, , ,

Quanto de óleo meu carro requer?

Quanto óleo meu carro requer?

Óleo de motor é vital para o funcionamento do carro. Normalmente motores de 4 cilindros utilizam 5 litros de óleo, motores de 6-cilindros utilizam 6 litros e motores V8 utilizam 8.

Óleo para motor representa o sangue de um carro. Ele ajuda a lubrificar partes vitais do motor, ajudando a reduzir o acúmulo de calor no motor devido à redução de atrito entre suas partes. Alguns veículos têm um resfriador de óleo ou outros sistemas projetados para ajudar a reduzir ainda mais o calor. Óleo de motor também ajuda a limpar depósitos e outros contaminantes que possam se alojar no motor.

Trocar o óleo do veículo, de acordo com o cronograma de manutenção, reduz bastante o desgaste do motor, pois o óleo tende a perder sua viscosidade com o passar do tempo, reduzindo sua eficiência como lubrificante. Motores diferentes requerem diferentes quantidades de óleo.

Como o tamanho do motor afeta a quantidade de óleo utilizado

A maioria dos motores requerem entre 5 e 8 litros de óleo, dependendo do tamanho do motor. Quanto menor o motor, menor a quantidade de óleo necessária para encher seu volume.

  • Um motor de 4 cilindros normalmente requer cerca de 5 litros de óleo.
  • Um motor de 6 cilindros requer em média 6 litros.
  • Um motor de 8 cilindros utiliza entre 5 e 8 litros, a depender do tamanho do motor.

Essa quantidade também varia dependendo se você pede para o mecânico substituir o filtro de óleo quando estiver trocando o óleo.

Alguns recursos disponíveis para ajudar o motorista a encontrar a capacidade de óleo de um motor inclui o manual do carro, onde normalmente estará listado na parte sobre o sistema de lubrificação, na seção de especificações do veículo. Outra área para checar é o site do fabricante. Quando estiver no site, procure uma seção que é especificamente para donos de carros. Normalmente fica no fim da página. Também é possível procurar em outros recursos online, como a Fluid Capacity, que lista as capacidades de óleo e fluidos para diversas marcas e modelos de carros e caminhonetes.

Escolhendo o tipo correto de óleo

Quando for escolher o óleo para seu veículo, mantenha algumas coisas em mente. A primeira é o nível de viscosidade do óleo – representado por um número seguido de W e depois seguido por outro número. O primeiro número representa o fluxo do óleo a 0 gráus Fahrenheit. O ‘W’ significa ‘Inverno’ e os últimos dois números após o ‘W’ significam o nível de viscosidade do óleo quando medido a 212 graus Fahrenheit. Quanto mais baixo o número antes do W, melhor é a rotação do motor em climas frios. Leia o manual do carro para encontrar a melhor variação de níveis de viscosidade de óleo para utilizar.

Motoristas também precisam escolher entre utilizar óleo de motor sintético ou convencional em seus carros. Óleo convencional funciona bem quando o motorista realiza a troca de óleo com frequência. Óleos sintéticos têm alguns benefícios, como conter aditivos especiais projetos para ajudar a remover depósitos, permitindo que o óleo flua melhor em temperaturas mais baixas e mantenha viscosidade em temperaturas mais altas. Outra opção para donos de veículos inclui um óleo de alta-quilometragem para veículos com mais de 75.000 quilômetros rodados. Óleos de alta-quilometragem contêm condicionadores para ajudar a expandir os selos internos do motor e aumentar a flexibilidade destes selos.

Sinais de que um motor precisa de uma troca de óleo

Lembre-se de ficar de olho nos seguintes sintomas, que podem indicar que está na hora de uma troca de óleo:

  • Quando a luz do óleo fica ligada, é um indicativo que o nível de óleo está muito baixo. Ou peça para um mecânico trocar o óleo ou adicione óleo o suficiente para deixa-lo no nível correto.
  • Uma leitura baixa do manómetro de óleo, para veículos equipados com um, normalmente indica que o óleo está baixo. Peça para um mecânico encher o óleo até o nível correto ou trocar o óleo se for necessário.
  • Quando o nível de óleo começa a ficar baixo, o motor começa a funcionar com menos fluidez. Acontece principalmente com os lifters, que começam a grudar conforme os depósitos se aglomeram no motor. Peça a um mecânico para trocar o óleo. Isso deve ajudar a remover os depósitos e aliviar o problema.

O óleo é vital para que seu motor funcione de forma confiável e eficiente. Sempre siga as recomendações do fabricante sobre intervalos de troca de óleo, e entre em contato com um técnico certificado da YourMechanic para realizar uma troca de óleo na sua casa ou escritório, utilizando óleo Castrol da melhor qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *