por André - Fundador » Qua Out 10, 2012 4:10 pm
Junta do cabeçote queimada costuma gerar uma espécie de (fervura) no reservatório do radiador. Fica parecendo uma chaleira fervendo água... bolhas e bolhas. Por mais que faça sangria no sistema sempre acaba entrando ar e evaporação da água pelo escapamento.
Quanto a junta ter queimado, terá que desmontar o cabeçote, mandar dar um passe, eles vão desgastar levemente o seu cabeçote para ficar 100% plaino e havendo necessidade terá que retificar o cabeçote em si. Mas as vezes apenas o passe e trocando a junta resolve. Mas aí mora o perigo, é preciso colocar uma junta de qualidade (Sabó, Taranto...) juntas ruins a curto prazo deixarão você na mão de novo.
Quanto ter trocado a válvula termostática, espero que tenham instalado a válvula correta e especificada para o R19. Coloque aditivo na água e peça para seu mecânico realizar um teste super simples com um manômetro rosqueado no lugar da tampa do vaso de expansão (reservatório do radiador). Ele vai colocar uma pressão em BAR próxima do que o sistema alcança em seu máximo funcionamento e até um pouco além e havendo vazamento vocês saberão onde vaza. Não existe chute, e sim deve-se descobrir o problema.
De uma olhada na sua tampa do óleo no motor. Quando o cabeçote está bem prejudicado, a água se mistura com o óleo e fica uma gosma (na cor de café com leite) pela tampa e isso já é um sinal de problema. Lógico que queima de água pelo escapamento não é normal.
Qualquer coisa nos avise. Na pior das hipóteses você pode mandar isolar o ar quente com kits próprios para iso e se o problema for no radiador do ar quente será resolvido, mas perderá o ar quente (que na minha opinião em locais quentes não serve para nada).
Abraço!
VENDIDO (DEIXOU SAUDADES)
R19 Sedan RTi 1.8 8v 1995/1995 - 113cv - Verde (made in france)