«

»

Rastreador para moto, uma nova arma contra os roubos

No início o problema era resolvido com um simples alarme ou com o velho cadeado, mas a questão dos roubos se tornou situação recorrente não só nas grandes cidades, mas sim se tornando uma verdadeira epidemia que atinge a todas regiões, fazendo se necessário o uso de novas técnicas de proteção, com o intuito de proteger o seu bem ou simplesmente, mas não menos importante, para garantir a sua segurança e de quem você ama.

 

Assalto a mão armada a motociclista

Como busca da solução desse mal inevitável criaram os seguros, que teoricamente é você pagar mensamente para uma empresa valor x, para garantir que caso algo venha a acontecer, seja roubo ou acidente, você não precise se preocupar ou reagir, pois você terá seu bem restituído. Mas nem tudo é um mar de rosas, já que o seguro é totalmente inviável para os donos de motos, onde o preço médio anual chega a 1/3 do valor da moto, onde a apólice se baseia no número de acidentes e roubos, taxando assim as motocicletas com altos valores para não dizer abusivo, baseando se em números, que mostram que acidentes e assaltos são de 4 a 5 vezes mais recorrentes em motos do que em outros veículos automotores.

O seguro para motos é muito caro e por isso se faz necessário a busca de uma alternativa, que além de ser mais barata se mostra mais efetiva que outro meio de prevenção ou em recuperação da moto em caso de roubo, os rastreadores. O uso de rastreadores aumenta na mesma velocidade dos assaltos. Com um custo fixo para comprar o aparelho e com valores mensais baixos, relativos a empresa que vai monitorar sua moto, os rastreadores estão se tornando a primeira escolha entre os donos não só de motos, mas também dono de carros, caminhões.

 

Por que escolher os rastreadores

Rastreador para moto

Outro fator crucial para a escolha do rastreador para moto é poder usufruir desse equipamento não só com a finalidade no caso de roubo, mas também controle, onde empresas vem equipando frotas com o aparelho, buscando maximizar seus lucros, controlando rotas, entregas e afins.

Os custos baixos já ajudam em muito na hora de escolher os rastreadores para equiparem suas motos e carros, mas a vantagem dessa tecnologia não se limita apenas ao preço. Primeiramente é necessário entender como funciona os rastreadores, para ver suas vantagens e é claro, suas desvantagens, pois como qualquer outra tecnologia ela não é 100% perfeita.

Basicamente o componente rastreador é formado por um GPS e um celular, concentrados em uma só placa de circuito, o que pode garantir um tamanho tão reduzido e quase imperceptível do aparelho. Essa placa emite sinais de radio, que é localizado pela rede de satélites usadas nos GPS, que após localizado, o posicionamento é enviado pela internet através de um microchip de celular instalado no aparelho para a empresa de rastreamento. E toda magica está feita e o bem furtado pode ser encontrado.

Empresas de rastreamento

Empresas de rastreamento

Há muitas companhias que oferecem o serviço de rastreamento. Esse tipo de empresa trabalha com pacotes que dependerá da necessidade do cliente, que vai da mais simples, como monitoramento e auxilio no caso de emergência, como solicitar o auxílio da polícia, a até monitoramento completo de frotas para controle e logística.

Mas a opção de se ter uma empresa rastreando sua moto é opcional, já que existem aparelhos que são auto rastreáveis e este controle é feito por você mesmo através de seu smarphone ou por um computador. Seu único gasto periódico com esse aparelho é manter o micro chip da operadora de celular sempre com créditos ou com a linha ativa. Em um primeiro momento não ter o custo da empresa de rastreamento pode parecer uma boa, mas em situações de emergência o auxílio da empresa pode ser crucial.

 

Há desvantagens?

Como dito não há tecnologias que são 100% confiáveis e como o rastreador para moto não é exceção ele sofre com alguns problemas.

Como estamos lidando com um aparelho que baseia-se em sinais de rádio e telefone, o sinal pode se tornar um vilão nessa história. Apesar da área de cobertura das antenas de celular ser muito grande, ainda mais no Brasil, existem muitos lugares que o sinal da rede é ruim e outros onde o sinal nem existe.  Então nesse momento o aparelho se torna nulo. Além desse problema os bandidos evoluem junto com as inovações e em caso de motos de alto valor são criadas caçambas que cortam esse tipo de sinal. Sendo assim após um assalto, eles entram em um caminhão modificado e o rastreador não serve para nada.

 

Compensa?

Roubo de motos

Há um velho ditado que diz que segurança nunca é de mais e pela capacidade dos rastreadores, sem dúvidas investir nesse aparelho pode ser uma grande ferramenta caso algo venha acontecer. O potencial desse aparelho e com o resultado de recuperar seu bem roubado, o coloca entre os melhores aparelhos de segurança.

Vale lembrar que o uso de várias fermentas em conjunto, maximiza sua segurança, como o uso alarmes , deixar um cadeado ou uma nova pratica muito interessante, que une o temível seguro com o rastreador. Essa pratica é abordada no próximo artigo, e pode ser uma boa para você dono de moto, vale dar uma olhada, no rastreador com seguro. 

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>