Borracha que isola o cabeçote? Seria a junta do cabeçote ou junta da tampa de válvulas?
Se trocaram a junta do cabeçote sem mandar o mesmo pra retífica para aplainar ou dar uma geral se fosse necessário pode resultar nisso (baixar nível da água e sair água pelo escapamento).
Velas, pouco provável... verifique a cor da fumaça. Cor cinza escura é excesso de gasolina que não queimou pode melhorar trocando as velas, mas não troque. Antes confira se a sua está sequinha ou com óleo. Se tiver óleo indica problema nos anéis. Se estiver carbonizada mas bem sequinha as vezes nem precisa trocar. Leia estes links que te ajudará entender:
-
http://r19club.com/ignicao/diagnostico- ... e-ignicao/-
http://motorsa.com.br/velas-de-ignicao-quando-trocar/Quanto ao conserto do radiador, fizeram teste com manômetro para verificar possíveis vazamentos no sistema e no próprio cabeçote?
Veja este vídeo que é bem explicado e ilustrativo e você entenderá:
-
http://www.youtube.com/watch?v=CBeOJRxtao0Nos relate com maiores detalhes?
É preciso saber o que ele trocou de fato, e tudo que foi feito e reconferir possível erro dele ou de alguma peça.
Quanto as fumaças que sai pelo escapamento, um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento. Logo, alguns problemas no motor podem ser facilmente detectados, apenas observando-se a fumaça que sai pela tubulação. Exceto pela fumaça branca, que se dissolve rapidamente no ar, geralmente em dias frios e quando a temperatura do motor ainda está baixa, um motor expelindo fumaça tem problemas.
FUMAÇA BRANCA:
A fumaça branca, indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada ou queimada ou rompida.
FUMAÇA AZULADA:
Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.
Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.
Mas cuidado, a cor é levemente azulada e pode ser confundida com a fumaça de cor branca.
FUMAÇA PRETA:
Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, a injeção eletrônica – está desregulado e injetando mais combustível do que deveria. Quando este excesso de combustível entra em contato com o escapamento ele é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta. Porém, encontrar um pouco de fuligem na parte interna do tubo, deixando-o com uma sujeira preta, é normal. Mesmo assim, você deverá procurar um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro. Conferir o estado da sonda lambda em muitos casos resolve possíveis erros na mistura da gasolina.
Outro sintoma: consumo de combustível mais alto que o normal.
--
Abraço!