Rastreador para moto, uma nova arma contra os roubos

No início o problema era resolvido com um simples alarme ou com o velho cadeado, mas a questão dos roubos se tornou situação recorrente não só nas grandes cidades, mas sim se tornando uma verdadeira epidemia que atinge a todas regiões, fazendo se necessário o uso de novas técnicas de proteção, com o intuito de proteger o seu bem ou simplesmente, mas não menos importante, para garantir a sua segurança e de quem você ama.

 

Assalto a mão armada a motociclista

Como busca da solução desse mal inevitável criaram os seguros, que teoricamente é você pagar mensamente para uma empresa valor x, para garantir que caso algo venha a acontecer, seja roubo ou acidente, você não precise se preocupar ou reagir, pois você terá seu bem restituído. Mas nem tudo é um mar de rosas, já que o seguro é totalmente inviável para os donos de motos, onde o preço médio anual chega a 1/3 do valor da moto, onde a apólice se baseia no número de acidentes e roubos, taxando assim as motocicletas com altos valores para não dizer abusivo, baseando se em números, que mostram que acidentes e assaltos são de 4 a 5 vezes mais recorrentes em motos do que em outros veículos automotores.

O seguro para motos é muito caro e por isso se faz necessário a busca de uma alternativa, que além de ser mais barata se mostra mais efetiva que outro meio de prevenção ou em recuperação da moto em caso de roubo, os rastreadores. O uso de rastreadores aumenta na mesma velocidade dos assaltos. Com um custo fixo para comprar o aparelho e com valores mensais baixos, relativos a empresa que vai monitorar sua moto, os rastreadores estão se tornando a primeira escolha entre os donos não só de motos, mas também dono de carros, caminhões.

 

Por que escolher os rastreadores

Rastreador para moto

Outro fator crucial para a escolha do rastreador para moto é poder usufruir desse equipamento não só com a finalidade no caso de roubo, mas também controle, onde empresas vem equipando frotas com o aparelho, buscando maximizar seus lucros, controlando rotas, entregas e afins.

Os custos baixos já ajudam em muito na hora de escolher os rastreadores para equiparem suas motos e carros, mas a vantagem dessa tecnologia não se limita apenas ao preço. Primeiramente é necessário entender como funciona os rastreadores, para ver suas vantagens e é claro, suas desvantagens, pois como qualquer outra tecnologia ela não é 100% perfeita.

Basicamente o componente rastreador é formado por um GPS e um celular, concentrados em uma só placa de circuito, o que pode garantir um tamanho tão reduzido e quase imperceptível do aparelho. Essa placa emite sinais de radio, que é localizado pela rede de satélites usadas nos GPS, que após localizado, o posicionamento é enviado pela internet através de um microchip de celular instalado no aparelho para a empresa de rastreamento. E toda magica está feita e o bem furtado pode ser encontrado.

Empresas de rastreamento

Empresas de rastreamento

Há muitas companhias que oferecem o serviço de rastreamento. Esse tipo de empresa trabalha com pacotes que dependerá da necessidade do cliente, que vai da mais simples, como monitoramento e auxilio no caso de emergência, como solicitar o auxílio da polícia, a até monitoramento completo de frotas para controle e logística.

Mas a opção de se ter uma empresa rastreando sua moto é opcional, já que existem aparelhos que são auto rastreáveis e este controle é feito por você mesmo através de seu smarphone ou por um computador. Seu único gasto periódico com esse aparelho é manter o micro chip da operadora de celular sempre com créditos ou com a linha ativa. Em um primeiro momento não ter o custo da empresa de rastreamento pode parecer uma boa, mas em situações de emergência o auxílio da empresa pode ser crucial.

 

Há desvantagens?

Como dito não há tecnologias que são 100% confiáveis e como o rastreador para moto não é exceção ele sofre com alguns problemas.

Como estamos lidando com um aparelho que baseia-se em sinais de rádio e telefone, o sinal pode se tornar um vilão nessa história. Apesar da área de cobertura das antenas de celular ser muito grande, ainda mais no Brasil, existem muitos lugares que o sinal da rede é ruim e outros onde o sinal nem existe.  Então nesse momento o aparelho se torna nulo. Além desse problema os bandidos evoluem junto com as inovações e em caso de motos de alto valor são criadas caçambas que cortam esse tipo de sinal. Sendo assim após um assalto, eles entram em um caminhão modificado e o rastreador não serve para nada.

 

Compensa?

Roubo de motos

Há um velho ditado que diz que segurança nunca é de mais e pela capacidade dos rastreadores, sem dúvidas investir nesse aparelho pode ser uma grande ferramenta caso algo venha acontecer. O potencial desse aparelho e com o resultado de recuperar seu bem roubado, o coloca entre os melhores aparelhos de segurança.

Vale lembrar que o uso de várias fermentas em conjunto, maximiza sua segurança, como o uso alarmes , deixar um cadeado ou uma nova pratica muito interessante, que une o temível seguro com o rastreador. Essa pratica é abordada no próximo artigo, e pode ser uma boa para você dono de moto, vale dar uma olhada, no rastreador com seguro. 

1 comentário

  1. Já aconteceu comigo. sorte que tinha rastreador e avisei a policia

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.