«

»

Falha na Bomba de Combustível

Embora as falhas na partida sejam resultado óbvio de uma bomba de combustível inoperante, há vários sintomas que podem indicar quando uma bomba começa a apresentar defeitos.

Entre eles estão:

  1. dificuldade em dar a partida;
  2. demora em responder ao acelerador;
  3. variações bruscas de velocidade;
  4. batimento de pino;
  5. alta de potência e falha de ignição com carga.

CONFIRMANDO O DIAGNÓSTICO
Antes de trocar a bomba de combustível, confirme seu diagnóstico respondendo às perguntas indicadas a respeito de cada condição.


O MOTOR GIRA, MAS NÃO DÁ PARTIDA ?


A bomba de combustível funciona por um breve período quando se dá partida pela primeira vez?


(SOLUÇÃO DE SERVIÇO Nº 1)
O fusível da bomba foi verificado?
A chave de inércia foi acionada?
Existe tensão de bateria na bomba de combustível durante a partida?
A bomba de combustível está devidamente aterrada?

 

SOLUÇÃO DO SERVIÇO N.º 1


O ruído na oficina pode dificulta-lo a ouvir o funcionamento da bomba ao dar partida. Remova a tampa do tanque de combustível e coloque um funil no gargalo. Peça a um mecânico para ligar o carro enquanto você ouve o barulho da bomba através do funil.

O MOTOR DA PARTIDA APÓS GIRAR CHAVE DE IGNIÇÃO VÁRIAS VEZES.
A bomba de combustível funciona por um breve período ao ligar-se a ignição pela primeira vez? (SOLUÇÃO DE SERVIÇO Nº 1)
O relé da bomba de gasolina está mesmo funcionando?
A velocidade do fluxo de combustível está dentro dos limites especificados?

PROBLEMA DE DIRIGIBILIDADE
A pressão do combustível está dentro dos limites especificados?
· O regulador de pressão está funcionando corretamente?
· O volume de combustível foi verificado? (SOLUÇÃO DE SERVIÇO Nº 2)
· O filtro de combustível está entupido?
· As mangueiras de combustível e de retorno estão tortas?
· Os circuitos de alimentação elétrica e o terra da bomba apresentam alta resistência?
· O combustível está adulterado?

 

SOLUÇÃO DO SERVIÇO N.º 2


A pressão correta NÃO é uma evidência conclusiva de que o motor esteja recebendo uma quantidade adequada de combustível. Por isso é importante verificar o volume ao diagnosticar um problema de dirigibilidade relacionado a combustível. Em geral, uma bomba boa fornece cerca de 0,5 litro de combustível a cada 30 segundos, desde que a bateria esteja totalmente carregada e os circuitos de alimentação elétrica e de terra da bomba estejam OK. Se o volume for inferior a 0,5 litro e o filtro de linha e/ou as mangueiras de combustível não estiverem obstruindo a vazão, o filtro do tanque deve ser trocado e o tanque limpo. Se o tanque estiver com muita sujeira e a bomba for a original, é conveniente trocar a bomba no momento da limpeza.

ALIVIANDO A PRESSÃO DO SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
As bombas elétricas de combustível são projetadas para evitar que o combustível retorne ao tanque após o desligamento do motor. Esta característica permite ao sistema de combustível manter uma pressão residual para facilitar uma nova partida. Se, no entanto, esta pressão não for reduzida antes de desconectar as mangueiras de combustível, o combustível escapará sob grande pressão. Para evitar possíveis acidentes, reduza sempre a pressão residual do combustível, utilizando um dos seguintes métodos

 

MÉTODO N.º 1
1. Remova a tampa da gasolina para reduzir a pressão interna do tanque.
2. Remova o fusível da bomba de combustível.
3. Gire o motor para aliviar a pressão residual. Se o motor partir deixe-o funcionar até que pare.
4. Gire o motor por alguns segundos após ele parar para garantir que a pressão foi totalmente eliminada.

 

MÉTODO N.º 2
1. Desconecte o cabo negativo da bateria.
2. Remova a tampa do tanque para reduzir a pressão interna do tanque.
3. Conecte um manômetro (com mangueira de dreno) à válvula de pressão do sistema de combustível.
4. Coloque a mangueira de dreno em um recipiente apropriado.
5. Abra a válvula de dreno para reduzir a pressão do sistema.
6. Drene qualquer sobra de combustível do manômetro num recipiente apropriado.

ACESSIBILIDADE DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL
Em muitos veículos, especialmente nos modelos importados, a bomba de combustível pode ser substituída sem precisar remover o tanque. Para verificar se isto é possível no veículo sendo reparado, verifique se a bomba:
…é montada externamente.
…pode ser acessada através do porta-malas.
…pode ser acessada removendo-se o banco traseiro.
…pode ser mais facilmente substituída removendo-se a cama (pickups).

 

TIPOS DE BOMBAS DE COMBUSTÍVEL
Bombas de combustível montadas externamente são tipicamente aparafusadas à estrutura do veículo. Essas unidades são montadas sobre buchas de borracha para isolá-las do impacto da estrada e evitar que o ruído seja transmitido para a cabine do passageiro. As bombas montadas dentro do tanque têm duas formas básicas: modular e não modular.
A forma modular tem um reservatório plástico que contém a bomba de combustível, o filtro, a unidade injetora e outros componentes. Este tipo de bomba é substituído como um conjunto completo. Em uma unidade não modular, a bomba de combustível é reparada separadamente.

 

SOLUÇÃO DO SERVIÇO N.º 3

Antes de remover o anel de trava para ter acesso à bomba montada no taque, limpe o topo do tanque com ar comprimido para evitar que sujeira caia dentro do tanque. Se a chave apropriada não estiver disponível para soltar o anel de trava, use um martelo e um pino de latão para evitar centelhas.

 

SOLUÇÃO DO SERVIÇO N.º 4

Ao substituir uma bomba não modular, observe a orientação do filtro original para instalar o novo filtro na mesma posição.

 

SOLUÇÃO DO SERVIÇO N.º 5

Ao substituir uma bomba (modular ou não modular) montada dentro do tanque, aplique uma leve camada de óleo limpo de motor ao

novo retentor “O ring” para evitar que este seja danificado ao posicionar-se o anel de trava.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

41 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. zigomar ferreira dos santos junior

    eu coloco gasolina mas nem parece ele fica fraco e fica ja mandei toca as velas e os cabo mas nao e parece sera que e a bomba que nao esta mandando gasolinha e assim nao fica com precao o que devo fazer

  2. Ademir Cliber

    troquei o filtro de combustivel mas o marcador permanece marcando só meio tanque mesmo com bastante combustivel o que pode ser? espero ansioso a resposta obrigado.

    1. ramon carvalho

      caro amigo o filtro de comubusivel nao tem nada a ver com nível do combustivel ja que seu carro esta marcando o nivel do combustivel errado troque a boia completa com sensor de nivel ok.

  3. mauro silva

    troquei a bomba, mas tenho que mantem a mangueira do retorno pressurizada(drobrada) se nao o carro nao mantem.
    sera que a pressão e pouca?

    1. marcelo

      mande verificar a pressao da linha de combustive….se seu carro for mono ponto(1bico) tem que estar em 1,1 BAR….

  4. rodrigo barreto

    Boa noite gostaria de saber qual e o fio que alimenta a bomba de combustivel do fiat ideia 2009 que eu fiz o teste na bomba direto da bateria e a mesma não funciou que eu acho estranho que eu não acho positivo no conector da bomba. e o carro não funciona e a bomba não faz barulho.

  5. SAULO

    TENHO UM FIAT IDEA 2010 1.6 E TORQ , AS VEZES COM ELE EM MOVIMENTO, DE 40 A 60 KM HS ELE MORRE, DO NADA ELE MORRE .O PAINEL CONTINUA LIGADO, AI EU DOU PARTIDA E ELE VOLTA A FUNCIONAR E ANDAR NORMALMENTE, TENHO ELE A 3 ANOS JA INFORMEI A FIAT MAS ELES NÃO CONSTATAM O DEFEITO E EU NÃO CONSIGO MOSTRAR O DEFEITO A ELES , JA QUE ISSO ACONTECE ESPORADICAMENTE E SEMPRE EM MOVIMENTO, EM 3 ANOS ACONTECEU UMAS 6 OU 7 VEZES MAS COM ESPAÇOS ENORMES ESSE MES ACONTECEU , AI DEPOIS DE TRES MESES CONTECE DE NOVO.ALGUMA LUZ NO FIM DO TUNEL?? AGRADEÇO

    1. charles

      amigo estou com o mesmo carro apenas 2 meses e já me deu esta pane.caso consiga a resposta me mande pois também correrei atrás.achei o carro muito bom,pena que me deu essa

      1. Zzzz

        O meu acontecia isso .. troquei a Central de comando e voltou ao normal

    2. Junior quest

      Estou com um problema semelhante tenho um uno 2009 e do nada a bomba para e enao funciona … ai desligo o conector da bomba e ligo novamente e ela volta a funcionar ….

  6. mauro

    amigão eu gostaria de saber se pode tirar a chave de inercia e ligar ela direto (um fio no outro) a minha deu defeito e eu coloquei um clipes p/ poder chegar em casa a minha duvida e se pode dar curto ou queimar algo mas tarte obrigado ate mas

  7. Helio Batista da silva

    Bom dia meu nome helio tenho um Renault scenic 2002 automatico meu carro esta com uma dificuldade ao ligar por isso estou suspeitando que seja bombo mais no regulador de pressão dos bicos esta com um vazamento pode ser isso aguardando respostas muito grato e forte abraço.

  8. Jose Alonso Neto

    Ola gostaria de saber onde fica a bomba de combustivel do meu renault19 rn 96/97, pergunto pois minha cidade é pequena e o mecanico nao sabe mexer no meu carro importado. Por isso pergunto? Abs Alonso

  9. geison

    tenho um Palio elx 2004 fire .parei num posto de gasolina desliguei o carro apos alguns minutos liguei o mesmo, e ele não funcionou.Dava a partida mais não firmava,e cando girava a chave a bomba de combustível não fazia barulho.Levantei o banco e dei algumas batida sobre a tampa da bomba ,virei a chave e funcionou normalmente.Após dirigir por 3 horas,desliguei o mesmo por 40 minutos.voltei a girar a chave do carro a bomba voltou a fazer barulho e dei a partida normalmente,o que será que pode ter acontecido.

  10. Juran

    boa noite, eu tenho uma ducato multijet 2.3, ao virar a chave não escuto o barulho da bomba e o veiculo não dá a partida,saberia me informar se há algum fusivel e onde,como posso testar a bomba sem ter risco de danificála
    grato
    juran

  11. carlos cesar

    ola tennho celta 2003 modelo quatro hj ele apagou na estrada comigo duas vezes isso acontceu depois que eu abasteci ele sera que pode ser estou preocupado

    1. thales

      vc ja abasteceu nesse posto antes? sera que n foi a gasolina adulterada, quando ela vem misturada (suja) ela pode entupir o filtro de comb assim minimizando a pressao d abomba de combustivel para com os bicos injetores fzr um teste ponto alcool ou se persistir espere acabar essa gasolina se continuar, pode ser velas ou a propria bomba

  12. junior cesar

    tenho um astra 2009 as vezes a bomba de combustivel falha ai bato de leve em cima e a bomba volta a funcionar, tenho que trocar a bomba completa?

  13. Brian pires

    Meu carro liga mais na hora de acelerar ele morre , não consegue se manter , já troquei as velas mais nada adiantou , tentei ligar e deu a mesma coisa , tenho um new Civic , acho que foi a gasolina .

  14. bruno

    boa tarde a todos,meu carro peugot 206 1.6 8v ano 2001 a bomba de gasolina nao esta respondendo e esta passando corrente ate pq eu acabei de colocar uma bobina nova nnao sei mais oque fazer ate pq nao encontro nenhum mecanico hj domingo por conta da merda da eleiçao bom espero que alguem possa me ajudar obrigado

  15. kaison

    Estou com um problema no meu clio sedan 1.6 16 v 2009 priv, ele ta apagando de repente, com o carro andando. As veses ele pega ai vou acelerar ele enguia e morro. dai falta é nao pegar. o que será isso? ja limpei os bicos recentemente.

  16. Renan

    depois que troquei a flange da bomba do meu celta 2003 ele não funcionou mais. porem a bomba dá sinal quando giro a chave mas não dar partida. pode me ajudar? antes de trocar essa flange funcionava legal

  17. reinaldo

    Fiz a troca de um tampa da bomba do celta 2004, e agora o carro nao liga mais, nao sei o que é, sera que alguem sabe u que é, desde ja obg pessoal

  18. roberto torres

    tenho um renalt clio 1.0 2002 mod 2003 viro a chave pra ligar o motor do veiculo o carro nao pega, so depois de insistir por varias vezes ai pega.
    Seria a bomba de gasolina que nao esta mandando conbustivel suficiente? grato pela atençao.

  19. Jorge Ferrarini

    Ola tenho um astra 2000 1.8 que nao pegava de manhã, levei na oficina e trocaram a bomba, mas ele ficou com dificuldade para pegar ainda, reclamei com o mecanico e ele disse que era assim mesmo pois o carro já é velho, ele não da mais aquele sinal quando liga a chave e algumas vezes tenho que acelerar para ele pegar, mas depois roda tranquilo, normal. Alguma solução????

  20. Diego

    Meu carro um Santana gls 2000 ano 91 ta com duas bombas de combustível uma mecânica e a outra elétrica. Ele não tinha a bomba mecânica e tinha um dosador de combustível e o mecânico que mexeu deixou a outra bomba e acrescentou mas tirou o dosador e colocou um retorno desde isso feito o carro so funciona com o afogador puxado e na junta do carburador fica totalmente encharcada de álcool o que eu faço?

  21. valdivino

    meu carroo e palio a bomba ta barulho bem fraco porque sera ……

  22. Daniel

    Tenho um Fiesta Sedan Street 2003 e, após a troca do refil da bomba de combustivel, o carro ficou sem força na saída , tendo dificuldade, tambem, de dar partida após algumas horas parado. Será que o refil colocado não é compativel com a versão do motor. Como se saber se motor é 1.0 ou outra versão?

  23. Rick Brascco

    Olá, amigos. Meu Palio 1.3 16V Fire 2001 começou a falhar nas curvas até que apagou de vez. Abri o flange da bomba e esta estava desmontada dentro do tanque, porém funcionando! Remontei as peças e o carro voltou a funcionar, porém, apresentando falha na aceleração, perdendo desempenho mesmo com a bomba funcionando. conversei com um colega mecânico e ele me informou que o problema está no pressurizador (é isso?) de combustível. Podem me ajudar, por favor? Grato.

  24. Ana Cecília

    Amigos, comprei um renault logan 2008 1.0 flex 16 válvulas e ele não está marcando a quantidade de combustível. Enchi o tanque e não marcou nada. Em um determinado momento, eu liguei o carro novamente e ele marcou apenas dois pauzinhos. no dia seguinte já não marcava mais nada e a luz de reserva acendeu, mas o tanque ainda estava cheio. Alguém pode me ajudar e sabe me dizer que pode ser? Obrigada.

  25. DANILO

    VERIFICANDO BOMBA DE GASOLINA!

    1. Joaz

      Oi boa noite eu não consigo dar partida no carro é um tipo 1,6 giro a chave mas a bomba não foncfuncfunciona o qui será ?

    2. Joaz

      O que causa a falta de corrente na bomba de combustível?

  26. sergio m pinto

    Tenho um vectra 95, que quando não é utilizado por mais de um dia, dá partida normalmente e após alguns minutos em velocidade normal, começa a apresentar falhas na ignição, podendo até fazer o motor parar. Insistindo no pedal de aceleração, depois de algum tempo o motor volta a funcionar normalmente.
    Qual deve ser o problema? A bomba ou talvez o filtro de combustível?
    Já troquei as velas e os cabos de ignição.

  27. Sandro

    Tenho um 206 1.0 16v ano 2003, o mesmo está apresentando os seguintes problemas, ligo o mesmo e a aceleração fica falhando o carro fica “tremendo” quando estou andando piso no acelerador e a velocidade não desenvolve, ou seja, onde eu anda em terçeira marcha, hoje tenho que colocar a segunda e até mesmo a primeira marcha, o carro está totalmente sem força, já troquei a bobina e velas, e continua do mesmo jeito, isso pode ser bomba de combustível que está com problema?

  28. Mariano Maciel Marques

    Olá, amigo eu troquei as tomadas da bomba de combustível do meu crossfox 05/06 ai não prestei atenção na tubulação de gasolina e retorno tem algum problema? Ai ele na primeira partida não está pegando tem alguma coisa haver?

  29. luiz eduardo

    tenho um palio fire 2001 ele esta falhando e as vezes fumaça e as vezes não as vezes ele fica ligado falhando quando acelero e solto ele desliga .e quando eu ligo ele fica ligado falhando … que pode ser alguem pode min falar oq pode ser

  30. odair ferreira queiroz leal

    estou com uma parati motor ap 1.6 injetádo 4 bicos
    de ves em quando ela não funcionava a bomba e agora parou de ves
    não sei oque eu faço porque já gastei um bom dinheiro com peças e mecanico e não resolveu

    continuo no prejuizo

  31. Jailson

    O symbol da Renault. Nao esta enviando sinal positivo pra bomba… O que pode ser

  32. NELSON BORGES

    Boa tarde tenho um fiat tipo 1.6, BEM O PROBLEMA DELE E QUE ESTOU ANDANDO E ELE DA UNS CORTES COMO SE ESTIVESSE SEM GASOLINA , DAI TENHO QUE PISAR NA EMBREAGEM PARA DESENVOLVER O CARRO DE NOVO PODE SER BICO OU BOMBA DE COMBUSTIVEL? OBRIGADO.222

  33. Thiago

    Tenho um astra 2.0 16 valvulas quando ando dentro da cidade ele funciona perfeitamente agora pego a estrada quando forço ele ele da uns cortes quando chega em 4 mil giros e c eu segurar o pe ele da uns estouros no escape ai paro e espero um pouco ele fica bom …alguem sabe me dar alguma informação obrigado desde já

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>