«

»

Como consertar o motor de partida

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

Gostaria de saber para que serve um motor de arranque ou motor de partida?

Como seu próprio nome já diz, esse dispositivo é encarregado de dar partida no motor de combustão interna. Devido a inércia, todo elemento que está estático (parado) tende a se manter estático. A função do motor de partida é justamente vencer a inércia e iniciar o movimento do motor de combustão até que o mesmo entre em funcionamento.

Atualmente existem dois tipos de motores de partida, de acordo com a sua construção. O mais antigo era por bobina de campo. Os motores mais modernos utilizam imãs permanentes ao invés da bobina.

Como consertar o motor de partida? Como reparar motor de partida?  (exemplos: Ford Ka, Fiesta e Courier)

O motor de partida utilizado nos veículos: Ford Ka, Fiesta e Courier são muito simples de se fazer manutenção, uma vez que os mesmos não possuem bobinas de campo. Trabalham com imãs permanentes. O maior problema está na obtenção das peças de reposição, que não são muito fáceis de serem encontrados. Mostraremos passo a passo como proceder nos serviço de reparação.

Com o motor de partida já retirado do veículo, prenda-o numa morsa (utilize mordentes de cobre ou alumínio).

Observe que este motor de partida não deve ser preso pelo seu corpo. Prenda-o da maneira como mostra a figura ao lado, a fim de se evitar a quebra dos imãs permanentes.

Prepare as ferramentas para a execução do serviço como: chave de fenda, martelo, chave combinada de 8 e 13 mm, alicate para trava externa, chave torx, etc.

Desligue o rabicho das escovas positivas do automático de partida utilizando uma chave de 13 mm. Retire os parafusos de fixação do automático e remova-o do motor de partida, como mostram as figuras abaixo.

 

Abaixo segue a seqüência de remoção do automático de partida (utilize a chave torx para isso).

Desligue o rabicho

Solte os parafusos

Remova o automático

Após a retirado do automático de partida, solte os parafusos de fixação do suporte das escovas e os prisioneiros que prendem o corpo do motor de partida ao conjunto de engrenagens.

Parafusos do suporte

Prisioneiro do motor

Separação do corpo

Veremos agora como desmontar o conjunto de redução do motor de partida. Esse sistema utiliza esse dispositivo para aumentar o torque de saída no induzido.

Conjunto de redução

Retirando a engrenagem

Retirando a planetária

Tome muito cuidado para não danificar o rolamento interno das engrenagens.

Separe as peças cuidadosamente como mostra a seqüência abaixo:

Retirando o conjunto

Retirando a trava da engrenagem

Separando o conjunto

 

Para retirar o garfo de impulsão da engrenagem basta desencaixá-lo do conjunto.

Observe que a engrenagem que faz o acoplamento no volante do motor é bem maior do que os motores de partida sem sistema de redução.

Para separar a engrenagem do motor de partida do conjunto das planetárias é necessário retirar uma trava. Para isso, afaste o alojamento da trava com um martelo e um pino tubular. Após a remoção da trava, desmembre os componentes.

Chegou o momento da remoção do suporte de escovas e o induzido do motor de partida. Essa operação é muito simples, basta retirar o conjunto manualmente.

Como o imã é permanente, apenas tome cuidado ao retirar o induzido, pois, ele poderá querer voltar e prender o seu dedo.

Retirando o conjunto do corpo

Conjunto separado do corpo

Retirando o suporte de escovas

Agora temos o motor de partida totalmente desmontado. Lave cuidadosamente as peças, exceto a engrenagem do pinhão do motor de partida que não deve ser lavado.

Motor desmontado

Limpeza das peças

As peças poderão ser lavadas com gasolina, querosene ou um solvente. Recomendamos, após a lavagem das peças, que direcione um jato de ar comprimido nas mesmas para poder secar. Apenas tome cuidado com o manuseio do ar comprimido.

Você ainda deverá testas os componentes como: automático de partida, suporte de escovas e induzido. Os testes são realizados da mesma forma que num motor de partida com bobinas de campo. Não se esqueça que, para testar o induzido é necessário um indutor (cigarra).

Para a montagem, proceda na ordem inversa a desmontagem.

Valorize seu amigo (auto-elétrico), esse esquema foi apenas para ilustrar o quanto é importante um dos serviços por ele executado.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

13 comentários

  1. rodrigo disse:

    tenho um r19 estragou o motor de aranque faz 5 dias que estou procurando outro
    motor de arranque nao consigo axar nem a peça que preciso nem outro
    motor para consertar o meu axei varios mas todos com o benequiz com 10 dentes e o meu so tem 9 dentes ate nao revendedora nao tem igual o meu

  2. alex disse:

    ola estou com problema no motor de arranque de um fiesta ano 97 motor endura 1.0 ja foram trocado 4 induzidos pois o mesmo foram danificados e pelo que parece ser é devido as engrenagens da planetaria mas o que eu nao entendo é que os fios de cobre na motagem nao ficam proximo as engrenagens o que da a entender é que essas engrenagens estao subindo mas mesmo assim ele ainda tem uma proteção de plastico o que faço

  3. Carlos Renato Guimarães Ariston disse:

    Bom dia, me chamo Carlos Renato acabo de me formar no curso e eletromecânica-automotiva pelo SENAI-Tijuca/RJ. Por acaso descobri esse site, o que me deixou positivamente surpreso com tamanha gama de informações. Agradeço por ter uma fonte tão rica de informações técnicas. De agora em diante estarei sempre logado nesse site, grande abraço!

  4. Augusto Pereira disse:

    Augusto Pereira
    Boa tarde pois esrou a escrever porque tenho um radio FM-STÉRIO-CASSETE
    Nº do motor 8630-06020-G2-4047 no carro Camay 1994 não consigo ouvir o rádio
    porque o motor deste não tira antena aonde posso encontrar não importa seja nova mas que esteja em bom estado.

  5. LUIZ SILVA disse:

    OLA RODRIGO. NORMALMENTE O BENDIX COM 9 DENTES, SAO MODELOS ANTIGOS E OS DE 10 DENTES SAO MAIS MODERNOS ( O MOTOR GIRA MAIS RAPIDO). MAS MUITAS VEZES AS PESSOAS NAO GOSTA DE MUDAR ESTA RELACAO. CASO VOCE NAO QUEIRA, PODE ENVIAR SEU IMPULSOR DE PARTIDA BENDIX QUE NOS RECUPERAMOS E ENVIAMOS NO MESMO DIA DE VOLTA. VIA CORREIO. OBRIGADO

  6. LUIZ SILVA disse:

    OLA ALEX, ESTE MOTOR DE ARRANQUE TEM UMA PROTECAO PARA QUE AS ENGRENAGEM NAO SAIR PARA FORA. ALGUEM MONTOU ERRADA. ISTO PODE DANIFICAR O INDUZIDO E AUMENTAR O SEU PREJUIJO. SOLICITE ORIENTACAO DE UM PROFISSIONAL. OBRIGADO

  7. adriano disse:

    TENHO UM GOL 16 V ANO 2000
    JA TENHO BASTANTE ESPERIENCIA EM MOTORES DE ARRANQUE

    E DETECTEI QUE O MEU TEM UM PROBLEMA NA BOBINA DE CAMPO COM IMÃ
    QUANDO O CARRO ESQUENTA FICA RUIN DE PEGAR .
    ALGUEM TEM ALGUMA IDEIA DE COMO REPARAR ESSES IMAS?

    1. roberto m. santo disse:

      Olá !

      Imã não tem reparos.
      O que acontece, quando o imã sofre temperatura alta, o mesmo perde consideravelmente o poder do campo magnético ou seja o numero de GAUSS.

      BOA SORTE

      1. Rafaella Silva disse:

        *Graus

  8. cesar disse:

    O meu motor é duratec 2.3 e produz um chiado na hora de ligar, já desmontei limpei todas as peças lubrifiquei tudo e o problema continua. Não consigo identificar aonde é o problema especificamente pois visualmente, quando desmontado, todas as peças parecem estar em ordem não apresentando sinais de desgastes, rupturas ou fadigas. A pergunta que faço é: em que parte do motor que ocorre o chiado? Na bucha aonde encaixa o eixo? No pinhão? Nas planetárias?

  9. hermes soua disse:

    instruções relevantes importantíssimo um eletricista buscar novas informações.ótimo bem detalhado.

  10. paulo sergio disse:

    Tenho um Renault scenic 2000 e segundo o meu mecânico me disse que este tipo de carro vem com um problema congênito na posição do motor de arranque , pois ele trabalha em um lugar muito quente e sem refrigeração , por isso da muito problema de arranque , isto é verdade ?: ou ele esta me enrolando ? e qual a solução ?

  11. victor emanuel disse:

    ola peguei um renalt 19 rt 1996 e o problema e que quando eu do a partida faz um barulho como se a engrenagem do motor de arranque estivesse afastada do volante do motor meu mecânico disse que o motor de arranque nao e o do meu carro gostaria que vcs me dissessem se tem como adaptar o motor de arranque pois o mesmo esta funcionando bem mas quando boto o lugar da esse problema.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>