Filtro de ar: esportivo x original

Dicas, problemas, manutenções e experiências comuns e incomuns do R19.

Re: Filtro de ar: esportivo x original

Mensagempor André - Fundador » Qui Mai 13, 2010 6:05 pm

Que tal juntarmos esforços e bolarmos um modelo de CAI para R19?

Podemos relacionar os itens, como fazer, como prender... que filtro comprar... assim quem sabe anima a galera de fazer e incrementar o ronco dos carros.

Abração!
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Re: Filtro de ar: esportivo x original

Mensagempor lucena_alb » Qui Mai 13, 2010 9:56 pm

Po,nao entendo muito mas to lendo e tal pesquisando...rola demais! Algo bonito,util e que incremente nossos possantes,ao inves de fuder que nem nego faz por ai!!
Abraços!!
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Re: Filtro de ar: esportivo x original

Mensagempor lukinhas.killer » Sex Mai 14, 2010 5:55 pm

olha em lojas que vendem produtos de performance vende varios prontos...curvas de 90, 45 reto...e os mangites pra conexão....mais a idéia é muuito boa..pq um cano direto ficaria bem mais bonito...e tem outra, tem a barra anti torção original tbm né...

alguém poderia tirar uma foto dos motores pra dar um help??/pq é osso não acho foto de motor de reanult..e as aqui do fórum são pequenas...


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Re: Filtro de ar: esportivo x original

Mensagempor lucena_alb » Ter Mai 25, 2010 5:32 pm

Imagem

Bom,era a imagem que tinha no computador...essa semana tiro umas melhores e de outros ângulos
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Re: Filtro de ar: esportivo x original

Mensagempor André - Fundador » Ter Mai 25, 2010 8:52 pm

Encontrei no fórum português uma idéia barata...quem quiser arriscar fazer...

Vejam os passos:

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Depois pintado com uma bela tinta spray:

Imagem

http://img294.imageshack.us/img294/4191/33447092po7.jpg


Já com um filtro esportivo:

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Depois com o sensor de ar, instalado e na outra extremidade a continuação da admissão de ar:

Imagem


Aqui mesmo o motor sendo diferente, a idéia é válida e totalmente possível de instalar nos motores dos R19 encontrados no Brasil:


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O bom seria fazer um suporte para segurar no meio do projeto para evitar que balance ou vibre demais e quebre... e até instalar aquelas fitas para coletor que diminui o calor, para evitar de ressecar o cano de pvc, senão ficará igual uma casquinha de sorvete quando ressecar. Uma batidinha de nada, lasca ou fura.

O melhor seria talvez um cano de inóx depois deste modelo em cano pronto. Na verdade em PVC seria um "croqui, modelo, teste, cobaia...rsrs".

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Re: Filtro de ar: esportivo x original

Mensagempor lucena_alb » Qua Mai 26, 2010 1:11 pm

André...fica muito bom nesse estilo em cara! Pega um ar beeem frio e denso logo na frente do capô,o que é realmente muito funcional no caso dos nossos motores que trabalham numa temperatura mais alta! Eu pensei cara assim,se fosse no mesmo estilo desse,pode-se fazer uma espécie de suporte exatamente para o tamanho do filtro que for colocar,de modo que esse tenha os mesmos pontos de fixação da original caixa de ar preta! Ainda o espaço que sobra acho que é o suficiente para fazer uma curva e ir para a frente,logo na entrada de ar!!
Ainda tenho muito o que fazer no meu carro,mas garanto que vai rolar um sistema parecido com certeza!!
É isso que é bom,quanto mais opiniões e idéias diferentes,mais opções para quem curte esse carrão dar uma encrementada no carango!!
Abraço a todos!
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Re: Filtro de ar: esportivo x original

Mensagempor lukinhas.killer » Qua Mai 26, 2010 5:14 pm

então ficou bom esse ai e ainda e barrato pra fazer, só que a minha idéia seria fazer a curva em volta do motor, no caso dos 1,6 e 1.8 8v mais facil ainda por causa do espaço...tipo esse aqui

Imagem

perto de casa onde tinha feito o escapamento do meu carro, os cara fazem escapamentos esportivos, pra hotrods e sob encomenda..e la eles tem a maquina que dobra e abre cano...na média um cano de um metro e meio daria pra fazer legal o CAI..e não sairia muito caro...e quem sabe conversando e vocês pedindo uma quantidade legal não teria desconto, pq cano é até barato, o que encarece o escapamento é abafador e silencioso..e la eles tbm fazem solda portanto poderia fazer um suporte e ficaria em um lugar original do carro..


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Re: Filtro de ar: esportivo x original

Mensagempor André - Fundador » Qua Mai 26, 2010 7:17 pm

Por isso a idéia do de cano de PVC como molde... aí com todas as curvas e medidas certas, é só pegar e fazer de aluminio, aço, inox... o que acharem melhor. Acredito que seja na medida de 2,5 polegadas

O suporte poderia ser algo simples, porém que fosse fixado onde é fixado a caixa do filtro de ar original. A tomada de ar frio tanto poderia ser pela frente do carro, como usar a idéia do original... A vantagem de usar a entrada original é não entrar água de chuvas. A entrada frontal acredito que numa chuva ou numa lavagem precisaríamos pensar num material ou solução caseira para isolar o sistema. Talvez fazer e deixar a mangueira da tomada de ar inclinada na parte de trás, pois assim não entraria e nem escorreria água para dentro.

Quanto mais frio, melhor... soltar o filtro esportivo no espaço da caixa por si só, acho desnecessário, apenas vai ficar mais bonito estéticamente e aumentar o ronco.

Não sou especialista em CAI, porém o visual fica bem maneiro. Sendo assim, o ideal para se ter maior "eficiência" do motor seria:

- ter a menor distância possível o cano;
- ter a menor restrição possível, aí talvez um cano de aço inóx seja melhor;
- conseguir captar ar frio;
- não isolar o sensor da mangueira original, deve ser colocado no CAI.

Acredito que utilizaremos:

- 1 ou 1,5cm de cano, ou até mangueira de caminhão já vi...rsrs;
- mangote de borracha;
- de 2 a 3 abraçadeiras;
- o filtro esportivo de ÓTIMA marca e talvez seja melhor os com base de borracha;
- fita térmica (termo-tape), para isolar o calor do motor, ela tem uma camada metálica, mas por baixo ela é de nilon trançado e auto adesiva. Ela é indispensável senão o cano vai aquecer e o ar frio que passar por ele vai aquecer, e adeus todo projeto.


Fotos da mangueira:

- Imagem
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Re: Filtro de ar: esportivo x original

Mensagempor lucena_alb » Qua Mai 26, 2010 9:36 pm

Alguém saberia me dizer o que eles usam para isolar da água em sistemas de tomada de ar no estilo SCOOP de capô???
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Re: Filtro de ar: esportivo x original

Mensagempor André - Fundador » Qua Mai 26, 2010 9:52 pm

Normalmente é utilizado abaixo do scoop que admite o ar um "reservatório" em casos de instalar acima de alguma parte que não pode molhar... e este reservatório vai gotejando aos poucos a água em outro ponto... onde já pode pingar...

Mas não costuma entrar muita água porque o scoop é instalado no capô onde água pela força do ar é jogado para as laterais do capô ou para a "grelha" onde a água escorre de maneira que não entre no motor... parece meio doido.

No caso do R19 16v, por exemplo, o scoop original tem um coletor embaixo, para a água de chuva não entrar direto. Ela fica parada num "balde" cilindrico, e tem uma abertura pequena no reservatório, para que ela possa escoar de maneira gradual. Se a água te preocupa, você pode adaptar um tubo aí e jogar a água para outro canto, e deixar somente o ar frio entrar.

Já nos scoops que é para o ar quente sair, não há esta necessidade, normalmente são projetados para "entrar quando ocorre" o mínimo de água.
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