«

»

Como trocar as pastilhas de freio

O momento adequado para trocar as pastilhas de freio varia muito. Podem trocá-las porque desgastaram-se totalmente e indica-se no painel o desgaste, porque começam os ruídos típicos de desgaste, porque freiam mal, ou qualquer outro motivo. Em linhas gerais, boas pastilhas de freio duram entre 30.000 Km a 50.000Km.

Materiais Necessários:

  • Pastilhas de freio: Há várias marcas e lugares onde as comprar. Podemos comprar diretamente nas concessionárias Renault se querem comprar as pastilhas originais (mas o preço nem sempre compensa). Eu particularmente compro na RR Parts em São Paulo, ou na Rio Parts para quem reside no Rio de Janeiro ou na Geo Parts para quem reside no Paraná. Podemos ir também à empresas especializadas em freios ou a lojas de auto peças espalhadas pelo nosso país para conseguir outras marcas que também podem ser aplicadas ao R19 a um bom preço que uma concessionária Renault.

Recomendamos a: RR Parts Comércio Importação Auto Peças Ltda. – Rua Iquiririm, 628 – 05586-001 – São Paulo – SP – Telefones: (11) 3722 4792 / (11) 3727 2384 / (11) 3726 1504 – Preço sugerido para as pastilhas de freio (RN 1.6 R$29,00 e RT 1.8 R$38,00)

  • Chave combinada de 17mm;

  • Chave tubo de 13mm;

  • Chave pico de loro;

  • Graxa amarela:ela dissipa o calor e é resistente a água.

Para começarmos, devemos levantar o veículo do lado que vamos começar o trabalho e retirar a roda. No sistema Lucas Girling temos que retirar a pinça de freio para ter acesso às pastilhas, para isso devemos sustentar o parafuso guia com uma chave de 17mm, e com uma de 13 afrouxamos o parafuso superior que sustenta a pinça de freio:

Retirem o parafuso superior por completo, e NÃO O LIMPEM, o deixem com a graxa que possa ter em sua rosca.

Afrouxem um pouco o parafuso inferior mas não o saquem.

Movam a pinça de freio para o canto:

Retirem as pastilhas usadas e descarte-as.

Limpem bem toda a região e passem um pouco da graxa nas zonas do suporte onde se apóia a pastilha:

Agora devemos comprimir o pistão do freio para o mandar a sua posição inicial. Para isso primeiro destampem o reservatório do fluído de freio. Com a chave bico de papagaio comprimam até levar o pistão a fundo (pode ser necessário fazer bastante força):

Enquanto fazem isto observem o nível no reservatório do fluído de freio, já que poderia chegar a transbordar. Se houver esse risco, com uma seringa ou pipeta retirem o líquido que esteja sobrando.

Coloquem as pastilhas novas no suporte (respeitando as posições corretas). Voltem a colocar a pinça de freio em seu lugar (talvez tenham que fazer um pouco de força para que encaixe, já que as pastilhas novas ainda não se assentaram).

Apertem os parafusos com a chave de 13mm, sustentando o parafuso guia com a de 17 mm para que não gire, e pronto, trabalho terminado.

Obs: Pisem no pedal de freio algumas vezes para que as pastilhas vão a sua posição correta. Lembrem-se de frear suavemente durante os primeiros 500Km para conseguir que as pastilhas assentem bem com o disco.

Esperamos que tenham gostado, qualquer dúvida ou dificuldade de compreensão do artigo, procure seu mecânico ou qualquer empresa especializada para tal reparo.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on TumblrShare on LinkedInPin on Pinterest

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. rogerio jose

    muito bom essas dicas

  2. Richard @ Street & Circuit

    Mudar fluido de freio quando você mudar pastilhas de freio também é uma idéia muito boa. Se o pedal de freio tem um sentimento chances esponjosos são o fluido de freio absorveu umidade e precisa ser substituído. Trabalho simples.

  3. marcos

    muito bom mesmo…obrigado pela aula…

  4. douglas

    tenho um Renault 19 1.6 RN to com este carro a 6 anos e sempre que eu ia trocar as pastilhas dianteira meu mecânico me alertou que na minha pastinha estava faltando as travas de pastinha ai comprei o kit trava pastilha mas não conseguimos colocar queria quem tiver ou foto ou desenho aonde possamos ter ideia aonde encaixa as travas eu agradeço de coração gosto muito do meu carro e não quero ficar correndo perigo aguardo resposta desde já obrigado pela atenção!!!

  5. Marcos Vinicius

    Muito bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>