Óleo e Filtro

Gasolina x Álcool x GNV? Óleo mineral x semi x sintético? Qual filtro usar? Aditivo no motor?

Óleo e Filtro

Mensagempor N@ldo » Ter Ago 28, 2007 1:44 pm

Prezados,

Gostaria da indicação de marca de óleo semi-sintético para o meu R19 1.8i. Ví em outro tópico a marca Elf como sugestão, mas caso não encontre, quais mais são boas?

Outra dúvida, é quanto ao filtro do óleo. O recomendado seria trocar o óleo e o filtro em torno de 4.000 km, correto. Então, quanto ao filtro, existe também marcas e especificações que devo seguir. Vocês podem me orientar nestas trocas?

Mais uma vez, meu muito obrigado pelas informações.

Saudações a todos!
N@ldo

Data de registro: Ter Ago 21, 2007 11:50 pm

Mensagempor luishenrique.sp » Ter Ago 28, 2007 6:25 pm

Olá Reginaldo...
Cara, eu tenho um R19 16v, Sempre uso Oleo Elf 20w50 + Aditivo de Oleo Pardal, 1 troca sim e uma troca não, Troco o Oleo de 3.000 em 3.000 km, e filtro de oleo troco a cada 1 troca sim e uma troca não.

Espero ter ajudado.

Henrique.
[/i]
Ex - Renault 19 16S
luishenrique.sp
Apoiador

Data de registro: Seg Mai 14, 2007 9:16 pm

Mensagempor André - Fundador » Ter Ago 28, 2007 9:41 pm

Eu não usaria óleo semi sintético no motor do R19. Quer saber o motivo?

Para automóveis mais antigos (10 anos ou mais) o sintético não é a melhor relação custo/benefício, já que são motores projetados para trabalhar com lubrificantes de desempenho bem inferior aos vendidos hoje. Logo, o óleo mineral resolve seu caso.

Se quiser garantir uma proteção extra, um SJ ou um SL já está de bom tamanho. Compare os preços: um óleo mineral sai entre 7 e 11 reais o litro, contra 15 a 20 reais do semi-sintético e 25 a 35 do sintético.

Além disto, outra restrição deve ser feita em relação aos motores mais rodados, uma vez que normalmente eles tem maiores folgas entre as partes móveis, como anéis de pistão por exemplo, provocando maior "vazamento" de óleo para câmara de combustão e conseqüente esfumaçamento.

Mas nem por isso recomendo a utilização de aditivos para "engrossar" ou "deixar mais grosso" o óleo lubrificante para "disfarçar" possíveis folgas no motor. O uso errado dos aditivos pode deixar o óleo muito mais grosso e "pesado" o que iria forçar muito mais a bomba de óleo.

Especificações do Óleo para R19 no Brasil:

Brasil: de (-15ºC) / (+30ºC ou +) =

API SG 15W40 ou superior (SH, SJ ou SL)

Capacidade dos Motores JÁ COM FILTRO INCLUÍDO. Quando for trocar o óleo + filtro, respeitar a quantidade referente ao seu motor como segue abaixo:

[size=18]F2N e F3N : 5.2 litros
F3P : 5.5 litros
E6J, E7J, E7F : 4.0 litros
C1G, C1J, C3J : 3.5 litros
F7P : 6,7 litros
já com a troca do filtro.

Mesmo o óleo sendo para 3mil Km ou 5mil Km NUNCA deixe para trocar após atingir essa kilometragem ou DEPOIS DOS 6 MESES DA ÚLTIMA TROCA.

Se usar um óleo para 3mil, troque com 2.5 a 2.75 mil Km.

Se usar um óleo para 5mil, troque com 4.0 ou 4.5 mil Km.

E referente a troca do filtro: 1 troca de óleo sim e uma não, troque o filtro. Eu particularmente troco o filtro sempre nas trocar, considerando o custo de R$18,50 do Filtro Fram eu prefiro sempre trocar.

O filtro retém partículas de impurezas presentes no óleo, como uma pequena quantidade de metais resultado do desgaste natural das peças do motor e sujeiras vindas da câmara de combustão provenientes de combustíveis de baixa qualidade. A não troca deste filtro pode comprometer a lubrificação e caso acumule excesso de impurezas, danificar a bomba de óleo.

Custo médio para trocar o óleo de um 1.8 8v (F3P):

5,5 litros de óleo = R$55,00
Filtro FRAM = R$18,50
Custo da Troca = R$ 3,00

TOTAL = R$76,50

Marcas de Óleo: ELF, CASTROL, HAVOLINE, SHELL, BR...

Filtro de Óleo: FRAM, TEC-FIL, MANN-FILTER, ACDELCO, BOSCH, MONZA...

Espero ter ajudado! :D[/b]
Editado pela última vez por André - Fundador em Dom Jun 22, 2008 9:41 pm, no total de 10 vez
VENDIDO (DEIXOU SAUDADES)
R19 Sedan RTi 1.8 8v 1995/1995 - 113cv - Verde (made in france)
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

Mensagempor NoOne_ » Qua Ago 29, 2007 9:12 am

Viva,

No meu F8Q que já conta com os seus 200 000km sempre usei 0w50 e só da ultima vez coloquei um 5w40. Faço sempre 15000km entre mudas e até agora problemas = 0. Sem fugas de oleo, sem fumo branco, pronto para fazer mais uns 200 000km :mrgreen:

Cumprimentos
NoOne_

Data de registro: Sáb Ago 25, 2007 10:00 am

Re:

Mensagempor ptorres » Sex Jan 01, 2010 8:19 pm

André - Fundador escreveu:F7P : 6,7 litros já com a troca do filtro.

F7P 704 não é 4,25 litros com o filtro e 4 sem o filtro??????

Gostaria de confirmar pois não tenho o manual do carro e sempre coloco 4,25, que achei num arquivo pdf na internet essa informação.
Alias, gostaria de ter o manual de desmanche do carro (Renault 19 16s).
Obrigado.
ptorres

Data de registro: Dom Set 21, 2008 11:17 pm

Re: Óleo e Filtro

Mensagempor André - Fundador » Sex Jan 01, 2010 9:48 pm

F7P R19 16V com troca do filtro = 6,7 litros e +ou- 6,3/6,4 sem a troca do filtro.

Quando trocar o óleo e usar essa quantidade que você disse, quando você medir pela vareta vai notar que está abaixo e o marcador do óleo no painel não fica no nível máximo... percebe isso?

Quanto ao manual do R19 16v me desculpe para todas as versões somos carentes de material e do R19 16v ainda mais... mas qualquer dúvida que tiver sempre poste aqui e leia todos os tópicos e garanto que não vai ficar na mão.

Aquele abraço e qualquer dúvida aqui é nosso espaço amigos!
André - Fundador
Administrador e Fundador

Mensagempor ptorres » Sex Jan 01, 2010 10:54 pm

A vareta fica na altura de 3/4 entre o minimo e o maximo.
No link seguinte, do clube do R19 na Argentina diz 4 sem filtro e 4,25 com filtro

http://www.renault19.com.ar/taller/Cara ... as/f7p.pdf

Sera que vai uma versão diferente do motor para a Argentina????? :?:

Mesmo vendo que o óleo não chegava ao nivel maximo na vareta tinha medo de colocar mais, pois dizem que se colocar óleo demais e ficar encostando no virabrequim pode fazer espuma demais e a bomba de óleo "trabalhar com ar", etc.

Tenho varios problemas no meu carro, comprei um 16s que foi roubado :( , roubaram os bancos da frente, o painel e os bicos do sistema de inyeção eletronica. O carro apareceu batido na frente (o preço foi baixinho :D ).

Fiz um painel com relojios cronomac, bancos esportivos e dois carburadores duplos dellorto com filtro esportivo, por isso nao tenho o medidor de pressão original, o que noto é que com o motor quente a pressão baixa a menos de 1 kgf/cm2. Por isso estava a ponto de trocar a bomba de óleo, mas agora vejo que pode ser falta de óleo. Tambem noto que a temperatura da agua demora em baixar (agora no verão), chega perto dos 100 graus e para chegar aos 90 são 5 minutos de ventoinha ligada com o carro parado com o motor ligado. Sobre esse problema tenho uma duvida sobre as mangueiras da agua que saem da base do filtro de óleo. No meu sai uma mangueira (a da direita) até o bico inferior do vaso de expansão, e a outra se junta com outra mangueira que vai ate a bomba de agua. Não sei se leva algum radiador pequeno no meio ou se as mangueiras estão viradas quem sabe, pois toda essa regiao estava depenada e batida. O sistema leva perto dos 7 litros de agua no meu carro.

Consegui deixar o carro bastante bem, so tenho esses detalhes pois na minha cidade é o único 16s e não tenho outro para olhar essas coisas (e nem falamos de concessionarias Renault na cidade).
Agradeço se alguem me confirmar os dados das mangueiras da base do filtro de óleo.

Abraço.
ptorres

Mensagempor André - Fundador » Sáb Jan 02, 2010 11:58 am

Qual sua cidade mesmo amigo?

Quanto a qualquer peça que você precisar, talvez você consiga com o Luiz Cláudio (Membro e parceiro). Ele tem muita coisa de R19 16v para vender. O msn dele é: abobrense@hotmail.com pode falar que te indiquei. E lógico, peças novas cote antes nestas empresas:

- www.rrparts.com.br
- www.lojarenotech.com.br

Não encontrando nos avise.

Quanto ao nível de óleo, pense comigo. Não estando a quantidade exata, o óleo também ajuda além de lubrificar dissipar o calor. Coloque a quantidade certa do óleo, e podendo desça o seu cárter e já faz uma limpeza no pescador da bomba do óleo. Possíveis entupimentos ou borras serão eliminadas melhorando a circulação do óleo desde que internamente no motor os dutos estejam limpos. Tudo é questão de tempo e jeito e deixará ele redondinho rodando.

Quanto ao esquema de mangueiras, se eu entendi bem o seu retiraram o "dissipador de calor" ou "popularmente chamado de "radiador do óleo". Qualquer dúvida tire umas 3 fotos do local e avaliamos para você. Não há de ser nada grave com jeito você resolve.

Abração!
VENDIDO (DEIXOU SAUDADES)
R19 Sedan RTi 1.8 8v 1995/1995 - 113cv - Verde (made in france)
André - Fundador
Administrador e Fundador

Mensagempor ptorres » Sáb Jan 09, 2010 5:05 pm

Achei uma foto do sistema de arrefecimento do motor F7R, onde mostra o dissipador de calol do óleo (- 4 - na foto) com a mangueira da esquerda que vai no vaso de expansão e a da direita até a bomba de agua e o radiador. No meu carro estão viradas as mangueiras no dissipador ou seja que a mangueira da direita vai no vaso de expansão e a da esquerda até a bomba de agua e o radiador.

Gostaria de confirmar se no motor F7P é igual ao F7R, ou seja como está na foto.

Será que da no mesmo virado ou tem alguma hélice au coisa parecida no dissipador :?:

Desde já obrigado
Abraço
Pablo
ImagemImagem
Editado pela última vez por ptorres em Dom Jan 10, 2010 4:29 pm, num total de 1 vezes
ptorres

Mensagempor André - Fundador » Sáb Jan 09, 2010 6:18 pm

F7P = R19 RT 1.8 16v

F7R é diferente. O motor F7R é usado em Renault Clio Williams, Megane Coupe e Renault Sport Spider. The engine was created because displacement limit for FIA World Rally Championship Group A was 2000 cc and more power could be extracted from F7P (1764cc) engine with more capacity. O mecanismo foi criado porque limitar o deslocamento para o FIA World Rally Championship Grupo A foi de 2000 cc e mais potência pode ser extraídos F7P (1764cc) motor com mais capacidade.

Diferenças entre F7P (1.8L 16V) e F7R incluem o aumento da capacidade de 1998 cc, válvulas maiores, perfil mais agressivo, pistão (82,7 milímetros, em comparação com F7P de 82,0 milímetros), um curso mais longo (93,0 milímetros, em comparação com 83,50 mm) colector de escape diferente, radiador de óleo, etc.

O F7R é acoplado ao câmbio (JC5) e o F7P o câmbio é JB3(1.8 16V).

-
André - Fundador
Administrador e Fundador

Próximo

Retornar para Combustível, Óleo, Filtros, Aditivos, etc...