«

»

Como trocar os discos de freio

Tenham em mãos o artigo de Como Trocar as Pastilhas de Freio já que há alguns passos ali explicados se aplicam a este artigo.

Os discos de freio devemos trocá-los quando atingem sua espessura mínima de (17,7mm para o caso dos ventilados e 10,5mm no caso dos sólidos). Também é necessário os trocar quando apresentam empenamentos graves ou marcas profundas.

Alguns mecânicos costumam mandar os discos para retífica, esse procedimento é conhecido como “passe de disco”. O disco sofrerá um leve desgaste (caso ainda esteja com sua espessura em conformidade com o mínimo recomendável pelo fabricante) em um torno mecânico para que ele fique com sua superfície lisa e sem empenamentos ou marcas, outros já preferem trocá-los. Não havendo riscos na segurança é aceitável esse procedimento, mas há casos que o disco de freio novo é tão barato que compensa trocá-los de fato.

Materiais Necessários:

  • Discos de Freio: Os RT 1.8i levam discos ventilados de 259mm (os mesmos do R19 16S), os modelos RN levam sólidos de 238mm. Leve isso em conta já que os vendedores de autopeças em sua maioria não têm a menor idéia. Os discos originais Renault são muito caros e nada justifica esse gasto, já que marcas nacionais e importadas apresentam ótima qualidade. Na Importadora RR Parts os preços sugeridos são: RN 1.6 R$58,00 o par e para os modelos RT e 16S o preço sugerido é R$96,00. Existem várias marcas no mercado: Nakata, Fremax, Bosch, Vargas e outras. Consulte a compatibilidade junto ao fornecedor e consulte qual se encaixa melhor em seu orçamento.
  • Pastilhas de Freio: Sempre que trocamos os discos de freio, é recomendável verificar e substituir as pastilhas de freio. Consulte o artigo referente a substituição das pastilhas de freio para maiores detalhes.
  • Chave tubo de 18mm;
  • Chave torx – 40;
  • Graxa;
  • Loctite o Trabasil para parafusos;
  • Lixa ou acessório de furadeira para lixar (e óculos de proteção);
  • Thinner.

Comecem seguindo todos os passos do artigo “Como Trocar as Pastilhas de Freio”. Cheguem até a parte onde devemos comprimir o pistão da pinça do freio, e depois retirem o parafuso inferior da pinça do freio por completo para o liberar totalmente.

Podem sustentar a pinça do freio para que não fique pendurando com risco de danificar o flexível de freio. Se for feito o reparo num lugar ordenado e cuidadosamente, não é necessário e podemos deixar de lado.

Com a chave de 18mm retire os parafusos que sustentam o suporte da pinça de freio.

Engate a 1ª marcha para evitar que o disco gire, e com a chave Torx-40 tire os parafusos que sustentam o disco.

Agora o disco de freio estando solto, ou seja, desparafusado, supostamente já esta liberado, o problema é que com a oxidação que costuma prendê-lo. Por isso, pegue um bom martelo e lhe dê progressivas marteladas por atrás para que saia.

Uma vez que retirado o disco, precisamos eliminar toda a oxidação, para isso utilizem uma boa lixa ou uma furadeira com um acessório adequado para tal necessidade, como segue na foto a seguir:

Pode-se usar óculos de proteção ou tenha cuidado nesse momento com seus olhos e rosto.

Depois de tudo limpo e sem possível oxidação, aplicaque um pouco de graxa na superfície, isto evita que o disco se prenda e cole e facilita todo o processo de substituição na próxima troca:

Pegue o disco de freio novo e aplique um pouco de graxa também na parte de contato, onde o disco ficará apoioado.

Os discos vêm de fabrica recobertos com uma gordura especial para evitar que se oxidem antes de sua devida utilização. Esta gordura deve ser removida depois com thinner (querosene não serve), utilizando um trapo umedecido em thinner, devemos limpar ambos os lados do disco de freio (região onde se apoiará depois as pastillas de freio).

Todos os passos acima descritos executados, devemos colocar um pouco de Loctite sobre a rosca dos parafusos Torx-40 e apertá-los moderadamente (não se deve fazer muita força, apenas o necessário utilizando as mãos, dispensando o uso complementar de barras ou acessórios para dar maior aperto).

Agora devemos dar a partida no veículo, engatando a 2ª marcha e observarmos o giro do disco de freio. Tomem algum ponto fixo de referência e enquanto o disco gira observe se ocorre alguma trepidação ou movimento estranho enquanto ele gira. Se o disco girar em forma anormal, retirem os parafusos, girem o disco a 180º e volte a realizar a operação. É muito raro, mas pode ocorrer de vir de fábrica discos de freio com problemas, você deve procurar a empresa que efetuou a venda do produto com a Nota Fiscal comprovando a compra e solicitar a substituição da peça ou seu dinheiro de volta.

Terminada a montagem do disco de freio, recoloque o suporte da pinça de freio, untando previamente os parafusos com Loctite:

Aperte os parafusos com firmeza e certifique-se que os mesmos estejam corretamente parafusados e que nenhum parafuso tenha ficado torto ou com sua rosca danificada. Caso ocorra substitua o parafuso para não comprometer a fixação e a sua segurança.

Lembre-se de engraxar as guias onde apóia a pastilha; coloquem as pastilhas, a pinça de freio, aperte tudo com segurança e pronto!

Pressione o pedal do freio para que as pastilhas façam contato direto com o disco de freio. Ao utilizar o freio, lembre-se de evitar de frear bruscamente durante os primeiros 500Km para que os discos e pastilhas se assentem corretamente.

Esperamos que tenham gostado, qualquer dúvida ou dificuldade de compreensão do artigo, procure seu mecânico ou qualquer empresa especializada para tal reparo.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

5 comentários

  1. rinaldo disse:

    tenho um 19 rn e ele ta com barulho no eixo de comando das vavulas que faço

  2. osvaldo disse:

    poço trocar o disco de freio liso por um ventilado

  3. Herlison disse:

    Alguém sabe me dizer qual pinça de carro nacional que serve no rn19?tenho um e não consigo o reparo então gostaria de adaptar outra?

  4. germano neto disse:

    muito bom uma verdadeira aula mt obrigado pelas dicas.

  5. leandro disse:

    quero trocar as pastilhas de freios e disco de preio do fox 2010?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>