Oscilando Ponteiro da Gasolina

Vidros elétricos, travas, faróis, lâmpadas e etc.

Oscilando Ponteiro da Gasolina

Mensagempor André - Fundador » Sex Mar 30, 2007 6:03 pm

-

Não existe defeito rotineiro ou típico, e sim relaxo de muitos. Não que seja o seu caso, caro leitor, mas acredito que você irá resolver esse problema.

Se o marcador de combustível pifar, veja se é o mostrador ou o potenciômetro da bóia. Se for bóia, uma nova é uns R$450,00 reais original, e no desmanche a metade disso.

A bóia do Renault 19 tem um fio que solta no sensor de reserva do carro. Geramente não é o potenciometro que pifa, e sim o fiozinho que parte. Ou pode ser a "lâmina de leitura", o custo para consertar o fil e trocar a lâmina de leitura da marca VDO fica em torno de R$40,00. Na seção de "Mecânicos e Auto Elétrico" tem um tópico sobre onde levar para consertar...

Veja: :arrow: viewtopic.php?f=27&t=4603

No porta malas, tem uma capa de borracha, retire ela com uma chave de fenda e um martelo bata a tampa de ferro até que ela chegue ao ponto de escape (um rasgo que tem na lataria) quando chegar ali puxe o sistema pra cima, vai vir a boia com uma placa (potenciometro) mais em baixo tem um reservatório que tem um fio de cada lado. Um deles deve estar solto, por isso a oscilação ou a lâmina de leitura está queimada e ela só faz a leitura parcial ou com oscilações.

-
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

Re: Oscilando Ponteiro da Gasolina

Mensagempor jmy » Ter Mai 10, 2011 12:01 pm

André,
seria o mesmo problema dele não entrar na reserva?
fiquei na rua ontem sem gasolina por ele não ir para a reserva!
poderia ser esse o problema dele??
jmy

Data de registro: Ter Abr 19, 2011 11:45 am

Mensagempor André - Fundador » Qui Mai 12, 2011 5:27 pm

Confiou no marcador e na luz? Poxa, que pena!

Nunca confie andar com pouca gasolina, é preciso conferir a bóia em si.

Qualquer dúvida nos avise!
André - Fundador
Administrador e Fundador

Mensagempor Yago » Qui Nov 14, 2013 12:35 pm

Meu carro não marca nada de gasolina pode-se encher o tanque mais não marca pode ser a boia que tem que trocar ? 450,00 ? meu painel ta doido também ou pode ser o painel ? o velocímetro fica pulando parece que ta solto mais marca, vamos supor que eu to 50km/h o palito fica entre 40km/h e 60km/h..

de qualquer forma tem que reparar o painel e já vejo se é o painel se não for é a boia ? tem como reparar a boia ou tem que comprar outra 450,00 ?
Yago

Data de registro: Qui Ago 22, 2013 4:01 pm

Mensagempor André - Fundador » Qui Nov 14, 2013 3:48 pm

Ponteiro de gasolina que não marca? Bem, vá no porta malas, com muito cuidado solte um conector elétrico que tem lá e tente limpar os contatos e reconectar e veja se funciona. Se não funcionar, precisa soltar o plugue elétrico de novo e as mangueiras de gasolina que lá existem (são duas). Pega uns parafusos (+ou-) do mesmo diametro da parte interna da mangueira e coloque nas pontas das mangueiras porque pode dar retorno de gasolina. Isso é só para evitar algumas gotas que vão deixar seu carro bem fedorento...rsrs...

Essa é a foto:

Imagem

Pois bem, com as mangueiras soltas e o conector elétrico também, verá que há uma trava com o auxílio de uma chave e um martelo bem devagar de leve golpes no sentindo anti horário para destravar e o contrário ao recolocar (como se fosse uma tampa qualquer). Pois bem soltando essa trava e puxando verá a bóia em si. Cuidado com qualquer sujeira no local para não cair no tanque e já confere o estado de um anel de borracha lá existente. Se estiver muito danificado faça outro com um pedáco de borracha ou camara de pneu... E ao recolocar a bóia e este anel, pode passar um pouco de silicone para vedar bem.

Verá a bóia, assim:

Imagem

Para maiores informações veja este material:

- http://r19club.com/mecanica/como-limpar ... angueiras/

O velocímetro oscilar um pouco entre 50 e 60 km/h é até que normal... o cabo pode estar com algum problema num sensor que há bem na ponta... mas conselho de amigo? Nem esquenta com isso é procurar pelo em ovo, já que ele marca certinho fora essa pequena oscilação.

A troca do cabo deve custar uns R$100/120 reais + mão de obra uns R$35/50,00
VENDIDO (DEIXOU SAUDADES)
R19 Sedan RTi 1.8 8v 1995/1995 - 113cv - Verde (made in france)
André - Fundador
Administrador e Fundador

Mensagempor Yago » Sex Nov 15, 2013 4:23 pm

então pode ser o cabo ?
o meu velocímetro quando vai começar acelerar fica com uma oscilação que você ta 10km/h e o velocímetro sobe ^^ vou fazer um video pra tu ver..

o da gasolina não meche nem nada..

o da temperatura e a rotação os únicos que funciona corretamente eu acho..

o do óleo que fica doido as vezes ele sobe as vezes ele não funciona..

eu tava vendo de trocar o painel de instrumentos mais agora você falou do cabo e sensor oque eu poderia fazer antes de trocar o painel ?

Obrigado por tudo :)
Yago

Data de registro: Qui Ago 22, 2013 4:01 pm

Mensagempor André - Fundador » Seg Nov 18, 2013 4:12 pm

O do óleo, só funciona quando você vira a chave sem dar a partida. Apenas nesta hora no RT 8v... nos modelos 16V ele fica funcionando direto.

O ponteiro do óleo indica o nível do óleo. Se virar a chave e não funcionar, e tentar mais umas duas ou três vezes e nada... precisa checar o sensor de pressão do óleo, nível do óleo e na pior das hipóteses a bomba de óleo.

Mas quanto ao velocimetro...é assim mesmo.

O da gasolina 90% de chances de ser potenciometro (peça interna do conjunto da bóia) ou algum fio partido na própria bóia ou ambos os problemas.
VENDIDO (DEIXOU SAUDADES)
R19 Sedan RTi 1.8 8v 1995/1995 - 113cv - Verde (made in france)
André - Fundador
Administrador e Fundador

Retornar para Elétrica