»

Como trocar a bomba D’água

Como trocar a bomba d´água dos motores da série “F”, o trabalho particularmente foi realizado em um F2N, e é muito similar ao F3P. Nos outros modelos pode ser mais complicado, mas uma vez que chegam à bomba, o trabalho é o mesmo.

Materiais Necesarios:

  • Bomba de água: Quem quiser uma original, o preço médio é de R$70,00, existem empresas que recondicionam ou recuperam, aí vai de cada um. Nem sempre o reparo é bem feito e considerando ser uma peça de extrema importância vale a pena colocar uma nova.

  • Junta de bomba de água: é bem baratinho, só tomem cuidado de não dobrarem a junta, pois isso danificará a mesma;

  • Selador para alta temperatura;

  • Chave estriada de 13mm;

  • Chave estriada de 11mm;

  • Chave de 10mm;

  • 2 chaves de 16mm;

  • Lixa;

  • Graxa pesada, pode ser de lítio ou a qualquer outro graxa;

  • Lubrificante para rolamentos, podem usar em spray se preferir;

  • Macaco hidráulico e suportes para levantar e sustentar o veículo.

Primeiro é importante ler o artigo de como trocar a correia dentada, sobretudo a parte que fala da correia de acessórios e a forma de tencioná-la, já que para tirar a bomba de água, primeiro temos que afrouxar a correia.

Bom, vamos começar. Levantem o veículo pelo lado do acompanhante, coloquem um suporte de apoio por baixo para sustentar o veículo, tirem a roda e depois a proteção de plástico que protege contra o barro e sujeira vindas do pára-lama.

Agora conseguirão enxergar as polias. A polia correspondente à bomba de água é a que é lisa (não tem perfil tipo multi-V). Como verão, a polia esta sujeita por 3 parafusos de 13mm, os quais vamos ter que retirar.

Peguem a chave de 13. Pode surgir um problema, que ao querer afrouxar a polia, a mesma patine sobre a correia e não possamos fazer a força suficiente para afrouxar o parafuso, então, o que têm que fazer é tencionar mais a correia de acessórios. Dêem-lhe mais tensão e vejam se agora podem afrouxá-los bem. Se ainda é impossível, agarrem outra chave de 13 e façam alavanca sujeitando 2 parafusos, ou senão mais fácil, passem uma chave de fenda através de um dos buracos da polia e o travem contra o bloco do motor!!.

Agora que a polia esta frouxa, soltem totalmente a correia de acessórios e a retirem para trabalhar mais cômodo.

Pronto, polia solta. Agora surge outro problema, que é retirar a polia em si. É realmente uma “dor de cabeça” e tem que lhe procurar a forma exata em que sai. Olhem a foto para ter uma idéia da posição em que têm que retira-la.

Não fiquem nervosos ou loucos para desistirem, a polia tem que sair com um mínimo de esforço, o tema é encontrar a posição certa.

Bom, agora o que segue é fácil e metódico. Com a chave de 11mm tirem os 9 parafusos que sujeitam a bomba de água ao bloco do motor.

Uma vez que retiraram os 9 parafusos, pode acontecer que pelos anos que ela se encontra instalada, a bomba esteja colada ao bloco e não queira sair, assim utilizando uma chave de fenda, o calcem numa das bordas da bomba e dêem suaves marteladas até que se descole.

Continuemos primeiro com o bloco do motor, logo falamos da bomba, assim sendo, deixem-na de lado por uns instantes. Temos que retirar os restos da junta que ficaram fortemente coladas às bordas do motor, para isso vamos usar a folha de lixa.

Deverá ficar tudo limpo, sem resto de poeira ou resíduos, senão o selador não vai grudar muito bem depois

Podemos avaliar a bomba e tentar recuperá-la ou seguimos como recomendado, colocando uma nova. O correto é trocá-la.

Agora só nos resta instalar a nova bomba.

Aplique um pouco de “selador” vendido em qualquer loja de peças, com essa função em específico, sobre a borda da bomba e depois devemos espalhar de forma bem uniforme com o dedo. A quantidade do selador é como se fosse uma demão de tinta, ou como se estivéssemos passando cola, não deve ter espessa, porque senão ao ajustar a bomba o excesso irá sair pelos cantos, tanto externamente como para a parte interna, e é aí que “mora o perigo”, pois o excesso do selante irá para o circuito de água, do sistema de arrefecimento podendo causar entupimentos futuros. Tem que ficar algo parecido:

Como podem notar, a quantidade de selante deve ser superficial, mas sem exagero e nem mesmo em pouca quantidade. O importante que seja distribuído por toda a borda.

Agora colem a junta à bomba (se adere com o mesmo selante), e coloquem outra quantidade fina de selante sobre a junta (é mas fácil por o selante por último na junta e não na borda do bloco, porque o lugar é mais incomodo).

Recolocar a bomba novamente na posição inicial.

Coloquem os parafusos e comecem a ajustar. Para ajustar de forma correta, tem que fazer de forma gradual, isto é, ir ajustando todos os parafusos aos poucos. Nada de apertar um por vez até o final. Assim vão repetindo o procedimento até que todos fiquem bem ajustados.

Coloquem a polia, tencionem bem a correia assim poderão ajustar corretamente os parafusos de 13mm, e terminado ajustem à tensão correta. Como explicado no artigo “como trocar a correia dentada”.

Evitem colocar água no sistema de arrefecimento durante 24h, assim o selador irá secar de forma uniforme e adequada para que não surjam vazamentos.

Testem para verificar se não há vazamentos, caso ocorra verifiquem o aperto dos parafusos da bomba que a seguram no bloco do motor.

Vale lembrar, que é importante passar de forma adequada o selante e colocar a junta da bomba d´água com cuidado para que fique na posição correta.

Esperamos que esse artigo, sirva para aqueles que queiram trocar, ou para ilustrar aos que preferem levar para seu mecânico de confiança, dando a esses uma melhor compreensão do serviço.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

7 comentários

  1. Antonio disse:

    Olha gostei dessas dicas. Eu tenho vontade de fazer curso de mecãnico. Vou pegar esta dica, não sei se é facil, mas eu vou tentar. Vou fazer o curso e vou mexer no meu carro. Obrigado!

  2. Rildo disse:

    OLá, preciso trocar a bomba d água do meu Renault 21, vc saberia onde eu posso comprar ?

    Obrigado.

  3. geofisica disse:

    Hola
    Me fascinó la forma en que relata sobre el tema.

    Seguiré volviendo esta página

  4. abnagel araujo da silva disse:

    muito boa essa espricação eu gostei muito, é eu dou meus parabens.

  5. jose maria disse:

    gostaria de saber porque eu fis a troca da bomba d agua e meu escort esta jogando agua fora

  6. antonio disse:

    essas explicaçoes sao muito importante parabens

  7. marcio disse:

    Ola meu amigo voce sabe onde eu compro a polia do comando do reno scenic 2.0 16v 20001

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>