Sistema de Arrefecimento (Aquecimento)

Dicas, problemas, manutenções e experiências comuns e incomuns do R19.

Mensagempor André - Fundador » Seg Mai 14, 2007 7:18 pm

Olhe seu radiador, existem duas saídas, uma superior e outra inferior, as mangueiras conectadas nessas duas saídas são as mangueiras superior e inferior.

Se houve uma "torneirinha" ou "válvula de sangria" em sua mangueira superior, quando acionar a sua ventuinha, você abre para sair o ar e feche-a.

Se você não conseguir localizar peça para qualquer mecânico, esse procedimento é muito rápido e simples, em 30 minutos você troca toda o líquido de arrefecimento e adiciona um novo com aditivo.

Sobre o sensor de temperatura, é preciso uma confirmação de algum auto elétrico. Se não estiver prejudicando o sistema, pode deixa-lo, mas acredito ser importante manter todas as peças específicas do modelo.
VENDIDO (DEIXOU SAUDADES)
R19 Sedan RTi 1.8 8v 1995/1995 - 113cv - Verde (made in france)
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

mais uma duvida.

Mensagempor rogerselan » Ter Mai 15, 2007 11:45 am

Olha a mangueira superior ela tem mesmo um parafuso já consegui localizar e a mangueira inferior agora o sensor temperatura que vc cita aqui seria a valvula termostatica?
pois consegui identificar a cebolinha a valvula que fica na bomba d´agua ou proximo pois está o auto eletrico já retirou e terei que troca-la muito em breve e agora o sensor de temperatura não sei aonde fica.
rogerselan

Data de registro: Qua Mai 09, 2007 6:20 pm

Mensagempor André - Fundador » Ter Mai 15, 2007 12:12 pm

Já que você localizou a mangueira superior, siga a mesma até o motor.

Haverá entre a mangueira e o motor uma peça, essa peça é uma capa metálica, dentro dela fica a "Válvula Termostática".

O "Interruptor térmico do sistema de arrefecimento", mais conhecido como "CEBOLÃO" ou "Sensor de Temperatura", ele se localiza na parte lateral inferior do radiador.

A Bomba D´água está localizada na lateral do motor, próximo ao paralamas direito.

Por favor, amigo consulte uma empresa especializada em radiadores ou seu mecânico para a troca. E um auto elétrico, pois nem sempre peças de outros carros realizam a mesma tarefa de regular a temperatura comor recomendado pela montadora.

A substituição como relato por ti, foi em caráter de urgência, portanto deve ser substituído caso venha prejudicar todo o sistema ou mantido se você tiver total certeza e a palavra de um profissional que irá avaliar seu carro pessoalmente.

Na RR Parts você encontra todas as peças como já falei, com ótimos preços.

Abração amigo, qualquer coisa, continue postando...
André - Fundador
Administrador e Fundador

Realmente

Mensagempor rogerselan » Qua Mai 16, 2007 12:16 pm

Bom sinal:
Identifiquei a cebolinha como vcs haviam falado e como havia dito ela foi trocada por uma linha VW e se Deus quiser irei troca-la pela original neste final de semana, pois tenho sentido que a temperatura e a ventoinha tem acionado um pouco acima do normal e a luz do painel de temperatura fica acendendo e estranho ao mesmo tempo que a luz de temperatura acende a luz do óleo tambem acende e qd a a luz de temperatura apaga a luz do óleo tambem apaga. bom preciso verificar isso tambem, amigos me perdoem as minhas duvidas são muitas, tenham paciencia comigo, pois penso que nem tudo nós precisamos pagar e tendo em vista não tenho nenhum mecanico honesto e de confiança pra poder levar e deixar lá...aí fica aquela história dos abusos dos valores das peças e etc.....
mas com certeza vou achar o problema com estas dicas.

lá a ventoinha está acionando, só que na temperatura um pouco acima do normal e as mangueiras esquentam na medida em que o motor aquece numa igualdade, sem nada estar frio ,percebe-se que a agua está circulando bem penso eu, que o problema seja mesmo a cebolinha que esta errada e claro a valvula que eles tiraram, vou recoloca-las e depois direi aos amigos qual foi o resultado.
sem mais
um grande abraço
agradeço a paciencia e as dicas aqui citadas
Roger Selan - SP - Z/L
rogerselan

Data de registro: Qua Mai 09, 2007 6:20 pm

Mensagempor André - Fundador » Qua Mai 16, 2007 1:10 pm

Amigo veja isso logo, ou pode ter problemas em seu motor. Aquecimento do sistema de arrefecimento é um perigo, e para fazer o cabeçote do carro vai sair muito mais caro.

Sobre ter paciência, fique frio, você não amola nunca.

Aqui é o espaço para todos apresentarmos dúvidas, problemas e colocarmos nossas dicas... enfim, JAMAIS é um transtorno conversarmos. Pelo contrário é um enorme prazer.

Sem vocês membros o fórum não teria motivo de existir.

Abração a todos, e aguardo notícia do carro...
André - Fundador
Administrador e Fundador

Mensagempor André - Fundador » Qui Mai 17, 2007 5:42 pm

Bem pessoal, quando eu digo que uma Válvula Termostática quando "velha" e enferrujada é um perigo, compare com a imagem enviada acima, com as imagens que seguem:

Imagem

É horrível, uma peça de R$33,00 reais pode travar todo o sistema de arrefecimento, e prejudicar o motor do seu carro.

Não concordam? Fora que deixar seu carro com Injeção Eletrônica trabalhar sem ela achando que está sendo esperto, me desculpe está sendo no mínimo um proprietário pouco informado, pois a ausência dela acarreta em vários problemas num todo.

Abração.
André - Fundador
Administrador e Fundador

Mensagempor André - Fundador » Ter Mai 22, 2007 11:27 pm

---

Agora existe esse tutorial, explicativo e espero que ajude aos demais do fórum.

Segue o link:

:arrow: http://www.r19club.com/How-to/comolimpa ... imento.htm

Abração a todos!

---
André - Fundador
Administrador e Fundador

Ventoinha

Mensagempor Oz » Qua Mai 23, 2007 12:04 pm

Ola!

Tenho um RN 1.6 e de vez em quando a ventoinha fica ligada direto. Levei no auto-eletrico e trocaram o relê. A princio o problema resolveu aparentemente, porem depois de 2 meses voltou a acontecer.

Sabem o q pode ser?
Oz

Mensagempor Wesley_RJ » Qua Mai 23, 2007 8:04 pm

Oz,

Mas ela está armando no tempo certo????

Já viu tb se o cebolão está ok?
Creio que um mal funcionamento poderia fazer ou ele não armar a ventoinha, ou não desarmá-la.

Coloca mais informações pro pessoal aqui do club tentar te ajudar.....

Abs!!!!!!
Wesley_RJ

Data de registro: Dom Abr 15, 2007 12:38 pm

Ventoinha

Mensagempor Oz » Qui Mai 24, 2007 9:28 am

Sim, ela esta armando no tempo certo, porem o problema é no momento de desarmar, simplesmente as vezes nao desarma, ai eu dou uma batida de leve no relê, entaum ela desarma.

[]'s
Oz

AnteriorPróximo

Retornar para Dicas, Problemas e Manutenções