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Barulho do motor

MensagemEnviado: Sáb Dez 14, 2013 10:35 am
por gustalves
Olá galera,
Tenho um R19 RN 1.6 95, minha esposa carinhosamente o chama de lata véia. Mas eu gosto dele. haha.
Aconteceu uma série de cagadas e resumindo a história o motor ferveu, por sorte só precisei fazer retifica da parte alta, porém o mecânico falou que ficou uma folga no pistão oque ocasiona um barulho no motor que ele diz ser o tal Bate-saia de pistão, mas disse que não tem problema e pode rodar assim, bom realmente eu rodo com ele desde então e nada, mas o barulho é feio, o meu motor parece um motor de fusca em baixa-rotação, quando esta em alta não dá pra ouvir muito.

As minhas dúvidas:
1 - Pode ser uma má regulagem de valvulas por ex ou outra coisa que está causando esse barulho?
2 - se realmente for esse o problema, bate-saia de pistão, é possível resolver isso com apenas com retifica das peças da parte baixa, sem precisar trocar todo o jogo de pistão e camisas?

Re: Barulho do motor

MensagemEnviado: Seg Dez 16, 2013 3:50 pm
por André - Fundador
Qual a kilometragem atual?

Bater saia de pistão... Quando isto acontece, somente abrindo e retificando, pois quando a saia bate, ovaliza a camisa, podendo ou não queimar óleo e perder ou não potência.

Pode ser borra, pode ser tucho entupido e com má lubrificação... só abrindo para ver. Eu aposto em tucho entupido considerando o barulho que tu estás falando, nas condições que ocorrem. Já vi cabeçote recém montado que tiveram que desmontar de novo para descarregar os tuchos para limpá-los, devido a uma porcariazinha de sujeira que teimava em ficar por lá.

O correto é retífica do cilindro com a colocação de pistão de sobremedida, porém se não quer gastar agora, coloque B-12 ou um frasco de PROLONGA para eliminar o excesso de folga e limite o giro do motor à 3000 RPM no uso cotidiano normal, e à no máximo 4000 RPM em ultrapassgens, isso se não quiser um motor quebrado, pois aí vai custar MUITO MAIS para consertar. O perigo de não limitar a rotação é o seguinte, quanto maior a RPM maior a velocidade do pistão no cilindro, maior a temperatura na cabeça do pistão (quanto maior a temperatura mais frágil fica o metal, não é a toa que os motores de carros de corrida quebram em altas rotações), maior a pressão da combustão sobre o cilindro (maior a potência), então com tudo isso e um pistão que está literalmente dançando no cilindro, basta uma inclinação um pouco maior para que gere uma batida catastrófica entre o pistão e cilindro. Lembre-se ele já está batendo se aumentar a força da batida, maior a probabilidade de quebrar.

Fique atento ao nível de óleo, a correta época da troca e sempre que possível troque junto o filtro de óleo. Quanto ao cabeçote, peça para o mecânico dar uma conferida, ele pode estar dizendo que é uma outra coisa para fugir de suas responsabilidade e ter que regular algo que ficou errado.

O correto quando fazemos o cabeçote do motor (parte de cima) é conferir os pistões (possíveis folgas), o estado dos anéis, das bronzinas de biela e de mancal, se possível conferir se não precisa dar uma geral no virabrequim e claro dar aquela limpada no cárter e na bomba de óleo afim de eliminar possíveis sujeiras e borras do lubrificante.

Nos mantenha informado, procure pelo menos mais umas duas opiniões de mecânicos de sua região.

Re: Barulho do motor

MensagemEnviado: Sex Dez 27, 2013 4:18 pm
por ric laier
caro amigo, o meu apresentou um barulho semelhante.Bater saia geralmente desaparece depois que o motor lubrifica.No meu caso foi só trocar o sensor de detonação que o ruido desapareceu... espero ter ajudado.

Re: Barulho do motor

MensagemEnviado: Sex Fev 07, 2014 12:35 pm
por gustalves
Muito obrigado pelas respostas e dicas André.

eu preciso encostar meu carro numa oficina decente e fazer tudo que tem q ser feito, infelizmente não to com grana pra isso agora. e é muito Dificil achar uma oficina que o pessoal tenha boa vontade para com o carro.

Agora pra ajudar apareceu um furo na mangueira do radiador vou ter que trocar, achei estranho pq a mangueira era recem trocada, comprei na RRParts. A mangueira de lá não é de qualidade? Pq paguei 87 reais e na renotech a mesma mangueira é 130, será q é outra marca?

Re: Barulho do motor

MensagemEnviado: Seg Fev 10, 2014 11:30 am
por André - Fundador
Que marca é? AEQUIPE?

É de uma marca própria de um grande distribuidor na argentina que a RR Parts e Renotech compram, que se chama BÁLSAMO.

Infelizmente pode ser algum problema de entupimento ou de alta compressão. Precisa checar isso. A mangueira tem garantia, conversa na loja se estiver dentro dos 90 dias.

Re: Barulho do motor

MensagemEnviado: Ter Fev 11, 2014 4:48 pm
por gustalves
ric laier escreveu:caro amigo, o meu apresentou um barulho semelhante.Bater saia geralmente desaparece depois que o motor lubrifica.No meu caso foi só trocar o sensor de detonação que o ruido desapareceu... espero ter ajudado.



o Sensor de detonação já foi trocado, acredito que não seja o meu caso. Mas obrigado pela dica.

André, o problema da mangueira eu acho que resolvi sozinho, não estava mais na garantia, o vazamento ocorria naquele conector Tê que existe na mangueira inferior, tem uma capa de plastico em volta dele que estava rachada e como as mangueiras são conectadas no Tê sem abraçadeiras, só rosqueadas, devido a pressão a água vazava, eu arrenquei a capa de plastico q ja estava quebrada mesmo e comprei 3 abraçadeiras e coloquei nas 3 extremidades do Tê. Ficou show de bola, agora está tudo sequinho.