Sistema de Arrefecimento (Aquecimento)

Dicas, problemas, manutenções e experiências comuns e incomuns do R19.

Sistema de Arrefecimento (Aquecimento)

Mensagempor André - Fundador » Sex Mar 30, 2007 6:14 pm

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Como muitos amigos donos de R19, eu não acredito em problema de fábrica, mas sim em desgaste natural das peças, associada a uma manutenção não apropriada e pouco atenciosa, pois a maioria desses carros estão com 10 anos ou mais de uso e pouca gente respeita as limpezas no sistema de arrefecimento.

Podemos somar a isso, uma água com excesso de cloro que forma calcificação no circuito, além de aditivos (de péssima qualidade) que mais prejudicam do que auxiliam, por isso, é importante saber escolher boas marcas de aditivos.

Não podemos esquecer da importância do funcionamento de peças importantes do sistema, como: Mangueira (R$48,00 - mangueira superior), Válvula termostática (R$31,00), Bomba D´água (R$66,00), Cebolinha (R$45,00), Reservatório do Sistema (R$15,00) e claro o próprio Radiador em si (R$350,00 a base de troca e R$190,00 para reparar o próprio, preços sugeridos e praticados em sp-sp.

Vale lembrar que esses carros não foram projetados para o nosso país, e mesmo assim apresentam uma ótima resistência. Por isso, fique alerta e cuide do seu R19!!!

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Editado pela última vez por André - Fundador em Ter Nov 18, 2008 11:19 am, num total de 1 vezes
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Bomba D'agua

Mensagempor Wesley_RJ » Dom Abr 15, 2007 12:48 pm

Já que tocou no Assunto, comprei meu R19 a poucos dias, não tem um mês e estou com alguns problemas.
O motor do Carro está excelente, mas estava queimando muito òleo e bebia de mais...... Então troquei as juntas do cabeçote, sensor MAP e Sensor de temperatura do CAbeçote e ficou muito bom!!
Mas a água não está circulando, a ventuinha arma e esfria o Radiafor, mas o motor e a mangueira ligada no motor ficam pelando, a temperatura fica lá em cima dando superaquecimento no motor e o Radiador Gelado....
Fui a uma casa de radiadores, e ele estava imundo e já pegando ferrugem no inicio da colméia.... Limparam e soldaram as partes afetas, pouca coisa...... Mas ainda continua sem circular a água. Verificamos todas as mangueiras e não há intupimento. As mangueiras estão sem os "termostatos"....
Agora vou trocar a Bomba D'agua, mas será que vai resolver?
Alguém vê outra coisa que pode estar gerando este problema, da águra não estar circulando????

Valew!!!!
R19 RN 95/95
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Mensagempor Milton » Seg Abr 16, 2007 1:25 am

Wesley.
Procure verificar se os dutos do radiador não estão entupidos, pois a água não irá circular. Verifique a bomba, se o rotor estiver muito corroído substitua. Se continuar fervendo verifique se o trabalho da junta foi bem feito ou se há trincas no cabeçote.
Boa sorte
Milton
 
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Mensagempor André - Fundador » Seg Abr 16, 2007 2:37 pm

Se o motor estava "fumando" ou seja, saindo fumaça, é porque seria necessário retífica de cabeçote, apenas trocar as juntas e outros itens, não resolveria o problema. É um "remendo" de mecânico porco ou quando o dono está com pouco dinheiro, mas em ambos o caso quem sofre é o carro, ou seja, o motor.

Sobre o aquecimento pode ser por causa do serviço mau executado do Cabeçote, e principalmente bomba d´água fraca ou já estourada, sem contar que é preciso perceber se a sua válvula termostática esteja funcionando, pois ela quando abre, é quem permite que o sistema ative e a bomba possa circular a água.

Se a bomba quer circular, mas a válvula termostática está quebrada ou travada de forma que ficou fechado o sistema, é bem provável que por isso seu motor esteja aquecendo e o radiador fique frio. Não está havendo a troca de água quente pela refrigerada no radiador.

Precisa ver tanto a válvula termostática como a bomba d´água e principalmente se esse reparo do cabeçote ficou adequado, como comentei acima, muito provável que seja preciso retífica de cabeçote. Aqui em sp-sp com peças e mão-de-obra fica em torno de R$600,00. As peças: Válvula termostática: R$ 31,00 e Bomba d´água: R$ 66,00.

Vale lembrar a importância de retirar todo o ar do sistema, pois isso impede a devida circulação de água, o que ocorre muito. Qualquer mecânco ou empresas especializadas em radiadores fará essa devida "sangria" do sistema pra você. Ou faça você mesmo em casa soltando de leve a rosca de respira da mangueira ou pela tampa do reservatório. Na dúvida consulte seu mecânico.

Qualquer coisa responda aí, com os problemas encontrados e/ou com as souluções propostas pelo seu mecânico para acompanharmos seu problema até que o mesmo seja resolvido.

Abração!
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Mensagempor Wesley_RJ » Seg Abr 16, 2007 8:51 pm

O cabeçote foi retificado sim...... E não está mais fumando...... O Radiador foi retirado e varetado... estava imundo....... mas o problema continuou, como relatei antes.
Não tem ar e nem valvula termoestática ........ ou seja, passagem livre......
Bom só falta trocar a bomba d'agua......
Nossa a bomba d'agua custa R$ 66,00 aí em SP????
Liguei pra Rio parts e me combraram R$ 120,00.....


Devo comprar amanhã a bomba e trocar.... vamos ver como vai ficar.....
Abs e obrigado pela ajuda de vcs.....
Wesley_RJ
 
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Mensagempor André - Fundador » Seg Abr 16, 2007 9:30 pm

Sem válvula termostática?????? Qual "mexânico maluco" que fez isso?

Cara fuja dele, nunca mais faça isso. Compre a válvula e talvez nem seja sua bomba.

Realmente as pessoas fazem certa confusão com respeito à utilização da válvula termostática e, na ocorrência de um defeito, muitas vezes acabam retirando este importante equipamento.
Existem dois pontos importantes que precisam ser explicados com respeito a esta válvula:

1) Para o dimensionamento do sistema de arrefecimento do veículo é feito um estudo sobre a quantidade de calor emitida pelo motor. A partir desta informação dimensiona-se todo o circuito, incluindo radiador e ventoinha. Pode-se ter certeza de que o sistema tem condições de manter a temperatura ideal do motor em qualquer condição de uso, mesmo parado em um congestionamento em uma praia do Nordeste com os termômetros marcando 40 graus à sombra, considerando que tudo esteja original e em ordem.

2) No projeto de um motor, as folgas e os ajustes são determinados pela temperatura de trabalho. Não convém abaixar a temperatura de funcionamento, pois assim o motor estaria fora de especificação de projeto, acarretando menor durabilidade. Sem considerar outros fatores como dirigibilidade, emissões poluentes, consumo e desempenho, que também ficam comprometidos.

A válvula termostática, ou simplesmente termostato, é instalada para manter a temperatura constante na faixa ideal de trabalho (que varia de motor para motor, mas normalmente fica em torno de 90° C). Sua retirada faz o motor trabalhar sempre com temperaturas baixas e com grande variação, de acordo com a quantidade e temperatura do ar que passa pelo radiador. Como a água do motor está sem o controle da válvula, quanto maior a quantidade de ar passando pelo radiador mais fria ela fica.

Como exemplo, se você estiver com um veiculo sem a válvula instalada, descendo uma serra e a temperatura externa estiver baixa, com certeza o motor ficará bem frio. Mas, se você estiver subindo em um dia quente e pegar um congestionamento, a temperatura vai subir (sem ultrapassar o limite de trabalho do motor, pois a ventoinha vai atuar). Portanto, a retirada da válvula não é aconselhável. Se o motor esquenta ou varia muito de temperatura, existe outro problema que deve ser reparado.

Verifique o estado da válvula termostática, responsável por manter a temperatura ideal de funcionamento do motor, controlando o fluxo do líquido de arrefecimento. Sem ela, os motores mais modernos gastam mais e perdem rendimento, já que a unidade de controle de injeção eletrônica, informada pelo sensor de temperatura, vai enriquecer a mistura, causando falhas por excesso de combustível injetado na câmara de combustão.

O líquido do sistema deve estar sempre no nível máximo do vaso de expansão e conter 20% a 50% de aditivo à base de etilenoglicol, de boa procedência. É recomendável trocar o líquido de arrefecimento anualmente, ou a cada 30 mil km. Sem o aditivo na proporção certa, a água evapora mais rapidamente, além de enferrujar a válvula termostática e a bomba d’água. Se o líquido estiver sujo, deve ser substituído, sem esquecer de fazer a limpeza de todo o sistema, e não apenas do reservatório.

E sempre que possível ou a cada 35/40 mil kilometros a válvula termostática deve ser inspecionada por um mecânico, que na remontagem deve utilizar junta ou anel de vedação novo.

Consulte também no link "How-To/Dicas" no Site do R19 no Brasil (www.r19club.com) . Lá você encontrará boas matérias sobre o sistema de arrefecimento, entre outras.

Segue os links:


Diversas Matérias : http://www.r19club.com/?pg=howto

Sistema de Arrefecimento: http://www.r19club.com/How-to/materiasi ... imento.htm


Abração, e aguardamos a sua opinião e qual foi a sua atitude diante do problema.
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Problema Resolvido

Mensagempor Wesley_RJ » Ter Abr 17, 2007 11:09 pm

O Problema era realmente na Bomba, ela estava destruída.
Mesmo assim, vou ler com mais calma depois sua explicação e comprar a valvula.
Mas neste caso o defeito além da limpeza do Radiador, foi a troca da bomba por uma nova.

Agradeço muito pela ajuda!!!!

Abs!
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Mensagempor André - Fundador » Qua Abr 18, 2007 9:09 am

Fico feliz por você amigão.

Sobre a Válvula, é realmente necessário você coloca-la, ok?

Abração!
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Mensagempor André - Fundador » Seg Mai 14, 2007 2:29 pm

Todos valores peças originais cotadas na RR Parts.

Sobre você ter que trocar tudo nem sempre é necessário.

Siga alguns passos e creio que será resolvido esse problema de aquecimento:

1 - veja todas as mangueiras, aperte-as, e perceba se as mesmas estão "estralando"... Isso é sinal de ressecamento, mas nem sempre precisa trocar, precisa avaliar o estado geral das mesmas;

2 - veja o estado do seu reservatório de expansão, se estiver muito amarelado e ressecado, troque por um novo, mas somente se apresentar algum furo ou vazamento que possa vir comprometer, e claro a tampa do reservatário também;

3 - agora, REINSTALE LOGO e JAMAIS deixe sem a Válvula termostática. Em carro a Injeção Eletrônica é um crime tirá-la. Só pode tirar em casos de extrema urgência. A ausência da peça fará seu carro trabalhar com o motor em temperatura errada, normalmente próximo de 75 a 80 graus, sendo que o original de um R19 RT 1.8 é atingir o mais rápido possível os 89graus, e isso não é tão diferente em Rn 1.6 e trabalhando a frio, sua injeção vai considerar carro frio, ou seja, vai deixá-lo muito mais acelerado...

4 - depois de checar todos os passos acima, você pode trocar ou não sua bomba d´água, nem sempre é necessário, se achar melhor troque.

Para testar coloque água e aditivo e ligue o carro... espere acionar a ventuinha em marcha lenta, não fique acelerando, pois assim vai forçar sua bomba d´água a trabalhar mais forte e pode "ocultar" uma possível falha da mesma.

Olhe por baixo do carro e veja se não há vazamentos da bomba d´água e de possíveis mangueiras furadas ou mau apertadas e também onde a válvula é parafusada. Não havendo vazamentos, o sistema deve acionar normalmente. Claro que vale fazer a sangria, ou seja, se houver ar no sistema deve retira-lo.

Dicas: se seu carro passar do ponto de acionar a ventuinha e esquentar além do normal, ao colocar a mão na mangueira inferior e perceber que ela esteja fria, a válvula não abriu. Se estiver quente a válvula abriu. Se estiver quente a mangueira inferior e a ventuinha não acionar, é o cebolão de temperatura.

Caso o sistema não acione a troca de água, o é problema na bomba.

Qualquer coisa, nos responda se não entendeu.
VENDIDO (DEIXOU SAUDADES)
R19 Sedan RTi 1.8 8v 1995/1995 - 113cv - Verde (made in france)
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Mensagempor rogerselan » Seg Mai 14, 2007 5:50 pm

o sistema de verificação eu entendi eu só preciso localizar a mangueira superior e a mangueira inferior e como fazer essa sangria...
agora tem uma outra coisa o auto-eletrico instalou uma peça que é da linha VW e que aciona em 87 Cº a 92 Cº essa temperatura não prejudica o motor?
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