Aceleração Irregular (Resolvido, Vejam!)

Dicas, problemas, manutenções e experiências comuns e incomuns do R19.

Aceleração Irregular (Resolvido, Vejam!)

Mensagempor evertonmagnus19 » Ter Ago 28, 2012 2:24 pm

Olá pessoal, primeiro post meu no forum, espero ajudar e tbm ser ajudando, vou contar minha história.

Comprei um r19 1996 rn a uns 5 meses, no 4º dia que eu estava com ele um fio que vai para o motor de arranque encostou na descarga e deu um curto grande, apagou tudo, morreu motor e bateria ficou zero, não prestou mas para nada.

Levei no eletricista e ele tirou o curto, mas o carro ficou com o funcionamento irregular, mandei passar o scanner, o mesmo acusou 4 sensores com problemas, não sei eu se já estava ou foi causado pelo curto. beleza.....

O dinheiro tava curto parei o carrinho uns dias, ligava de vez em quando parado mesmo só para esquentar, muita fumaça e cheiro de gasolina e funcionamento irregular, agora em agosto apareceu um extra(R$), ai troquei:

- Sensor da abertura da borboleta; (pegado pelo scanner)
- Sensor do fluxo de ar; (pegado pelo scanner)
- Sonda Lampda; (pegado pelo scanner)
- Sensor de temperatura; (pegado pelo scanner)

Aproveitei e troquei:

- Oleo do motor;
- Filtro de oleo;
- Filtro de ar;
- Filtro de gasolina;
- Aguá de arrefecimento;

Assim, o motor melhorou o funcionamento, diminuiu a fumaça, mas estou achando o consumo alto (5km/l), ainda tem o cheiro forte de gasolina no escape, e quando ele esquenta fica acendendo a luz de oleo e bateria no painel quando esta em mancha lenta, outra coisa, quando o eletroventilador dispara as luz acende mais forte como se o carro quissese morrer, na estrada de 1, 2 e 3 ele fica dando uns pinotes e engonhos, de 4 em diante com aceleração alta vai embora mas o consumo é alto, outra coisa, não esta marcando o velocidade, alguem saberia me dizer com quanto rpm de 5º estou em 80 km/h para me ter uma base, e dificil trocar o cabo do velocimetro, aonde ele entra, espero ajuda, obrigado.

Valeu! :D
Editado pela última vez por evertonmagnus19 em Sáb Nov 17, 2012 11:32 am, num total de 1 vezes
evertonmagnus19

Data de registro: Seg Ago 20, 2012 1:04 pm

Re: Aceleração Irregular

Mensagempor Daniel Carvalho » Qua Ago 29, 2012 12:47 pm

olá evertonmagnus19 tudo joia! cara parece que esse choque afetou todo seu carro né?! Uma vez resolvi comprar um sensor da posicao da borboleta so pra trocar o antigo e ainda original, troquei o mesmo mas aconteceu como voce falou o carro começou a dar uns picotes, cortava a gasolina do nada, dando umas arrancadas fica igual a um touro bravo. Entao eu acho que esse seu problema ai é nesse sensor.

sobre a rpm eu acho que a 80km de 5ª marcha vai estar nuns 1500 a 2000rpm.

o cabo do velocimetro vai conectado no proprio painel e passa ali por tras do painel ate chegar "la fora" onde fica o motor, se nao me engano ele é conectado na caixa marcha.
Daniel Carvalho

Data de registro: Dom Dez 16, 2007 4:32 pm

Mensagempor evertonmagnus19 » Qui Ago 30, 2012 10:36 am

Daniel, valeu mesmo pela a dica, mas esse sensor é novo, troquei pq o scanner tinha pegado ele, velocidade beleza, agora queria que vc fosse mas especifico com relação aonde conecto o cabo de velocimetro, alguem sabe como marcar o rpm, é cabo ou sensor. Será que pode ser a pressão da bomba? Ou o sensor de macha lenta?

Me ajudem! :shock:
evertonmagnus19

Mensagempor Daniel Carvalho » Qui Ago 30, 2012 11:59 am

fala Everton, seguinte o sensor da borboleta que havia colocado no meu carro era um novo tambem da marca delphi, como queria somente colocar um novo e nao deu certo voltei com o antigo e o carro ficou normal...Nao posso afirmar que é ele o problema mas pelo que voce falou o problema é muito parecido.

sobre o cabo de velocimentro veja esse artigo aqui do site:http://r19club.com/solucoes-para-r19/como-desmontar-o-painel-de-instrumentos/

sobre a RPM é via sensor é so voce procurar esse sensor abaixo no motor, ele fica entre o motor e a caixa de marcha em cima do "volante do motor".
Imagem
Daniel Carvalho

Mensagempor evertonmagnus19 » Qui Ago 30, 2012 3:14 pm

Valeu Daniel, cada ajuda sua ta clareando, vou mandar passar o scanner de novo, se for ele eu troco.

Não poderia ser a pressão da bomba ou regulador de pressão?
Não poderia ser o sensor da macha lenta?
Não poderia ser o tubo que liga o filtro de ar ao tbi rasgado ou então a descarga furada?

O post sobre a troca do cabo é legal mas as fotos não são muito claras, queria uma coisa mais clara.

Valeu!
evertonmagnus19

Mensagempor Daniel Carvalho » Qui Ago 30, 2012 10:43 pm

acho que nao é a pressao da bomba mas pode ate ser o regulador de pressao que fica na tbi, mas pra saber isso voce tem que pedir o mecanico pra por um manometro e testar, a regulagem da pressao o mecanico faz facilmente.

acho tá?! nao tenho certeza, mas o sensor de marcha lenta deve agir mais somente quando voce nao está acelerando, acho que quando voce está acelerando o sensor da borboleta que passa as informações para a central/modulo entao ta mais pro sensor da borboleta do que a da marcha lenta.

pra saber se é o tubo de ar, tenta tapar o furo com uma fita e dar umas voltas.

agora, escapamento furado, entrada de ar falsa, desregulagem de pressao do combustivel acredito que todos podem alterar o consumo de seu carro.

tenta ir aos poucos arrumando os que dá pra arrumar(regular pressao) e ir trocando os que só dá pra trocar( tubo de ar e escapamento)
Daniel Carvalho

Mensagempor André - Fundador » Seg Set 10, 2012 10:40 am

Quanto aos problemas relatados que achei que faltou informação:

A fumaça era de qual cor? Se for escura, pode ser gasolina que não foi queimada na combustão, muito comum em SONDA LAMBDA ruim ou fora das especificações como no caso de sonda lambda de uso universal que não é o recomendado.

Quanto ele esquentar e acender a luz de óleo e bateria, isso não é normal. Luz de bateria no painel, precisa verificar se a bateria esteja segurando a carga gerada pelo altenador, mas pode ser o alternador o problema (revisa-lo seria o melhor a ser feito) e principalmente conferir o estado do REGULADOR DE VOLTAGEM. E mande conferir o aterramento do carro.

Quanto a luz de óleo, qual óleo você usou? Se não uso mineral 20w50 pode trocar o óleo. Semi sintético ou sintético é furada nos R19. Cara se depois de quente tá acendendo, pode ser que seu motor esteja indo pro espaço, ou a bomba de óleo esteja ruim. Porque com o óleo afinando ela não bombeia ou o óleo esteja subindo pra parte de cima do motor e a fumaça no escapamento é devido a QUEIMA DE ÓLEO. Cabeçote e no mínimo a troca dos anéis de pistão e de bronzinas de biela e de mancal será necessário trocar, como jogo completo de juntas e retentores.

De resto nosso amigo Daniel sempre auxiliando de forma muito clara.
VENDIDO (DEIXOU SAUDADES)
R19 Sedan RTi 1.8 8v 1995/1995 - 113cv - Verde (made in france)
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

Mensagempor evertonmagnus19 » Seg Set 10, 2012 2:22 pm

André - Fundador escreveu:Quanto aos problemas relatados que achei que faltou informação:

A fumaça era de qual cor? Se for escura, pode ser gasolina que não foi queimada na combustão, muito comum em SONDA LAMBDA ruim ou fora das especificações como no caso de sonda lambda de uso universal que não é o recomendado.

Quanto ele esquentar e acender a luz de óleo e bateria, isso não é normal. Luz de bateria no painel, precisa verificar se a bateria esteja segurando a carga gerada pelo altenador, mas pode ser o alternador o problema (revisa-lo seria o melhor a ser feito) e principalmente conferir o estado do REGULADOR DE VOLTAGEM. E mande conferir o aterramento do carro.

Quanto a luz de óleo, qual óleo você usou? Se não uso mineral 20w50 pode trocar o óleo. Semi sintético ou sintético é furada nos R19. Cara se depois de quente tá acendendo, pode ser que seu motor esteja indo pro espaço, ou a bomba de óleo esteja ruim. Porque com o óleo afinando ela não bombeia ou o óleo esteja subindo pra parte de cima do motor e a fumaça no escapamento é devido a QUEIMA DE ÓLEO. Cabeçote e no mínimo a troca dos anéis de pistão e de bronzinas de biela e de mancal será necessário trocar, como jogo completo de juntas e retentores.

De resto nosso amigo Daniel sempre auxiliando de forma muito clara.

Vamos por parte e obrigado pela a ajuda.

A fumaça é da cor escura e vem junto com cheiro forte de gasolina.
Coloquei uma sonda lambda universal delphi, o cara que passou o scanner encomendou.
Quanto a luz da bateria vou mandar olhar, quando ligo ele sempre preciso dar uma acelerada para ela apagar.
Usei oleo 20 x 50 mobil, ta novo (500 km rodado), mas ele nao baixa oleo.
Quando ele esquenta fica acendendo e querendo apagar as luzes da bateria e do oleo ao mesmo tempo, somente quando ta quente e mancha lenta, na estrada é touro e não acende nada.
Estou sem o tubo de ar que liga o tbi e ao filtro e minha descarga ta furada.

Valeu! :?
evertonmagnus19

Mensagempor André - Fundador » Sex Set 21, 2012 12:18 pm

Ele encomendou? Da DEPLHI? Muito estranho, não conheço nenhuma da DELPHI compatível com R19 RN o que sei que existe o SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA (TBI CÓDIGO DELPHI SS10693). Aí que esta o problema os reparadores usarem peças similares, parecidas, quase iguais, aquela que sempre servem...enfim a peça ERRADA. Ou se usa original usada mesmo em bom estado ou uma universal do mesmo fabricante BOSCH.

Se ela estiver fora das especificações vai ler errado, e mandando informação errada para a central da Injeção vai deixar a MISTURA AR + GASOLINA rica demais, e para piorar sem a mangueira do filtro de ar a tendência é captar mais ar e a mistura fica toda desrregulada. Por isso, é bom usar uma mangueira 9nem que seja aquelas de aluminio de uso universal que vendem em casas de auto peças por metro. Ou qualquer outra de qualquer material que dê para conectar no local e prender com abraçadeiras e fique firme e seguro.

Quanto a luz da bateria acender e só apagar quando acelera, recomendo LOGO mandar um auto elétrico checar a carga que o alternador carrega quando em marcha lenta e quanto ele carrega em alta rotação e se a bateria esteja segurando a carga. Muito provável que precise trocar o REGULADOR DE VOLTAGEM e o custo médio de peça é R$60 + MO.

Quanto a luz de óleo, pode ser como falei o sensor. Precisa ver o estado do sensor e do conector (sujeiras) podem atrapalhar a leitura e um simples limpa contato deve resolver ou apenas trocando-o. Cuidado, porque em casos mais graves até bomba de óleo ruim, pode gerar isso, pois a bomba não consegue mandar óleo com pressão suficiente, já quando acelera o giro compensa a perda de pressão na bomba e a luz apaga e tudo parece normal, mas não está e numa fatalidade ela quebrando SEU MOTOR VAI PARA O ESPAÇO E PREPARE O BOLSO NUMA RETÍFICA COMPLETA.

O correto é, verificar o nível. Está ok? Então é melhor retirar o óleo, e extrair o cárter e limpar o pescador (peneira) da bomba de óleo (pode haver borra ou sujeiras), impedindo a bomba de trabalhar. Recolocar o cárter e recolocar o óleo. Não esquecer de drenar pelo parafuso e trocar o anel (cobre ou alumínio) do bujão do cárter evitando vazamentos futuros.

O óleo sendo mineral 20w50 está dentro do especificado. Não usou nenhum aditivo mais forte (Prolonga) não né? Se não uso deixa pra lá. Uma dica é retirar a tampa do óleo do motor e sempre verificar a coloração da mesma. Se aparecer uma gosma com cor de (café com leite), lamento seu motor pode estar com problemas em anéis e seu cabeçote também danificado. Seu mecânico vai te ajudar neste diagnóstico.

Vai relatando e se possível pega com o reparador o código da sonda que ele usou, e já deixe-o alerta do problema.
VENDIDO (DEIXOU SAUDADES)
R19 Sedan RTi 1.8 8v 1995/1995 - 113cv - Verde (made in france)
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

Mensagempor evertonmagnus19 » Qui Set 27, 2012 12:32 pm

Muito obrigado gente por tudo.

Vou relatar mais 2 novidades no meu tourinho(r19):

1º - Foi participar de carreata do meu candidato aqui na minha cidade, e apareceu durante o percurso uma subinda muito grande, grande no respeito a alta e não comprida, vamos dizer uns 45º, se eu disse que ele não subiu, e não tava pesado não, acelerei bem, metia a 1º e arrojava, resultado saia e estancava, isso umas 6 vezes, desisti e saiu da carreata para não atrapalhar claro, fiquei super mal, meu uno 96 nunca fez isso comigo, subia até em coqueiro para tirar coco.

2º - Escutando alguma pessoas aqui resolvi trocar o sensor da macha lenta( o sensor da abertura da borboleta é novo) para ver parava de variar (estava variando entre 800 rpm e 950 rpm sempre), e roco feio. Bem, agora é assim, hora fica variando (mais dificil) e hora fica paradão lá no 1100 rpm, mas volta é meia faz a mesma coisa, e o consumo na cidade ta um chupa cabra, 3 km/l, vou rir para não chorar, kkkkkk!

Valeu!
evertonmagnus19

Próximo

Retornar para Dicas, Problemas e Manutenções