Óleos Elf recomendados pela Renault, consultem aqui

Gasolina x Álcool x GNV? Óleo mineral x semi x sintético? Qual filtro usar? Aditivo no motor?

Óleos Elf recomendados pela Renault, consultem aqui

Mensagempor tonka » Dom Mai 06, 2007 1:42 pm

Óleos 100% sintéticos

Elf evolucion SXR 5W30
http://www.total.pt/pt/content/NT0000B9B2.pdf

Elf excelium LDX 5W40
http://www.total.pt/pt/content/NT0000B9C6.pdf

Elf Solaris LSX 5W30
http://www.total.pt/pt/content/NT0000E0A2.pdf
Para saber mais sobre este óleo clique no seguinte link
http://www.total.pt/pt/ptcorporate.nsf/ ... F005A9C15&


Óleos semi-sinteticos

Elf competicion ST 10W40
http://www.total.pt/pt/content/NT0000B99E.pdf

Elf turbo diesel 10W40
http://www.total.pt/pt/content/NT0000BA66.pdf


Óleos minerais

Elf prestigrade TS 15W40
http://www.total.pt/pt/content/NT0000BA1E.pdf

Elf prestigrade diesel 15W40
http://www.total.pt/pt/content/NT0000BA22.pdf



Pode-se sempre usar óleo superior ao recomendado, nunca inferior.
Os óleos dividem-se em 3 categorias que são os minerais, semi-sinteticos e sintéticos.


Os óleos minerais normalmente 15W40, 20w50:
-Vantagens:
- em comparação com os outros, NENHUMA!!

-Desvantagens:
-baixo rendimento do motor, maior consumo de combustível, baixo poder detergente do motor o que causa acumulação de lamas e carvão no motor, maior aquecimento do motor, maiores emissões poluentes de escape.
Devo salientar que os óleos 20w50 são Altamente DESTRUTIVOS para o motor e ambiente nem que o mudem de 1000 em 1000km e apesar de ser muito barato sai caro, muito caro a curto prazo.

Os óleos semi-sintéticos normalmente 10w40:
_Vantagens:
-sempre são melhores que os minerais, em todos os sentidos.

-desvantagens?: em relação aos minerais, NENHUMAS!!

Os óleos sintéticos normalmente 0/5w40, 5w30:
-vantagens:
-Todas, todo o dinheiro que gastamos num carro é sempre despesa, normalmente não traz lucro nenhum, mas o gasto no óleo sintético na minha humilde opinião não é uma despesa, mas um investimento porque iremos ter menos problemas com o motor e um retorno imediato de capital uma vez que o consumo de combustível baixa bastante.
Grande rendimento do motor, baixo consome de combustível, baixas emissões poluentes de escape, grande poder detergente, mantém o motor sempre limpo, grande resistência á condução agressiva e alta kilometragem, maior duração do motor.

-Desvantagens:
Nenhuma num motor em bom estado!
O problema pode existir quando começamos a usar óleo sintético num motor que andou com mineral e já não está em bom estado.
Problema por quê?
Normalmente um motor muito roda commineral está cheio de carvão e m***a acumulada ao longo do tempo e muitas vezes é este "lixo" que está a tapar as folgas do motor. Como o óleo sintético é altamente detergente vai dissolver este lixo todo o que pode provocar um consumo de óleo exagerado do motor ou até provocar o gripanço do motor por entupimento de qualquer canal de lubrificação, do filtro de óleo, da própria bomba etc.

Recomendações para a galera:
Têm-se um carro com muitos km que andou sempre com mineral, mas que aparentemente está porreiro não recomendo que dêm o salto imediato para o sintético, passem 1º pelo semi sintético, mudem o óleo e o filtro um pouco mais cedo e após estudarem o comportamento do motor (consumo de óleo e potência) passem para o sintético.

Se têm um motor todo "f..u$d@¨do," não recomendo a usar o óleo sintético a menos que fique vos mais barato acrescentar óleo do que gasolina porque de qualquer forma o consumo de combustível baixa bastante. hehe

POR: johnnygt
Mecânico técnico Renault, mecânica ligeira, pesada, formação de eletricidade auto, a/c e climatização, sistemas segurança activa/ passiva, gestão de gasolina/diesel, mec. tec. de colisão.
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Oleo para o renault 19 16s

Mensagempor Rafael Augusto Faust » Dom Jun 24, 2007 8:01 pm

Que tipo de óleo de motor é recomendado pela Renault para os R1916s?
Mineral ou sintético?
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Mensagempor luishenrique.sp » Sáb Ago 18, 2007 2:05 am

Olha não descordando da sua opnião, Más uso o Elf 20w50 p/ 5.000km/l + Aditivo de Oleo Phardal, Troco o oleo sempre com 3.000km rodados e faço isso a 3 anos enunca tive problemas, ate que melhorou e muito a lubrificação do motor do meu R19 16s.

Como dito acima, Esta e uma opinião propria.
Ex - Renault 19 16S
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Mensagempor tonka » Ter Jan 29, 2008 7:27 pm

luishenrique.sp escreveu:Olha não descordando da sua opnião, Más uso o Elf 20w50 p/ 5.000km/l + Aditivo de Oleo Phardal, Troco o oleo sempre com 3.000km rodados e faço isso a 3 anos enunca tive problemas, ate que melhorou e muito a lubrificação do motor do meu R19 16s.

Como dito acima, Esta e uma opinião propria.


Luis não é minha opinião, nem de minha autoria, aliás.... Não sou expert em lubrificantes!! :mrgreen:

Se lê claramente ao final do texto:

tonka escreveu:POR: johnnygt
Mecânico técnico Renault, mecânica ligeira, pesada, formação de eletricidade auto, a/c e climatização, sistemas segurança activa/ passiva, gestão de gasolina/diesel, mec. tec. de colisão.


Coloquei porque achei útil e no intuito de ajudar, mas como dizia um amigo meu:
Cadum.... Cadum!!! :mrgreen: :mrgreen:
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Re: Óleos Elf recomendados pela Renault, consultem aqui

Mensagempor Milton » Ter Abr 14, 2009 5:50 pm

Como Tonka disse, ele não é especialista em lubrificantes e parece-me que o amigo que escreveu a matéria, também!.
Os óleos minerais cumprem bem seu papel, tanto quanto os sintéticos. Nossos R19 foram desenvolvidos para utilizarem óleos minerais, portanto não se preocupem, o 20W50 da Elf, atende as especificações de nossos motores, não havendo necessidade nem de se utilizar Bardhal ou coisa que o valha (pois o mesmo é um melhorador de viscosidade).
Para os motores mais atuais, algumas montadoras aconselham utilizar os Semi-sintéticos ou sintéticos.
Atentemos para a classificação dos óleos, pois isso demanda sua qualidade.
Não vou me prolongar sobre lubrificação, pois haveria de escrever um livro, mas se houver necessidade, tenho material a respeito.
ABçs
Milton
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Re: Óleos Elf recomendados pela Renault, consultem aqui

Mensagempor André - Fundador » Ter Abr 14, 2009 9:50 pm

É o que falo, um óleo MINERAL especificação API SJ ou SL 20w50 não precisa de aditivo, mas se quiser colocar com moderação um de boa marca, pode fazer.

Sobre usar semi sintético ou sintético, acho um "crime" no caso de R19, ainda mais se já estiver com uma certa kilometragem, principalmente pelo fato do povo sempre completa o nível em postos de gasolina "o que é um erro" jamais deve ser feito isso com motor quente, e quando completam dificilmente usam o mesmo óleo, ou seja, é "bomba" na certa e a formação de "borra" e piores complicações podem ocorrer.

O mais importante é, evitar apenas completar o nível do óleo, sempre trocar o óleo no prazo recomendado pelo fabricante e se possível até um pouco antes. Jamais esquecer que não se deve apenas se atentar a kilometragem rodada, porque mesmo com seu R19 parado no trânsito o motor está em movimento e o óleo também, ou seja, fiquem de olho aberto.

Sempre que possível trocar o filtro de óleo junto na troca de óleo, evitando a contaminação do óleo novo com o sujo que fica no filtro, diminuindo sua viscocidade e suas funcionalidade.

Qualquer dúvida, lembre-se, aqui é nosso espaço para discussões deste nível.
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Re: Óleos Elf recomendados pela Renault, consultem aqui

Mensagempor vtr19rt1996 » Seg Fev 10, 2014 9:07 am

bom li as informaçoes acima e me surgil uma duvida apos fazer meu motor qual oleo e recomendado usar
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Re: Óleos Elf recomendados pela Renault, consultem aqui

Mensagempor André - Fundador » Seg Fev 10, 2014 11:32 am

Continue usando um bom óleo mineral (Castrol GTX anti borra 20w50). Ou qualquer outro de boa marca.

Mesmo o motor retificado, é recomendado usar o mineral. O semi sintético em raras exceções em R19 16V quando motor totalmente retificado, porque senão o óleo também é mineral.

Atente-se ao nível e ao estado do filtro de óleo, da válvula anti chama...
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