EMPRESA RESPONSÁVEL
CONTROLAR
A inspeção veicular é uma medida que visa minimizar as emissões de poluentes pelos veículos registrados na cidade, buscando estimular seus proprietários a fazerem a manutenção adequada e manter as emissões de seus veículos dentro dos padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). È, acima de tudo, um programa de saúde pública.
Segue abaixo os níveis Oficiais de Monóxido de carbono para 2010 com a obrigatoriedade da Inspeção Veicular em São Paulo para toda a frota de veiculos, inclusive os de 2003 até 2008 que fizeram em 2009.
Monóxido de carbono (em % dos gases, carros a gasolina, álcool e flexíveis)
Todos até 1979: 6%
De 1980 a 1988: 5%
1989: 4%
1990 e 1991: 3,5%
De 1992 a 1996: 3% (os anos mais comuns de fabricação/modelo do Renault 19)
De 1997 a 2002: 1% (os anos mais comuns de fabricação/modelo do Renault 19)
De 2003 a 2005: 0,5%
De 2006 em diante: 0,3%
Hidrocarbonetos (sempre considerando partes por milhão)
Carros a gasolina
Todos até 2002: 700 (faixa em que se enquadra o Renault 19)
De 2003 a 2005: 200
De 2006 em diante: 100
Carros flexíveis
De 2003 a 2005: 200
De 2006 em diante: 100
QUANDO REALIZAR
CONSULTE PELA SUA PLACA/ANO DE FABRICAÇÃO/VEÍCULO LEVE/COMBUSTÍVEL:
FINAL: 1 (O prazo para a realização da inspeção é: 01/Fevereiro a 30/Abril)
FINAL: 2 (O prazo para a realização da inspeção é: 03/Março a 31/Maio)
FINAL: 3 (O prazo para a realização da inspeção é: 02/Abril a 30/Junho)
FINAL: 4 (O prazo para a realização da inspeção é: 03/Maio a 31/Julho)
FINAL: 5 (O prazo para a realização da inspeção é: 03/Junho a 31/Agosto)
FINAL: 6 (O prazo para a realização da inspeção é: 03/Junho a 31/Agosto)
FINAL: 7 (O prazo para a realização da inspeção é: 03/Julho a 30/Setembro)
FINAL: 8 (O prazo para a realização da inspeção é: 03/Agosto a 31/Outubro)
FINAL: 9 (O prazo para a realização da inspeção é: 02/Setembro a 30/Novembro)
FINAL: 0 (O prazo para a realização da inspeção é: 03/Outubro a 31/Dezembro)
Os valores para ruídos também deverão ser definidos pelo Conama. Mas há dúvidas sobre a sua adoção, sobretudo no próximo ano. Os técnicos propõem: Carros e veículos para até nove passageiros derivados de automóveis poderão emitir no máximo 95 decibéis na dianteira 103 na traseira, junto do motor e do cano de escape. A primeira vez na inspeção os carros que não estiverem de acordo serão somente notificados e advertidos do problema.
Se o carro estiver em ordem com as normas da revisão, o motorista receberá um selo, que deve ser colocado no vidro dianteiro do carro, com validade de um ano para a fiscalização de rua. "Se ele não passar, o proprietário tem 30 dias para adequar o veículo e realizar uma nova inspeção". Os carros que não passarem pela fiscalização terão o licenciamento bloqueado. Além de não conseguir licenciar o automóvel, o motorista que não fizer a inspeção fica sujeito a uma multa de 550 reais.

Localize o Centro de Inspeção Controlar mais próximo de você:
GASOLINA / ÁLCOOL / GNV
Horários: 7h:00 - 19h:00 (Seg/Sab)
ZONA NORTE

Rua Soldado Claudino Pinheiro, 160 São Paulo - SP (ao lado da antiga fábrica da Estrela)

Av. Raimundo Pereira de Magalhaes, 11.701 - Zona Norte
ZONA SUL

Av. Irma Dulce, 200 - Zona Sul (Em frente ao SESC Interlagos)

Rua Alexandre Aliperti, 351 - Zona Sul (entrada em frente a Gerdau / Siderurgica Alipertt - Travessa da Avenida Miguel Stefano e da Avenida Cursino)

Rua Francisco Bautista, 163 - Zona Sul (Rodovia Anchieta, sentido litoral, primeira saída após o km 12 )
ZONA LESTE

Rua Sabbado D´Angelo, 1300 - Zona Leste (Entre a estação de trem Dom Bosco e o Supermercado Lopes)

Av. Aricanduva, 8.095 - Cidade Líder - Zona Leste (Em frente ao Salão de eventos Expresso Brasil)

Av. Condessa Elizabeth de Robiano, 1.822 - Zona Leste (Entre o Clube Corinthians e o viaduto Aricanduva)

Rua Cembira, 422 - Zona Leste (Altura do nº1850 da Av. Marechal Tito, entrar na rua Ivoturucaia)
ZONA OESTE

Av. Engenheiro Billings, 2100 - Zona Oeste (Antes da ponte do Jaguaré, sentido Santo Amaro)

Rua Gustav Willi Borghoff, 450 - Zona Oeste (Entre os viadutos Antartica e Pompéia)
Obs: reclamam muito deste posto pelo alto índice de reprovação e do atendimento.

Copie e cole o link abaixo em seu navegador:
http://app1.controlar.com.br/guiaarrecadacao/index.jsf

Copie e cole o link abaixo em seu navegador:
http://app.controlar.com.br/agendamento/index.jsf
CONTROLE E FISCALIZAÇÃO - Dúvidas.
1 - Como é a fiscalização em relação aos veículos que não fizerem a inspeção veicular?
O Artigo 131 § 3º do CTB estabelece a vinculação da inspeção ao licenciamento anual do veículo. Portanto, os proprietários que não fizerem a inspeção não poderão licenciar seus veículos. Estarão sujeitos à multa prevista no Artigo 3º da Lei Municipal nº 12.157, de 09/08/1996, pela inspeção fora do prazo, ou por sua ausência, sem prejuízo das sanções de trânsito aplicáveis.
Os veículos aprovados na inspeção recebem um certificado e um selo para ser afixado no vidro dianteiro. A fiscalização de rua será feita pelos órgãos e entidades competentes, conforme o estabelecido pela Lei Municipal nº 12.157/96, Artigo 3º § 2º.
2 - Qual o valor da multa para quem não fizer a inspeção dentro do prazo estabelecido?
A lei estabelece uma multa de R$550,00.
3 - O selo no pára-brisa do veículo é utilizado como controle de vistoria?
O selo é utilizado como controle de vistoria na fiscalização de rua, porém o sistema bloqueia eletronicamente o licenciamento do veículo do proprietário que não for aprovado na inspeção ou do veículo que não realizar a inspeção.
4 - Quero transferir um veículo de outro município para São Paulo. Sou obrigado a realizar a inspeção?
Sim. Para realizar a transferência de veículo para outro município é necessário que a inspeção anual tenha sido realizada.
5 - O que acontece ao veiculo que nao realiza a inspeção?
O veículo que não realizar a inspeção ambiental veicular, terá o licenciamento bloqueado e estará sujeito a multa prevista por lei.
6 - É possivel realizar a inspeção sem agendamento?
Toda inspeção deverá ser previamente agendada pelo site www.controlar.com.br, através do SAC - 3545-6868, nas Lojas Sem Parar e nos Postos do Poupa Tempo (http://www.controlar.com.br/inspecao_agendamento.php?tipo=2)
7 - Como agendar a Inspeção?
Para agendar a inspeção, basta acessar o site www.controlar.com.br e clicar no passo 3 da página inicial do site: Agende uma data.
Digite o número do RENAVAM e selecione o centro de inspeção e horário de sua preferência.
IMPORTANTE: O sistema somente agendará a data após o pagamento da tarifa e compensação bancária.
8 - Quanto tempo leva para fazer a inspeção?
A inspeção é rápida! Para veículos a gasolina, álcool e gás natural, o tempo médio é de 5 minutos. Para os veiculos à Diesel, o tempo medio é de 7 minutos. O tempo de permanência no centro entre a chegada e a conclusão da inspeção é de em média de 30 minutos.
9 - Quais os cuidados que devo tomar antes de levar o veículo ao centro de inspeção?
Alguns itens de manutenção podem causar a rejeição/reprovação do seu veículo, por isso, antes de dirigir-se ao Centro de Inspeção, fique atento a: -Compatibilidade com o cadastro do DETRAN (Cor, Combustível, Categoria, Tarjeta do Município de São Paulo, de acordo com o documento); -Funcionamento irregular do motor; -Emissão de fumaça visível (exceto vapor d´água); -Há vazamentos de óleo, água ou qualquer outro líquido; -Alteração do sistema de escapamento (corrosão excessiva, furos, falta de componentes); -Alteração ou danificação de componentes ou sistemas originais de controle e/ou redução de emissões de gases e evaporativas, como por exemplo: PCV, EGR, Cânister e etc. -Níveis de óleo lubrificante e da água; Nos veículos movidos a diesel devem ser verificados também: -Violação do lacre da bomba injetora; -Emissão de fumaça preta ou azul; -Filtro de ar em boa condições, bem como a mangueira, fixações e demais itens do sistema; -Correias do motor em boas condições; Caso algum dos itens acima não esteja de acordo, ou você tenha alguma duvida, procure seu mecânico de confiança e corrija o problema. Fazendo assim, estará economizando seu tempo e colaborando com o meio ambiente desde já.
10 - E em que condições o veículo é considerado reprovado na inspeção?
Se for constatada alguma irregularidade na inspeção visual, o veículo será rejeitado, o que o impede de passar pela medição de emissões. Nesse caso, o proprietário recebe um relatório indicando as irregularidades encontradas, e é orientado a procurar uma oficina de sua confiança para efetuar a manutenção necessária. Sendo aprovado na inspeção visual, o veículo é encaminhado para a medição realizada por computador. Caso ele não esteja em conformidade com os limites estabelecidos pela legislação o veículo será reprovado. Nessa etapa, o proprietário recebe um relatório especificando os itens que motivaram a reprovação. Somente a oficina de confiança do proprietário poderá apontar as causas da irregularidade e fazer a manutenção adequada para que o veículo possa ser aprovado em um novo teste. Com o carro regulado, o retorno ao centro de inspeção deve ocorrer em até 30 dias. Caso seja excedido o prazo, será cobrada uma nova tarifa. A manutenção do veículo é responsabilidade exclusiva do proprietário e da oficina por ele escolhida.

11 - Qual a diferença entre rejeitado e reprovado?
O veículo é considerado rejeitado quando não atende todos os requisitos da inspeção visual. Portanto, o veículo não está em condições de efetuar as medições computadorizadas. O veículo é considerado reprovado quando atende os requisitos da inspeção visual, entretanto os níveis de emissões estão acima do previsto na legislação vigente, ou seja, não atende os requisitos da inspeção computadorizada.
12 - Um veículo que mantenha o catalisador original funcionando passa sem problemas pela inspeção veicular?
Não necessariamente. Se o veículo estiver desregulado (regulagem da injeção eletrônica ou do carburador/distribuidor) ou se apresenta outros defeitos, por exemplo, desgaste das velas, do cabo de ignição, entre outros, está provavelmente emitindo poluentes acima dos padrões estabelecidos e será reprovado.
13 - Quando havera cobranca de nova tarifa?
Para cada tarifa paga, o proprietário terá direito a uma INSPEÇÃO.
No caso de REPROVAÇÃO OU REJEIÇÃO, a uma única REINSPEÇÃO, desde que realizada no prazo de 30 dias corridos, a contar da data da referida inspeção.
Em caso da necessidade da realização de uma REINSPEÇÃO após o prazo de 30 dias, ou de 2ª REPROVAÇÃO OU REJEIÇÃO, a tarifa deverá ser recolhida novamente.
IMPORTANTE:
A REINSPEÇÃO não será realizada sem que haja um novo agendamento.
14 - Onde e como e feito o pagamento da tarifa de inspeção?
Basta acessar o site da Controlar e buscar o campo “imprima seu boleto”. A tarifa poderá ser paga nos seguintes bancos: Itaú, Bradesco, Unibanco, Banco Real, Nossa Caixa, HSBC, Santander, Banco Rendimento, Citibank, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, além de Casas Lotéricas. O agendamento será liberado em até 3 dias úteis após a compensação bancária do pagamento.
IMPORTANTE:
O veículo será recepcionado com uma tolerância máxima de 30 minutos, antes e depois do horário agendado, para garantir que os demais clientes não sejam prejudicados. A tolerância limita-se ao horário de atendimento do Centro para cada tipo de combustível e não excederá o horário de encerramento das atividades. A Controlar reserva-se o direito de diminuir esta tolerância em caso de necessidade.
ANTES DE SE DIRIGIR AO CENTRO, FIQUE ATENTO!
Alguns itens de manutenção podem reprovar ou rejeitar o veículo, por isso, antes de levá-lo para a inspeção verifique se:
NOS VEÍCULOS A GASOLINA, ÁLCOOL, GÁS NATURAL E FLEX:
1.Em uma análise visual com relação à cor, combustível e categoria, o veículo é compatível com o que está cadastrado no DETRAN;
2.Verifique se a tarjeta do seu veículo é da cidade de São Paulo, conforme o cadastro no Detran e a documentação;
3.O funcionamento do motor está regular;
4.Não há emissão de fumaça visível (exceto vapor d água);
5.Não apresenta vazamentos de óleo, água ou qualquer outro líquido;
6.O sistema de escapamento não apresenta alteração, como: corrosão excessiva, furos ou falta de algum componente;
7.Os componentes e sistemas originais de controle e/ou redução de emissões de gases e evaporativas estão preservados;
8.Os níveis de óleo lubrificante e da água estão adequados;
9.A rotação de marcha lenta está em conformidade com as especificações do fabricante.
MANTENHA SEMPRE SEU VEÍCULO EM BOAS CONDIÇÕES DE USO:
1.Ande com o pneu do carro calibrado adequadamente e evite assim, o gasto excessivo de combustível e desgaste da roda;
2.Para evitar o super aquecimento do motor verifique sempre o nível de água do radiador e óleo do motor;
3.Ande sempre com o carro em uma rotação de no máximo 3.500 RPM. Com isso, você polui menos o meio ambiente e gasta menos combustível;
4.Verifique o funcionamento dos faróis;
5.Paletas de pára-brisas devem ser trocadas quando estiverem raspando o vidro, pois os riscos causados por elas dificultam a visibilidade em dias de chuva;
6.Evite andar com o carro na reserva de combustível, pois poderá queimar a bomba.
POSSÍVEIS CAUSAS DA EMISSÃO EXCESSIVA DE GASES POLUENTES:
1. Falhas no sistema de injeção eletrônica;
2. Carburador desregulado;
3. Ponto de ignição fora de especificação;
4. Velas sujas ou desreguladas e cabos ruins (ou fora dos padrões);
5. Filtro de ar sujo;
6. Bicos de injeção sujos;
7. Catalisador avariado;
8. Motor com desgaste excessivo nos anéis;
9. Uso excessivo do afogador.
PROCURE POR SEU MECÂNICO, CASO NÃO TENHA CONSULTE NA SEÇÃO DE OFICINAS NESTE FÓRUM.
Momentaneamente temos um parceiro já disposto a auxiliar os proprietários de Renault 19. Segue os dados da oficina já contactada e o Sr. Eder proprietário dará um desconto especial e irá cobrar o valor de R$80,00 pela inspeção dos gases, e caso haja algo anormal no carro fará uma inspeção visual em busca do problema e se necessitar irá avaliar com equipamentos e mão de obra especializada mediante orçamento e aprovação. Os dados da oficina é:
- 3E MOTORS
www.3emotors.com.br
Tratar com Eder
Obs: (conheço o Eder e posso garantir é um ótimo profissional. Responsável e conhece o que faz).
Rua Alexandre Dumas, 1180 - Chác. Santo Antonio - São Paulo - SP
Telefone: (11) 5181-1250 / ID: 11*85530
Pesquisando na internet incansávelmente por empresas que ofereçam a INSPEÇÃO DE GASES GRATUITAMENTE encontrei por enquanto esta empresa:
- MARASCAR AUTO CENTER
Av. Cursino, 143 - São Paulo - SP
MAPA: www.marascar.com.br/localizacao.htm
Fones: (11) 5061-7664 / 2773-4219 / 3969-0143
Teste agendado é gratis
(11) 5061-7664
Obs: Quem conhecer alguma oficina que ofereça a inspeção de gases GRATUITAMENTE mesmo que por agendamento nos avise. E quem conhecer ou quiser indicar locais especializados nesta pré vistoria para a Inspeção e/ou tiver valores cobrados nos avise também.
Vamos nos unir, ou infelizmente muitos Renault 19 serão reprovados como está ocorrendo com veículos de outras montadoras.