Página 1 de 4

Saindo agua escapamento/Fumaça forte/Velas?

MensagemEnviado: Qui Mar 21, 2013 8:40 pm
por Moss
Boa noite amigos do Fórum!!!
Tive um problema no meu R19 1.6 RN, radiador, bomba d'água, mandei arrumar, troquei a lateral do radiador, a bomba d'água e aproveitei pra trocar uma borracha que isola a tampa do cabeçote... eis que quando fui pegar o carro, tudo certo qto ao que fui arrumar... Só que achei estranho o mecanico falar que tava saindo agua no escapamento e o carro falhando ao acelerar, achei muito estranho, não sei se eles fizeram algo de errado, pois não entreguei o carro daquela maneira e o trampo nada tinha a ver com isso. Pois bem, o carro está falhando, saindo agua, fumaça no escapamento, um cheiro forte de algo queimando que não sei o que é e me desculpem a ignorancia... Fui ao mecanico, peguei uma vela pra teste e continua falhando... Não sei o que poderia ser, vocês poderiam mais uma vez me ajudar? Quando arrumo uma coisa, aparece outra...rs. Tenho que trocar as velas? Ah, sem falar que já mudei de posto e nada aconteceu de diferente!!! Aguardo um S.O.S. Abraços a todos!!!

Re: Saindo agua escapamento/Fumaça forte/Velas?

MensagemEnviado: Seg Mar 25, 2013 9:09 pm
por André - Fundador
Borracha que isola o cabeçote? Seria a junta do cabeçote ou junta da tampa de válvulas?

Se trocaram a junta do cabeçote sem mandar o mesmo pra retífica para aplainar ou dar uma geral se fosse necessário pode resultar nisso (baixar nível da água e sair água pelo escapamento).

Velas, pouco provável... verifique a cor da fumaça. Cor cinza escura é excesso de gasolina que não queimou pode melhorar trocando as velas, mas não troque. Antes confira se a sua está sequinha ou com óleo. Se tiver óleo indica problema nos anéis. Se estiver carbonizada mas bem sequinha as vezes nem precisa trocar. Leia estes links que te ajudará entender:

- http://r19club.com/ignicao/diagnostico- ... e-ignicao/
- http://motorsa.com.br/velas-de-ignicao-quando-trocar/

Quanto ao conserto do radiador, fizeram teste com manômetro para verificar possíveis vazamentos no sistema e no próprio cabeçote?

Veja este vídeo que é bem explicado e ilustrativo e você entenderá:

- http://www.youtube.com/watch?v=CBeOJRxtao0

Nos relate com maiores detalhes?

É preciso saber o que ele trocou de fato, e tudo que foi feito e reconferir possível erro dele ou de alguma peça.

Quanto as fumaças que sai pelo escapamento, um motor que esteja funcionando corretamente não deve expelir nenhuma fumaça visível pelo escapamento. Logo, alguns problemas no motor podem ser facilmente detectados, apenas observando-se a fumaça que sai pela tubulação. Exceto pela fumaça branca, que se dissolve rapidamente no ar, geralmente em dias frios e quando a temperatura do motor ainda está baixa, um motor expelindo fumaça tem problemas.

FUMAÇA BRANCA:

A fumaça branca, indica que o líquido de arrefecimento (do radiador) está sendo queimado na câmara de combustão. O bloco do motor e o cabeçote tem diversas passagens para o líquido de arrefecimento. Geralmente isto acontece quando alguma junta do motor está danificada ou queimada ou rompida.

FUMAÇA AZULADA:

Esta é a mais grave. A fumaça azul, indica que há óleo do motor sendo queimado na câmara de combustão, o que poderá danificar seriamente o motor por falta de lubrificação. Nos casos mais comuns o problema está nos anéis de pistão que podem estar muito desgastados ou quebrados. Em resumo, esta fumaça azulada indica que o seu motor precisa urgentemente de raparo e dificilmente escapará de ir para a retífica.

Outro sintoma: nível do óleo baixando rapidamente.

Mas cuidado, a cor é levemente azulada e pode ser confundida com a fumaça de cor branca.

FUMAÇA PRETA:

Ocorre quando a mistura ar-combustível está muito rica, ou seja, a injeção eletrônica – está desregulado e injetando mais combustível do que deveria. Quando este excesso de combustível entra em contato com o escapamento ele é queimado pelo calor, formando esta fumaça preta. Porém, encontrar um pouco de fuligem na parte interna do tubo, deixando-o com uma sujeira preta, é normal. Mesmo assim, você deverá procurar um mecânico de confiança para realizar a limpeza e regulagem do sistema de alimentação do seu carro. Conferir o estado da sonda lambda em muitos casos resolve possíveis erros na mistura da gasolina.

Outro sintoma: consumo de combustível mais alto que o normal.


--

Abraço!

Re: Saindo agua escapamento/Fumaça forte/Velas?

MensagemEnviado: Qua Abr 03, 2013 12:11 pm
por Moss
André! blz? Cara, levei no mecanico e ele disse que tem oleo demais no motor, que tenho que tirar o mesmo e trocar as velas pra ver o que acontece!!!

Re: Saindo agua escapamento/Fumaça forte/Velas?

MensagemEnviado: Qui Abr 04, 2013 5:59 pm
por André - Fundador
Lembre-se quantidade certa de óleo:

R19 RN com filtro 4 litros sem a troca do filtro 3.750ml.
R19 RT 8v com filtro 5.300ml e sem a troca do filtro 5l.
R19 RT 16v com filtro 7litros e sem a troca do filtro 6.500ml.

Lembre-se só uso óleo mineral especifical SL 20W50 Castrol GTX anti borra... mas usando óleo SJ/SL 20w50 de boa marca já tá otimo (BR, Shell, Havoline...).

Abraço.

Re: Saindo agua escapamento/Fumaça forte/Velas?

MensagemEnviado: Sex Abr 05, 2013 9:01 pm
por Moss
André, blz? Cara, eu consegui retirar o óleo em excesso e agora está no nível, comprei as velas ngk, as troquei mas o carro continua falhando, ao ligar nas primeiras marchas e na subida até morre... O mecanico diz ser problema na injeção... seria isso mesmo? Disse pra eu ver logo pq consome muito combustível e o cheiro ruim...sai fumaça no escapamento, mas nada forte... outra coisa, acabou também de quebrar medidor de combustível e agora não sei se é no painel se é na bomba... Preciso muito desse carro para trabalhar... não sei mais o que fazer...rs

Re: Saindo agua escapamento/Fumaça forte/Velas?

MensagemEnviado: Dom Abr 07, 2013 11:25 pm
por Moss
Boa noite!!! André, legal os vídeos, eu na realidade depois que troquei as velas, o mecanico me disse pra ir em algum lugar que cuide da injeção, pois melhorou um pouquinho, mas no mesmo dia o carro morreu do nada e na subida perdeu força...

Re: Saindo agua escapamento/Fumaça forte/Velas?

MensagemEnviado: Seg Abr 08, 2013 12:27 pm
por André - Fundador
Cara seu mecãnico não entende de injeção? Acho melhor procurar um profissional mais seguro do que faz.

Mesmo com a troca das velas, não é 100% de solução dos problemas. É preciso verificar com algum mecãnicos os sensores em busca de algum erro... mas continua saindo fumaça pelo escapamento? Pode ser tanta coisa cara...tanta coisa besta como cois agrave... por exemplo, motor indo pro espaço como uma simples regulagem...

É bom dar uma olhada no estado do filtro de combustível, de ar, cabos das velas, (tampa do distribuidor e rotor), pressão de combustível se está mandando bem em alta e em baixa rotação a gasolina pro motor... se for motor, nenhuma regulagem dará jeito.. só retificando e gastando uma grana. Se for algum erro de sensor, é só trocar o sensor que acusar o erro.

De uma conferida direito na sua sonda lambda... porque se a fumaça for escura, é excesso de combustível (como se o carro andasse sempre afogando) muita gasolina e o carro não queima a mistura (gasolina e ar) como deveria... fica dando excesso de gasolina...

Sei que é chato, mas é preciso critério e paciência para não gastar $$ em peça errada, por isso um mecânico honesto e disposto a trabalhar no carro é indispensável, e não aceite a desculpa que R19 é uma bomba, a injeção dele é super comum (ainda mais sendo o modelo 1.6) e é fácil de lidar. Quem lida com nacionais, tem que saber mexer no R19... não ter scanner pra checar a injeção até dá pra entender, mas não saber checar manualmente ou ir descartando os problemais mais óbvios é pura preguiça de mecânico.

Qualquer coisa poste e nos relate o problema.

Re: Saindo agua escapamento/Fumaça forte/Velas?

MensagemEnviado: Qua Abr 10, 2013 5:24 pm
por Moss
André, blz?
Vou resumir agora, vc matou

"De uma conferida direito na sua sonda lambda... porque se a fumaça for escura, é excesso de combustível (como se o carro andasse sempre afogando) muita gasolina e o carro não queima a mistura (gasolina e ar) como deveria... fica dando excesso de gasolina..." O carro morre na subida, afogando, qdo ando a 70km o motor chia e o carro treme, algo estranho... perdeu a força...

Ta dando excesso, fumaça preta e cheiro forte, levei em 2 lugares por indicação, pois não tenho mecanico para o meu carro ainda, fui pegando indicaçoes mais perto de casa, que é na zona norte vila medeiros...

Nos dois lugares, não tem a tal maquina pra analisar o carro...

Daí como eu não manjo, fico tipo japones ou cego em tiroteio...

Pior é que eu preciso do carro, trabalho com ele...e inspeção que é bom nada...!

Eu ia ate te pedir pra tipo me ajudar nisso, tem gente falando até pra eu jogar o carro fora, preconceito, daí é combustível pra eu arrumar e deixar o carro zero bala!!!

Agradeço e tamujunto!!! Vc é o cara!!!

Re: Saindo agua escapamento/Fumaça forte/Velas?

MensagemEnviado: Qui Abr 11, 2013 6:27 pm
por André - Fundador
Cara na Casa Verde tem oficina especializada em Franceses, na Freguesia do Ó conheço 2 bons mecânicos também... infelizmente precisa achar um de sua confiança, segue apenas para te auxiliar, se quiser levar para orçamento.

O bom seria levar em oficina que tenha a máquina igual da controlar e um scanner que tenha como acessar os dados do R19... não precisa ser o CLIP Renault, tem bons modelos no mercado que boas oficinas possuem e cobram em média R$80/100 pra diagnóstico.

Se não conseguir auxílio nestas oficinas, me avisa e indico outras.

------------
- BOX 33
Rua Maria Curupaiti, 840 - Casa Verde
Fone: 2950-6867 - Falar com Zé Luis

------------
Car de France
Rua Saguairú, 430, Casa Verde
São Paulo/SP - CEP 02514-000
Fone/Fax:
(0xx11) 3951-1926
3955-4571
E-mail: cardefrance@yahoo.com.br

Re: Saindo agua escapamento/Fumaça forte/Velas?

MensagemEnviado: Sáb Abr 13, 2013 4:05 am
por Moss
André, blz? Cara, encontrei uma oficina q o cara tem um maquinario la pra diagnóstico, deixarei la amanhã, o fato é que ele tem muito trabalho la e nao estou acertando ir pela manhã que é o horario que ele está tranquilo. Assim que passar la, aviso o que aconteceu...

Ah, outra coisa apareceu... agora eu acelero e chegando aos 60 70km, qdo eu tiro o pé do acelerador para mudar de marcha, faz um barulho embaixo do carro que desconheço... estranho...aff... ta fogo!!!