Filtro de ar: esportivo x original

Dicas, problemas, manutenções e experiências comuns e incomuns do R19.

Filtro de ar: esportivo x original

Mensagempor jpsilva » Qui Nov 13, 2008 3:06 pm

Amigos,

Gostaria de informações sobre filtro de ar esportivo para o nosso RT 1.8 , pois a instalação nas Dicas não é de um RT 1.8.... e a minha dúvida é :

- Devemos trocar toda a mangueira, desde a saida de ar , visto que aquela mangueira há um sensor e uma saida de ar.....

- O visual é bem legal, porém aumenta o consumo de combustível e de potencia ?

Alguém poderia esclarecer, visto que tenho que trocar o filtro e a mangueira que custa cerca de R$200,00.....

Agradeço a atenção,

Julio
"Um dia chego lá !! "

:D :D
jpsilva

Data de registro: Sex Mai 11, 2007 5:30 pm

Mensagempor André - Fundador » Qui Nov 13, 2008 9:31 pm

Grande Júlio, posso dar minha opinião? Ok!

Não coloque o filtro esportivo. E te explico porque!

O carro foi projetado por engenheiros e estes profissionais desenvolrem todas as partes do carro. Inclusive esta caixa do filtro de ar, a mangueira e seu sensor... a capacitação do ar... tudo!

Portanto, vale a pena juntar uma grana e colocar a mangueira e caixa original com um bom filtro de ar de marca "Monza" ou "Fram".

Claro, com o filtro esportivo o ronco aumenta, mas a potência "não aumenta" em nada. O filtro esportivo é pura estética e ineficiência na filtragem do ar.

O consumo aumenta, mais muito pouco, pois a capitação do ar aumenta um pouquinho e a ECU para equalizar a mistura fará injetar um pouquinho mais de gasolina, o que irá gerar um consumo um pouco fora da originalidade.

Usando um bom filtro, os danos serão menores, desde que seja um de boa marca, e principalmente seja sempre limpo ou trocado. Pois um grão de areai que entrar em seu motor, com o tempo, diga ADEUS.

Abração!
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

Re: Filtro de ar: esportivo x original

Mensagempor tiobolacha » Qua Fev 10, 2010 10:17 pm

caro colega, realmente, os filtros originais são dimencionados especificamente para o seu veiculo, no entanto, um filtro esportivo, não vai prejudicar o seu veiculo, de maneira tão significante, até porque os projetistas também erram, prova disso são os recall´s.
coloquei no meu e retirei aquela mangueira do ar da injeção, que quebra em todo r19 já que conheci
como não existe uma opção razoavel de substituição da original, (r$ 200,00 uma ruim), a esportiva é uma opção consideravel.
tiobolacha

Data de registro: Seg Nov 17, 2008 12:35 pm

Mensagempor André - Fundador » Qui Fev 11, 2010 9:21 am

Só vale lembrar que "não houve Recall" para essa peça, portanto não houve erro de engenharia nessa parte específica. O que muito ocorre é que não fixam direito a mesma e com a trepidação se quebra ou com a falta de jeito em desmontar e remontar se faz alguma besteira.

E também, ao retirar a mangueira completa e colocar o filtro esportivo, para onde vai o sensor originalmente instalado na mangueira? Se inutiliza? Com base em que?

Cuidado essa prática é no mínimo irresponsável e alterará sim o funcionamento adequado de qualquer injeção. Hoje consegue-se essa mangueira por um preço razoável R$200,00 e o filtro de ar em si de marcas tradicionais na faixa de R$35,00 a R$45,00 e dura muito tempo sem manutenção.

Fuja de gambiarras, mas se você curte vá em frente só cuidado para fazer a instalação como se deve, pois um "grãozinho" de areia ou poeria dentro do seu motor, é o fim de uma máquina prazerosa de dirigir.
André - Fundador
Administrador e Fundador

Mensagempor Daniel Carvalho » Seg Fev 22, 2010 10:51 pm

pessoal sei que não é questão principal do assunto, mas aproveitando o tópico como nosso amigo jpsilva perguntou sobre aumento de potencia com filtro esportivo e achei essa materia bem legal falando sobre isso. Espero que gostem
http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/cumpre/filtros-esportivos-air-cool-413580.shtml

abraço a todos
Daniel Carvalho

Data de registro: Dom Dez 16, 2007 4:32 pm

Mensagempor lucena_alb » Sex Mai 07, 2010 3:17 pm

E em relação a mudar o filtro usando a mangueira e o sensor originais?
Desculpe se disse alguma besteira,mas o filtro esportivo é algo em que já havia pensado e tenho algumas duvidas também!
Abraço a todos
lucena_alb

Data de registro: Seg Abr 26, 2010 1:56 pm

Mensagempor André - Fundador » Sex Mai 07, 2010 4:01 pm

Mantendo a mangueira original e sensor, e fixando bem o filtro esportivo com algum suporte para aquilo não ficar balançando e acabar quebrando a mangueira, não sou contra... o ronco fica maneiro, mas é preciso cuidado e zelo e sempre ficar de olho no estado da mangueira e na limpeza do filtro de ar esportivo se vier a sujar com muita poeira.

Tem membro aqui que andam em pistas de terra, aí é judiar do carrão...rsrs

Abração!
André - Fundador
Administrador e Fundador

Mensagempor Sonetti » Sex Mai 07, 2010 4:18 pm

Pelo q vi na matéria é só por estetica mesmo e ronco do motor pois eh inutil quanto a desempenho afinal estamos falando de 2 cavalos e meio de pura potencia q se ganha kkkkkkk quer dizer se fosse uma moto até daria uma minima diferença mais em um carro hummm... não vale d nada......rs

Abraçossss

Ps. a pedido do André não posto mais piadinhas nem promovo mais rebeliões nem impithmam de ninguem.......(estou sob ameaça)

então só recados sérios.

Valeuwww
Sonetti

Data de registro: Seg Out 26, 2009 12:03 pm

Mensagempor André - Fundador » Sex Mai 07, 2010 8:33 pm

kkkkk sob ameaça foi boa...

Realmente o filtro esportivo por si só NÃO GANHA NENHUM CAVALO, mas aliado a uma preparação (aspirado, turbo, escape redimenciodo...)... ganha sim uns cavalinhos.

Abração!
André - Fundador
Administrador e Fundador

Mensagempor lukinhas.killer » Qui Mai 13, 2010 5:19 pm

então...quanto a instalar na mangueira original fica bom sim, se fazer como disse o andré e prender bem pra não quebrar..agora eu recomendo fazer o cai...nem que seja um simples e que ficaria bonito...por exemplo comprar só uma curva de 90 ou 45º.....assim o filtro ficaria só puxando ar mais frio pois viria do farol/grade...e ficaria bonito...pintar de preto ou cromado mesmo..um lado vai na mangueira original e a outro no filtro.....acho ridiculo e prejudicial quem rende bem na tbi...

[]s
ex R19 RN-Vinho....BUAAAA
lukinhas.killer

Data de registro: Sex Jul 17, 2009 11:47 pm

Próximo

Retornar para Dicas, Problemas e Manutenções