Sistema de Arrefecimento (Aquecimento)

Dicas, problemas, manutenções e experiências comuns e incomuns do R19.

Re: Sistema de Arrefecimento (Aquecimento)

Mensagempor Daniel Carvalho » Seg Ago 20, 2012 7:33 pm

fala moss! cara na lojarenotech.com.br nao tem o radiador mas tem a tampinha para sangria. Achei o radiador no mercadolivre mas custa em torno de 500 reais.

agora sobre esse problema no painel tem que ver se é o dispositivo no painel ou o sensor no motor. O sensor de temperatura do motor a alguns meses achei um da iguaçu e era uns 20 reais. Nas lojas de peças de carro tem o catalogo e eles vao ter com certeza pois é o mesmo usado em muitos outros carros populares. Agora se for aquele disposito do painel tem na loja renotech tambem http://www.lojarenotech.com.br/ponteiro-da-temperatura-do-painel---r19/RN%20036169/54/2346/&m=QS&qsf=0&qs=painel baratinho, o trabalhoso vai ser tirar o painel que por um lado é bom que voce já troca alguma lampada caso esteja queimada.

só uma sugestão, antes de comprar qualquer peça entra em contato com o " andre- fundador" ele ta com um site de venda de peças e pode quem sabe arrumar pra voce essas peças.

abraço
Daniel Carvalho

Data de registro: Dom Dez 16, 2007 4:32 pm

Mensagempor Moss » Seg Ago 20, 2012 9:00 pm

Daniel, blz? Cara, valeu as dicas, assim, o lance é o seguinte, hoje o mecanico tirou o sensor no motor do lado direito perto da bateria e desligou a luz do painel. O lance é a luz do painel que fica acesa sempre... daí ele acha que deve ser esse sensor que ta no motor... Daí quero comprar e trocar pra ver se é ou não... Onde tem mesmo?

qual é a loja do andré? eu não manjo como falar com ele por aqui...rsrsrs...

pior que tenho que fazer logo pra passar no controlar, tenho só 20 dias pra ir de novo sem pagar...

Sobre o radiador, o mecanico foi sangrar, qdo viu que tinha araldite na tampinha, nem mexeu... disse que nao era original... pois era com chaveamento allen....

Vou dar uma olhada no sensor do motor... passe ai a loja se puder...

Agradeço

Abraço
Marcelo Moss
Moss

Data de registro: Seg Mai 31, 2010 4:37 pm

Mensagempor Daniel Carvalho » Ter Ago 21, 2012 12:26 am

então Moss a loja do andre é essa http://www.qualitysupreme.com.br, nao sei se vai ter o radiador no site mas entra em contato com ele pra saber.
tenho um e-mail aqui: renault19brasil@hotmail.com

sobre o sensor, esse que voce está falando é realmente o sensor de temperatura para a luz do painel, seu mecanico tem razao! é só levar ele ate uma loja de auto peças que o pessoal a partir do catalogo vai achar um igual,acredito que seja esse o codigo renault para ele: 7700810879, qualquer coisa pega esse codigo poe no google e pesquisa imagens e ve se é igual ao seu, blz?!
Daniel Carvalho

Data de registro: Dom Dez 16, 2007 4:32 pm

Mensagempor dionatan da silva » Qua Set 26, 2012 11:10 pm

André!

Mais uma dúvida do meu renault 19 rn!
Omeu problema começou quando fui colocar um alarme o estalador me disse que pigava aguá perto do pedal do acelelador.
Fui estudando aqui no fórum e descrubi que era o tal de radiador de ar quente.Tirei o radiador de ar quente e mandei recondicionalo.Coloquei ele de volta e notei que o carro estava esquentando e quando virava a chave dava um barulho de aguá que vinha do tal radiador.Voltei ao forum e descobri que o sistema estava com ar fiz a tal sangria mais não adiantou estava esquentando tipo umn 100 e poucos graus mais não ascendeu a luz.Levei ao mecanico para fazer a sangria o mesmo fez mais ainda continuava esquentando e o pior o radiador do ar quente começou a vazar denovo.Levei o carro para o carra que recondicionou o radiador e ele disse que tinha testado muito bem pq sabia que seria muito ruim de mexelo nele denovo.E o pior ele disse que tinha ar no sistema comentei com ele sobre o barulho de aguá que dava quando virava a chave ele disse que nunca tinha visto. ele acelelou ate o fundo 5000 rpm o carro e começou a sair agua pelo escapamento ele me assustou disse que o cabeçote tava com a junta queimada e que estava entrando ar no sistema de arrefecimento pelo cabeçote e por isso que estava esquentando e estragando o radiador do ar quente.
Levei novamente o carro ao mecanico e ele disse que a agua que saia pelo escapamento era suor do mesmo que se estivesse com a junta queimada o carro falharia muito.Ele retirou o ar novamente e mandou eu dar uma volta mais esquentou denovo,voltei a mecanica e ele tirou a valvula termostatica agora já não passa mais dos 90 graus.
Mais será que esta mesmo com a junta queimada como ter certeza?
Aguardo e muito obrigado!
dionatan da silva

Data de registro: Sex Set 09, 2011 2:26 am

Mensagempor André - Fundador » Qua Out 10, 2012 4:10 pm

Junta do cabeçote queimada costuma gerar uma espécie de (fervura) no reservatório do radiador. Fica parecendo uma chaleira fervendo água... bolhas e bolhas. Por mais que faça sangria no sistema sempre acaba entrando ar e evaporação da água pelo escapamento.

Quanto a junta ter queimado, terá que desmontar o cabeçote, mandar dar um passe, eles vão desgastar levemente o seu cabeçote para ficar 100% plaino e havendo necessidade terá que retificar o cabeçote em si. Mas as vezes apenas o passe e trocando a junta resolve. Mas aí mora o perigo, é preciso colocar uma junta de qualidade (Sabó, Taranto...) juntas ruins a curto prazo deixarão você na mão de novo.

Quanto ter trocado a válvula termostática, espero que tenham instalado a válvula correta e especificada para o R19. Coloque aditivo na água e peça para seu mecânico realizar um teste super simples com um manômetro rosqueado no lugar da tampa do vaso de expansão (reservatório do radiador). Ele vai colocar uma pressão em BAR próxima do que o sistema alcança em seu máximo funcionamento e até um pouco além e havendo vazamento vocês saberão onde vaza. Não existe chute, e sim deve-se descobrir o problema.

De uma olhada na sua tampa do óleo no motor. Quando o cabeçote está bem prejudicado, a água se mistura com o óleo e fica uma gosma (na cor de café com leite) pela tampa e isso já é um sinal de problema. Lógico que queima de água pelo escapamento não é normal.

Qualquer coisa nos avise. Na pior das hipóteses você pode mandar isolar o ar quente com kits próprios para iso e se o problema for no radiador do ar quente será resolvido, mas perderá o ar quente (que na minha opinião em locais quentes não serve para nada).

Abraço!
VENDIDO (DEIXOU SAUDADES)
R19 Sedan RTi 1.8 8v 1995/1995 - 113cv - Verde (made in france)
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

Mensagempor Moss » Sex Mar 01, 2013 12:55 pm

Bom dia Amigos!!! Pois é, eu não ví o lance do radiador e ontem aconteceu o esperado, a tal tampinha com araldite estourou, e agora vou precisar trocar a lateral do radiador ou adaptar novamente uma outra, o que for mais barato, sei la... foi feita uma engenhoca com um excelente mecanico e pude voltar pra casa...

Alguém poderia me indicar alguém que trabalhe com radiadores, que não seja careiro, ou me falar o que preciso fazer? trocar ele inteiro ou somente a lateral? ou adaptar uma outra tampinha?

Aguardo e agradeço desde já!!!
Marcelo Moss
Moss

Mensagempor André - Fundador » Seg Mar 04, 2013 7:08 pm

Se estourou a lateral é só fazer uma nova de cobre... pode ser trocado ambos os lados por pura precaução ou apenas o lado danificado. Já aproveita e manda verificar possíveis vazamentos na colméia, se houver furos é feito um reparo e ele fica zerado, porém vale salientar trocar uma junta da moldura para evitar o vazamento mesmo depois de soldado a lateral e conferir o estado das mangueiras, tampa do radiador e válvula termostática, cebolão do radiador e o uso de 1 a 2 litros de aditivo para radiador...ok?

Abraço!
VENDIDO (DEIXOU SAUDADES)
R19 Sedan RTi 1.8 8v 1995/1995 - 113cv - Verde (made in france)
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

Mensagempor Moss » Seg Mar 04, 2013 7:27 pm

Andre, blz? Muito obrigado pela ajuda, irei amanhã no lugar onde vc mesmo me indicou, na Dep. Emilio Carlos, no Aldo... Vou anotar as recomendações... Abração. Depois posto o que rolou!!! Abraçaõ.
Marcelo Moss
Moss

Anterior

Retornar para Dicas, Problemas e Manutenções