Limpeza e manutenção do Sistema de Arrefecimento

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Limpeza e manutenção do Sistema de Arrefecimento

Mensagempor tonka » Dom Jun 10, 2007 3:11 pm

Além deste: http://www.r19club.com/How-to/limpezadoradiador.htm
Uma aula sobre este assunto por johnnygt, um mecânico da Renault.


Achei interessante e extremamente útil.

A nossa cobaia para esta espécie de curso é um Clio 1.2 de 93 com o motor já nosso conhecido, "Energy", neste caso já com 148.000km.
Mas básicamente e assim para todos os motores Renault.
Irei recomendar esta operação com produtos Renault, disponiveis em qualquer concessionário Renault.
Sei que há outros produtos de outras marcas até mais baratos para o mesmo efeito mas como desconheço a sua eficacia vou recomendar apenas o material original Renault

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Para esta operação existe este kit de limpeza de circuitos
de refrigeração na renault.
Este kit é composto como podem ver, por duas embalagens, a esquerda é o detergente e a direita é um aditivo tapa fugas, altamente eficaz quando há pequenas fugas por exemplo ao nível do radiador.

Este produto têm a referência 77.11.218.222, não sei exatamente quanto custa mas podem adquirilo em qualquer concessionária renault.

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Vou recomendar tambem o liquido refrigerante original Renault ou o da Elf. Ao contrario do que julgam, o liquido refrigerante não serve apenas como refrigerante e anticongelante mas tambem como LUBRIFICANTE, para a bomba de água.
Por esta razão é que o motor não deve andar apenas com água mesmo que seja destilada.
Na imagem, embalagem de 1 litro de refrigerante concentrado ref: 77.11.170.548.

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Começamos a operação tirando o bujon do bloco enquanto o motor está frio para não queimarmos as "unhas". :mrgreen:
Uma vez que neste caso o acesso é um pouco dificil.

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Abrimos os tubos do radiador para escorrer o liquido do motor, depois fazemos passar água limpa no circuito até sair o mais limpa possivel.

Volta-se a montar o bujon e os tubos do radiador e enche-se e purga-se o circuito normalmente com água e aplica-se a embalagem inteira do detergente.

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Segundo as instruções do kit de limpeza, deixa-se agora o motor trabalhando por 15 minutos na lenta. Eu já prefiro dar uma volta com o carro, o efeito é melhor e mais rápido.
Depois com o motor a trabalhando na lenta é preciso verificar se a água de retorno ao deposito corre livremente, neste caso, na seta azul.

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Se isto não acontecer é porque o tubo está entupido na zona marcada de verde.
Na zona marcada de verde, o tubo têm um calibre lá dentro, para o desentupir podem usar um arame fino com jeito para não furar o tubo.
Seguidamente volta-se a tirar o bujon e os tubos do radiador e volta-se a passar água limpa para limpar o mais possivel.
Se não quiserem montar um deposito novo, a técnica para limpar o deposito usado é simples.

Desmontem-no...
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Encham-no com um pouco de areia e agua e chocalhem o suficiente para a areia raspar todo o interior.

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Que ficará mais ou menos assim, se o plástico do depósito estiver amarelado pelo calor, não faz mal, pelo menos já se vê interior

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Monta-se o depósito, os tubos e o bujon e volta-se a encher o circuito com água normalmente fazendo trabalhar o motor até o disparo da ventoinha, como o deposito já está transparente, já é possivel ver a cor da água.
Se ainda estiver um pouco suja, voltem a tirar pelo metodo anterior, voltar a encher ae despejar quantas vezes acharem necessárias.
Quando a água estiver mesmo limpa, vaza-se tudo novamente e escorre-se o mais possivél a água.
Aplica-se a garrafa de 1 litro do refrigerante concentrado e enche-se o resto tambem com liquido refrigerante renault, embalagem de 5 litros ref. 77.11.170.546.

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Purga-se o circuito abrindo as purgas se estas existirem...

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Faz-se o motor trabalhar, comprova-se o bom funcionamento do motoventilador...
E este é mais ou menos o metodo geral, mas atenção, nem todos os motores têm bujon no bloco ou parafusos de purga, a nossa cobaia neste caso é um clio 1.2 de 93 com um energy, mas o que interessa é a ideia geral.

Como devem ter reparado, sobrou a embalagem de tapa fugas do kit de limpeza, normalmente nunca é necessária, mas se fizerem este trabalho num motor que tenha os tubos todos podres e o radiador esteja duvidoso, não tenham dúvidas em aplicar no final com o refrigerante, mas apenas se realmente parecer necessário.

E fica assim, espero que tenha sido o mais claro possível.

Por johnnygt
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