pode me ajudar?

    Alguém pode me ajudar por favor.

    1. Tô com o mesmo problema…
      Conseguiu descobrir e resolver o seu problema?

  4. Sensor de rotação defeito e localização.
    Tenho um stratus 96 2.0 4 c mec. o motor da sinal mas não pega por que?
    Não vem faisca nos cabos de velas.
    Não é bobina, cabos, velas,chicote nem a central modulo de injeção.
    Primeiro problema é a localização do sensor de rotação minguem sabe onde é.
    fácil sua localização é junto com o filtro de óleo. problema só pode ser verificado no elevador.
    Outro problema dificuldade de sacar fora gira mas não sai fácil.
    Sem o sinal de corrente elétrica do sensor não vai para os cabos de velas e não pega o motor .
    Tipos de sensor tem que ser especifico para o veiculo é com 3 fios.
    dificuldade de encontra quem testa e sabe como encontra a falha e sabe onde esta o sensor localizado é a parte de mais dificuldade dos que se acham ser mecânicos na grande maioria, porque não tem cursos e informações somente consegui estas informações pesquisando e no manual da autorizada e ainda assim tive que esperar o chefe da oficina autorizada procurar no manual do veiculo . que também não sabia explicar a localização exata as informações foram bem confusas, varias mecânicos tentaram resolver sem sucesso. Mesmo com vários anos como dono de oficina nunca tinha trocado em 20 anos um sensor de rotação e cada veiculo tem que se procurar onde estão localizados é uma falha das indústrias em não dar esta informações nos seus manuais do veiculo, sendo que todos os anos são laçados novo veículos e novos componentes, então tomei a iniciativa de fazer um PL. Projeto de Lei e protocolei no Congresso para que todos os veiculo sejam obrigatórios nos seus manuais indicar qual é a função de cada sensor e atuador, seus defeitos e falhas e a onde estão localizados nos veículos.
    Ou padronizar que todos tenha os mesmo locais indicados pelas indústrias automobilística, nacionais e estrangeiras.
    Profº Israel tagliari

    • clemilda em agosto 26, 2015 às 10:01
    • Responder

    tenho uma master 2006…

    ela esta parada a uma semana e niguem econtra o problem.

    ja fez toda parte eletrica
    ja fez toda parte de injecao
    ja verificou o ponto

    e nem sinal …. ela nao liga.

    o que fazer ???? me ajudem por favor

    1. tire o sensor de rotação. teste ele com um multimetro na escala de 20k. conecte os cabos do multimetro nos terminais do sensor e passe uma moeda nele, se variar no multimetro é pq ta bom e se tiver nulo pode trocar pq pifou

    • carlos em setembro 5, 2015 às 16:22
    • Responder

    motor não da marcha lenta no alcool no gas fica ratiando.

    • Devair em novembro 18, 2015 às 22:55
    • Responder

    Olá meu carro estava com mal funcionamento na injeção mandei escanear e tive que trocar o sensor de rotação, o problema foi resolvido.
    Mais em menos de 30 dias a luz no painel voltou a acender e o problema voltou.
    A pergunta é, O quê pode estar danificando esse sensor?
    Aguardo resposta, Obrigado.

    • Guilherme em janeiro 12, 2016 às 10:29
    • Responder

    Devair o problema do seu carro é na injeçao eletronica provabelmente no TBI o meu fazia a mesma coisa troquei o TBI e o problema foi resolvido

    • Brunno S. Barbosa em janeiro 17, 2016 às 23:45
    • Responder

    Tenho uma Dodge RAM que fechou um curto no arranque e o carro parou de funcionar. troquei o painel, caixa de fusível e a central agora o carro funciona e morre será que pode ser o sensor de rotação?
    Desde já obrigado!!

    1. Cara tive esse Meo problema de depois de gastar uma baita grana, descobri que era o sensor da sonda lambda que não era original (a luz da injeção não acendia e o scanner tbm não pegou o erro).
      Troquei a sonda lambda por uma original e resolveu!

    • Sergio Garcia em fevereiro 1, 2016 às 21:21
    • Responder

    Boa noite estou com um problema e gostaria de informações , Jeep Cherokee 3.7 V6 Sport 2004.
    Luz do painel aceso direto injeção, passei scaner zerei, após 5,5 Km volta o problema e o velocimetro não marca, nem o odômetro, troquei o sensor de velocidade ( fica no cambio) automático, não resolveu, pode ser sensor de rotação?….. alguém me ajude…rsrsrsrsr

  5. Ola tenho uma omega automatica 6cilindros nao funciona conta giro e fica um F no painel pasei o aparelho e da codigo 31 semsinal de rpm do motor pode ser sensor de rotacao ???

    • Andrd em novembro 14, 2016 às 11:08
    • Responder

    Olá me chamo André , ontem meu carro morreu na pista e não pegou mais . Eu já tive problemas com o meu sensor de rotação será que é o mesmo problema ?

    • André em novembro 14, 2016 às 11:09
    • Responder

    Olá me chamo André , ontem meu carro morreu na pista e não pegou mais . Eu já tive problemas com o meu sensor de rotação será que é o mesmo problema ?

    • Luciano em fevereiro 16, 2017 às 23:20
    • Responder

    Tenho um Focus 2005 1.6.
    Dentro da cidade, quando uso o ar condicionado, sempre que começo a reduzir a velocidade para parar, o carro diminui muito rapidamente a rotação e o carro apaga antes mesmo de parar. Isso seria um problema do sensor de rotação?

    • Sidnei em fevereiro 18, 2017 às 11:12
    • Responder

    Queria saber meu carro tá com problema no sensor hall aí eu ando 100km e ele para aí eu deixo esfriar aí ele vai embora mais queria saber se posso viajar com ele se não vai dar problema é se eu tenho quê esperar ele esfriar mesmo

    • Gilberto em fevereiro 23, 2017 às 09:46
    • Responder

    Tenho um Siena 97/98 1.6 16v e ele apaga sem mais nem menos. Fico sem freio e direção. Volto a ligar e ele volta a funcionar. Estou com medo de sai com o veículo desse jeito. Pode ser sensor de Rotação ???

    • marino vieira em fevereiro 23, 2017 às 22:57
    • Responder

    tenho uma s 10 96 nao tem faisca na vela ja troquei bobina cabos sensor d e rtcao modulo da central tem entrada e saida eletricas em tds os pontos menos na s velas podeiram me ajudar por favor???

    • Joao em fevereiro 26, 2017 às 14:38
    • Responder

    Olá boa tarde. ..tentoa um cruze ltz 12 e quando acelero em p. Ou n não sai dos 3500 rpm e na estrada também demora pra desenvolver. …E o pior fazia 8.5 com 1 litro na cidade agora passou a fazer 6.5 será que eo sensor

    • Fabiano Santana dos Santos em março 8, 2017 às 16:28
    • Responder

    Minha Palio 2002, estava assim, começou a parar do nada, o carro andava aí parava de funcionar e apagava ou deves enquando não conseguia da partida no carro, levei em alguns mecânicos e nada, achei um cara que foi direto no cabo, o cabo estava todo roído como se algum bicho tivesse mordido e dando mal contato, troquei e o cabo tá beleza, melhorou até na hora dá troca dá gasolina para o gás. Sintomas carro demorando a ligar ou não liga, andando na gasolina carro dá uma solavancos e morre, e anda normal no gás é bem provável que o problema seja esse.

  6. Boa Tarde tenho um uno fire 2007 motor de arranque vira de boa, mas nao da partida
    ja foi feito revisao em tudo bomba de combustivel, trocado cabos de vela e velas, limpeza de bicos e mesmo assim o problema continua
    pode ser o sensor de rotação?

    • laudinez cardozo em julho 7, 2018 às 19:02
    • Responder

    gostaria de saber se o sensor de rotacao do virabrequim do ford focus , nao funcionando , da poblema na direcao ou seja ela funciona ?

    • Itamar roque da cruz em agosto 1, 2018 às 19:54
    • Responder

    Meu hb.2o 1.6 desligou d nada meu carro é novo eu acho q é esse sensor d rotaçao

  7. o meu carro é santafe v6, lado a as velas não estão a funcionar. o que fazer

  8. Boa noite tenho uma siena 2000 o contagiro vai em 3.5 rpm as vzs ate 4rpm
    Quando desligo o carro ele demora a pegar giro a chave e nd depois de um tempo ele pega mais fica nessa condiçao de 3.5rpm
    O que pode ser?

    • Figueiredo Manuel Lino em outubro 11, 2018 às 08:03
    • Responder

    Bom dia prezados Tenho um Santa Fé ano 2002, este carro foi reparado o motor. mas quando anda de repente cortava corrente quando atingia 100 de velocidade, o carro é turbinada agora o carro não pega.

    Neste contexto eu gostaria um mecânico profissional ou especializado em reparação de Hyundai. nesta minha aflição eu acho que cometi um erro não calibrei os injetores agora o sabendo sobre isso, eu me da intender que o meu carro esta com problema te todo tipo de sensores. por favor solicito ajuda de quem conhece um bom mecânico para reparar o carro.

    Cotacto 921 70 68 99 / 915 51 14 50 Figueiredo Lino

    • Marcelo Miguel da Silva em outubro 25, 2018 às 19:50
    • Responder

    Boa noite eu tenho um omega 2.2 gls e eu ligo ele e ele não da rotação eu a selero e a seleracao não responde oque eu devo fazer por favor alguém pode me responder

    • Raphael em janeiro 13, 2019 às 19:30
    • Responder

    Boa noite meu Palio 2000 está faltando em funcionamento ele morre e depois de algumas tentativas ele liga e mas ou menos um km ou as vezes ele parece que morre e volta a funcionar será que pode ser o sensor de rotação.

  9. Tô com um problemão de transmissão da eco Sport 2014 poer chifiti ele troca normal de marcha mais fica acusando no painel e fui em uma oficina deu Eno escâner o erro 0720 oque seguinifica o cara queria trocar uma peça que no total ia ficar em 4.500 reais vc pode me dá uma dica por favor

    1. Tô com um problema na minha eco Sport ela e altomatica e tá acusando no painel problema de transmissão e levei em uma o divina foi passado o escâner e deu erro código 0720 e 0723 e o cara que trocar uma peça que não lembro o nome que vai ficar no custo de 4.500 tudo me ajuda por favor me dá uma dica obrigado

  10. rele da bomba de combustivel

    • Ralael em fevereiro 27, 2019 às 17:47
    • Responder

    Tenho Opel corsa 1998, não manda corrente nas velas alguem pode me ajudar?

    • Gilberto luiz em março 15, 2019 às 21:05
    • Responder

    Boa noite sou o Gilberto Meu vectra do nada começou a acelerar sozinho a marcha lenta ao fica com 2000 rpm pode ser sensor de rotaçao?

  11. O meu carro na quarta as veses não sai dos 40 km aperto o acelerador mas ñ resolve ai desligo o carro espero um pouco ai volta o normal parece q nunca aconteceu nada já troquei de tudo nesse carro é o problema ñ resolve já gastei quase 4,000 mil nesse carro e nada será q alguém sabe me dizer o q é celta 2010

    • JOSE ELVIO SOUZA CARVALHO em abril 29, 2019 às 11:34
    • Responder

    Estou com um grande problema no meu nissan frontier,Porque quando eu ando legal como o meu carro e de repente ela perde a potencia, ai eu mande escanear e acusou esse sensor de detonação, queira saber se essa peca provaca isso mesmo de andar legal e de repente o carro fica fraco. e eu fico esperando mais de uma hora para o carro ficar legal de novo. agradeco- sera que e essa peca mesmo que causa tudo isso?

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.