Alternador ou Bateria (pelo menos acho que é isso)

Vidros elétricos, travas, faróis, lâmpadas e etc.

Alternador ou Bateria (pelo menos acho que é isso)

Mensagempor trueplayer » Qui Dez 09, 2010 1:25 pm

Beleza galera ?

Então, ganhei de presente um renault19 do meu avô, com apenas 38milkm. O carro sempre foi dele, porém não o usava e, nos últimos anos, ele estava parado na garagem.

Recentemente, eu tive um problema com a parte elétrica do meu carro. Ao dar a partida no veículo pela manhã, ele não ligava nada, não ascendia sequer a luz do painel. Após um diagnóstico errado, eu torquei a batera, e o problema, por óbvio, continuo acontencendo.

Foi quando resolvir ir até a auto-elétrica Pastorzinho, localizada na Avenida Barão de Itapetininga. Eles falaram que o problema estava em uma peça do alterandor. Enfim, o conserto foi feito, e o problema por um tempo parou de surgir.

Todavia, de uma semana pra cá, comecei a notar que, no painel do carro, toda vez que a rotação do motor chegava próxima aos 4 mil giros, a luz com o desenho da bateria acendia. Porém, se eu diminuisse o giro ou ligasse o ar-condicionado -nesse caso, eu mantia a rotação alta-, ela apagava.

Gostaria de saber se alguém passou pelo mesmo problema ou algo parecido. E qual foi a solução encontrada... Vwls desde já galera...

obs: acelerei tão forte da última vez o carro, chegando aos 7 mil giros que do nada começou um barulho estranho. Desliguei o motor, e quando tentei dar a partida novamente, o mesmo não girava. Agora o carro está no mecânico para ver o que aconteceu. Infelizmente, ele não mexe com a parte elétrica.
trueplayer

Data de registro: Dom Mai 30, 2010 5:22 pm

Re: Alternador ou Bateria (pelo menos acho que é isso)

Mensagempor André - Fundador » Qui Dez 09, 2010 7:37 pm

Vamos por partes... o carro estava parado por um longo período.

Bem, neste caso bateria foi bom ter trocado, mas até você consertar o alternador precisa ver o quanto sobrecarregou a mesma... porque o alternador com defeito e não gerando energia para a bateria armazenar (sem carregar a bateria) tudo que você usou como (buzina, setas, limpador de parabrisa, vidro elétrico) tudo foi consumindo a carga inicial da bateria e com isso ela pode ter descarregado.

Descarregando a bateria nova e o alternador não carregando, o certo é revisar o alternador por completo não só trocar rolamentos e regulador de voltagem como a maioria faz. Ele é composto por outras peças que faz ele funcionar em 100% de sua força. Mas bem, trocou a peça (possivelmente o regulador de voltagem) e ele melhorou por uns tempos, se usaram um regulador de marca ruim ou "made in china" po de preparar e colocar um regulador VALEO ou mandar adaptar logo um ALTERNADOR BOSCH 90A novinho em folha e esquecer deste problema.

Com o alternador revisado ou novo, a bateria que é recém trocada ela tem por obrigação segurar a carga gerada pelo alternador, desde que a mesma seja de boa marca e de pelo menos uns 60/65 Amperes, ok? Se for mais fraca, pode trocar... Um R19 precisa de uma mais forte, nada de 45/50 ou 55A.

Quanto acender ou querer acender a luz da bateria, confirme o conector do alternador, confirme o estado da sua correia do alternador e se está bem tensionada e o estado do tensor da mesma. Este tensor custa uns R$45,00 da marca Nytron.

Bem, quanto ao barulho ao acelerar próximo dos 7mil RPM é algo que deve ser revisado pelo mecânico, porque se o carro ficou muito tempo parado, precisa verificar o estado das correias do alternador e dentada e seus respectivos tensores, verificar se a bomba de óleo está funcionando bem (se possível mande limpar o pescador da mesma) para eliminar possível BORRA DO ÓLEO VELHO que ficou parado por muito tempo. Evitando assim a má lubrificação e desgaste prematuro do motor.

Boa sorte e qualquer coisa que precisa nos procure, este fórum é a nossa família (dos proprietários de R19).

André
André - Fundador
Administrador e Fundador

Data de registro: Sex Mar 23, 2007 7:34 pm

Mensagempor trueplayer » Qui Dez 09, 2010 7:56 pm

Obrigado pelas dicas.

A bateria é Moura 65A.

O mecÂnico detectou o problema. Deu pa no motor de partida.

Vou providenciar a troca das correias e os seus respectivos tensores.

Se voltar a parar de vez, vou realizar a adaptação para alternador da Bosh.

Eu vi que a adptação custa R$ 350,00. Isso inclui o alternador ?

obrigado desde já.
trueplayer

Data de registro: Dom Mai 30, 2010 5:22 pm

Mensagempor André - Fundador » Seg Dez 13, 2010 10:57 am

Problemas no motor de partida? Ok... se ele recondicionou, espero que tenha usado peças de primeira, porque senão em menos de 6 meses adeus motor de partida.

Quanto as correias e tensores, quando possível é bom trocar.

Quanto a adaptação, eles irão colocar um alternador recondicionado a base de troca pelo o seu, realizando as possíveis adaptações para devido encaixe no local do original Valeo. Mas um VALEO em dia, com tudo certinho não deixa na mão não. O meu tem quase 5 anos comigo só troquei o regulador de voltagem original VALEO e rolamentos e tá tranquilo e carregando direito.
André - Fundador
Administrador e Fundador

Mensagempor mestrewil » Ter Jan 04, 2011 8:53 am

Amigos, desde que comprei o Fúria (R19 RNi 95), ele estava com alternador Bosch Adaptado, porém de 35A.
Nunca notei nenhum problema, até porquê desconhecia o quanto o alternador carregava até a bateria precisar ser trocada.
Após dois anos com o carro usando uma bateria Cral 60A e o tal alternador 35A, a bateria precisou ser trocada. Levei até uma auto elétrico, onde testaram o alternador e me disseram que estava carregando bem, porém 35A. Me disseram que a troca por um alternador com até 90A seria opcional, e que o de 35A não me traria problemas.
O que me dizem sobre a necessidade de trocar o alternador? Repito que nos dois anos com o Fúria, usando alarme, som convencional, ar condicionado e demais itens elétricos, não tive problemas.
Abraço a todos!
mestrewil

Data de registro: Sáb Dez 05, 2009 12:26 pm

Mensagempor André - Fundador » Ter Jan 04, 2011 11:59 am

É por sua conta e risco...eu usaria um alternador mais forte a partir de 55 a 90A... uma bateria sendo ela de 60A ela precisa de um alternador mais forte. Se você estivesse usando uma bateria mais fraca de uns 45/50A até assim eu não recomendo um alternador mais fraco, só se o carro fosse pelado de opcionais.

Um bom alternador a base de troca, você vai gastar uns 150/200 reais e un novo na faixa de 250/350 reais em média.
André - Fundador
Administrador e Fundador

Mensagempor lukinhas.killer » Ter Jan 11, 2011 12:30 am

cara poder usar pode mais eu trocaria! mais sei la, se ele tiver funcionando direitinho pode usar e se um dia tiver sobrando dinheiro muda! so que ele demora mais pra carregar e um dia se abusar muito tipo limpadores, farol ventoinha radio e etc e o carro morrer ele pode gira bem pesado! ou nem pegar!

[]s
ex R19 RN-Vinho....BUAAAA
lukinhas.killer

Data de registro: Sex Jul 17, 2009 11:47 pm

Retornar para Elétrica