, ,

Como checar e trocar o oléo do motor com facilidade

Aprenda a como checar e trocar o oléo do motor do seu carro

Trocar oleo do motor

Checar o nível de óleo do  seu carro é a coisa mais importante que você pode fazer para prolongar a vida útil do seu motor. No mesmo tempo que leva para abrir uma barra de chocolate, você consegue usar uma varinha de óleo. Óleo é o sangue do seu carro. Sem ele, você não conseguiria dirigir nem por 3km. Óleo mantém seu motor limpo por dentro, ajuda a aquecê-lo e também ajuda a resfria-lo. E, mais importantemente, o óleo mantém as peças internas do motor lubrificadas para que metal nunca encoste em metal.

Siga estes passos rápidos e você poderá riscar este trocar o oléo do motor da lista de manutenção do seu carro.

  1. Antes de abrir o capô para a verificação de óleo, certifique-se de que seu carro está estacionado em terra plana. Você não quer que todo o óleo escorra para trás enquanto está checando a varinha na frente.
  2. A varinha é uma haste comprida que entra até o fundo do seu motor para checar o nível de óleo. Normalmente é fácil de encontrar e deve ter um cabo laranja ou amarelo. A maioria também tem escrito ÓLEO (ou OEL se seu carro fala alemão).
  3. Alguns carros com câmbio automático também têm uma varinha para checar o fluido de transmissão, portanto preste atenção para ter certeza que está usando a varinha correta. Você pode também dar uma olhada no manual do carro para ter certeza (recomendado!).
  4. E também se certifique de que está estacionado em um lugar com boa iluminação. A maioria dos postos de gasolina têm luz o suficiente para iluminar um estádio. Você não quer passar 10 minutos procurando o buraco correto no motor para inserir a varinha, acredite em mim.
  5. Se for possível esperar alguns minutos para o óleo do motor assentar, faça isso. Se não puder, não é um grande problema. Ainda assim você terá uma leitura bastante precisa. Com o capô aberto, puxe a varinha e limpe a ponta dela com uma toalha ou flanela. Reinsira a varinha no motor, se certificando de que entrou até o fim.
  6. Agora puxe para fora, mas não a vire de cabeça para baixo para olhar. Isso faz com que o óleo escorra para cima e estraga sua leitura. A varinha terá dois indicadores na base. Normalmente são linhas ou buracos na varinha. O nível de óleo pode ser lido observando onde a parte oleosa termina e onde a parte seca começa. Se for entre os dois indicadores, está tudo certo. Se for abaixo do indicador inferior, você precisa adicionar cerca de 1 litro óleo para trocar o oléo do motor. Nunca adicione mais do que 1 litro de óleo de cada vez sem dirigir e realizar uma nova leitura do nível de óleo. Encher demais o motor pode fazer uma bagunça.

COISAS A SE LEMBRAR NA HORA DE CHECAR E TROCAR O OLÉO DO MOTOR

  1. Estacione em terra plana.
  2. Certifique-se de que a área está bem iluminada.
  3. Não adicione mais do que 1 litro de óleo de uma só vez.
  4. É isso! Cinco minutos do seu tempo e você é um herói para seu carro feliz. Verifique o óleo com a frequência que quiser. Cerca de uma vez por mês é de bom tamanho para um carro que está em boa forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *